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MBA
Gestão e Administração
dos Serviços de Saúde

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MBA Gestão e Administração dos Serviços de Saúde

Uma ferramenta essencial de Gestão Hospitalar

O MBA em Gestão e Administração de Serviços de Saúde responde de forma rigorosa aos requisitos do Ministério da Saúde para candidaturas a ofertas públicas de emprego para a função de Gestão e Administração dos Serviços de Saúde. O MBA representa mais do que uma oportunidade para mudar ou melhorar a sua carreira: fornece-lhe capacidades especializadas de Gestão e Liderança ao longo da sua vida.

Se pretende apostar na progressão na carreira de Gestão Hospitalar ou desenvolver capacidades de gestão e aprofundamento de casos práticos, o MBA é uma excelente opção, uma vez que incide sobretudo sobre a componente de gestão. Esta formação fomenta o trabalho de equipa, o networking e a comunicação, sendo dirigida para a prática profissional, permitindo a aquisição de conhecimentos, habilidades e versatilidade nas áreas funcionais da empresa. Além disso, o desenvolvimento da capacidade de uso de ferramentas e de análise, contribui para o planeamento estratégico e tomada de decisão fundamentada. Se é um profissional que quer melhorar os seus conhecimentos nas áreas da administração e gestão hospitalar, para se formar executivo, o MBA será a escolha mais adequada para a sua carreira profissional.

1. PREÇO
1200€. Possibilidade de pagamento faseado

2. FORMATOS DISPONÍVEIS
E-Learning (10 meses) 
ou
Presencial (550 h)

3. CERTIFICAÇÃO
MBA em Gestão e Administração dos Serviços de Saúde, de acordo com a legislação em vigor (+info)

4. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 5 de Novembro

5. DESTINATÁRIOS
- Licenciados das áreas da Saúde, Ciências Sociais e Humanas e Gestão.
- Outros profissionais interessados, com habilitações mínimas de Bacharelato ou Licenciatura que pretendam vir a investir profissionalmente na área da gestão do sector clínico e hospitalar.

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6. OBJETIVOS
• Adquirir profundas competências de gestão hospitalar e compreender a especificidade da gestão nesta área de atividade;

• Conhecer o contexto normativo em que se inserem os hospitais e os serviços de saúde;

• Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade e higiene e segurança;

• Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as actividades de gestão hospitalar desenvolvidas pelas instituições de saúde;

• Obter conhecimentos especializados para o desenvolvimento e progressão de carreira no sector hospitalar, assim como o desenvolvimento de competências de trabalho em equipas multidisciplinares;

• Compreender os princípios de gestão hospitalar e de outras instituições de saúde;

• Adquirir conhecimentos de contabilidade e gestão; 

• Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos, nomeadamente na Gestão de Equipas, no recrutamento e avaliação de desempenho;

• Conhecer o enquadramento conceptual da rede nacional de cuidados continuados integrados; Identificar as tipologias e características da rede de cuidados continuados;

• Compreender a importância da organização dos serviços dos cuidados continuados e respetiva coordenação;

• Compreender e aplicar os princípios chave da organização e gestão de equipas, ao nível dos cuidados continuados integrados;

• Aquisição de conhecimentos e competências que possibilitem a identificação da síndrome de burnout, bem como a adoção de estratégias adequadas para a sua prevenção e combate;

• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do MBA.

7. PLANO CURRICULAR

  • Recrutamento 
  • O Processo do Recrutamento 
  • Tipo de Recrutamento
  • Triagem de Candidaturas 
  • Seleção 
  • Técnicas de Seleção
  • Liderança e Motivação
  • Gestão de Conflitos

  • A Comunicação
    • Aspetos a considerar no recetor (paciente e família)
    • Aspetos a considerar no Emissor (Equipa)
  • Competências Comunicacionais
    • Como Comunicar más notícias? Checklist dos pontos-chave; Protocolo SKYPES
    • A Expressão de Emoções
    • O Apoio à Família
  • Comunicação e Relação Terapêutica
    • Empatia: uma estratégia para o relacionamento terapêutico
    • A Arte de se imaginar no lugar do outro
    • A Arte de sintonizar
    • Construção da Relação - Checklist
  • Compreendo a importância da Relação Terapêutica

  • Noções básicas de Bioética
  • Aplicação dos princípios de Bioética na prática de Gestão Hospitalar

  • Definição do utente no contexto do SNS 
  • Direito dos Utentes do SNS 
  • Deveres dos Utentes do SNS 
  • Reflexões Finais 
  • Qual o Estado da Saúde no contexto social atual, enquanto direito fundamental que é? 
  • Relevância Penal dos Tratamentos Médico-cirúrgicos

  • Conceitos 
  • As emoções: a Gestão das emoções 
  • Características geradoras de sucesso
  • A IE e a personalidade
  • Componentes da IE
  • O Conhecimento do Próprio Indivíduo 
    • Aceitar as suas emoções 
    • Desenvolver as emoções de forma criativa
    • O auto-controlo

  • Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença?
  • Criar uma imagem corporativa
  • Criação de uma campanha de Publicidade
  • Retargeting
  • Criação de um Logo
  • Marketing: A diferença entre comprar e vender
  • Porque é o planeamento de marketing essencial?
  • Marketing Mix
  • Marketing Social
  • Web Marketing
  • Digital Marketing
  • O que fazer se a sua campanha de marketing falhar?
  • Ferramentas de Marketing sem avultado investimento financeiro
  • Software de email marketing para envio das campanhas de email
  • Como definir o orçamento de Publicidade
  • Importância da Comunicação nos Negócios
  • Trade Marketing

