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Formação Avançada em
Gestão de Empresas

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Formação Avançada em Gestão de Empresas



Preço
750 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) 
ou
Presencial (190 H)

Certificação
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O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Aprendi novas matérias e revisitei alguns temas já anteriormente aprendidos. É importante para desempenhar as minhas funções com maior qualidade.
    Rafael Jorge
  • Sou Gestora de serviços de saúde, numa clínica, mas não tinha formação na área, e tirei vários pontos relevantes no decorrer do curso para utilizar na empresa.
    Ana Silva
  • Desde já agradeço a todo team da Cognos, e gostaria de dizer que este curso tem sido muito útil pois abriu mais meus horizontes sobre o conceito de gestão de empresas, liderança e assertividade, gestão de tempo/equipas, e tem me ajudado muito (...)
    Helder Imbinga
  • Aprendi novas matérias e revisitei alguns temas já anteriormente aprendidos. É importante para desempenhar as minhas funções com maior qualidade.

    • Rafael Jorge
  • Sou Gestora de serviços de saúde, numa clínica, mas não tinha formação na área, e tirei vários pontos relevantes no decorrer do curso para utilizar na empresa.

    • Ana Silva
  • Desde já agradeço a todo team da Cognos, e gostaria de dizer que este curso tem sido muito útil pois abriu mais meus horizontes sobre o conceito de gestão de empresas, liderança e assertividade, gestão de tempo/equipas, e tem me ajudado muito a consolidar minhas estratégias como líder para obter melhores resultados na liderança da minha equipa de trabalho.

    • Helder Imbinga
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 3 de Dezembro

2. DESTINATÁRIOS
• Titulares de habilitações de 12º ano de escolaridade
ou
• Titulares de um C.E.T. (Curso de Especialização Tecnológica)

3. OBJETIVOS
- Obter uma visão clara da realidade da gestão de empresas
- Conhecer uma empresa, a sua estrutura, os seus processos e funções
- Entender como uma empresa molda os seus limites, as suas fronteiras e, como a empresa deteta oportunidades e formula as suas estratégias
- Conhecer os conceitos que servem de base à interpretação da realidade de uma empresa
- Compreender a formação da empresa moderna como resultado de uma evolução histórica
- Disponibilizar ferramentas que ajudem a tomada de decisão, através de modelos qualitativos e quantitativos de análise
- Gerir equipas
- Definir estratégias de marketing, tendo em conta os modelos existentes e, os modelos de marketing emergentes
- Gerir riscos e reconhecer oportunidades

4. PLANO CURRICULAR

  • O que são conflitos
  • Situações que geram conflitos
  • Quais as estratégias na gestão de conflitos
  • Potenciais efeitos do conflito
  • Definição de conceitos
  • Tipos de Liderança
  • Motivação nas Equipas
  • Elogio e critica: Competências dos líderes
  • Líder ou Liderado
  • Eficácia da liderança

  • Processo Comunicacional
  • Funções da Comunicação
  • Atitudes comunicacionais de Porter
  • Estilos Comunicacionais
  • Condução de Reuniões
  • Inteligência Emocional
  • Inteligência Emocional: um tipo diferente de inteligência
  • Técnica de Identificação Emocional

  • Cultura organizacional
  • Conceito Equipa
  • Trabalho individual vs Trabalho de equipa
  • Importância de gestão eficaz das equipas
  • Dinâmica de Grupo
  • Características dos objetivos
  • Disponibilidade para trabalhar em equipa
  • Objetivos do trabalho em equipa
  • Competências interpessoais na equipa
  • Cuidados a ter na construção de objetivos
  • Enquadramento
  • Gestão do Tempo
  • Organize o seu Tempo

  • Introdução
    • O Direito e a atividade empresarial
    • Os diversos ramos do Direito com implicações nas empresas
    • O Direito do Trabalho para Empresas
  • Direito do trabalho
    • Conceito e fontes
  • O Contrato de Trabalho
    • Noção e elementos essenciais
    • A retribuição
    • Os sujeitos
    • Forma
    • Período experimental
    • Contrato de trabalho a termo
  • O Tempo de Trabalho
    • Tempo de trabalho e período normal de trabalho
    • Períodos de descanso
  • Os Feriados, as Férias e as Faltas
    • Regime dos feriados
    • Regime das férias
    • Noção, tipos e efeitos das faltas
  • Cessação do Contrato de Trabalho
    • Caducidade
    • Revogação
    • Denúncia durante o período experimental
    • Despedimento com justa causa “subjetiva”
    • Despedimento coletivo
    • Despedimento por extinção do posto de trabalho
    • Despedimento por inadaptação do trabalhador
    • Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho

  • Características do Grupo Humano "Organização"
  • Algumas abordagens sociológicas das Organizações
  • Modelos tradicionais de Gestão
    • A Administração Científica
  • Novos Modelos de Gestão
    • Modelo Japonês
      • Modelo Just-in-Time / Toyota
    • Modelo de Administração Participativa
    • Modelo de Administração Empreendedora
    • Modelo de Administração Holística
  • Modelos Emergentes
    • Empresa virtual
    • Modelo Quântico

  • Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença
  • Definição de Publicidade
  • Definição de Marketing
  • Criar uma imagem corporativa
  • Equidade da marca
  • Os benefícios de uma marca
  • Criação de uma campanha de Publicidade
  • Retargeting
  • O que é o Retargeting
  • Potencial no Retargeting
  • Criação de um Logo
  • O que atrai os clientes
  • O poder do logo marca
  • Características de uma estratégia de Branding sólida
  • Responsabilidade
  • Coerência
  • Personalidade da logo marca
  • Marketing: A diferença entre comprar e vender
  • Marketing estratégico
  • O marketing de produtos vs a gestão de produtos
  • Gestão do Produto
  • Marketing do Produto
  • Porque é o planeamento de marketing essencial
  • Dicas para traçar um plano de marketing
  • Implementar o plano de marketing
  • Marketing Mix
  • O que é marketing mix
  • Os quatro principais domínios do marketing mix
  • Os quatro C’s no marketing mix
  • Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro
  • Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa
  • Marketing Social
  • Os 8 Componentes essenciais do social marketing
  • Web Marketing
  • Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem-sucedida
  • Tendências do Marketing na Internet
  • Marketing Político
  • Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet
  • Digital Marketing
  • Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação)
  • Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital
  • O que fazer se a sua campanha de marketing falhar
  • Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa
  • Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro
  • Software de email marketing para envio das campanhas de email
  • Como enviar o email marketing
  • Como definir o orçamento de Publicidade
  • Importância da Comunicação nos Negócios
  • Comunicação em Marketing
  • Trade Marketing
  • Métodos de Trade Marketing

  • SI Empresariais
  • A Arquitetura da Gestão dos SI
  • Conceito de Informação > SI
  • O processo de comunicação
  • Níveis de sinais
  • O conceito de SI
  • Exemplos históricos
  • Importância dos SI
  • Perspetiva tecnológica dos SI
  • Perspetiva do negócio dos SI
  • A abordagem sócio-técnica
  • O novo papel dos SI nas organizações
  • Desenho Organizacional
  • Desafios apresentados pelos SI aos gestores
  • Tipos de Sistemas de Informação
  • Perspectiva funcional dos SI
  • Sistemas de Vendas e Marketing
  • Sistemas de Manufactura e Produção
  • Sistemas de Contabilidade e Finanças
  • Sistemas de Recursos Humanos
  • Tipos de Sistema por área funcional
  • Sistemas de Apoio à Gestão
  • Processos de Negócio
  • CRM-Customer Relationship Management
  • SCM-Supply Chain Management
  • ERP-Enterprise Resources Planning
  • Arquitetura de Informação
  • Teoria das Organizações
  • SI e Estratégias de Negócios
  • Papel dos gestores nas organizações
  • Modelo Comportamental
  • O processo da Tomada de Decisão
  • Implicações para o desenho de SI
  • Modelo da Cadeia de Valor (SCM) de Porter
  • Estratégia
  • Estratégias Organizacionais
  • Estratégia a nível industrial
  • SI Estratégicos
  • Arquitetura da Gestão dos SI e Ambientes Político, Económico e Social
  • A informática nas organizações
  • Ambiente económico versus SI
  • Ambiente social versus SI
  • Ambiente político versus SI
  • Aspetos éticos, sociais e políticos
  • Tendências tecnológicas que levantam questões éticas
  • Ética na Sociedade da Informação
  • Diretiva Europeia sobre proteção de dados
  • Desafios da Internet na privacidade
  • Deveres/Direitos de informação
  • Deveres/Direitos de propriedade
  • Qualidade e erros dos sistemas
  • Ações da gerência
  • Motivações para o planeamento de SI
  • Atividades do planeamento de SI
  • Princípios do BPR (Business Process Reengineering)
  • Fases do BPR (Business Process Reengineering)
  • Workflow management (Gestão do fluxo de trabalho)
  • Planeamento da Arquitetura da Empresa
  • Redesenho da organização
  • Enterprise Analysis
  • Strategic Analysis
  • Conceção do SI - Business Case
  • Conceção do SI - Custos e Benefícios
  • Conceção do SI - Limitações dos modelos financeiros
  • Conceção do SI - Análise de risco
  • Conceção do SI - Estudo de factibilidade
  • Desenho do SI
  • Construção do SI
  • Implementação do SI
  • Manutenção do SI
  • Gestão da Mudança
  • Técnicas Inteligentes baseadas em BD
  • Análise de Dados Multidimensionais
  • Data Mining
  • Data Warehouse
  • Hipermédia DB & Web
  • Técnicas Inteligentes baseadas em IA (Inteligência Artificial)
  • CBR – Case-Based Reasoning
  • Sistemas de Lógica Difusa
  • Redes Neuronais
  • Algoritmos Genéticos
  • Agentes Inteligentes
  • Sistemas Híbridos
  • Computação GRID 

