fundo
INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | NOTÍCIAS | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
• Desenvolvimento pessoal
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES E CIENCIAS DA EDUCAÇÃO
• Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO
• Psicologia
• Sociologia e outros estudos
CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
• Gestão e administração
INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS
• Indústrias alimentares
SAÚDE
• Saúde - programas não classificados noutra área de formação SERVIÇOS SOCIAIS
• Trabalho social e orientação
logo cognos formação

MBA em
Gestão e Coordenação
Pedagógica da Formação

Contacto Cognoscontactos cognos

MBA em Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação

Preço
590 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



A certificação de entidades formadoras pela DGERT- Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, decorrente da regulamentação que tem por base a Portaria nº 851/2010, de 6 de setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, 26 de junho, determinou a obrigatoriedade destas entidades terem nos seus quadros internos, gestores de formação com pelo menos 150 horas de formação neste domínio.

Neste âmbito, este MBA pretende preparar os potenciais interessados, para o cumprimento integral dos requisitos legais necessários para o desempenho das funções na área de Gestão da Formação e Coordenação Pedagógica.

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • Realizar este programa permitiu-me consolidar largamente as minhas competências como Técnico de Formação, em termos práticos e conceptuais, tendo em vista capacitar a minha organização face aos seus desafios de crescimento.
    Rui Ramiro
  • Esta formação enquadra-se dentro dos meus projectos profissionais a médio prazo. Está nos meus planos profissionais criar em sociedade, uma empresa de formação certificada para corresponder ás necessidades de formação de alguns clientes e (...)
    Pedro Santos
  • Sem dúvida foi de encontro das minhas espectativas profissionais, pois encontro-me a trabalhar na área da formação profissional e este programa permitiu-me alargar os meus conhecimentos e melhorar a minha performance. Parabéns à empresa Cognos (...)
    Miguel Pinto
  • A Formadora realizou um trabalho excecional!
    Ricardo Encarnação
  • Curso muito completo para o seu propósito, formadora sempre disponível e interessada. Experiência muito positiva!
    Ana Gomes
  • A estrutura do curso está muito bem pensada e organizada. Os temas forçam o interesse do formando. Formação extremamente bem estruturada. Acompanhamento de excelência. Muito motivador. Aprendi, esforcei-me. A minha dedicação foi total, muito (...)
    Sónia David
  • Excelente acompanhamento por parte do formador durante todo o processo formativo.
    Marina Bravo
  • Agradeço à Formadora, todo o empenho e atenção dispensada ao longo deste período.
    Maria Teixeira
  • Profissionais de excelência. Grata por todo o vosso profissionalismo, empenho, rigor e dedicação.
    Elisabete Alves
  • A formadora é uma profissional de excelência, em termos de disponibilidade e apoio, demonstrou enorme competência para alcançar o objetivo pretendido: conclusão com sucesso do MBA. Aproveito para enviar à COGNOS uma mensagem de congratulação (...)
    Nelson Nordeste
  • Este MBA foi muito enriquecedor para a minha função de Gestor de Formação, com excelentes conteúdos, a formadora não podia ter sido melhor orientadora, esclarecendo sempre de forma rápida e bastante clara todas as minhas dúvidas, sempre disp (...)
    André Amaral
  • Apreciação global do curso: muito positiva! Gostei muito da formadora, sempre disponível para esclarecer as dúvidas colocadas. Considero que o curso se encontra bem estruturado e bastante completo em termos de conteúdos e material disponibiliza (...)
    Inês Henriques
  • Realizar este programa permitiu-me consolidar largamente as minhas competências como Técnico de Formação, em termos práticos e conceptuais, tendo em vista capacitar a minha organização face aos seus desafios de crescimento.

    • Rui Ramiro
  • Esta formação enquadra-se dentro dos meus projectos profissionais a médio prazo. Está nos meus planos profissionais criar em sociedade, uma empresa de formação certificada para corresponder ás necessidades de formação de alguns clientes e fornecedores de outras áreas de negocio.

    • Pedro Santos
  • Sem dúvida foi de encontro das minhas espectativas profissionais, pois encontro-me a trabalhar na área da formação profissional e este programa permitiu-me alargar os meus conhecimentos e melhorar a minha performance. Parabéns à empresa Cognos e ao excelente acompanhamento que recebi de todos. Foram muito profissionais em todo o processo.

    • Miguel Pinto
  • A Formadora realizou um trabalho excecional!

    • Ricardo Encarnação
  • Curso muito completo para o seu propósito, formadora sempre disponível e interessada. Experiência muito positiva!

    • Ana Gomes
  • A estrutura do curso está muito bem pensada e organizada. Os temas forçam o interesse do formando. Formação extremamente bem estruturada. Acompanhamento de excelência. Muito motivador. Aprendi, esforcei-me. A minha dedicação foi total, muito também, devido ao acompanhamento e ajuda que tive.

    • Sónia David
  • Excelente acompanhamento por parte do formador durante todo o processo formativo.

    • Marina Bravo
  • Agradeço à Formadora, todo o empenho e atenção dispensada ao longo deste período.

    • Maria Teixeira
  • Profissionais de excelência. Grata por todo o vosso profissionalismo, empenho, rigor e dedicação.

    • Elisabete Alves
  • A formadora é uma profissional de excelência, em termos de disponibilidade e apoio, demonstrou enorme competência para alcançar o objetivo pretendido: conclusão com sucesso do MBA. Aproveito para enviar à COGNOS uma mensagem de congratulação pelo trabalho desenvolvido.

    • Nelson Nordeste
  • Este MBA foi muito enriquecedor para a minha função de Gestor de Formação, com excelentes conteúdos, a formadora não podia ter sido melhor orientadora, esclarecendo sempre de forma rápida e bastante clara todas as minhas dúvidas, sempre disponível para marcar sessões síncronas e ajudar no que fosse necessário.

