INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | EMPREGO | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
• Desenvolvimento pessoal
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES E CIENCIAS DA EDUCAÇÃO
• Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO
• Psicologia
• Sociologia e outros estudos
CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
• Gestão e administração
INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS
• Indústrias alimentares
SAÚDE
• Saúde - programas não classificados noutra área de formação SERVIÇOS SOCIAIS
• Trabalho social e orientação
logo cognos formação

MBA em
Gestão de Centros e Serviços
Sociais IPSS

Contacto Cognoscontactos cognos

MBA em
Gestão de Centros e Serviços Sociais - IPSS


Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (260 h)

Certificação
+info



1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 5 de Novembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
- Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão.
- Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.

4. OBJETIVOS
• Adquirir competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais;
• Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;
• Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais;
• Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais;
• Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;
• Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança;
• Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade;
• Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da MBA.

banner da MBA

5. PLANO CURRICULAR

  • Terceiro Setor – um conceito e uma problemática
  • A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX
  • A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX
  • O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações
  • A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI
  • Características e Desafios do Terceiro Setor
  • A Economia social e solidária
  • O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias
  • Considerações sobre a Inclusão Social

  • O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego
  • A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social
  • Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações
  • Características dominantes das iniciativas/programas
  • O papel do CES

  • Gestão de Recursos Humanos
  • Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos
  • Caracterização dos Recursos Humanos 

  • Implementação de Sistemas de Gestão de SHST
  • Política de Segurança
  • Planeamento
  • Implementação
  • Revisão do Sistema de Gestão
  • Manual de segurança
  • Integração de sistemas ISO 9000/ISO 14001/OHSAS 18001
  • Auditorias
  • Definição de auditoria
  • Definição de auditor
  • Definição de auditado
  • Não conformidade
  • Ação Corretiva
  • Divisão de auditorias
  • OHSAS

  • Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ)
  • Abordagem por processos e a gestão do valor
  • PDCA de Deming
  • Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000
  • Suportes Documentais
  • Controlo de documentos e registos
  • Comportamentos da gestão
  • Recursos necessários ao SGQ
  • Recursos humanos
  • Infra-estruturas
  • Ambiente de trabalho
  • Realização do produto
  • Planeamento do produto/serviço
  • Relação com o cliente
  • Conceção e desenvolvimento
  • Aprovisionamento
  • Realizar o produto
  • Medição, análise e melhoria
  • Satisfação do cliente
  • Auditorias internas
  • Monitorização dos processos e do produto
  • Controlo do produto não conforme
  • Análise de dados
  • Melhoria
  • Mapas de Processo
  • Lista de procedimentos
  • Cronograma para a certificação

  • Características do Grupo Humano "Organização" 
  • Algumas abordagens sociológicas das Organizações 
  • Modelos tradicionais de Gestão 
  • A Administração Científica 
  • Novos Modelos de Gestão 
  • Modelo Japonês 
  • Modelo Just-in-Time / Toyota 
  • Modelo de Administração Participativa 
  • Modelo de Administração Empreendedora 
  • Modelo de Administração Holística 
  • Modelos Emergentes 
  • Empresa virtual 
  • Modelo Quântico

  • Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença 
  • Definição de Publicidade 
  • Definição de Marketing 
  • Criar uma imagem corporativa 
  • Equidade da marca 
  • Os benefícios de uma marca 
  • Criação de uma campanha de Publicidade 
  • Retargeting 
  • O que é o Retargeting
  • Potencial no Retargeting 
  • Criação de um Logo 
  • O que atrai os clientes 
  • O poder do logo marca 
  • Características de uma estratégia de Branding sólida 
  • Responsabilidade 
  • Coerência 
  • Personalidade da logo marca 
  • Marketing: A diferença entre comprar e vender 
  • Marketing estratégico 
  • O marketing de produtos vs a gestão de produtos 
  • Gestão do Produto 
  • Marketing do Produto 
  • Porque é o planeamento de marketing essencial
  • Dicas para traçar um plano de marketing 
  • Implementar o plano de marketing 
  • Marketing Mix 
  • O que é marketing mix
  • Os quatro principais domínios do marketing mix 
  • Os quatro C’s no marketing mix 
  • Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro 
  • Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa 
  • Marketing Social 
  • Os 8 Componentes essenciais do social marketing 
  • Web Marketing 
  • Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida 
  • Tendências do Marketing na Internet 
  • Marketing Político 
  • Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet 
  • Digital Marketing 
  • Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens 
  • Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação) 
  • Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital 
  • O que fazer se a sua campanha de marketing falhar 
  • Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa 
  • Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro 
  • Software de email marketing para envio das campanhas de email 
  • Como enviar o email marketing 
  • Como definir o orçamento de Publicidade 
  • Importância da Comunicação nos Negócios 
  • Comunicação em Marketing 
  • Trade Marketing 
  • Métodos de Trade Marketing 
  • O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas

  • A Constituição como Estatuto Jurídico Fundamental da Comunidade jurídica
  • Direito à Cidadania 
  • Direitos e Deveres Sociais – princípio da socialidade 
  • Apoio e Garantias sociais 
  • Constituição de Instituições Particulares de Solidariedade
  • Social e seus pressupostos

  • O contrato de Trabalho
  • Formação do Contrato de Trabalho
  • Execução do Contrato de Trabalho
  • Retribuição
  • Cessação do Contrato de Trabalho
  • Incumprimento do Contrato de Trabalho

6. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:

• Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação;

• Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Formação Profissional de MBA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

O curso de MBA não atribui grau académico de mestre nem de doutor.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica