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Desde 2015 que venho a desenvolver ações direcionas pelos estudos apontados em cada módulo da Formação,realmente o material proposto por vocês para estudo, ampliou minha função no mercado de trabalho e tenho aplicado os conceitos no meu quot (...)
José Soares
Agradeço toda a atenção e disponibilidade por parte da Formadora da Formação, ao longo deste processo e todos os esclarecimentos às minhas (muitas) duvidas, o que tornou esta formação muito proveitosa.
O meu muito Obrigado.
Carla Matias
Desde 2015 que venho a desenvolver ações direcionas pelos estudos apontados em cada módulo da Formação,realmente o material proposto por vocês para estudo, ampliou minha função no mercado de trabalho e tenho aplicado os conceitos no meu quotidiano profissional,gerando assim vantagem competitiva e empregabilidade para a minha mão de obra.
Mais do que um projeto investigativo, realizei um projeto de intervenção demonstrando na prática como tenho aplicado o conhecimento obtido na Formação em dependên
José Soares
Agradeço toda a atenção e disponibilidade por parte da Formadora da Formação, ao longo deste processo e todos os esclarecimentos às minhas (muitas) duvidas, o que tornou esta formação muito proveitosa.
O meu muito Obrigado.
3. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas.
4. OBJETIVOS
Dotar os formandos dos conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento das dependências químicas:
1) Apresentação do tema da dependência de substâncias psicoativas;
2) Definição de dependência química, características e comorbidades associadas;
3) Compreensão das áreas farmacológicas, fisiopatológicas e neurobiológicas das dependências químicas;
4) Discussão das modalidades de tratamento.
5. PLANO CURRICULAR
Enquadramento histórico e sócio-cultural, das dependências químicas
Difusão das Drogas
Uso e Abuso
O consumo experimental Dependência
O consumo casual ou ocasional
O consumo regular
O consumo elevado ou compulsivo
Saliência do consumo
Estreitamento do repertório
Reinstalação da síndrome de dependência
Critérios de Gravidade da Dependência
Análise de dois exemplos clínicos
Abstinência e alívio dos seus sintomas
Vídeos de consolidação dos conhecimentos
Introdução
Classificação das substâncias/drogas psicoativas
Classificação quanto à sua origem
Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC
Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica
Classificação quanto ao status legal das substâncias
Consequências prejudiciais do consumo de substâncias psicoativas
Mecanismos de ação das substâncias psicoativas
Análise das principais substâncias psicoativas
O álcool
As anfetaminas
A Cocaína e Crack
A Nicotina
Opiáceos ou opióides
Os anabolizantes
Canabinóides
Sedativos e Hipnóticos
Solventes voláteis
Alucinogénios
Análise das principais substâncias psicoativas
O álcool
As anfetaminas
A Cocaína e Crack
A Nicotina
Opiáceos ou opióides
Os anabolizantes
Canabinóides
Sedativos e Hipnóticos
Solventes voláteis
Alucinogénios
Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
Aspetos neuroanatómicos
Aspetos neurofisiológicos
Os Neurotransmissores
Estrutura neuro-emocional do sujeito toxicodependente
Algumas reflexões
Resultados importantes de estudos
Neurotransmissores vs toxicodependência
Neurobiologia da ação das substâncias psicoativas
Toxicodependência: aspetos psicossociais da atualidade
Considerações relevantes de estudos recentes
Estilo de vida na concetualização do uso e abuso de substâncias psicoativas
Os locais de consumo atuais na sociedade
Consumos problemáticos atuais na sociedade
Consumos funcionais atuais na sociedade
Promotores psicossociais atuais dos “consumos funcionais” ou “não problemáticos”
Conceções de risco dos consumidores
Auto-controlo dos consumidores
Cuidados que os consumidores adotam para gerir e regular a utilização de substâncias psicoativas
Carreira de uso de substâncias psicoativas
Uma abordagem da política criminal em matéria de dependências químicas
Política Criminal no Combate à Droga em Portugal
Reflexão sobre os aspetos a considerar para uma Política criminal eficaz
A Política Criminal Portuguesa em matérias de substâncias psicoativas a partir de 1998
As medidas adotadas implementadas na política criminal Portuguesa em matéria de substância psicoativas a partir de 1998
Cooperação Internacional
Legislação relevante
Modelos de tratamento
Abordagem interdisciplinar
Comunidade terapêutica
Grupos de mútua-ajuda
Psiquiátrico e farmacológico
Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recaídas
Grupos em sala de espera (Hospitais, USF`s, etc…)
Abordagem concetual
As drogas e os seus efeitos
Sinais de alerta
O papel do mediador na prevenção
Mediação vs Prevenção
Escolher o caminho do diálogo
Dinâmicas de grupo – Jogos interativos Ação-Reflexão
Promoção das Relações Interpessoais
Comunicação, Desenvolvimento e Reflexão
Desenvolvimento e Cooperação
Promoção da Saúde – O papel da Escola e da Comunidade Educativa
Tabaco e Saúde
Problemas ligados ao Consumo de Bebidas Alcoólicas
Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas
6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO
A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.
A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.
O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.
O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021, de 16 de abril, que refere:
1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:
f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.
A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.
7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.