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MBA em
Gestão Desportiva

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MBA em Gestão Desportiva

Preço
900 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (300 h)

Certificação
+info



"As transformações que presentemente ocorrem no sector desportivo relacionam-se não apenas com mudanças sociais, mas também com opções políticas diferenciadas e com a existência de intervenientes distintos e diversificados que são cada vez em maior número. Fruto desta expansão surgem novos programas e atividades desportivas, assim como novos ofícios no campo profissional do desporto, designadamente ao nível municipal e autárquico. Por conseguinte, a especialização de profissionais na área da gestão desportiva é uma realidade cada vez mais presente nas diversas organizações desportivas."

(Pires, G . 2003)

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • A Formação em Gestão Desportiva na Cognos, permitiu-me adquirir novos conhecimentos dentro do ramo da gestão e consequentemente progredir profissionalmente. Após conclusão da mesma, ingressei de imediato na estrutura profissional de um clube d (...)
    André Encarnação
  • A Formação em Gestão Desportiva na Cognos, permitiu-me adquirir novos conhecimentos dentro do ramo da gestão e consequentemente progredir profissionalmente. Após conclusão da mesma, ingressei de imediato na estrutura profissional de um clube de futebol, como diretor desportivo do plantel sénior.

    • André Encarnação
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de abril

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Licenciados nas áreas das ciências desportivas, gestão, administração, economia, ou áreas cujas funções exijam conhecimentos relacionados com a gestão desportiva;

Dirigentes e técnicos na área dos clubes desportivos, federações e associações desportivas, sociedades anónimas desportivas e serviços desportivos na administração pública, desde que, sejam detentores de uma Licenciatura ou Bacharelato.

4. OBJETIVOS
• Proporcionar uma formação que habilite a gerir estruturas, atividades e projetos de natureza desportiva de âmbito público e privado;
• Compreender os princípios de gestão e direção de instituições desportistas de âmbito público e privado;
• Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos no âmbito da gestão desportista;
• Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de gestão desportiva;
• Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas no âmbito desportivo;
• Capacitar os formandos de conhecimentos teórico-práticos, para a elaboração, promoção e seleção, de forma criativa e inovadora, de produtos e serviços desportivos, de âmbito público e privado;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da MBA.

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5. PLANO CURRICULAR

  • A Gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
  • Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos
    • Estratégia organizacional
      • Estratégias organizacionais e RH
  • O processo de escolher pessoas
    • Definição e análise de funções
      • A função e conceitos relacionados
      • Objetivos da análise de funções
      • Técnicas de recolha de informação
      • Métodos de recolha de informação
    • Recrutamento: definição e tipos de recrutamento
      • Métodos de Recrutamento (Taylor e Collins, 2000)
      • Outros métodos de recrutamento
      • Recrutamento e seleção de pessoas
    • Seleção: elegendo capital humano
      • Métodos de seleção
  • Acolhimento e Integração de Novos Colaboradores
    • Socialização: noção e importância
      • O processo de socialização
  • Acolhimento
    • Manual de acolhimento
  • O processo de desenvolver pessoas
    • Avaliação do desempenho - Objetivos 
    • Condições de eficácia dos sistemas de avaliação de desempenho (Cunha et al.2012)
    • Processo Contínuo de Gestão de Desempenho (Cunha et al. 2012)
    • Avaliação de desempenho: o que deve ser avaliado
    • Quem deve fazer a avaliação?
    • Métodos de avaliação do desempenho
      • Métodos de avaliação de desempenho: gestão por objetivos e Balanced ScoreCard
      • Alguns erros avaliação de desempenho
  • O que motiva as pessoas?
    • Estratégias motivacionais
  • Objetivos da GRH
  • Funções de um GRH

  • O que é o Marketing Desportivo
  • O Contexto
  • O Plano de Marketing
  • As Vantagens do Marketing

  • O que faz um Relações Públicas no Desporto
    • Função e Papel do RP
    • Conceitos e Objetivos
    • Opinião Pública
    • A Opinião Pública
    • Organização das relações públicas na organização desportiva
    • Tipologia das ações de RP
    • Relações Públicas Digitais
    • As relações públicas e os diferentes grupos de interessados e destinatários comerciais
    • Formas de comunicar com os órgãos de comunicação social
  • O Plano de Relações Públicas
    • Caracterização do meio envolvente
    • Análise das experiências anteriores
    • Identificação dos objetivos de negócio e de comunicação
    • Identificação, caracterização e classificação dos públicos-alvo
    • Definição dos eixos de comunicação e das principais mensagens
    • Definição de ações a desenvolver
    • Calendarização e orçamentação das ações
    • Avaliação dos resultados

  • Consagração constitucional do desporto
  • Organização pública do desporto
  • Internormatividade desportiva e Homo Sportivus
  • Ordenamento jurídico desportivo
  • Elementos constitutivos do ordenamento desportivo
  • Dissonâncias da internormatividade
  • A multidimensionalidade do Desporto
  • Ordenamento Estadual Vs Ordenamento Desportivo
  • Ordenamento da União Europeia Vs Ordenamento desportivo
  • O Dirigente Desportivo

  • Definição de empreendedor
  • O perfil do empreendedor
    • As 15 características dos empreendedores
  • O processo do empreendedor
  • A ideia, Oportunidades
  • Estudo de mercado
  • A segmentação do mercado
  • Posicionamento
  • A marca
  • O ambiente e a indústria
    • Ambiente interno
    • O ambiente externo
    • Análise SWOT
  • A gestão de pessoas
  • O plano de negócios
    • A importância de um plano de negócios
    • O roteiro para elaborar o plano de negócios
  • Como financiar o seu negócio
    • Meios e fontes de financiamento
    • Programas de incentivo

  • O Ciclo do Dinheiro nas Empresas
  • Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas
  • Funções do Departamento Financeiro
    • Gestão de Tesouraria
    • Gestão de Riscos Financeiros
    • Relações com Investidores
  • Relação entre Risco e Retorno
  • Demonstrações financeiras
    • Balanço
    • Demonstração de resultados
    • Demonstração de fluxos de caixa
  • O que é a alavancagem?
  • O que são ativos?
  • Instrumentos Financeiros
    • Fontes de Informação Financeira
      • O balanço
      • A demonstração de resultados
      • A demonstração de fluxos de caixa
      • KPI – Key Performance Indicators
      • Balanced Scorecard
    • Rácios de Rentabilidade
      • Rentabilidade do Ativo (ROA)
      • Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE)
    • Rácios de Liquidez
      • O ciclo operacional de tesouraria
      • Os juros, os impostos e os dividendos
      • As atividades de financiamento
      • As atividades de investimento
      • Rácio de liquidez geral
      • Rácio de liquidez reduzida
      • Rácio de liquidez imediata
    • Rácios de Funcionamento
      • Prazo médio de recebimentos
      • Prazo médio de pagamentos
      • Tempo médio de duração das existências
    • Rácios Financeiros
      • O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios
      • O rácio "debt to equity"
      • Rácio de autonomia financeira
    • Rácios de Avaliação de Empresas
      • Valor nominal das ações
      • Valor contabilístico
      • Valor de mercado
      • Price-to-book value
      • Earnings per share (EPS)
      • Price-to-earnings ratio (PER)
      • Price-to-cash flow (PCF)
      • Dividend yield
    • Cálculo e Análise do Cash-Flow
  • Avaliação de Empresas
  • Fundo de Maneio
  • Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta
  • O que é o EVA (Economic Value Added)?

  • Conceitos de Atividade Física e Desporto
  • Identificação, Variedade e Dimensões dos Desportos
  • Associativismo Desportivo
  • Organização Desportiva
  • Gestão e Administração Desportiva
  • Gestor Desportivo, as funções e níveis de gestão

  • Planear, promover e organizar eventos desportivos
  • Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços oferecidos (Marketing)
  • O projeto
  • O evento desportivo
  • Gestão do evento desportivo
  • Elementos de Qualidade
  • Selecionar os fornecedores para oferecer serviços com qualidade

  • Elaboração de um projeto no âmbito da gestão desportiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA.

6. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:

• Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação;

• Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Formação Profissional de MBA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

O curso de MBA não atribui grau académico de mestre nem de doutor.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica