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Formação Avançada Pós-Universitária em  Dependências Químicas

Formação Avançada Pós-Universitária em Dependências Químicas


Preço: 720,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Formatos disponíveis:
  • E-Learning (4 meses)
  • ou
  • Presencial (220 h)
Email:

Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 04 de outubro de 2023

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas.

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Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento das dependências químicas. Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção ao nível da prevenção e intervenção/tratamento no âmbito das dependências químicas.

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Objetivos Específicos


    - Demonstrar competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação no âmbito das dependências químicas;

    - Definir dependência química, identificando as suas características e comorbidades associadas;

    - Compreender as áreas farmacológicas, fisiopatológicas e neurobiológicas das dependências químicas;

    - Reconhecer os principais aspetos psicossociais das dependências químicas;

    - Conhecer o contexto normativo legal no âmbito das dependências químicas;

    - Demonstrar competências ao nível da gestão de programas de prevenção e intervenção/tratamento de dependências químicas;

    - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da Formação Avançada Pós-Universitária.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

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Plano Curricular


  • Enquadramento histórico e sócio-cultural, das dependências químicas
  • Difusão das Drogas
  • Uso e Abuso
    • O consumo experimental Dependência
    • O consumo casual ou ocasional
    • O consumo regular
    • O consumo elevado ou compulsivo
  • Saliência do consumo
  • Estreitamento do repertório
  • Reinstalação da síndrome de dependência
  • Critérios de Gravidade da Dependência
    • Análise de dois exemplos clínicos
  • Abstinência e alívio dos seus sintomas
  • Vídeos de consolidação dos conhecimentos
  • Introdução               
  • Classificação das substâncias/drogas psicoativas   
    • Classificação quanto à sua origem 
    • Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC
    • Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica
    • Classificação quanto ao status legal das substâncias         
  • Consequências prejudiciais do consumo de substâncias psicoativas
  • Mecanismos de ação das substâncias psicoativas
  • Análise das principais substâncias psicoativas
    • O álcool
    • As anfetaminas
    • A Cocaína e Crack
    • A Nicotina
    • Opiáceos ou opióides
    • Os anabolizantes
    • Canabinóides
    • Sedativos e Hipnóticos
    • Solventes voláteis
    • Alucinogénios

  • Análise das principais substâncias psicoativas
    • O álcool
    • As anfetaminas
    • A Cocaína e Crack
    • A Nicotina
    • Opiáceos ou opióides
    • Os anabolizantes
    • Canabinóides
    • Sedativos e Hipnóticos
    • Solventes voláteis
    • Alucinogénios
  • Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
    • Aspetos neuroanatómicos
    • Aspetos neurofisiológicos
    • Os Neurotransmissores
  • Estrutura neuro-emocional do sujeito toxicodependente
    • Algumas reflexões
    • Resultados importantes de estudos
  • Neurotransmissores vs toxicodependência
  • Neurobiologia da ação das substâncias psicoativas

  • Toxicodependência: aspetos psicossociais da atualidade
    • Considerações relevantes de estudos recentes
    • Estilo de vida na concetualização do uso e abuso de substâncias psicoativas
    • Os locais de consumo atuais na sociedade
    • Consumos problemáticos atuais na sociedade
    • Consumos funcionais atuais na sociedade
  • Promotores psicossociais atuais dos “consumos funcionais” ou “não problemáticos”
    • Conceções de risco dos consumidores
    • Auto-controlo dos consumidores
    • Cuidados que os consumidores adotam para gerir e regular a utilização de substâncias psicoativas
  • Carreira de uso de substâncias psicoativas
  • Aspetos Éticos no âmbito das Dependências Químicas
    • Do que trata a ética
    • A ética e a autonomia da pessoa
    • Dependência química e Projeto Individual da Pessoa
  • Aspetos Legais no âmbito das Dependências Químicas
    • Introdução
    • Principais diplomas legais
    • O consumidor de substâncias psicoativas ilícitas face à lei
    • Modelo criminalizador/proibicionista: o arguido
    • Modelo descriminalizador: o indiciado
    • Detenção de estupefacientes em quantidade superior à necessária para 10 dias de consumo: ainda indiciado ou novamente arguido?
      • As teses em confronto
      • O valor da prova: uma abordagem possível
      • Reflexão crítica
  • Modelos de tratamento
    • Abordagem interdisciplinar
    • Comunidade terapêutica
    • Grupos de mútua-ajuda
    • Psiquiátrico e farmacológico
    • Terapia cognitivo-comportamental e prevenção de recaídas
    • Grupos em sala de espera (Hospitais, USF`s, etc…)
  • Abordagem concetual
  • As drogas e os seus efeitos
  • Sinais de alerta
  • O papel do mediador na prevenção
  • Mediação vs Prevenção
  • Escolher o caminho do diálogo
  • Dinâmicas de grupo – Jogos interativos Ação-Reflexão
  • Promoção das Relações Interpessoais
  • Comunicação, Desenvolvimento e Reflexão
  • Desenvolvimento e Cooperação
  • Promoção da Saúde – O papel da Escola e da Comunidade Educativa
  • Tabaco e Saúde
  • Problemas ligados ao Consumo de Bebidas Alcoólicas
  • Prevenção do Consumo de Substâncias Psicoativas

• Elaboração de um projeto no âmbito das Dependências Químicas, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

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