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MBA em
Gestão Desportiva

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MBA em Gestão Desportiva

Preço
900 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (300 h)

Certificação
+info



"As transformações que presentemente ocorrem no sector desportivo relacionam-se não apenas com mudanças sociais, mas também com opções políticas diferenciadas e com a existência de intervenientes distintos e diversificados que são cada vez em maior número. Fruto desta expansão surgem novos programas e atividades desportivas, assim como novos ofícios no campo profissional do desporto, designadamente ao nível municipal e autárquico. Por conseguinte, a especialização de profissionais na área da gestão desportiva é uma realidade cada vez mais presente nas diversas organizações desportivas."

(Pires, G . 2003)

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • A Formação em Gestão Desportiva na Cognos, permitiu-me adquirir novos conhecimentos dentro do ramo da gestão e consequentemente progredir profissionalmente. Após conclusão da mesma, ingressei de imediato na estrutura profissional de um clube d (...)
    André Encarnação
  • A Formação em Gestão Desportiva na Cognos, permitiu-me adquirir novos conhecimentos dentro do ramo da gestão e consequentemente progredir profissionalmente. Após conclusão da mesma, ingressei de imediato na estrutura profissional de um clube de futebol, como diretor desportivo do plantel sénior.

    • André Encarnação
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 4 de outubro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Licenciados nas áreas das ciências desportivas, gestão, administração, economia, ou áreas cujas funções exijam conhecimentos relacionados com a gestão desportiva;

Dirigentes e técnicos na área dos clubes desportivos, federações e associações desportivas, sociedades anónimas desportivas e serviços desportivos na administração pública, desde que, sejam detentores de uma Licenciatura ou Bacharelato.

4. OBJETIVOS
• Proporcionar uma formação que habilite a gerir estruturas, atividades e projetos de natureza desportiva de âmbito público e privado;
• Compreender os princípios de gestão e direção de instituições desportivas de âmbito público e privado;
• Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos no âmbito da gestão desportiva;
• Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de gestão desportiva;
• Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas no âmbito desportivo;
• Capacitar os formandos de conhecimentos teórico-práticos, para a elaboração, promoção e seleção, de forma criativa e inovadora, de produtos e serviços desportivos, de âmbito público e privado;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do MBA.

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5. PLANO CURRICULAR

  • A Gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
  • Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos
    • Estratégia organizacional
      • Estratégias organizacionais e RH
  • O processo de escolher pessoas
    • Definição e análise de funções
      • A função e conceitos relacionados
      • Objetivos da análise de funções
      • Técnicas de recolha de informação
      • Métodos de recolha de informação
    • Recrutamento: definição e tipos de recrutamento
      • Métodos de Recrutamento (Taylor e Collins, 2000)
      • Outros métodos de recrutamento
      • Recrutamento e seleção de pessoas
    • Seleção: elegendo capital humano
      • Métodos de seleção
  • Acolhimento e Integração de Novos Colaboradores
    • Socialização: noção e importância
      • O processo de socialização
  • Acolhimento
    • Manual de acolhimento
  • O processo de desenvolver pessoas
    • Avaliação do desempenho - Objetivos 
    • Condições de eficácia dos sistemas de avaliação de desempenho (Cunha et al.2012)
    • Processo Contínuo de Gestão de Desempenho (Cunha et al. 2012)
    • Avaliação de desempenho: o que deve ser avaliado
    • Quem deve fazer a avaliação?
    • Métodos de avaliação do desempenho
      • Métodos de avaliação de desempenho: gestão por objetivos e Balanced ScoreCard
      • Alguns erros avaliação de desempenho
  • O que motiva as pessoas?
    • Estratégias motivacionais
  • Objetivos da GRH
  • Funções de um GRH

  • O que é o Marketing Desportivo
  • O Contexto
  • O Plano de Marketing
  • As Vantagens do Marketing

