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Curso de
Secretariado Clínico

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Curso de Formação Secretariado Clínico


4.5
(média baseada em 103 questionários de satisfação - clientes Cognos)

Preço
550 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (3 meses + 200h de estágio opcional) 
ou
Presencial (160h + 200h de estágio opcional)

Certificação
+info



- CURSO COM OPÇÃO DE ESTÁGIO -
Habilitações mínimas para realização do curso: 9º Ano


O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • Dou os parabéns à empresa Cognos e à sua equipa de formadores, transmitem confiança por serem profissionais, os manuais são muito intuitivos, faz nos estudar e tirar dúvidas com muita clareza. Obrigado, sem dúvida que irei aconselhar a empre (...)
    Ana Oliveira
  • Um curso muito bom e muito enriquecedor.
    Teresa Luís
  • O Curso de Sercretariado Clinico permitiu-me arranjar emprego, pois fui contratada pela empresa onde fiz estágio
    Vânia Lopes
  • Manifesto o meu agrado na aprendizagem realizada através da Cognos. Adquiri conhecimentos e estou satisfeita com a formação, o atendimento por parte da Cognos, o auxílio dos formadores e a celeridade no envio de correspondência. Obrigada pela o (...)
    Vanessa Martins
  • O curso de secretariado clínico foi uma mais-valia para mim pois consegui alargar os meus conhecimentos no que respeita ao atendimento e certos cuidados de saúde, nomeadamente enquanto profissional, a nível pessoal bem como social penso ter sido (...)
    Carla Ribeiro
  • Quero deixar o meu agradecimento especial à formadora, excelente em tudo, sempre com prontidão em tudo o que precisei.
    Filipa Martins
  • Boa matéria para se fazer partir de casa, prontidão na entrega das avaliações.
    Andreia Fernandes
  • Todos os módulos do curso têm informação completa. Todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. Na minha opinião, o curso aborda assuntos muito interessantes e ajudou-me a enriquecer os meus conhecimentos, não só na área de Secretariado Clí (...)
    Andreea Baciu
  • Formadora sempre disponível e sempre com uma palavra de incentivo
    Eugénia Santos
  • Todos os temas são adequados à formação de secretariado clinico, ajudando muito quem tem de estar em contacto direto com o publico. Grata pela aprendizagem.
    Vanessa Freitas
  • A formação foi excelente, os conteúdos também muito bons, não vejo a hora de os colocar em prática. Os formadores são excecionais e, sempre prontos para ajudar.
    Ismênia Púcuta
  • Dou os parabéns à empresa Cognos e à sua equipa de formadores, transmitem confiança por serem profissionais, os manuais são muito intuitivos, faz nos estudar e tirar dúvidas com muita clareza. Obrigado, sem dúvida que irei aconselhar a empresa Cognos.

    • Ana Oliveira
  • Um curso muito bom e muito enriquecedor.

    • Teresa Luís
  • O Curso de Sercretariado Clinico permitiu-me arranjar emprego, pois fui contratada pela empresa onde fiz estágio

    • Vânia Lopes
  • Manifesto o meu agrado na aprendizagem realizada através da Cognos. Adquiri conhecimentos e estou satisfeita com a formação, o atendimento por parte da Cognos, o auxílio dos formadores e a celeridade no envio de correspondência. Obrigada pela oportunidade.

    • Vanessa Martins
  • O curso de secretariado clínico foi uma mais-valia para mim pois consegui alargar os meus conhecimentos no que respeita ao atendimento e certos cuidados de saúde, nomeadamente enquanto profissional, a nível pessoal bem como social penso ter sido muito esclarecedor. Através das competências adquiridas ao longo do curso, acredito que terei novas oportunidades de empregos futuros. Estou muito satisfeita e recomendo a todos os interessados neste curso.

    • Carla Ribeiro
  • Quero deixar o meu agradecimento especial à formadora, excelente em tudo, sempre com prontidão em tudo o que precisei.

    • Filipa Martins
  • Boa matéria para se fazer partir de casa, prontidão na entrega das avaliações.

    • Andreia Fernandes
  • Todos os módulos do curso têm informação completa. Todas as minhas dúvidas foram esclarecidas. Na minha opinião, o curso aborda assuntos muito interessantes e ajudou-me a enriquecer os meus conhecimentos, não só na área de Secretariado Clínico, como a nível pessoal.

