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Gestão de Centros e Serviços Sociais - IPSS



Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (260 h)

Certificação
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O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • Gostei bastante do curso, penso que abordaram questões importantes e pertinentes para aplicação prática. Estão de parabéns. Gostei dos temas abordados e, na minha perspectiva, muito bem explorados. No global, percepcionei a vossa Formação (...)
    Marília Dias
  • Foi uma satisfação muito grande poder ter realizado esta Formação na vossa empresa. Foi um desafio interessante, agradeço a toda a vossa equipa a disponibilidade que tem tido para comigo. Conhecendo a realidade de algumas empresas, a vossa est (...)
    Bruno Tavares
  • Gostaria de agradecer toda a atenção e disponibilidade sempre demonstrada. Foi uma grande aprendizagem para mim
    Joana Evangelista
  • Na minha opinião os formadores ao longo do curso foram sempre muito atenciosos e prestáveis no esclarecimento das dúvidas que foram surgindo
    Ana Rodrigues
  • Foi muito importante fazer parte da formação Cognos, excelente plataforma e feedback o tempo todo, muito interativo e conciliador.
    Vinicius Couto
  • Continuem o bom trabalho. Parabéns.
    Débora Aguilar
  • Gostei bastante do curso, penso que abordaram questões importantes e pertinentes para aplicação prática. Estão de parabéns. Gostei dos temas abordados e, na minha perspectiva, muito bem explorados. No global, percepcionei a vossa Formação, assim como a vossa instituição, muito bem organizada e sempre disponível. Irei, certamente, voltar a recorrer dos vossos serviços. Obrigada pelas aprendizagens

    • Marília Dias
  • Foi uma satisfação muito grande poder ter realizado esta Formação na vossa empresa. Foi um desafio interessante, agradeço a toda a vossa equipa a disponibilidade que tem tido para comigo. Conhecendo a realidade de algumas empresas, a vossa está muita bem classificada. Para mim nota 20

    • Bruno Tavares
  • Gostaria de agradecer toda a atenção e disponibilidade sempre demonstrada. Foi uma grande aprendizagem para mim

    • Joana Evangelista
  • Na minha opinião os formadores ao longo do curso foram sempre muito atenciosos e prestáveis no esclarecimento das dúvidas que foram surgindo

    • Ana Rodrigues
  • Foi muito importante fazer parte da formação Cognos, excelente plataforma e feedback o tempo todo, muito interativo e conciliador.

    • Vinicius Couto
  • Continuem o bom trabalho. Parabéns.

    • Débora Aguilar
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 3 de Outubro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
- Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão.
- Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.

4. OBJETIVOS
• Adquirir competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais;
• Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;
• Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais;
• Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais;
• Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;
• Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança;
• Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade;
• Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da MBA.

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5. PLANO CURRICULAR

  • Terceiro Setor – um conceito e uma problemática
  • A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX
  • A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX
  • O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações
  • A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI
  • Características e Desafios do Terceiro Setor
  • A Economia social e solidária
  • O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias
  • Considerações sobre a Inclusão Social

  • O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego
  • A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social
  • Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações
  • Características dominantes das iniciativas/programas
  • O papel do CES

  • Gestão de Recursos Humanos
  • Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos
  • Caracterização dos Recursos Humanos 

  • Implementação de Sistemas de Gestão de SHST
  • Política de Segurança
  • Planeamento
  • Implementação
  • Revisão do Sistema de Gestão
  • Manual de segurança
  • Integração de sistemas ISO 9000/ISO 14001/OHSAS 18001
  • Auditorias
  • Definição de auditoria
  • Definição de auditor
  • Definição de auditado
  • Não conformidade
  • Ação Corretiva
  • Divisão de auditorias
  • OHSAS

  • Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ)
  • Abordagem por processos e a gestão do valor
  • PDCA de Deming
  • Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000
  • Suportes Documentais
  • Controlo de documentos e registos
  • Comportamentos da gestão
  • Recursos necessários ao SGQ
  • Recursos humanos
  • Infra-estruturas
  • Ambiente de trabalho
  • Realização do produto
  • Planeamento do produto/serviço
  • Relação com o cliente
  • Conceção e desenvolvimento
  • Aprovisionamento
  • Realizar o produto
  • Medição, análise e melhoria
  • Satisfação do cliente
  • Auditorias internas
  • Monitorização dos processos e do produto
  • Controlo do produto não conforme
  • Análise de dados
  • Melhoria
  • Mapas de Processo
  • Lista de procedimentos
  • Cronograma para a certificação

  • Características do Grupo Humano "Organização" 
  • Algumas abordagens sociológicas das Organizações 
  • Modelos tradicionais de Gestão 
  • A Administração Científica 
  • Novos Modelos de Gestão 
  • Modelo Japonês 
  • Modelo Just-in-Time / Toyota 
  • Modelo de Administração Participativa 
  • Modelo de Administração Empreendedora 
  • Modelo de Administração Holística 
  • Modelos Emergentes 
  • Empresa virtual 
  • Modelo Quântico

  • Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença 
  • Definição de Publicidade 
  • Definição de Marketing 
  • Criar uma imagem corporativa 
  • Equidade da marca 
  • Os benefícios de uma marca 
  • Criação de uma campanha de Publicidade 
  • Retargeting 
  • O que é o Retargeting
  • Potencial no Retargeting 
  • Criação de um Logo 
  • O que atrai os clientes 
  • O poder do logo marca 
  • Características de uma estratégia de Branding sólida 
  • Responsabilidade 
  • Coerência 
  • Personalidade da logo marca 
  • Marketing: A diferença entre comprar e vender 
  • Marketing estratégico 
  • O marketing de produtos vs a gestão de produtos 
  • Gestão do Produto 
  • Marketing do Produto 
  • Porque é o planeamento de marketing essencial
  • Dicas para traçar um plano de marketing 
  • Implementar o plano de marketing 
  • Marketing Mix 
  • O que é marketing mix
  • Os quatro principais domínios do marketing mix 
  • Os quatro C’s no marketing mix 
  • Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro 
  • Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa 
  • Marketing Social 
  • Os 8 Componentes essenciais do social marketing 
  • Web Marketing 
  • Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida 
  • Tendências do Marketing na Internet 
  • Marketing Político 
  • Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet 
  • Digital Marketing 
  • Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens 
  • Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação) 
  • Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital 
  • O que fazer se a sua campanha de marketing falhar 
  • Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa 
  • Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro 
  • Software de email marketing para envio das campanhas de email 
  • Como enviar o email marketing 
  • Como definir o orçamento de Publicidade 
  • Importância da Comunicação nos Negócios 
  • Comunicação em Marketing 
  • Trade Marketing 
  • Métodos de Trade Marketing 
  • O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas

  • A Constituição como Estatuto Jurídico Fundamental da Comunidade jurídica
  • Direito à Cidadania 
  • Direitos e Deveres Sociais – princípio da socialidade 
  • Apoio e Garantias sociais 
  • Constituição de Instituições Particulares de Solidariedade
  • Social e seus pressupostos

  • O contrato de Trabalho
  • Formação do Contrato de Trabalho
  • Execução do Contrato de Trabalho
  • Retribuição
  • Cessação do Contrato de Trabalho
  • Incumprimento do Contrato de Trabalho

6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.