Preço
230 €. Possibilidade de pagamento faseado
Formatos disponíveis
E-Learning (2 meses)
ou
Presencial (60 h)
Certificação
+info
Os esforços dos pais com o objetivo de prevenir problemas na esfera alimentar dos filhos, especificamente o controlo alimentar que inclui atitudes restritivas e pressão para comer, tem muitas vezes o efeito oposto ao esperado. Ao imporem as suas próprias necessidades ou procurando moldar as necessidades dos filhos prejudicam o desenvolvimento da capacidade destes em regular a ingestão energética.
Compreender os determinantes do comportamento alimentar constitui um passo importante para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, de aconselhamento e de intervenção
no excesso de peso e na obesidade.
Viana V., Candeias L., Rego C., Silva D. (2009)
As Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) nos adolescentes e os comportamentos inapropriados de
controlo de peso alcançaram proporções preocupantes
nos países ocidentais. Estes comportamentos variam desde
dietas excessivas a distúrbios alimentares completos.
Correspondem à terceira doença crónica mais prevalente
nos adolescentes, a seguir à obesidade e à asma.
Chamay-Weber C., Narring F., Michaud P. (2005)
Estima-se no sexo feminino, uma prevalência ao longo da vida de 0,5 a 3,7% para a Anorexia Nervosa e de 1,1 a 4,2% para a Bulimia Nervosa. A proporção da prevalência entre os sexos masculino e feminino varia de um para seis a um para dez.
O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...
O curso pareceu-me bem estruturado e completo em termos informativos. Durante o curso, a Formadora demonstrou permanentemente atenção e disponibilidade para qualquer questão.
Fico satisfeito por haver estruturas como a Vossa que nos permitem aumentar o nosso desempenho a nível profissional
1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a
5 de dezembro
2. DESTINATÁRIOS
Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, psiquiatras, terapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente com perturbações alimentares e seus familiares.
3. OBJETIVOS
• Identificar e especificar os fatores desenvolvimentais associados às perturbações alimentares, nomeadamente a influência parental;
• Especificar e compreender o perfil psicológico associado ao espectro das perturbações alimentares;
• Identificar e compreender os fatores psicológicos e alterações psiquiátricas que predispõem e propiciam as Perturbações Alimentares;
• Identificar e especificar os principais quadros teóricos de intervenção nas perturbações específicas do comportamento alimentar;
• Especificar e compreender as especificidades do tratamento em cada um dos diagnósticos específicos de perturbação alimentar;
• Reconhecer e enquadrar as estratégias de intervenção na perturbação alimentar mais eficazes;
• Estruturar e avaliar um plano de tratamento num quadro de perturbação do comportamento alimentar.
4. PLANO CURRICULAR
5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.