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Curso
Gestor de Formação

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Curso Gestor de Formação



Preço
240 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (2 meses) 
ou
Presencial (150h)

Certificação
+info


A certificação de entidades formadoras pela DGERT- Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, decorrente da regulamentação que tem por base a Portaria nº 851/2010, de 6 de setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, 26 de junho, determinou a obrigatoriedade destas entidades terem nos seus quadros internos, gestores de formação com pelo menos 150 horas de formação neste domínio.

Este curso de carácter intensivo prepara o Gestor de Formação para o cumprimento integral dos requisitos legais e organizacionais necessários para o desempenho desta função.


O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • Recomendo. Recomendarei a algumas pessoas que pretendem fazer a mesma formação
    Luís Conde
  • houve a necessidade de criar o departamento de formação, interesse manifestado pelos nossos associados, ainda sem grandes certezas, mas apostei em fazer a formação e no final do ano fui seleccionada por já ter a formação em questão
    Rita Avelar
  • A todos os formadores, é de destacar a preocupação em apoiar, esclarecer, orientar e motivar no sentido de uma melhor prestação.
    Miguel Silva
  • A disponibilidade e a capacidade de motivação foi notória!
    Luís Conde
  • Os formadores foram excelentes, os recursos disponibilizados permitiram um estudo completo e a fácil compreensão de todos os temas abordados. A própria equipa da Cognos foi excelente a dar pronta resposta a todos os pedidos de esclarecimento de o (...)
    Daniela Marta
  • Gostei muito do acompanhamento da formadora. Muito clara nas respostas e sempre muito acessível.
    Natália Duarte
  • Excelente formadora, sempre disponível ao longo do curso. Atendimento e disponibilidade exemplar. Parabéns a toda a equipa da Cognos!
    Carla Pires
  • Recomendo. Recomendarei a algumas pessoas que pretendem fazer a mesma formação

    • Luís Conde
  • houve a necessidade de criar o departamento de formação, interesse manifestado pelos nossos associados, ainda sem grandes certezas, mas apostei em fazer a formação e no final do ano fui seleccionada por já ter a formação em questão

    • Rita Avelar
  • A todos os formadores, é de destacar a preocupação em apoiar, esclarecer, orientar e motivar no sentido de uma melhor prestação.

    • Miguel Silva
  • A disponibilidade e a capacidade de motivação foi notória!

    • Luís Conde
  • Os formadores foram excelentes, os recursos disponibilizados permitiram um estudo completo e a fácil compreensão de todos os temas abordados. A própria equipa da Cognos foi excelente a dar pronta resposta a todos os pedidos de esclarecimento de ordem administrativa.

    • Daniela Marta
  • Gostei muito do acompanhamento da formadora. Muito clara nas respostas e sempre muito acessível.

    • Natália Duarte
  • Excelente formadora, sempre disponível ao longo do curso. Atendimento e disponibilidade exemplar. Parabéns a toda a equipa da Cognos!

    • Carla Pires
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 5 de julho

2. DESTINATÁRIOS
Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;
Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.

3. OBJETIVO GERAL
Pretende-se que no final do curso de formação, os formandos tenham adquirido competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação, numa entidade formativa ou departamento formativo da sua entidade patronal, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.

Gestão da Formação

4. OBJETIVO ESPECÍFICO
a) Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional;
b) Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;
c) Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas;
d) Conhecer o processo de certificação de entidades formativas.

5. PLANO CURRICULAR

1. Siglas e Abreviaturas
2. Políticas Europeias e Nacionais de Educação e Formação
3. O Sistema e o Catálogo Nacional de Qualificações
4. Principais Ofertas Formativas Disponíveis
5. Conceitos e Fundamentos da Formação Profissional
6. Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
7. Tipos de Formação Profissional: Inicial e Contínua
8. Modalidades de Formação Profissional
9. Modalidades de Intervenção Formativa
10. Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências 

1. Recursos Humanos na formação

2. Funções fundamentais na equipa

3. Gestor de Formação e suas funções
3.1. Requisitos contratuais do Gestor de Formação
3.2. Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação

4.Coordenador Pedagógico e suas funções
4.1. Requisitos contratuais do Coordenador de Formação
4.2. Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico

5. Formador e suas funções

6. Acumulação de funções

1. Introdução

2. O desenvolvimento do processo de formação

2.1. Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.1. Metodologias e Técnicas de Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.1.1. Definir problemas, identificar causas, propor soluções
2.1.1.2. Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos
2.1.1.3. Estudo das necessidades pela análise do desempenho
2.1.1.4. Método misto
2.1.2. Metodologias e Técnicas de recolha de informação para Diagnóstico de Necessidades de Formação
2.1.2.1. Observação de campo
2.1.2.2. Questionários
2.1.2.3. Entrevistas individuais
2.1.2.4. Entrevistas em grupo
2.1.2.5. Documentos de controlo interno
2.1.2.6. Documentos estratégicos

2.2. Planificação da Atividade Formativa
2.2.1. Objetivos, metas e indicadores de acompanhamento

2.3. Conceção de desenvolvimento da atividade formativa
2.3.1. Programa de Formação
2.3.2. Recursos Técnico-Pedagógicos
2.3.2.1. Conceção ou adaptação de suportes de apoio à aprendizagem
2.3.2.2. Estruturação de recursos pedagógicos de apoio aos formadores
2.3.3. Promoção e Divulgação da Formação

2.4. Processo de Recrutamento e Seleção de Formadores e Formandos

2.5. Instalações e Equipamentos

2.6. Dossier Técnico-Pedagógico

2.7. Acompanhamento da Formação
2.7.1. Avaliação da Formação
2.7.1.1. Transferência: formas de a promover
2.7.1.2. Avaliação do Impacte da Formação
2.7.1.3. Técnicas de Avaliação de Formandos 

1. Introdução

2. Transição da acreditação para a certificação
2.1. O sistema de acreditação das entidades formadoras
2.2. O sistema de certificação: princípio de mudança
2.3. Principais conceitos
2.4. Entidade certificadora

3. O Guia do Sistema de Certificação de Entidades Formadoras
3.1 Importância do guia do sistema de certificação
3.2. Requisitos de certificação
3.2.1. Requisitos prévios
3.2.2. Requisitos do referencial de qualidade
3.3. Etapas
3.4. A plataforma de suporte ao sistema de certificação

4. Questões jurídicas na certificação de entidades formadoras
4.1. Legislação base do sistema de certificação
4.2. A proteção de dados pessoais
4.3. As obrigações legais no tratamento de reclamações
4.4. As necessidades legais de formação profissional

5. A escolha das áreas a certificar

6. Recursos Humanos

7. Regulamentação e requisitos funcionais dos espaços formativos e de atendimento ao público

8. Audiência prévia 

6. CERTIFICADO
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.