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MBA em
e-Commerce

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MBA em e-Commerce

 Alcance os seus clientes a uma escala global!

Preço
1200 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (12 meses) ou Presencial (765 h)

Certificação
MBA em e-Commerce (+info)



Pretende implementar um negócio online de sucesso? Aprenda com o curso de e-commerce metodologias out-of-the-box

World
"A transformação digital em Portugal é um processo em curso imparável, que abrange tudo e todos, indivíduos, empresas e Estado, desde a Moda ao sector Automóvel. Mas ainda há desafios a superar e responsabilidades para assumir, se o país quiser aproveitar todas as oportunidades.
Atualmente 73% da população portuguesa usa a internet, número que irá crescer para os 91% em 2025. Comprar online ainda é uma escolha para apenas 36% dos consumidores, mas prevê-se que o valor aumente para os 59% em oito anos.”

Estudo Economia Digital em Portugal-2017 (ACEPI/IDC)

Com a rápida evolução dos negócios online, é fundamental para as empresas e profissionais estarem preparados para a entrada no mundo do comércio eletrónico, seja através da simples criação de uma loja online, ou de estratégias de internacionalização das vendas. A Cognos disponibiliza-lhe a formação em e-Commerce de que necessita para o sucesso do seu negócio!

O MBA em e-Commerce representa mais do que uma oportunidade para mudar ou melhorar a sua carreira profissional e/ou a sua empresa. O MBA fornece-lhe capacidades especializadas e ferramentas de Marketing Digital para a eficaz transição do comércio tradicional para o comércio eletrónico.

No gráfico seguinte, poder-se-á ver a evolução desde 2015, bem como a evolução prevista das compras feitas online até ao ano de 2025.

tablet_ecommerce

Porquê implementar uma estratégia de e-commerce?
- Sem limites geográficos
- Superior carteira de Clientes
- Prático e cómodo
- Sem perdas de tempo
- Sem custos de deslocação
- Sem espaço físico
- Custos de implementação e manutenção baixos
- Comparação rápida de produtos / serviços
- Disponibilização completa de informação sobre os produtos / serviços
- Aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana
- Permite a criação de mercados novos para produtos-nicho

Saiba tudo sobre Comércio eletrónico, passo-a-passo:
- Marketing
- Análise de dados
- Trends
- Vendas online
- Apoio ao cliente
- Logística
- Plataformas de Venda
- SEO
- Data mining
- Exploração de mercado

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Formadora muito acessível, dentro dos temas, atenciosa e preocupada. Fiz várias sessões de skype com a formadora e, só posso agradecer por todo o apoio e compreensão. Sempre disponível para esclarecer dúvidas, via skype e email.
    Daniela Boino
  • Uma formadora impecável e que tenta criar proximidade. Adorei.
    Ana Freitas
  • Formadora muito acessível, dentro dos temas, atenciosa e preocupada. Fiz várias sessões de skype com a formadora e, só posso agradecer por todo o apoio e compreensão. Sempre disponível para esclarecer dúvidas, via skype e email.

    • Daniela Boino
  • Uma formadora impecável e que tenta criar proximidade. Adorei.

    • Ana Freitas
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de Dezembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
- Profissionais das áreas de Gestão de Empresas, Informática, Comércio, Marketing e Marketing Digital, Comunicação e Publicidade.
- Outros profissionais e empreendedores interessados, com habilitações mínimas de Bacharelato ou Licenciatura que pretendam vir a investir profissionalmente na área de e-Commerce.

compras online

4. OBJETIVOS
• Aquisição de conhecimentos e competências que possibilitem elaborar, implementar e gerir um plano de negócio e-Commerce sustentado;
• Dotar os participantes de conhecimentos de gestão do negócio online, a nível operacional e estratégico;
• Implementar técnicas e procedimentos de otimização em sites (SEO); 
• Reconhecer a importância da implementação de um plano de marketing digital com sucesso, que permita a conceção e implementação de estratégias e soluções inovadoras;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do MBA.

comércio online

5. PLANO CURRICULAR

  • Fundamentos de e-Commerce
  • E-commerce VS Comércio tradicional
  • Importância do e-commerce nos dias de hoje
  • Como desenhar um plano de e-Commerce
  • O novo consumidor digital
  • E-Marketing

  • O que é um plano de negócio em e-commerce?
  • Objetivo do plano de negócios
  • O desenho dos processos de e-commerce
  • O plano de negócios passo a passo

  • Conceito de transformação digital
  • A transformação digital e os seus impactos na sociedade
  • A transformação digital e a geração Z
  • A transformação digital e o progresso tecnológico
  • Habilidades internas VERSUS especialistas externos
  • Tendências da transformação digital
  • A transformação digital no marketing
  • Como implementar a transformação digital: o processo passo a passo

  • Marketing digital por dados é tendência?
  • Visual Analytics e Business Intelligence – as pessoas no centro das decisões
  • Google Analytics

  • Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para sua operação?
  • Antes de escolher a plataforma de e-commerce, confira estes 12 requisitos
  • Qual plataforma de e-commerce devo utilizar?
  • Alguns critérios para prestar atenção quando escolher a sua Plataforma de e-Commerce

  • Características do Grupo Humano “Organização”
  • Algumas abordagens sociológicas das Organizações
  • Modelos tradicionais de Gestão
  • Novos Modelos de Gestão
  • Modelo Japonês
  • Modelo Just-in-Time / Toyota
  • Modelo de Administração Participativa
  • Modelo de Administração Empreendedora
  • Modelo de Administração Holística
  • Modelos Emergentes
  • Empresa virtual
  • Modelo Quântico

  • Comércio Internacional - introdução
  • A rota da Seda
  • Teorias e Modelos do comércio internacional
  • Regulamentação do comércio internacional
  • Lista de organismos governamentais com estudos sobre o comércio Internacional por país
  • GlobalTrade
  • Balança Comercial
  • Porque é a globalização importante para os gestores?
  • Globalização versus Regionalização à escala mundial
  • Formas de regionalização
  • O sucesso das pequenas e médias empresas (PME) num mundo plano
  • Incoterms: principais características
  • O ambiente económico mundial após a OMC (Organização Mundial do Comércio)
  • Prepare-se para trabalhar lá fora
  • Mentalidade de silo, incompatível com empresas internacionais
  • Somos empreendedores?
  • Distribuição e logística: importância no comércio internacional
  • Que Países escolher para localizar unidades produtivas?
  • O que é a dupla tributação internacional?
  • O “International Accounting Standards Board” (IASB) e as Normas Internacionais de Contabilidade (NIC)
  • Como preparar a internacionalização de uma empresa
  • Formas de entrada em mercados estrangeiros

  • O Ciclo do Dinheiro nas Empresas
  • Os riscos no ciclo do dinheiro nas empresas
  • Funções do Departamento Financeiro
    • Gestão de Tesouraria
    • Gestão de Riscos Financeiros
    • Relações com Investidores
  • Relação entre Risco e Retorno
  • Demonstrações financeiras
    • Balanço
    • Demonstração de resultados
    • Demonstração de fluxos de caixa
  • O que é a alavancagem?
  • O que são ativos?
  • Instrumentos Financeiros
  • Fontes de Informação Financeira
    • O balanço
    • A demonstração de resultados
    • A demonstração de fluxos de caixa
    • KPI – Key Performance Indicators
    • Balanced Scorecard
  • Rácios de Rentabilidade
    • Rentabilidade do Ativo (ROA)
    • Rentabilidade dos Capitais Próprios (ROE)
  • Rácios de Liquidez
    • O ciclo operacional de tesouraria
    • Os juros, os impostos e os dividendos
    • As atividades de financiamento
    • As atividades de investimento
    • Rácio de liquidez geral
    • Rácio de liquidez reduzida
    • Rácio de liquidez imediata
  • Rácios de Funcionamento
    • Prazo médio de recebimentos
    • Prazo médio de pagamentos
    • Tempo médio de duração das existências
  • Rácios Financeiros
  • O impacto da alavancagem financeira na rentabilidade dos capitais próprios
    • O rácio "debt to equity"
    • Rácio de autonomia financeira
  • Rácios de Avaliação de Empresas
    • Valor nominal das ações
    • Valor contabilístico
    • Valor de mercado
    • Price-to-book value
    • Earnings per share (EPS)
    • Price-to-earnings ratio (PER)
    • Price-to-cash flow (PCF)
    • Dividend yield
    • Cálculo e Análise do Cash-Flow
  • Avaliação de Empresas
  • Fundo de Maneio
  • Uma análise mais pormenorizada da Margem Bruta
  • O que é o EVA (Economic Value Added)?

