INÍCIO | APRESENTAÇÃO 
|
| FORMAÇÃO
|
|
|
| EMPREGO
|

Apresentação da Empresa

 
.

Um objetivo: a sua Valorização

1. SOBRE A COGNOS

Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal, é uma marca nacional, registada sob o nº 463811 do Instituto Nacional de Propriedade Industrial do Ministério da Justiça e com o NIPC 508884470.

Trabalhamos com um objetivo concreto: disponibilizar valor acrescentado no que concerne a formação altamente qualificada, atendendo às necessidades de um mercado de trabalho extremamente exigente e volátil. Trabalhamos, em suma, para a sua valorização pessoal e profissional. A linha de ação da Cognos centra-se numa estratégia de Gestão Orientada do Conhecimento.

A Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal é uma entidade de formação certificada pela DGERT (Direção - Geral do Emprego e das Relações de Trabalho).


A Certificação DGERT representa vantagens relevantes para os formandos:

  • Reconhecimento de qualidade no mercado - Ser uma entidade formadora certificada significa que os seus procedimentos e práticas estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação;
  • Isenção de IVA nos serviços de formação - Os cursos Cognos estão isentos de imposto sobre o valor acrescentado (IVA);
  • Dedução de despesas com formação profissional no IRS - Os clientes da Cognos podem deduzir no imposto sobre o rendimento singular (IRS) despesas relacionadas com formação profissional adquirida nas mesmas.

 

Organograma da Instituição

A Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal é constituída organizacionalmente por seis departamentos estruturais, acima identificados, tendo no seu quadro interno colaboradores qualificados afetos à atividade formativa da instituição, além dos colaboradores externos (equipa de formadores certificados, dotados de currículo profissional e académico, bem como consultores especializados em diversas áreas do conhecimento, nas quais desenvolve atividade formativa).

No Departamento Científico-Pedagógico, o Gestor de Formação da Cognos é o responsável pela gestão da entidade formadora, nas áreas pedagógica, administrativa e financeira. Representa formalmente a entidade, nomeadamente junto das entidades reguladoras do sistema de formação profissional.

Os Coordenadores Pedagógicos da Cognos são os elementos responsáveis pela coordenação técnica e pedagógica das formações, exercendo também funções de apoio ao secretariado e receção dos formandos e colaboradores externos.

No Departamento de Marketing e Comunicação são exercidas funções de marketing estratégico da marca Cognos, campanhas de publicidade da atividade formativa, manutenção das redes sociais e profissionais, em colaboração direta com o Departamento Científico-Pedagógico.

No Departamento de Recursos Humanos são exercidas funções de recrutamento e seleção de equipas formativas para a bolsa de formadores, estabelecimento de protocolos de estágio com entidades acolhedoras de estagiários, gestão das ofertas de emprego para os nossos formandos, apoio na manutenção de redes sociais, elaboração dos processos de certificações de atividades formativas. Este Departamento trabalha em colaboração direta com o Departamento Científico-Pedagógico, exercendo também funções de apoio ao secretariado e receção dos formandos.

No Departamento Jurídico são exercidas atividades no âmbito da consultoria e do apoio jurídico, competindo-lhe a prestação de assessoria de carácter técnico e ou jurídico, apoiar na celebração de protocolos, assegurar, em articulação com os diversos departamentos da Cognos, o tratamento informacional e a monitorização de reclamações, queixas e sugestões dos clientes. Desempenha outras funções de natureza jurídica, no âmbito da mera consultoria jurídica de interesse geral da entidade formativa ou específico de qualquer serviço ou departamento.

No Departamento Contabilístico realiza-se a execução e gestão de todas as atividades das áreas contabilística e fiscal da entidade formativa.

2. LOCALIZAÇÃO


Com a sede no Edifício Gran Via, em Vila Nova de Gaia, a Cognos baseia-se no carácter inovador e na qualidade dos seus serviços e ações de formação, contando para isso com uma equipa de colaboradores certificados com experiência profissional e investigacional relevante nas áreas por si ministradas que se refletem nos serviços fornecidos pela empresa.

A Cognos pretende proporcionar um espaço de transmissão de conhecimentos teórico-práticos, dotados de qualidade e apoio ao longo do processo formativo pelos seus formadores e coordenação pedagógica.

Mais informação sobre a localização, aqui

3. ÁREAS DE FORMAÇÃO

A Cognos realiza Cursos e Pós-Graduações nas seguintes áreas:
- Educação
- Gerontologia
- Criminologia
- Ambiente
- Ciências Sociais e Humanas
- Administração, Organização e Gestão
- Saúde
- Línguas


Os Cursos e Pós-Graduações Cognos estão disponíveis na modalidade presencial e em E-learning.
Mais informação sobre os cursos disponíveis, aqui.

A formação pós-graduada distingue-se da formação contínua pela sua maior duração, grau de abrangência, especificidade e pré-requisito da existência no mínimo de um título prévio de licenciatura ou bacharelato. Estes cursos não atribuem o grau académico de mestre nem de doutor.

O Certificado de Formação Profissional de Pós-Graduação é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, retificado pela Declaração de Retificação n.º 81/2009, de 27 de outubro, e Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, com republicação, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

 

4. CERTIFICAÇÕES DA COGNOS

A Cognos Formação e Desenvolvimento Pessoal pretende ser uma entidade formativa de referência no ensino de formação profissional contínua, avançada e pós-graduada. Deste modo, tem vindo a realizar um significativo investimento na obtenção de certificações que lhe permitam contribuir de forma significativa para a consistência, rigor e qualidade dos serviços prestados, de modo a melhorar a confiança e satisfação dos seus clientes.