  • Liderança
  • Gestão de Equipas
  • Gestão de Conflitos
  • Combater a frustração e desinteresse dos seus colaboradores
  • O que fazer para que as equipas funcionem

  • Implementação de sistemas de gestão de SHST
  • Política de segurança
  • Planeamento
  • Implementação
  • Revisão do sistema de gestão
  • Manual de segurança
  • Integração de sistemas
  • Auditorias
  • OHSAS
  • Riscos em ambiente hospitalar
  • Reconhecimento, avaliação e controlo de riscos
  • Riscos físicos em ambiente hospitalar
  • Calor
  • Iluminação
  • Radiações ionizantes
  • Riscos químicos em ambiente hospitalar
  • Riscos biológicos em ambiente hospitalar

  • Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ)
  • Abordagem por processos e a gestão do valor
  • PDCA de Deming
  • Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000
  • Suportes Documentais
  • Controlo de documentos e registos
  • Comportamentos da gestão
  • Recursos necessários ao SGQ
  • Recursos humanos
  • Infraestruturas
  • Ambiente de trabalho
  • Realização do produto
  • Planeamento do produto/serviço
  • Relação com o cliente
  • Conceção e desenvolvimento
  • Aprovisionamento
  • Realizar o produto
  • Medição, análise e melhoria
  • Satisfação do cliente
  • Auditorias internas
  • Monitorização dos processos e do produto
  • Controlo do produto não conforme
  • Análise de dados
  • Melhoria
  • Mapas de Processo
  • Lista de procedimentos
  • Cronograma para a certificação

  • Conceito de Saúde Pública
  • Espectro dos Cuidados de Saúde: da promoção aos cuidados diferenciados
  • Modelo de Cuidados Crónicos
  • Os Componentes de Saúde Pública
  • Promoção da Saúde
  • Vigilância Epidemiológica
  • Saúde Ambiental
  • Planeamento em Saúde
  • Investigação em Saúde
  • Autoridade em Saúde
  • Saúde Pública em Portugal Continental
  • Legislação

  • Características do Grupo Humano “Organização”
  • Algumas abordagens sociológicas das Organizações
  • Modelos tradicionais de Gestão
  • Novos Modelos de Gestão
  • Modelo Japonês
  • Modelo Just-in-Time / Toyota
  • Modelo de Administração Participativa
  • Modelo de Administração Empreendedora
  • Modelo de Administração Holística
  • Modelos Emergentes
  • Empresa virtual
  • Modelo Quântico

  • Noções de Contabilidade Geral
  • POC vs SNC
  • Instrumentos de Controlo de Gestão
  • Do balanço contabilístico ao balanço funcional: análise financeira moderna
  • Demonstração de Resultados

  • O Ciclo do Dinheiro nas Empresas 
  • Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas 
  • Funções do Departamento Financeiro  
  • Relação entre Risco e Retorno 
  • Demonstrações financeiras 
  • O que é a alavancagem? 
  • O que são ativos? 
  • Instrumentos Financeiros
    • Fontes de Informação Financeira
    • Rácios de Rentabilidade
    • Rácios de Liquidez
    • Rácios de Funcionamento
    • Rácios Financeiros
  • O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios
  • O rácio "debt to equity"
  • Rácio de autonomia financeira
    • Rácios de Avaliação de Empresas
    • Cálculo e Análise do Cash-Flow
  • Avaliação de Empresas
  • Fundo de Maneio
  • Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta
  • O que é o EVA (Economic Value Added)?

  • O que é a avaliação de desempenho? 
  • Porquê avaliar o desempenho? 
  • Características da Avaliação de Desempenho 
  • O que a Avaliação de Desempenho Avalia? 
  • Comparação do Descritivo da Função com o Desempenho do Trabalhador 
  • Vantagens e Limitações da Avaliação de Desempenho 
  • Avaliação de Desempenho vs Gestão do Desempenho 
  • Métodos de avaliação de desempenho 
  • Principais erros na avaliação 
  • Estratégias da Avaliação de Desempenho

  • O que é a gestão de projetos?
  • Gestão de Projetos e Planeamento Estratégico
  • Ciclo de Vida de um Projeto
  • O que é a gestão de projeto por processos?
  • Business Process Reengineering (BPR) como instrumento na gestão de projetos
  • Ferramentas para a criação de um projeto
  • Rede PERT
  • Mapa de Gantt

  • Enquadramento concetual da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
  • Marcos históricos e legislativos da RNCCI
  • A RCCI em Portugal, tipologias e características da rede 16
  • Modelo de Gestão e Coordenação da RNCCI
  • Implementação e Financiamento da RNCCI
  • Sistema de referenciação e admissão de utentes na RNCCI

  • Filosofia dos cuidados continuados em saúde 
  • Papel dos cuidadores: abordagem multidisciplinar
  • Papel do médico de família na equipa de saúde 
  • Organização e gestão de equipas: liderança, gestão de conflitos e coordenação

  • Introdução
  • Burnout: surgimento e evolução do conceito
  • Burnout na atualidade
  • Direções Futuras
  • Índices de prevalência na população geral
  • Síntese

8. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:

• Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação;

• Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Formação Profissional de MBA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

O curso de MBA não atribui grau académico de mestre nem de doutor.

9. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

10. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA  
Dr. Alexandre Oliveira
Gestor de Empresas