  • Gestão de risco: um passo de cada vez
  • Qual é a relação entre risco e retorno
  • A diversificação e a redução do risco do investidor financeiro
  • A gestão do risco no processo de planeamento estratégico
  • Aprender a Investir
  • Forex crosses: mais risco e mais oportunidades
  • Aprender com os grandes investidores
  • O sucesso das pequenas empresas implica saber gerir o risco
  • O que é o Risco Sistemático
  • Como recuperar uma empresa em dificuldades
  • Como é que se cria rendimento passivo
  • Implemente um plano de redução de custos na sua empresa
  • Os prós e contras do empreendedorismo
  • Quer comprar um negócio? Analise os riscos e oportunidades associados
  • O trabalhador do conhecimento e o aproveitar de oportunidades
  • Explorar oportunidades e inovar
  • Como gerar sistematicamente novas oportunidades de negócio
  • A análise SWOT e o processo de planeamento estratégico
  • Dez tendências importantes para as PME’s: controlar riscos e aproveitar oportunidades
  • O comportamento do consumidor: necessidades, motivações e personalidade
  • Como inovar durante alturas de crise
  • Fazer networking é importante
  • Oportunidades: Liderança no Feminino
  • Porque é que a inovação “de cima para baixo” é difícil? 

  • A rota da Seda
  • Teorias e Modelos do comércio internacional
  • Regulamentação do comércio internacional
  • Lista de organismos governamentais com estudos sobre o comércio Internacional por país
  • GlobalTrade
  • Balança Comercial
  • Porque é a globalização importante para os gestores?
  • Globalização versus Regionalização à escala mundial
  • Formas de regionalização
  • O sucesso das pequenas e médias empresas (PME) num mundo plano
  • Incoterms: principais características
  • O ambiente económico mundial após a OMC (Organização Mundial do Comércio)
  • Prepare-se para trabalhar lá fora
  • Mentalidade de silo, incompatível com empresas internacionais
  • Somos empreendedores
  • Distribuição e logística: importância no comércio internacional
  • Que Países escolher para localizar unidades produtivas
  • O que é a dupla tributação internacional
  • O “International Accounting Standards Board” (IASB) e as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC)
  • Como preparar a internacionalização de uma empresa
  • Formas de entrada em mercados estrangeiros

  • O que é a gestão de projetos
  • Gestão de Projetos e Planeamento Estratégico
  • Ciclo de Vida de um Projeto
  • O que é a gestão de projeto por processos
  • Business Process Reengineering (BPR) como instrumento na gestão de projetos
  • Ferramentas para a criação de um projeto
  • Rede PERT
  • Mapa de Gantt

5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.