    • Andreea Baciu
  • Formadora sempre disponível e sempre com uma palavra de incentivo

    • Eugénia Santos
  • Todos os temas são adequados à formação de secretariado clinico, ajudando muito quem tem de estar em contacto direto com o publico. Grata pela aprendizagem.

    • Vanessa Freitas
  • A formação foi excelente, os conteúdos também muito bons, não vejo a hora de os colocar em prática. Os formadores são excecionais e, sempre prontos para ajudar.

    • Ismênia Púcuta
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de junho

2. DESTINATÁRIOS
Todos os potenciais interessados que pretendam assegurar todas as atividades relacionadas com o secretariado clínico, em clínicas, hospitais, centros de saúde, laboratórios médicos, instituições de ensino na área da saúde.

3. OBJETIVO GERAL
Pretende-se que no final do curso de formação, os formandos tenham adquirido competências em secretariado clínico, demonstrando capacidades de comunicação com os doentes e profissionais de saúde, desempenhando a sua profissão de forma autónoma e regida pela confidencialidade.

Balcao de hospital

4. OBJETIVOS
• Compreender a importância do atendimento no contexto de saúde;
• Reconhecer a importância do secretariado clínico na imagem da instituição de saúde que representa;
• Dominar a terminologia médica necessária ao desempenho das funções, comunicando de forma adequada com os doentes e profissionais de saúde;
• Aplicar as técnicas de secretariado e de gestão de processos clínicos;
• Comunicar eficazmente a nível escrito e telefónico;
• Demonstrar competências de organização e gestão do tempo;
• Adequar de forma eficaz o atendimento, perante as diferentes situações com os utentes e profissionais de saúde.

5. PLANO CURRICULAR

  • Sistema Nacional de Saúde: Contextualização Histórica
  • Definição e objetivos do SNS
  • Avaliação do Sistema Nacional de Saúde
  • Organização do SNS
  • SNS e Serviço Nacional de Saúde

  • Cadeia de Sobrevivência
  • Suporte Básico de Vida - Definição
  • Abordar uma Vítima – condições de segurança
  • Abordar uma Vítima - ver se responde
  • Abordar uma Vítima – ver se respira
  • Abordar uma Vítima - Posição Lateral de Segurança
  • Obstrução da Via Aérea – pancadas interescapulares
  • Obstrução da Via Aérea – manobra de Heimlich
  • Obstrução da Via Aérea – nos Bebés

  • A Ética
  • A Deontologia
  • Código de Conduta
  • O Segredo Profissional
  • A Ética vs. Deontologia
  • A importância da Ética e da Deontologia na saúde

  • Comunicação
  • Relacionamento Interpessoal
  • Atendimento ao Público

  • A Terminologia
  • A Terminologia - um meio de comunicação em Saúde
  • Formação da Terminologia Científica
  • Terminologia em exames Médicos

  • Comunicação
  • Relacionamento Interpessoal
  • Atendimento ao Público

  • Princípios da Comunicação
  • Importância do Atendimento Telefónico
  • Comportamentos e Atitudes ao Telefone
  • Técnicas de conduta verbal e relacionamento ao telefone

  • Princípios e Leis de Gestão do Tempo
  • Cronófagos ou desperdiçadores de Tempo
  • Sintomas da má gestão do Tempo
  • Como gerir o seu Tempo
  • Organização do Posto de Trabalho
  • Seis fatores para melhor gerir o seu Tempo

  • Enquadramento da função do Secretariado
  • Evolução da profissão do Secretariado
  • Funções básicas do Secretariado
  • Código deontológico
  • Mitos da Profissão
  • Perfil Profissional desejado
  • Responsabilidades e recomendações para um(a) Secretário(a)
  • Características pessoais de um(a) bom(boa) Secretário(a)
  • Arquivo
  • Receção, registo e circuito da Correspondência

  • Revisão linguística
  • O ambiente hospitalar
  • Admissões clínicas
  • Documentação clínica (admissão e alta)
  • Conversação em ambiente clínico
  • Sintomas
  • Dor
  • Medicação
  • Sangue
  • Sinais vitais
  • Nutrição
  • Higiene
  • Envelhecimento
  • Morte
  • Trabalho linguístico de consolidação

6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

PARCEIROS DE ESTÁGIO