    • André Amaral
  • Apreciação global do curso: muito positiva! Gostei muito da formadora, sempre disponível para esclarecer as dúvidas colocadas. Considero que o curso se encontra bem estruturado e bastante completo em termos de conteúdos e material disponibilizado ao formando.

    • Inês Henriques
Close

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 5 de fevereiro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;

Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.

4. OBJETIVO GERAL
Pretende-se que no final da MBA, os formandos tenham adquirido competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;
• Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional;
• Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas;
• Conhecer o processo de certificação de entidades formativas;
• Conhecer as plataformas técnológicas de gestão e organização da formação;
• Compreender as diferentes tipologias de formação à distância e respetivos ambientes virtuais de aprendizagem;
• Reconhecer a importância das auditorias e implementação de melhorias contínuas no sistema de gestão da formação.

6. PLANO CURRICULAR

1. Siglas e Abreviaturas
2. Políticas Europeias e Nacionais de Educação e Formação
3. O Sistema e o Catálogo Nacional de Qualificações
4. Principais Ofertas Formativas Disponíveis
5. Conceitos e Fundamentos da Formação Profissional
6. Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
7. Tipos de Formação Profissional: Inicial e Contínua
8. Modalidades de Formação Profissional
9. Modalidades de Intervenção Formativa
10. Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

1. Recursos Humanos na formação

2. Funções fundamentais na equipa

3. Gestor de Formação e suas funções
3.1. Requisitos contratuais do Gestor de Formação
3.2. Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação

4.Coordenador Pedagógico e suas funções
4.1. Requisitos contratuais do Coordenador de Formação
4.2. Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico

5. Formador e suas funções

6. Acumulação de funções

1. Introdução

2. O desenvolvimento do processo de formação
2.1. Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.1. Metodologias e Técnicas de Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.1.1. Definir problemas, identificar causas, propor soluções
2.1.1.2. Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos
2.1.1.3. Estudo das necessidades pela análise do desempenho
2.1.1.4. Método misto
2.1.2. Metodologias e Técnicas de recolha de informação para Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.2.1. Observação de campo
2.1.2.2. Questionários
2.1.2.3. Entrevistas individuais
2.1.2.4. Entrevistas em grupo
2.1.2.5. Documentos de controlo interno
2.1.2.6. Documentos estratégicos

2.2. Planificação da Atividade Formativa
2.2.1. Objetivos, metas e indicadores de acompanhamento

2.3. Conceção de desenvolvimento da atividade formativa
2.3.1. Programa de Formação
2.3.2. Recursos Técnico-Pedagógicos
2.3.2.1. Conceção ou adaptação de suportes de apoio à aprendizagem
2.3.2.2. Estruturação de recursos pedagógicos de apoio aos formadores
2.3.3. Promoção e Divulgação da Formação

2.4. Processo de Recrutamento e Seleção de Formadores e Formandos

2.5. Instalações e Equipamentos

2.6. Dossier Técnico-Pedagógico

2.7. Acompanhamento da Formação
2.7.1. Avaliação da Formação
2.7.1.1. Transferência: formas de a promover
2.7.1.2. Avaliação do Impacte da Formação
2.7.1.3. Técnicas de Avaliação de Formandos

1. Introdução

2. Transição da acreditação para a certificação
2.1. O sistema de acreditação das entidades formadoras
2.2. O sistema de certificação: princípio de mudança
2.3. Principais conceitos
2.4. Entidade certificadora

3. O Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
3.1 Importância do guia do sistema de certificação

3.2. Requisitos de certificação
3.2.1. Requisitos prévios
3.2.2. Requisitos do referencial de qualidade
3.3. Etapas
3.4. A plataforma de suporte ao sistema de certificação

4. Questões jurídicas na certificação de entidades formadoras
4.1. Legislação base do sistema de certificação
4.2. A proteção de dados pessoais
4.3. As obrigações legais no tratamento de reclamações
4.4. As necessidades legais de formação profissional

5. A escolha das áreas a certificar

6. Recursos Humanos

7. Regulamentação e requisitos funcionais dos espaços formativos e de atendimento ao público

8. Audiência prévia

Plataformas de apoio à gestão da formação
1. Moodle
2. SIGO
3. Passaporte Qualifica
4. SIIFSE

1. Introdução

2. Formação à Distância
2.1. Definição
2.2. Papel da Tecnologia
2.3. Características
2.4. Vantagens e Desvantagens

3. Modalidades de Formação à Distância
3.1. E-learning
3.2. B-learning

4. Ambientes de apoio à Aprendizagem
4.1. Plataformas de Apoio à Aprendizagem
4.2. Comunicação Online
4.3. Papel do Formador

1. Introdução: Sistemas de Gestão da Qualidade na Formação

Parte I
2. Auditorias: Conceitos e Terminologia
3. Recursos Humanos
4. Princípios de uma Auditoria Eficaz
5. Tipos de Auditorias
6. Âmbito das Auditorias de formação
7. Critérios de Auditorias
8. Fontes de Informação
9. Métodos de Auditoria
10. Técnicas de auditoria
11. O Programa da Auditoria
12. Objetivos da Auditoria
13. Processo de Auditoria
14. Atividades de Auditoria
15. Melhoria do Processo de Formação

Parte II
1. Norma NP 4512:2012

Desenvolvimento de um projeto final de formação que integre todos os conhecimentos obtidos nos diversos módulos do MBA, apresentando um documento estruturado de forma contínua e lógica.

7. CERTIFICADO

O Certificado de Formação Profissional de MBA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021, de 16 de abril, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

O curso de MBA não atribui grau académico de mestre nem de doutor.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica