
Curso de Formação Procurement
Possibilidade de pagamento faseado.
- 2 meses (50h)

-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 12 de fevereiro de 2025
Foco em Resultados e Eficiência - Melhore os resultados da sua empresa com o curso de Procurement
Procurement: A Engrenagem que move os negócios.
Descubra como transformar os seus processos de compras numa vantagem competitiva. O curso de Procurement da Cognos dar-lhe-á competências para negociar contratos mais vantajosos, otimizar a cadeia de fornecimento e reduzir custos significativamente. Aprenda a identificar oportunidades de economia, a gerir riscos e a construir relações sólidas com fornecedores.
O procurement envolve:
- Identificação das necessidades: Que produtos ou serviços a empresa precisa?
- Pesquisa de fornecedores: Quem pode fornecer o que a empresa precisa?
- Negociação: Quais são as melhores condições de compra?
- Contratação: Formalização da compra com o fornecedor escolhido.
- Gestão do relacionamento com o fornecedor: Acompanhamento do pedido, resolução de problemas, etc.
Informações Adicionais
Destinatários
Gestores, Responsáveis de produção, distribuição, operações, supply chain, compras, stocks, planeamento e logística. Outros destinatários que pretendam especializar-se neste tema, ou, iniciar uma carreira profissional relacionada.
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
- Introduzir o conceito de Procurement;
- Estabelecer as diferenças entre Sourcing e Procurement;
- Descrever a importância do Procurement para a competitividade das Empresas;
- Caraterizar as diferentes atividades inerentes à Função Compras;
- Explicar a importância das relações com os fornecedores;
- Confirmar a relevância dos Sistemas de Informação em todo o processo de Procurement;
- Descrever o processo de negociação e sistematizar diferentes técnicas deste processo;
- Distinguir diferentes conceitos de Eletronic Procurement;
- Utilizar diferentes tipos de E-Procurement;
- Diferenciar E-Procurement e E-Commerce.
Certificado
Equipa Formativa
Digitalize as suas compras e acelere o crescimento do seu negócio
Usufrua da transformação digital do Procurement! Aprenda a utilizar ferramentas e tecnologias para automatizar processos, otimizar a tomada de decisões e aumentar a eficiência das suas compras. Descubra como a digitalização pode potenciar a inovação e a sustentabilidade na sua empresa.
Plano Curricular
- A Cadeia de Valor e o Procurement;
- O Procurement e o seu impacto nas organizações;
- Procurement: Sourcing versus Purchasing;
- Procurement Sustentável.
- Função Compras;
- Evolução da Função Compras;
- Gestão Estratégica de Compras;
- Indicadores de Desempenho;
- Sistemas de Informação.
- A negociação e a sua natureza;
- Etapas da negociação;
- Estratégias e táticas da negociação.
- E-Procurement: Introdução;
- Diferentes tipos de E-Procurement;
- Benefícios e barreiras do E-Procurement;
- Desafios na implementação do E-Procurement.
Qual é a importância do Procurement numa empresa?
1. Redução de custos: Ao negociar melhores preços e condições de pagamento, o procurement contribui para a redução dos custos da empresa.
2. Melhoria na qualidade: Ao escolher fornecedores confiáveis e com produtos de qualidade, o procurement garante que a empresa recebe os produtos e serviços que precisa para atender às suas necessidades.
3. Otimização do supply chain: O procurement contribui para a otimização da cadeia de suprimentos, garantindo que os produtos chegam ao destino certo no momento certo.
4. Gestão de riscos: Ao diversificar a base de fornecedores e monitorar o desempenho dos mesmos, o procurement ajuda a mitigar riscos como a falta de produtos ou a interrupção da cadeia de suprimentos.
Seja um Profissional de Procurement
Invista no seu desenvolvimento profissional e torne-se um especialista em procurement. Este curso completo aborda as últimas tendências do mercado, as melhores práticas e as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais da área. Prepare-se para liderar a transformação das compras na sua organização.
O profissional de procurement tem um papel fundamental na empresa.
É responsável por:
- Analisar as necessidades da empresa: Identificar que produtos e serviços são necessários e em que quantidade.
- Pesquisar e selecionar fornecedores: Realizar pesquisas de mercado, obter orçamentos e negociar as melhores condições de compra.
- Gerir contratos: Elaborar e negociar contratos com os fornecedores, garantindo que os termos e condições são cumpridos.
- Gerir o relacionamento com os fornecedores: Manter um bom relacionamento com os fornecedores, resolvendo problemas e procurando novas oportunidades de negócios.
- Analisar o desempenho dos fornecedores: Acompanhar o desempenho dos fornecedores e identificar oportunidades de melhoria.