background
INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | NOTÍCIAS | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert logo cognos formação

Curso Perturbações do
Comportamento Alimentar:
Compreensão e Intervenção
Psiquiátrica e Psicológica

Contacto Cognoscontactos cognos

Curso de Formação
Perturbações do Comportamento Alimentar:
Compreensão e Intervenção Psiquiátrica e Psicológica



Preço
230 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (2 meses) 
ou
Presencial (60 h)

Certificação
+info


Os esforços dos pais com o objetivo de prevenir problemas na esfera alimentar dos filhos, especificamente o controlo alimentar que inclui atitudes restritivas e pressão para comer, tem muitas vezes o efeito oposto ao esperado. Ao imporem as suas próprias necessidades ou procurando moldar as necessidades dos filhos prejudicam o desenvolvimento da capacidade destes em regular a ingestão energética.
Compreender os determinantes do comportamento alimentar constitui um passo importante para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, de aconselhamento e de intervenção no excesso de peso e na obesidade.
Viana V., Candeias L., Rego C., Silva D. (2009)

As Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) nos adolescentes e os comportamentos inapropriados de controlo de peso alcançaram proporções preocupantes nos países ocidentais. Estes comportamentos variam desde dietas excessivas a distúrbios alimentares completos.
Correspondem à terceira doença crónica mais prevalente nos adolescentes, a seguir à obesidade e à asma.

Chamay-Weber C., Narring F., Michaud P. (2005)

Estima-se no sexo feminino, uma prevalência ao longo da vida de 0,5 a 3,7% para a Anorexia Nervosa e de 1,1 a 4,2% para a Bulimia Nervosa. A proporção da prevalência entre os sexos masculino e feminino varia de um para seis a um para dez.

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • O curso pareceu-me bem estruturado e completo em termos informativos. Durante o curso, a Formadora demonstrou permanentemente atenção e disponibilidade para qualquer questão.
    João Romeiro
  • Fico satisfeito por haver estruturas como a Vossa que nos permitem aumentar o nosso desempenho a nível profissional
    Fernando Henriques
  • O curso pareceu-me bem estruturado e completo em termos informativos. Durante o curso, a Formadora demonstrou permanentemente atenção e disponibilidade para qualquer questão.

    • João Romeiro
  • Fico satisfeito por haver estruturas como a Vossa que nos permitem aumentar o nosso desempenho a nível profissional

    • Fernando Henriques
Close

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 5 de dezembro

2. DESTINATÁRIOS
Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, psiquiatras, terapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente com perturbações alimentares e seus familiares.

3. OBJETIVOS
• Identificar e especificar os fatores desenvolvimentais associados às perturbações alimentares, nomeadamente a influência parental;
• Especificar e compreender o perfil psicológico associado ao espectro das perturbações alimentares;
• Identificar e compreender os fatores psicológicos e alterações psiquiátricas que predispõem e propiciam as Perturbações Alimentares;
• Identificar e especificar os principais quadros teóricos de intervenção nas perturbações específicas do comportamento alimentar;
• Especificar e compreender as especificidades do tratamento em cada um dos diagnósticos específicos de perturbação alimentar;
• Reconhecer e enquadrar as estratégias de intervenção na perturbação alimentar mais eficazes;
• Estruturar e avaliar um plano de tratamento num quadro de perturbação do comportamento alimentar.

4. PLANO CURRICULAR

  • Processo Desenvolvimental
  • Influência Parental
  • Padrões Alimentares Parentais
  • Estilo Parental

  • Etiologia Psicológica dos Transtornos Alimentares

  • Intervenção na Anorexia Nervosa
  • Intervenção na Bulimia Nervosa
  • Intervenção na Ingestão Alimentar Compulsiva

  • Estrutura Global do Processo Terapêutico
  • Estratégias Cognitivo-Comportamentais

  • Modelos Teóricos
  • Estrutura Global do Processo Terapêutico

5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.