Preço
210 €. Possibilidade de pagamento faseado
Formatos disponíveis
E-Learning (2 meses)
ou
Presencial (50 h)
Certificação
+info
1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a
3 de outubro
2. DESTINATÁRIOS
- Gestores
- Responsáveis de produção, distribuição, operações, supply chain, compras, stocks, planeamento e logística
- Outros destinatários que pretendam especializar-se neste tema, ou, iniciar uma carreira profissional relacionada.
3. OBJETIVOS GERAIS
- Compreender a função Compras na sua generalidade, e perceber as suas relações com os restantes departamentos da Empresa/Organização;
- Conhecer os melhores métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para uma eficiente gestão de compras;
- Possuir competências de análise de processos de compra, com vista à melhoria contínua da Cadeia de Fornecimento.
4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Explicar a evolução da Função Compras ao longo dos tempos;
- Identificar e descrever cada uma das fases do processo de compra: da deteção da necessidade, à execução do contrato de aquisição;
- Comparar diferentes modelos de organização das Compras;
- Definir as melhores estratégias para os processos de procura, seleção, qualificação e avaliação de fornecedores;
- Abordar as relações com os parceiros (fornecedores);
- Enfatizar a importância dos processos de negociação e descrever as suas etapas;
- Definir e sistematizar os critérios de suporte à decisão e negociação para os processos de compra;
- Caraterizar os stocks e clarificar a importância de uma eficaz gestão dos mesmos.
5. PLANO CURRICULAR
- Contextualização da Função Compras;
- Evolução da Função Compras: das Compras tradicionais às Compras estratégicas;
- Estrutura Organizacional: Centralização versus Descentralização;
- Atividades inerentes à Função Compras;
- Interligação da Função Compras com outras funções e departamentos da empresa;
- Ética na Função Compras.
- Modelos de Organização da Função Compras;
- Importância do Planeamento na Gestão Estratégica de Compras;
- Etapas do Processo de Compras;
- Questões-Chave na Estratégia de Compras;
- Modelo de Kraljic;
- Sourcing Estratégico e Sourcing Global;
- Fatores Críticos de Sucesso;
- Indicadores de Desempenho (KPI’s);
- Sistemas de Informação.
- As relações com fornecedores;
- Procura, seleção e qualificação de fornecedores;
- E-Procurement;
- Avaliação de fornecedores;
- Registo e tratamento de reclamações.
- A negociação e as suas etapas;
- Definição da estratégia negocial;
- Técnicas de negociação;
- Custo e Preço;
- TCO (Total CostofOwnership).
- Tipos de contratos;
- Gestão de contratos;
- Conceito de Outsourcing.
- Caraterização dos stocks;
- Classificação de stocks;
- Quantidade económica e Ponto de Encomenda;
- Incertezas associadas à Gestão de Stocks;
- Análise ABC.
6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.