Política de Cookies

Ao aceitar a política de cookies da Cognos, deverá ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao seu interesse. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Procuro o curso de…
MBA em  Gestão Desportiva

MBA em Gestão Desportiva


Preço: 900,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 5 meses (300h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 28 de fevereiro de 2024

O Curso certo para a carreira de Gestor Desportivo

Pretende investir numa profissão de Gestor Desportivo, ou aprofundar e atualizar conhecimentos na área da Gestão Desportiva? Este é o curso certo para si! Para além de uma valorização académica, este curso é uma ferramenta importante para desempenhar esta função com sucesso

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Licenciados nas áreas das ciências desportivas, gestão, administração, economia, ou áreas cujas funções exijam conhecimentos relacionados com a gestão desportiva; Dirigentes e técnicos na área dos clubes desportivos, federações e associações desportivas, sociedades anónimas desportivas e serviços desportivos na administração pública, desde que, sejam detentores de uma Licenciatura ou Bacharelato.

Ver Detalhes

Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer funções de gestor desportivo, em clubes desportivos, federações e associações desportivas, sociedade anónimas desportivas e em serviços desportivos na administração pública.

Ver Detalhes

Objetivos Específicos


    - Proporcionar uma formação que habilite a gerir estruturas, atividades e projetos de natureza desportiva de âmbito público e privado;

    - Compreender os princípios de gestão e direção de instituições desportistas de âmbito público e privado;

    - Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos no âmbito da gestão desportista;

    - Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços de gestão desportiva;

    - Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas no âmbito desportivo;

    - Capacitar os formandos de conhecimentos teórico-práticos, para a elaboração, promoção e seleção, de forma criativa e inovadora, de produtos e serviços desportivos, de âmbito público e privado;

    - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do MBA.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Ver Detalhes

Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

Ver Detalhes

Acompanhe a evolução com conhecimentos sólidos de Gestão Desportiva

Os desafios no Desporto estão a evoluir constantemente e, o sucesso requer não apenas paixão, mas também conhecimento sólido de gestão. Se é apaixonado pelo mundo do desporto e deseja dar um passo importante na sua carreira, o MBA em Gestão Desportiva da Cognos é a escolha certa

Plano Curricular


  • A Gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
  • Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos
    • Estratégia organizacional
      • Estratégias organizacionais e RH
  • O processo de escolher pessoas
    • Definição e análise de funções
      • A função e conceitos relacionados
      • Objetivos da análise de funções
      • Técnicas de recolha de informação
      • Métodos de recolha de informação
    • Recrutamento: definição e tipos de recrutamento
      • Métodos de Recrutamento (Taylor e Collins, 2000)
      • Outros métodos de recrutamento
      • Recrutamento e seleção de pessoas
    • Seleção: elegendo capital humano
      • Métodos de seleção
  • Acolhimento e Integração de Novos Colaboradores
    • Socialização: noção e importância
      • O processo de socialização
  • Acolhimento
    • Manual de acolhimento
  • O processo de desenvolver pessoas
    • Avaliação do desempenho - Objetivos 
    • Condições de eficácia dos sistemas de avaliação de desempenho (Cunha et al.2012)
    • Processo Contínuo de Gestão de Desempenho (Cunha et al. 2012)
    • Avaliação de desempenho: o que deve ser avaliado
    • Quem deve fazer a avaliação?
    • Métodos de avaliação do desempenho
      • Métodos de avaliação de desempenho: gestão por objetivos e Balanced ScoreCard
      • Alguns erros avaliação de desempenho
  • O que motiva as pessoas?
    • Estratégias motivacionais
  • Objetivos da GRH
  • Funções de um GRH
  • O que é o Marketing Desportivo
  • O Contexto
  • O Plano de Marketing
  • As Vantagens do Marketing
  • O que faz um Relações Públicas no Desporto
    • Função e Papel do RP
    • Conceitos e Objetivos
    • Opinião Pública
    • A Opinião Pública
    • Organização das relações públicas na organização desportiva
    • Tipologia das ações de RP
    • Relações Públicas Digitais
    • As relações públicas e os diferentes grupos de interessados e destinatários comerciais
    • Formas de comunicar com os órgãos de comunicação social
  • O Plano de Relações Públicas
    • Caracterização do meio envolvente
    • Análise das experiências anteriores
    • Identificação dos objetivos de negócio e de comunicação
    • Identificação, caracterização e classificação dos públicos-alvo
    • Definição dos eixos de comunicação e das principais mensagens
    • Definição de ações a desenvolver
    • Calendarização e orçamentação das ações
    • Avaliação dos resultados
  • A Justiça Desportiva
  • A Responsabilidade Civil no Desporto
  • Os Crimes Referentes à Dopagem Desportiva
    • Os ilícitos criminais
    • O ilícito de mera ordenação social
  • O Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol
    • Enquadramento legal
    • Âmbito e princípios gerais
    • As infrações disciplinares
    • Procedimento disciplinar
  • Definição de empreendedor
  • O perfil do empreendedor
    • As 15 características dos empreendedores
  • O processo do empreendedor
  • A ideia, Oportunidades
  • Estudo de mercado
  • A segmentação do mercado
  • Posicionamento
  • A marca
  • O ambiente e a indústria
    • Ambiente interno
    • O ambiente externo
    • Análise SWOT
  • A gestão de pessoas
  • O plano de negócios
    • A importância de um plano de negócios
    • O roteiro para elaborar o plano de negócios
  • Como financiar o seu negócio
    • Meios e fontes de financiamento
    • Programas de incentivo
  • O Ciclo do Dinheiro nas Empresas
  • Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas
  • Funções do Departamento Financeiro
    • Gestão de Tesouraria
    • Gestão de Riscos Financeiros
    • Relações com Investidores
  • Relação entre Risco e Retorno
  • Demonstrações financeiras
    • Balanço
    • Demonstração de resultados
    • Demonstração de fluxos de caixa
  • O que é a alavancagem?
  • O que são ativos?
  • Instrumentos Financeiros
    • Fontes de Informação Financeira
      • O balanço
      • A demonstração de resultados
      • A demonstração de fluxos de caixa
      • KPI – Key Performance Indicators
      • Balanced Scorecard
    • Rácios de Rentabilidade
      • Rentabilidade do Ativo (ROA)
      • Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE)
    • Rácios de Liquidez
      • O ciclo operacional de tesouraria
      • Os juros, os impostos e os dividendos
      • As atividades de financiamento
      • As atividades de investimento
      • Rácio de liquidez geral
      • Rácio de liquidez reduzida
      • Rácio de liquidez imediata
    • Rácios de Funcionamento
      • Prazo médio de recebimentos
      • Prazo médio de pagamentos
      • Tempo médio de duração das existências
    • Rácios Financeiros
      • O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios
      • O rácio "debt to equity"
      • Rácio de autonomia financeira
    • Rácios de Avaliação de Empresas
      • Valor nominal das ações
      • Valor contabilístico
      • Valor de mercado
      • Price-to-book value
      • Earnings per share (EPS)
      • Price-to-earnings ratio (PER)
      • Price-to-cash flow (PCF)
      • Dividend yield
    • Cálculo e Análise do Cash-Flow
  • Avaliação de Empresas
  • Fundo de Maneio
  • Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta
  • O que é o EVA (Economic Value Added)?
  • Conceitos de Atividade Física e Desporto
  • Identificação, Variedade e Dimensões dos Desportos
  • Associativismo Desportivo
  • Organização Desportiva
  • Gestão e Administração Desportiva
  • Gestor Desportivo, as funções e níveis de gestão
  • Planear, promover e organizar eventos desportivos
  • Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços oferecidos (Marketing)
  • O projeto
  • O evento desportivo
  • Gestão do evento desportivo
  • Elementos de Qualidade
  • Selecionar os fornecedores para oferecer serviços com qualidade
  • Elaboração de um projeto no âmbito da gestão desportiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do MBA.

Porquê escolher o MBA em Gestão Desportiva da Cognos?

1. Formação Especializada

2. Formadores experientes

3. Flexibilidade no estudo

4. Aprendizagem prática


Porquê escolher o MBA em Gestão Desportiva da Cognos?

Outros cursos na área de ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

anterior
próximo

Livros Recomendados