  • O que faz um Relações Públicas no Desporto
    • Função e Papel do RP
    • Conceitos e Objetivos
    • Opinião Pública
    • A Opinião Pública
    • Organização das relações públicas na organização desportiva
    • Tipologia das ações de RP
    • Relações Públicas Digitais
    • As relações públicas e os diferentes grupos de interessados e destinatários comerciais
    • Formas de comunicar com os órgãos de comunicação social
  • O Plano de Relações Públicas
    • Caracterização do meio envolvente
    • Análise das experiências anteriores
    • Identificação dos objetivos de negócio e de comunicação
    • Identificação, caracterização e classificação dos públicos-alvo
    • Definição dos eixos de comunicação e das principais mensagens
    • Definição de ações a desenvolver
    • Calendarização e orçamentação das ações
    • Avaliação dos resultados

  • Consagração constitucional do desporto
  • Organização pública do desporto
  • Internormatividade desportiva e Homo Sportivus
  • Ordenamento jurídico desportivo
  • Elementos constitutivos do ordenamento desportivo
  • Dissonâncias da internormatividade
  • A multidimensionalidade do Desporto
  • Ordenamento Estadual Vs Ordenamento Desportivo
  • Ordenamento da União Europeia Vs Ordenamento desportivo
  • O Dirigente Desportivo

  • Definição de empreendedor
  • O perfil do empreendedor
    • As 15 características dos empreendedores
  • O processo do empreendedor
  • A ideia, Oportunidades
  • Estudo de mercado
  • A segmentação do mercado
  • Posicionamento
  • A marca
  • O ambiente e a indústria
    • Ambiente interno
    • O ambiente externo
    • Análise SWOT
  • A gestão de pessoas
  • O plano de negócios
    • A importância de um plano de negócios
    • O roteiro para elaborar o plano de negócios
  • Como financiar o seu negócio
    • Meios e fontes de financiamento
    • Programas de incentivo

  • O Ciclo do Dinheiro nas Empresas
  • Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas
  • Funções do Departamento Financeiro
    • Gestão de Tesouraria
    • Gestão de Riscos Financeiros
    • Relações com Investidores
  • Relação entre Risco e Retorno
  • Demonstrações financeiras
    • Balanço
    • Demonstração de resultados
    • Demonstração de fluxos de caixa
  • O que é a alavancagem?
  • O que são ativos?
  • Instrumentos Financeiros
    • Fontes de Informação Financeira
      • O balanço
      • A demonstração de resultados
      • A demonstração de fluxos de caixa
      • KPI – Key Performance Indicators
      • Balanced Scorecard
    • Rácios de Rentabilidade
      • Rentabilidade do Ativo (ROA)
      • Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE)
    • Rácios de Liquidez
      • O ciclo operacional de tesouraria
      • Os juros, os impostos e os dividendos
      • As atividades de financiamento
      • As atividades de investimento
      • Rácio de liquidez geral
      • Rácio de liquidez reduzida
      • Rácio de liquidez imediata
    • Rácios de Funcionamento
      • Prazo médio de recebimentos
      • Prazo médio de pagamentos
      • Tempo médio de duração das existências
    • Rácios Financeiros
      • O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios
      • O rácio "debt to equity"
      • Rácio de autonomia financeira
    • Rácios de Avaliação de Empresas
      • Valor nominal das ações
      • Valor contabilístico
      • Valor de mercado
      • Price-to-book value
      • Earnings per share (EPS)
      • Price-to-earnings ratio (PER)
      • Price-to-cash flow (PCF)
      • Dividend yield
    • Cálculo e Análise do Cash-Flow
  • Avaliação de Empresas
  • Fundo de Maneio
  • Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta
  • O que é o EVA (Economic Value Added)?

  • Conceitos de Atividade Física e Desporto
  • Identificação, Variedade e Dimensões dos Desportos
  • Associativismo Desportivo
  • Organização Desportiva
  • Gestão e Administração Desportiva
  • Gestor Desportivo, as funções e níveis de gestão

  • Planear, promover e organizar eventos desportivos
  • Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços oferecidos (Marketing)
  • O projeto
  • O evento desportivo
  • Gestão do evento desportivo
  • Elementos de Qualidade
  • Selecionar os fornecedores para oferecer serviços com qualidade

  • Elaboração de um projeto no âmbito da gestão desportiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA.

6. CERTIFICADO

O Certificado de Formação Profissional de MBA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021, de 16 de abril, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

O curso de MBA não atribui grau académico de mestre nem de doutor.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica