A Cognos armazena cookies no seu equipamento. Estes cookies são utilizados para melhorar a sua experiência de navegação e fornecer-lhe serviços mais personalizados. Saiba mais sobre os cookies que utilizamos.
DESENVOLVIMENTO PESSOAL
• Desenvolvimento pessoal
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES E CIENCIAS DA EDUCAÇÃO
• Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO
• Psicologia
• Sociologia e outros estudos
CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
• Gestão e administração
INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS
• Indústrias alimentares
SAÚDE
• Saúde - programas não classificados noutra área de formação
SERVIÇOS SOCIAIS
• Trabalho social e orientação
Gostei bastante do curso, penso que abordaram questões importantes e pertinentes para aplicação prática.
Estão de parabéns.
Gostei dos temas abordados e, na minha perspectiva, muito bem explorados.
No global, percepcionei a vossa Formação (...)
Marília Dias
Foi uma satisfação muito grande poder ter realizado esta Formação na vossa empresa.
Foi um desafio interessante, agradeço a toda a vossa equipa a disponibilidade que tem tido para comigo. Conhecendo a realidade de algumas empresas, a vossa est (...)
Bruno Tavares
Gostaria de agradecer toda a atenção e disponibilidade sempre demonstrada.
Foi uma grande aprendizagem para mim
Joana Evangelista
Na minha opinião os formadores ao longo do curso foram sempre muito atenciosos e prestáveis no esclarecimento das dúvidas que foram surgindo
Ana Rodrigues
Foi muito importante fazer parte da formação Cognos, excelente plataforma e feedback o tempo todo, muito interativo e conciliador.
Vinicius Couto
Gostei bastante do curso, penso que abordaram questões importantes e pertinentes para aplicação prática.
Estão de parabéns.
Gostei dos temas abordados e, na minha perspectiva, muito bem explorados.
No global, percepcionei a vossa Formação, assim como a vossa instituição, muito bem organizada e sempre disponível.
Irei, certamente, voltar a recorrer dos vossos serviços.
Obrigada pelas aprendizagens
Marília Dias
Foi uma satisfação muito grande poder ter realizado esta Formação na vossa empresa.
Foi um desafio interessante, agradeço a toda a vossa equipa a disponibilidade que tem tido para comigo. Conhecendo a realidade de algumas empresas, a vossa está muita bem classificada. Para mim nota 20
Bruno Tavares
Gostaria de agradecer toda a atenção e disponibilidade sempre demonstrada.
Foi uma grande aprendizagem para mim
Joana Evangelista
Na minha opinião os formadores ao longo do curso foram sempre muito atenciosos e prestáveis no esclarecimento das dúvidas que foram surgindo
Ana Rodrigues
Foi muito importante fazer parte da formação Cognos, excelente plataforma e feedback o tempo todo, muito interativo e conciliador.
3. DESTINATÁRIOS
- Licenciados da área das Ciências Sociais e Humanas e da área da Gestão.
- Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.
4. OBJETIVOS
• Adquirir competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais;
• Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;
• Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais;
• Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais;
• Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;
• Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança;
• Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade;
• Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da MBA.
Compreenda os princípios de gestão e direção de instituições sociais!
5. PLANO CURRICULAR
Terceiro Setor – um conceito e uma problemática
A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX
A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX
O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações
A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI
Características e Desafios do Terceiro Setor
A Economia social e solidária
O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias
Considerações sobre a Inclusão Social
O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego
A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social
Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações
Características dominantes das iniciativas/programas
O papel do CES
Gestão de Recursos Humanos
Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos
Caracterização dos Recursos Humanos
Implementação de Sistemas de Gestão de SHST
Política de Segurança
Planeamento
Implementação
Revisão do Sistema de Gestão
Manual de segurança
Integração de sistemas ISO 9000/ISO 14001/OHSAS 18001
Auditorias
Definição de auditoria
Definição de auditor
Definição de auditado
Não conformidade
Ação Corretiva
Divisão de auditorias
OHSAS
Implementação e gestão de sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ)
Abordagem por processos e a gestão do valor
PDCA de Deming
Os princípios de gestão pela qualidade na Norma ISO 9000:2000
Suportes Documentais
Controlo de documentos e registos
Comportamentos da gestão
Recursos necessários ao SGQ
Recursos humanos
Infra-estruturas
Ambiente de trabalho
Realização do produto
Planeamento do produto/serviço
Relação com o cliente
Conceção e desenvolvimento
Aprovisionamento
Realizar o produto
Medição, análise e melhoria
Satisfação do cliente
Auditorias internas
Monitorização dos processos e do produto
Controlo do produto não conforme
Análise de dados
Melhoria
Mapas de Processo
Lista de procedimentos
Cronograma para a certificação
Características do Grupo Humano "Organização"
Algumas abordagens sociológicas das Organizações
Modelos tradicionais de Gestão
A Administração Científica
Novos Modelos de Gestão
Modelo Japonês
Modelo Just-in-Time / Toyota
Modelo de Administração Participativa
Modelo de Administração Empreendedora
Modelo de Administração Holística
Modelos Emergentes
Empresa virtual
Modelo Quântico
Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença
Definição de Publicidade
Definição de Marketing
Criar uma imagem corporativa
Equidade da marca
Os benefícios de uma marca
Criação de uma campanha de Publicidade
Retargeting
O que é o Retargeting
Potencial no Retargeting
Criação de um Logo
O que atrai os clientes
O poder do logo marca
Características de uma estratégia de Branding sólida
Responsabilidade
Coerência
Personalidade da logo marca
Marketing: A diferença entre comprar e vender
Marketing estratégico
O marketing de produtos vs a gestão de produtos
Gestão do Produto
Marketing do Produto
Porque é o planeamento de marketing essencial
Dicas para traçar um plano de marketing
Implementar o plano de marketing
Marketing Mix
O que é marketing mix
Os quatro principais domínios do marketing mix
Os quatro C’s no marketing mix
Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro
Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa
Marketing Social
Os 8 Componentes essenciais do social marketing
Web Marketing
Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida
Tendências do Marketing na Internet
Marketing Político
Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet
Digital Marketing
Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens
Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação)
Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital
O que fazer se a sua campanha de marketing falhar
Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa
Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro
Software de email marketing para envio das campanhas de email
Como enviar o email marketing
Como definir o orçamento de Publicidade
Importância da Comunicação nos Negócios
Comunicação em Marketing
Trade Marketing
Métodos de Trade Marketing
O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas
A Constituição como Estatuto Jurídico Fundamental da Comunidade jurídica
Direito à Cidadania
Direitos e Deveres Sociais – princípio da socialidade
Apoio e Garantias sociais
Constituição de Instituições Particulares de Solidariedade
Social e seus pressupostos
O contrato de Trabalho
Formação do Contrato de Trabalho
Execução do Contrato de Trabalho
Retribuição
Cessação do Contrato de Trabalho
Incumprimento do Contrato de Trabalho
6. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:
• Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação;
• Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O Certificado de Formação Profissional de MBA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.
O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:
1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:
f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.
A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.
O curso de MBA não atribui grau académico de mestre nem de doutor.
7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.