  • Gestão de risco: um passo de cada vez
  • Qual é a relação entre risco e retorno?
  • A diversificação e a redução do risco do investidor financeiro
  • A gestão do risco no processo de planeamento estratégico
  • Aprender a Investir
  • Forex crosses: mais risco e mais oportunidades
  • Aprender com os grandes investidores
  • O sucesso das pequenas empresas implica saber gerir o risco
  • O que é o Risco Sistemático?
  • Como recuperar uma empresa em dificuldades
  • Como é que se cria rendimento passivo?
  • Implemente um plano de redução de custos na sua empresa
  • Os prós e contras do empreendedorismo
  • Quer comprar um negócio? Analise os riscos e oportunidades associados
  • O trabalhador do conhecimento e o aproveitar de oportunidades
  • Explorar oportunidades e inovar
  • Como gerar sistematicamente novas oportunidades de negócio
  • A análise SWOT e o processo de planeamento estratégico
  • Dez tendências importantes para as PME’s
  • Controlar riscos e aproveitar oportunidades
  • O comportamento do consumidor: necessidades, motivações e personalidade
  • Como inovar durante alturas de crise
  • Fazer networking é importante
  • Oportunidades: Liderança no Feminino
  • Porque é que a inovação “de cima para baixo” é difícil?
  • Existem de facto fatores de risco?

  • História
  • A Logística organizacional integrada
  • Formação profissional na área da logística
  • Drop shipping
  • Anticipatory Shipping: O caso AMAZON
  • Logística: um dos fatores-chave para o sucesso de um e-commerce

  • Business Intelligence e pipeline
  • Business Intelligence no forecast
  • Business Intelligence e dashboards customizados
  • Business Intelligence e a análise de dados
  • A importância de tratar os dados para transformá-los em insights de negócios

  • Evolução da WEB (1.0 | 2.0 | 3.0)
  • Web 2.0
  • A WEB 2.0 no ambiente empresarial
  • WEB 3.0 - Web Semântica ou Web de Dados
  • Do Utilizador 1.0 ao Utilizador 2.0
  • Os novos papeis do consumidor: Prosumer e Crossumer
  • Social Media
  • Particularidades do Social Media
  • O Grande Potencial Dos Social Media
  • Social Media e Networking
  • Social Media e a Empresa
  • Áreas Chave dos Social Media
  • Orientações para realizar uma Estratégia de Marketing Online
  • Tendências dos Meios Sociais
  • Redes Sociais
  • A Importância das Redes Sociais
  • Deve uma empresa estar nas redes sociais?
  • Microblogs (Twitter)
  • Facebook
  • Linkedin
  • Instagram
  • Youtube
  • Slideshare
  • GOOGLE+
  • Pinterest
  • Plataformas de Geolocalização
  • Plataformas de Conversação em Tempo Real
  • Outras redes Sociais
  • Marcadores Sociais
  • Difusores de Notícias
  • Plataformas Para Criar Redes Sociais
  • Analítica para Social Media
  • Indicadores do Social Media e o Retorno do Investimento
  • O ROI do Social Media
  • Mobile Marketing

  • SEO e SEM – Publicidade Digital 
    • A Publicidade na Internet
  • Search Engine Marketing
    • Marketing em Motores de Busca
    • Definição de SEO ou posicionamento natural
    • Princípios do SEO (Search Engine Optimization)
    • Definir a Estratégia de Posicionamento
  • SEO para Dispositivos Móveis
    • Social + Local + Mobile (SoLoMo)
    • Tirar partido de uma Conta Adwords
    • Análise de Resultados – CPC’s, CTR’s e Custo Por Conversão
    • Funcionalidades do Google Analytics
  • SMO
    • SMO versus SEO
    • Regras do SMO
    • Ferramentas de gestão do SMO