Atualmente a Cognos é Certificada pelas seguintes Entidades:

  • DGERT - Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho
  • APC - Associação Portuguesa de Criminologia
  • OF - Ordem dos Farmacêuticos
  • FNACC - Federação Nacional das Associações dos Comerciantes das Carnes
  • ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho

DGERT
A Cognos é uma Entidade Formadora Certificada pela DGERT.
Ser uma entidade formadora certificada significa que os seus procedimentos e práticas estão de acordo com um referencial de qualidade específico para a formação.
Os certificados da formação promovida pela Cognos, são emitidos através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

APC
Os Cursos de Formação Profissional da Cognos na área de Criminologia são Certificados pela Associação Portuguesa de Criminologia.

ORDEM DOS FARMACÊUTICOS
Os cursos promovidos pela Cognos certificados pela OF, permitem obter créditos (CDP) para revalidação da carteira profissional de farmacêutico.

FNACC
Os cursos promovidos pela Cognos autorizados pela FNACC, permitem a formação inicial e de reciclagem de manipuladores de carnes e seus derivados, permitindo a obtenção do cartão de Manipuladores de Carnes e seus Produtos, bem como a sua renovação.

ACT
A Cognos é uma entidade formativa certificada pela ACT, para ministrar o curso de formação inicial de Técnico Superior de Segurança no Trabalho.
A conclusão deste curso com aproveitamento, confere um certificado de formação, que permite aceder ao título profissional de Técnico Superior de Segurança no Trabalho, nos termos do artigo 2.º da Lei 42/2012, de 28 de Agosto.
Esta certificação permite também ministrar os diversos cursos de Actualização Técnica e Científica na área da Segurança no Trabalho, existentes no plano formativo da Cognos.

 

5. EMPREGABILIDADE

Com particular enfoque sobre a taxa de desemprego, a Cognos utiliza 7 instrumentos fundamentais para o fomento da empregabilidade dos nossos Formandos:

1. Questionários de processamento estatístico
2. Formação de Qualidade, atual e imprescindível
3. Protocolos / Parcerias com empresas
4. Política de Estágios
5. Bolsa de Emprego
6. Cursos marcadamente vocacionados para a criação de próprio emprego
7. Desconto para Sindicatos, Estudantes e Desempregados

 

6. POLÍTICA DE ESTÁGIOS

São actualmente 11 os cursos na Cognos que dão acesso a realização de estágio:

  • Pós-Graduação em Gerontologia Aplicada – Vertente Clínica
  • Pós-Graduação em Gerontologia Aplicada – Vertente Social
  • Pós-Graduação em Psicogerontologia
  • Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos
  • Pós-Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos
  • Técnico de Ação Educativa
  • Auxiliar de Ação Educativa
  • Técnico de Geriatria
  • Auxiliar de Geriatria
  • Auxiliar de Apoio ao Domicílio
  • Auxiliar de Ação Médica

O estágio é realizado sem qualquer custo adicional para os formandos.
Para a Cognos, o estágio representa um elemento fundamental para o sucesso dos nossos formandos, permitindo não só pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso, mas também porque é uma ferramenta essencial na entrada do mercado de trabalho.


7. BOLSA DE EMPREGO

  • Politica de contratação de formandos Cognos
    A Cognos recruta frequentemente formandos que se destacam pelas capacidades demonstradas ao longo dos cursos, convidando-os para colaboração com a Cognos.
  • Ofertas de Emprego directas
    A Cognos dispõe de uma bolsa de emprego interna online, onde publicita várias ofertas de emprego para colaboração direta com a Cognos.

As ofertas de emprego atuais podem ser consultadas aqui

  • Ofertas de Emprego indiretas (Anúncios e ofertas externas de emprego)
    A Cognos dispõe de uma bolsa de emprego externa online, onde publicita várias ofertas de emprego de empresas externas.

Adicionalmente sempre que somos contactados por empresas que necessitam de contratar profissionais de determinada área, reencaminhamos para os nossos formandos, com uma cuidada análise da área de atividade, os pedidos das empresas com ofertas de emprego.

 

8. PROTOCOLOS

Descontos para sindicatos, associações, forças de segurança, estudantes e desempregados

A Cognos disponibiliza atualmente desconto de 10 a 15% nas seguintes situações:

- Associações e Forças de Segurança
A Cognos estabeleceu parcerias com:

 


  • ASPL
    (Associação Sindical dos Professores Licenciados), atribuindo um desconto de 15% aos Professores membros desta associação.
    Consciente de que esta é uma das classes mais afetadas com a crise económica Nacional, a Cognos pretende com esta ação incentivar o acesso à formação contínua e pós-graduada na classe dos professores, permitindo a requalificação dos profissionais e a reintegração no mercado de trabalho.



  • APC
    (Associação Portuguesa de Criminologia), atribuindo um desconto de 15% aos seus associados.



  • ANIDEP
    (Associação Nacional dos Investigadores e Detetives Privados Profissionais), atribuindo um desconto de 15% aos seus associados.



  • FAP
    (Força Aérea Portuguesa), atribuindo um desconto de 15% aos membros da FAP.

 

- Estudantes
A Cognos atribui um desconto de 10% sobre o valor total dos cursos, para formandos que sejam ainda estudantes.

- Desempregados
A Cognos atribui um desconto de 10% sobre o valor total dos cursos, para formandos que se encontrem comprovadamente em situação de desemprego.

Esta medida pretende dinamizar a procura de emprego, apontando para o enriquecimento curricular e académico como mais-valia na procura de emprego.

 

_________________________________________________________________________