INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | NOTÍCIAS | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert logo cognos formação

Curso
Compras

Contacto Cognoscontactos cognos

Curso de Formação
Compras



Preço
210 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (2 meses) 
ou
Presencial (50 h)

Certificação
+info


1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 3 de outubro

2. DESTINATÁRIOS
- Gestores
- Responsáveis de produção, distribuição, operações, supply chain, compras, stocks, planeamento e logística
- Outros destinatários que pretendam especializar-se neste tema, ou, iniciar uma carreira profissional relacionada.

3. OBJETIVOS GERAIS
- Compreender a função Compras na sua generalidade, e perceber as suas relações com os restantes departamentos da Empresa/Organização;
- Conhecer os melhores métodos, técnicas e ferramentas disponíveis para uma eficiente gestão de compras;
- Possuir competências de análise de processos de compra, com vista à melhoria contínua da Cadeia de Fornecimento.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Explicar a evolução da Função Compras ao longo dos tempos;
- Identificar e descrever cada uma das fases do processo de compra: da deteção da necessidade, à execução do contrato de aquisição;
- Comparar diferentes modelos de organização das Compras;
- Definir as melhores estratégias para os processos de procura, seleção, qualificação e avaliação de fornecedores;
- Abordar as relações com os parceiros (fornecedores);
- Enfatizar a importância dos processos de negociação e descrever as suas etapas;
- Definir e sistematizar os critérios de suporte à decisão e negociação para os processos de compra;
- Caraterizar os stocks e clarificar a importância de uma eficaz gestão dos mesmos.

5. PLANO CURRICULAR

- Contextualização da Função Compras;

- Evolução da Função Compras: das Compras tradicionais às Compras estratégicas;

- Estrutura Organizacional: Centralização versus Descentralização;

- Atividades inerentes à Função Compras;

- Interligação da Função Compras com outras funções e departamentos da empresa;

- Ética na Função Compras.

- Modelos de Organização da Função Compras;

- Importância do Planeamento na Gestão Estratégica de Compras;

- Etapas do Processo de Compras;

- Questões-Chave na Estratégia de Compras;

- Modelo de Kraljic;

- Sourcing Estratégico e Sourcing Global;

- Fatores Críticos de Sucesso;

- Indicadores de Desempenho (KPI’s);

- Sistemas de Informação.

- As relações com fornecedores;

- Procura, seleção e qualificação de fornecedores;

- E-Procurement;

- Avaliação de fornecedores;

- Registo e tratamento de reclamações.

- A negociação e as suas etapas;

- Definição da estratégia negocial;

- Técnicas de negociação;

- Custo e Preço;

- TCO (Total CostofOwnership).

- Tipos de contratos;

- Gestão de contratos;

- Conceito de Outsourcing.

- Caraterização dos stocks;

- Classificação de stocks;

- Quantidade económica e Ponto de Encomenda;

- Incertezas associadas à Gestão de Stocks;

- Análise ABC.


6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.