  • Marketing de Conteúdo
  • Webwriting
  • Especificidades da escrita para a web – Marketing de Conteúdos
  • Vantagens e Possibilidades do Marketing de Conteúdos
  • Como Elaborar um Plano de Marketing de Conteúdos
  • Modelos de Negócio e Marketing de Conteúdos
  • Hipertexto
  • Link Building
  • Como conseguir links?
  • A identidade da marca nos suportes digitais
  • Identidade da Marca
  • Estratégia de meios digitais
  • Fases do Plano de Comunicação
  • Pressupostos para o Plano de Comunicação
  • Planeamento de Conteúdos
  • Elaboração de Um Plano de Comunicação em Social Media
  • Estratégias de Marketing
  • ORM (Online Reputation Management) – Gestão da reputação online
  • Cinco princípios básicos a considerar na gestão da reputação online
  • Tipologia de públicos e utilizadores
  • Porta Voz na Internet
  • Marketing Relacional no ambiente Digital
  • Boas práticas
  • Más práticas
  • Escrever para vários formatos online
  • Como é o Leitor Digital?
  • Como escrever textos que vendem?
  • Princípios para a redação de títulos
  • Banner
  • Palavras com Interesse e Palavras sem Interesse
  • Landing Page
  • Os Blogs e a imagem de marca
  • Porquê um Blog?
  • Redes Sociais
  • Estrutura do site e as palavras chave
  • Storytelling
  • A arte de contar histórias e o Marketing
  • O marketing Storytelling como estratégia de comunicação
  • Características do Marketing Storytelling
  • Estratégias no Marketing Storytelling
  • Características de uma boa história de Marketing Storytelling
  • Fundamentos de uma boa campanha de marketing

  • Planeamento de Marketing
    • Conceitos de Marketing
    • Evolução Cronológica do Marketing - 5 Fases
  • Planeamento – O Papel do Marketing
  • Diagnóstico de Marketing
    • Análise da Situação Interna
    • Análise da Situação Externa
    • Análise SWOT
  • Definição de Objetivos
    • Importância da Definição de Objetivos
    • Objetivos e Metas
    • Critérios de Definição de Objetivos
    • Objetivos de Marketing
  • Fatores Críticos de Sucesso 
  • Estratégias de Marketing 
    • Estratégia de Marketing Orientada para o Cliente
    • Segmentação de Mercado
    • Mercado-Alvo
    • Diferenciação de Mercado e Posicionamento
  • Plano de Ação – Mix de Marketing 
  • Controlo do Plano 

  • Marketing Internacional 
  • Comércio Internacional 
  • Seleção de Mercados
  • Segmentação de Mercados 
  • Estratégias de Marketing Internacional 
  • Formas de Acesso aos Mercados Internacionais 
  • O Preço no Mix Internacional 
  • Plano de Marketing Internacional 
  • Marketing Internacional e a Internet 

  • Comportamento do Consumidor 
    • Comportamento de Decisão de Compra
    • Etapas do Processo de Compra
    • Redesign
    • Necessidades e Desejos
    • Teoria das Necessidades de Maslow
    • Fatores que influenciam o comportamento de compra
    • Intervenientes no Processo de Compra
    • Modelo AIDA
  • O Novo Consumidor 
    • O Marketing e o Processo de Decisão de Compra
    • Estímulos de Marketing e a Decisão de Compra
  • O Comércio Eletrónico 
    • Comportamento do consumidor online
    • Fatores diferenciadores entre consumidores
    • Modelo de Aceitação de Compras Online (OSAM)
    • Principais fatores influenciadores das compras online

  • Comunicação
  • Publicidade
    • Tipos de Publicidade
    • Publicidade adaptada à natureza da Empresa
    • Decisões de base para uma campanha publicitária
    • Orçamento de Publicidade
  • Relações Públicas
  • Marketing Direto
  • Marketing Indireto

 

6. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Ao concluir o MBA com aproveitamento, poderá desempenhar funções como:
- Responsável pelo Canal Digital
- Executivo de Contas Online
- Técnico de Marketing Online
- Diretor de e-Commerce
- Consultor SEO (Search Engine Optimization)
- Gestor de Vendas Online
- Consultor em e-Commerce
- Profissionais Liberais que pretendam implementar uma estratégia de e-Commerce

7. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.