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"As transformações que presentemente ocorrem no sector desportivo relacionam-se não apenas com mudanças sociais, mas também com opções políticas diferenciadas e com a existência de intervenientes distintos e diversificados que são cada vez em maior número. Fruto desta expansão surgem novos programas e atividades desportivas, assim como novos ofícios no campo profissional do desporto, designadamente ao nível municipal e autárquico. Por conseguinte, a especialização de profissionais na área da gestão desportiva é uma realidade cada vez mais presente nas diversas organizações desportivas."
(Pires, G . 2003)
O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...
A Formação em Gestão Desportiva na Cognos, permitiu-me adquirir novos conhecimentos dentro do ramo da gestão e consequentemente progredir profissionalmente. Após conclusão da mesma, ingressei de imediato na estrutura profissional de um clube d (...)
André Encarnação
A Formação em Gestão Desportiva na Cognos, permitiu-me adquirir novos conhecimentos dentro do ramo da gestão e consequentemente progredir profissionalmente. Após conclusão da mesma, ingressei de imediato na estrutura profissional de um clube de futebol, como diretor desportivo do plantel sénior.
3. DESTINATÁRIOS
Licenciados nas áreas das ciências desportivas, gestão, administração, economia, ou áreas cujas funções exijam conhecimentos relacionados com a gestão desportiva;
Dirigentes e técnicos na área dos clubes desportivos, federações e associações desportivas, sociedades anónimas desportivas e serviços desportivos na administração pública, desde que, sejam detentores de uma Licenciatura ou Bacharelato.
4. OBJETIVOS
• Proporcionar uma formação que habilite a gerir estruturas, atividades e projetos de natureza desportiva de âmbito público e privado;
• Compreender os princípios de gestão e direção de instituições desportivas de âmbito público e privado;
• Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos no âmbito da gestão desportiva;
• Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de gestão desportiva;
• Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas no âmbito desportivo;
• Capacitar os formandos de conhecimentos teórico-práticos, para a elaboração, promoção e seleção, de forma criativa e inovadora, de produtos e serviços desportivos, de âmbito público e privado;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do MBA.
O desafio que faltava
na sua vida!
5. PLANO CURRICULAR
A Gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos
Estratégia organizacional
Estratégias organizacionais e RH
O processo de escolher pessoas
Definição e análise de funções
A função e conceitos relacionados
Objetivos da análise de funções
Técnicas de recolha de informação
Métodos de recolha de informação
Recrutamento: definição e tipos de recrutamento
Métodos de Recrutamento (Taylor e Collins, 2000)
Outros métodos de recrutamento
Recrutamento e seleção de pessoas
Seleção: elegendo capital humano
Métodos de seleção
Acolhimento e Integração de Novos Colaboradores
Socialização: noção e importância
O processo de socialização
Acolhimento
Manual de acolhimento
O processo de desenvolver pessoas
Avaliação do desempenho - Objetivos
Condições de eficácia dos sistemas de avaliação de desempenho (Cunha et al.2012)
Processo Contínuo de Gestão de Desempenho (Cunha et al. 2012)
Avaliação de desempenho: o que deve ser avaliado
Quem deve fazer a avaliação?
Métodos de avaliação do desempenho
Métodos de avaliação de desempenho: gestão por objetivos e Balanced ScoreCard
Alguns erros avaliação de desempenho
O que motiva as pessoas?
Estratégias motivacionais
Objetivos da GRH
Funções de um GRH
O que é o Marketing Desportivo
O Contexto
O Plano de Marketing
As Vantagens do Marketing
O que faz um Relações Públicas no Desporto
Função e Papel do RP
Conceitos e Objetivos
Opinião Pública
A Opinião Pública
Organização das relações públicas na organização desportiva
Tipologia das ações de RP
Relações Públicas Digitais
As relações públicas e os diferentes grupos de interessados e destinatários comerciais
Formas de comunicar com os órgãos de comunicação social
O Plano de Relações Públicas
Caracterização do meio envolvente
Análise das experiências anteriores
Identificação dos objetivos de negócio e de comunicação
Identificação, caracterização e classificação dos públicos-alvo
Definição dos eixos de comunicação e das principais mensagens
Definição de ações a desenvolver
Calendarização e orçamentação das ações
Avaliação dos resultados
Consagração constitucional do desporto
Organização pública do desporto
Internormatividade desportiva e Homo Sportivus
Ordenamento jurídico desportivo
Elementos constitutivos do ordenamento desportivo
Dissonâncias da internormatividade
A multidimensionalidade do Desporto
Ordenamento Estadual Vs Ordenamento Desportivo
Ordenamento da União Europeia Vs Ordenamento desportivo
O Dirigente Desportivo
Definição de empreendedor
O perfil do empreendedor
As 15 características dos empreendedores
O processo do empreendedor
A ideia, Oportunidades
Estudo de mercado
A segmentação do mercado
Posicionamento
A marca
O ambiente e a indústria
Ambiente interno
O ambiente externo
Análise SWOT
A gestão de pessoas
O plano de negócios
A importância de um plano de negócios
O roteiro para elaborar o plano de negócios
Como financiar o seu negócio
Meios e fontes de financiamento
Programas de incentivo
O Ciclo do Dinheiro nas Empresas
Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas
Funções do Departamento Financeiro
Gestão de Tesouraria
Gestão de Riscos Financeiros
Relações com Investidores
Relação entre Risco e Retorno
Demonstrações financeiras
Balanço
Demonstração de resultados
Demonstração de fluxos de caixa
O que é a alavancagem?
O que são ativos?
Instrumentos Financeiros
Fontes de Informação Financeira
O balanço
A demonstração de resultados
A demonstração de fluxos de caixa
KPI – Key Performance Indicators
Balanced Scorecard
Rácios de Rentabilidade
Rentabilidade do Ativo (ROA)
Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE)
Rácios de Liquidez
O ciclo operacional de tesouraria
Os juros, os impostos e os dividendos
As atividades de financiamento
As atividades de investimento
Rácio de liquidez geral
Rácio de liquidez reduzida
Rácio de liquidez imediata
Rácios de Funcionamento
Prazo médio de recebimentos
Prazo médio de pagamentos
Tempo médio de duração das existências
Rácios Financeiros
O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios
O rácio "debt to equity"
Rácio de autonomia financeira
Rácios de Avaliação de Empresas
Valor nominal das ações
Valor contabilístico
Valor de mercado
Price-to-book value
Earnings per share (EPS)
Price-to-earnings ratio (PER)
Price-to-cash flow (PCF)
Dividend yield
Cálculo e Análise do Cash-Flow
Avaliação de Empresas
Fundo de Maneio
Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta
O que é o EVA (Economic Value Added)?
Conceitos de Atividade Física e Desporto
Identificação, Variedade e Dimensões dos Desportos
Associativismo Desportivo
Organização Desportiva
Gestão e Administração Desportiva
Gestor Desportivo, as funções e níveis de gestão
Planear, promover e organizar eventos desportivos
Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços oferecidos (Marketing)
O projeto
O evento desportivo
Gestão do evento desportivo
Elementos de Qualidade
Selecionar os fornecedores para oferecer serviços com qualidade
Elaboração de um projeto no âmbito da gestão desportiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA.
6. CERTIFICADO
O Certificado de Formação Profissional de MBA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.
O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021, de 16 de abril, que refere:
1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:
f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.
A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.
O curso de MBA não atribui grau académico de mestre nem de doutor.
7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.