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Curso Perturbações do
Comportamento Alimentar:
Compreensão e Intervenção
Psiquiátrica e Psicológica

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Curso de Formação
Perturbações do Comportamento Alimentar:
Compreensão e Intervenção Psiquiátrica e Psicológica

Preço
230 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (2 meses) 
ou
Presencial (60 h)

Certificação
+info


Os esforços dos pais com o objetivo de prevenir problemas na esfera alimentar dos filhos, especificamente o controlo alimentar que inclui atitudes restritivas e pressão para comer, tem muitas vezes o efeito oposto ao esperado. Ao imporem as suas próprias necessidades ou procurando moldar as necessidades dos filhos prejudicam o desenvolvimento da capacidade destes em regular a ingestão energética.
Compreender os determinantes do comportamento alimentar constitui um passo importante para o desenvolvimento de estratégias de prevenção, de aconselhamento e de intervenção no excesso de peso e na obesidade.
Viana V., Candeias L., Rego C., Silva D. (2009)

As Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) nos adolescentes e os comportamentos inapropriados de controlo de peso alcançaram proporções preocupantes nos países ocidentais. Estes comportamentos variam desde dietas excessivas a distúrbios alimentares completos.
Correspondem à terceira doença crónica mais prevalente nos adolescentes, a seguir à obesidade e à asma.

Chamay-Weber C., Narring F., Michaud P. (2005)

Estima-se no sexo feminino, uma prevalência ao longo da vida de 0,5 a 3,7% para a Anorexia Nervosa e de 1,1 a 4,2% para a Bulimia Nervosa. A proporção da prevalência entre os sexos masculino e feminino varia de um para seis a um para dez.

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Fico satisfeito por haver estruturas como a Vossa que nos permitem aumentar o nosso desempenho a nível profissional
    Fernando Henriques
  • Fico satisfeito por haver estruturas como a Vossa que nos permitem aumentar o nosso desempenho a nível profissional

    • Fernando Henriques
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 8 de janeiro

2. DESTINATÁRIOS
Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, psiquiatras, terapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente com perturbações alimentares e seus familiares.

3. OBJETIVOS
• Identificar e especificar os fatores desenvolvimentais associados às perturbações alimentares, nomeadamente a influência parental;
• Especificar e compreender o perfil psicológico associado ao espectro das perturbações alimentares;
• Identificar e compreender os fatores psicológicos e alterações psiquiátricas que predispõem e propiciam as Perturbações Alimentares;
• Identificar e especificar os principais quadros teóricos de intervenção nas perturbações específicas do comportamento alimentar;
• Especificar e compreender as especificidades do tratamento em cada um dos diagnósticos específicos de perturbação alimentar;
• Reconhecer e enquadrar as estratégias de intervenção na perturbação alimentar mais eficazes;
• Estruturar e avaliar um plano de tratamento num quadro de perturbação do comportamento alimentar.

4. PLANO CURRICULAR
MÓDULO 1: INFLUÊNCIA PARENTAL/ DESENVOLVIMENTAL
- Padrões Alimentares Parentais
- Estilo Parental

MÓDULO 2: PERFIL PSICOLÓGICO DAS PERTURBAÇÕES ALIMENTARES 
- Etiologia Psicológica

MÓDULO 3: QUADROS TEÓRICOS DE INTERVENÇÃO
- Intervenção na Anorexia Nervosa
- Intervenção na Bulimia Nervosa
- Intervenção na Ingestão Alimentar Compulsiva

MÓDULO 4: TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL 
- Estrutura Global do Processo Terapêutico
- Estratégias Cognitivo-Comportamentais

MÓDULO 5: TERAPIA FAMILIAR

- Modelos Teóricos
- Estrutura Global do Processo Terapêutico

5. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:

• Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação;

• Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

7. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA  
Dra. Susana Machado
 Psicóloga Clínica