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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Dependências Químicas

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Formação Avançada Pós-Universitária em Dependências Químicas



Preço
720 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (220 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Desde 2015 que venho a desenvolver ações direcionas pelos estudos apontados em cada módulo da Formação,realmente o material proposto por vocês para estudo, ampliou minha função no mercado de trabalho e tenho aplicado os conceitos no meu quot (...)
    José Soares
  • Agradeço toda a atenção e disponibilidade por parte da Formadora da Formação, ao longo deste processo e todos os esclarecimentos às minhas (muitas) duvidas, o que tornou esta formação muito proveitosa. O meu muito Obrigado.
    Carla Matias
  • Desde 2015 que venho a desenvolver ações direcionas pelos estudos apontados em cada módulo da Formação,realmente o material proposto por vocês para estudo, ampliou minha função no mercado de trabalho e tenho aplicado os conceitos no meu quotidiano profissional,gerando assim vantagem competitiva e empregabilidade para a minha mão de obra. Mais do que um projeto investigativo, realizei um projeto de intervenção demonstrando na prática como tenho aplicado o conhecimento obtido na Formação em dependên

    • José Soares
  • Agradeço toda a atenção e disponibilidade por parte da Formadora da Formação, ao longo deste processo e todos os esclarecimentos às minhas (muitas) duvidas, o que tornou esta formação muito proveitosa. O meu muito Obrigado.

    • Carla Matias
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de março

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas.

4. OBJETIVOS
Dotar os formandos dos conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento das dependências químicas:
1) Apresentação do tema da dependência de substâncias psicoativas;
2) Definição de dependência química, características e comorbidades associadas;
3) Compreensão das áreas farmacológicas, fisiopatológicas e neurobiológicas das dependências químicas;
4) Discussão das modalidades de tratamento.

5. PLANO CURRICULAR

  • Enquadramento histórico e sócio-cultural, das dependências químicas
  • Difusão das Drogas

  • Uso e Abuso
    • O consumo experimental Dependência
    • O consumo casual ou ocasional
    • O consumo regular
    • O consumo elevado ou compulsivo
  • Saliência do consumo
  • Estreitamento do repertório
  • Reinstalação da síndrome de dependência
  • Critérios de Gravidade da Dependência
    • Análise de dois exemplos clínicos
  • Abstinência e alívio dos seus sintomas
  • Vídeos de consolidação dos conhecimentos

  • Introdução               
  • Classificação das substâncias/drogas psicoativas   
    • Classificação quanto à sua origem 
    • Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC
    • Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica
    • Classificação quanto ao status legal das substâncias         
  • Consequências prejudiciais do consumo de substâncias psicoativas
  • Mecanismos de ação das substâncias psicoativas
  • Análise das principais substâncias psicoativas
    • O álcool
    • As anfetaminas
    • A Cocaína e Crack
    • A Nicotina
    • Opiáceos ou opióides
    • Os anabolizantes
    • Canabinóides
    • Sedativos e Hipnóticos
    • Solventes voláteis
    • Alucinogénios

  • Análise das principais substâncias psicoativas
    • O álcool
    • As anfetaminas
    • A Cocaína e Crack
    • A Nicotina
    • Opiáceos ou opióides
    • Os anabolizantes
    • Canabinóides
    • Sedativos e Hipnóticos
    • Solventes voláteis
    • Alucinogénios

  • Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
    • Aspetos neuroanatómicos
    • Aspetos neurofisiológicos
    • Os Neurotransmissores
  • Estrutura neuro-emocional do sujeito toxicodependente
    • Algumas reflexões
    • Resultados importantes de estudos
  • Neurotransmissores vs toxicodependência
  • Neurobiologia da ação das substâncias psicoativas

  • Toxicodependência: aspetos psicossociais da atualidade
    • Considerações relevantes de estudos recentes
    • Estilo de vida na concetualização do uso e abuso de substâncias psicoativas
    • Os locais de consumo atuais na sociedade
    • Consumos problemáticos atuais na sociedade
    • Consumos funcionais atuais na sociedade
  • Promotores psicossociais atuais dos “consumos funcionais” ou “não problemáticos”
    • Conceções de risco dos consumidores
    • Auto-controlo dos consumidores
    • Cuidados que os consumidores adotam para gerir e regular a utilização de substâncias psicoativas
  • Carreira de uso de substâncias psicoativas

  • Aspetos Éticos no âmbito das Dependências Químicas
    • Do que trata a ética
    • A ética e a autonomia da pessoa
    • Dependência química e Projeto Individual da Pessoa
  • Aspetos Legais no âmbito das Dependências Químicas
    • Introdução
    • Principais diplomas legais
    • O consumidor de substâncias psicoativas ilícitas face à lei
    • Modelo criminalizador/proibicionista: o arguido
    • Modelo descriminalizador: o indiciado
    • Detenção de estupefacientes em quantidade superior à necessária para 10 dias de consumo: ainda indiciado ou novamente arguido?
      • As teses em confronto
      • O valor da prova: uma abordagem possível
      • Reflexão crítica

  • Modelos de tratamento
    • Abordagem interdisciplinar
    • Comunidade terapêutica
    • Grupos de mútua-ajuda
    • Psiquiátrico e farmacológico
    • Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recaídas
    • Grupos em sala de espera (Hospitais, USF`s, etc…)

  • Abordagem concetual
  • As drogas e os seus efeitos
  • Sinais de alerta
  • O papel do mediador na prevenção
  • Mediação vs Prevenção
  • Escolher o caminho do diálogo
  • Dinâmicas de grupo – Jogos interativos Ação-Reflexão
  • Promoção das Relações Interpessoais
  • Comunicação, Desenvolvimento e Reflexão
  • Desenvolvimento e Cooperação
  • Promoção da Saúde – O papel da Escola e da Comunidade Educativa
  • Tabaco e Saúde
  • Problemas ligados ao Consumo de Bebidas Alcoólicas
  • Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.