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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Psico-Oncologia

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Formação Avançada Pós-Universitária em Psico-Oncologia

Preço
640 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (300 h)

Certificação
+info



"Os primeiros estudiosos dos aspetos emocionais relacionados com os pacientes portadores de câncro, como Le Shan (1994) e Simonton, O.C.; Simonton, S.M. & Creighton (1987), iniciaram diversos tipos de pesquisa nas quais tentavam demonstrar a importância dos estados psicológicos dos pacientes no desenvolvimento da doença.

A partir da aceitação deste facto, um espaço novo se criou - o espaço para o emocional, para os aspetos psicológicos na promoção da saúde. Ou seja, tanto no diagnóstico como no tratamento, no prognóstico e na prevenção, a emoção terá a sua importância e deve ser sempre levada em conta. A Psico-Oncologia trata desse espaço, dessa instância na Oncologia.


Cabe à Psico-Oncologia o cuidado com os aspetos de natureza psicológica desencadeados pela doença e tratamentos. A cada tratamento correspondem comportamentos e sentimentos distintos, que atualmente são estudados e acompanhados por esta área, sendo de salientar que não só cada tratamento produz uma reação diferente, como as diferenças individuais podem gerar distintas formas de lidar com a doença e como enfrentá-la."

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Muito boa formadora, com capacidade de motivação dos formandos e interessada na adequação do processo de aprendizagem dos mesmos.
    Tânia Costa
  • Muito boa formadora, com capacidade de motivação dos formandos e interessada na adequação do processo de aprendizagem dos mesmos.

    • Tânia Costa
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de outubro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, terapeutas, gerontólogos e outros envolvidos no cuidado ao paciente oncológico, familiares e equipas profissionais deste âmbito.

Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a actuar no âmbito do tratamento a pacientes oncológicos e apoio a familiares.

4. OBJETIVOS
• Adquirir conhecimentos sobre as bases médicas oncológicas;
• Conhecer com profundidade a história da psico-oncologia e respetivos objetivos;
• Desenvolver competências técnicas e relacionais nas áreas comunicacionais com o paciente, trabalho em equipa e apoio à família;
• Desenvolver competências comunicacionais clínicas perante situações específicas (más notícias; expressão de sentimentos e emoções; apoio à família);
• Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica;
• Abordar as emoções e reações típicas adaptativas e desadaptativas dos pacientes perante a informação de doença oncológica;
• Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psicológica em psico-oncologia;
• Proporcionar conhecimentos sobre a base de trabalho de equipas de saúde interdisciplinares e multidisciplinares;
• Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção com pacientes oncológicos;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da Formação Avançada Pós-Universitária.

5. PLANO CURRICULAR

  • Epidemiologia
  • Fisiopatologia
  • Classificação e nomenclatura das neoplasias
  • Etiologia
  • Manifestações clínicas do cancro
  • Diagnóstico
  • Estratégias terapêuticas para o cancro
  • Cuidados de suporte na terapêutica do cancro 

  • A Comunicação
    • Aspetos a considerar no recetor (paciente e família)
    • Aspetos a considerar no Emissor (Equipa)
  • Competências comunicacionais
    • Como comunicar más notícias?
    • A Expressão de Emoções
    • O Apoio à Família
  • Comunicação e Relação Terapêutica 

  • Oncologia
    • Cancro – Etiologia da palavra
    • Cancro – definição
    • Causas do Cancro
    • Principais tipos de cancro
    • Tipos de Cancro
      • Cancro do Pulmão
      • Cancro da Mama
      • Cancro da Próstata
      • Cancro do Cólon-Rectal
      • Leucemias
    • Principais tratamentos da Doença Oncológica
      • Quimioterapia
      • Radioterapia
      • Cirurgia
      • Hormonoterapia
      • Imunoterapia
  • Educação para a Saúde e Psico-Educação: Prevenção do Cancro
    • Ações de prevenção primária contra o cancro
    • Ações de prevenção secundária contra o cancro
      • Rastreio
      • Diagnóstico precoce
    • Ações de prevenção terciária
    • Abordagem ambiental e de saúde pública - Prevenção do Cancro nas Escolas
  • Cancro e aspetos psicossociais
    • Adaptação à doença oncológica
    • Implicações psicossociais da Doença Oncológica
      • Principais implicações psicossociais para o doente
      • Principais implicações psicossociais para a família
    • Qualidade de Vida
    • Qualidade de Vida e Cancro
    • Qualidade de vida nas crianças com cancro
  • Psicopatologia e Cancro
    • Psicopatologia
    • Psicopatologia e Cancro
      • Depressão
      • Ansiedade
      • Pós-Traumático stress

  • Psico-Oncologia: Definição e Conceptualização
    • Oncologia - Definição
    • Psicologia - Definição
    • Contributos da Psicologia da Saúde
    • Psico-Oncologia - Definição
    • Psico-Oncologia Pediátrica

  • Avaliação em Psico-Oncologia
    • Avaliação Psicológica
    • Avaliação da depressão em doentes oncológicos
    • Avaliação de estados depressivos em crianças
    • Avaliação da ansiedade em adultos
    • Avaliação da ansiedade em crianças
    • Avaliação da Qualidade de Vida em adultos
    • Avaliação QDV em crianças
    • Avaliação da Dor em Adultos
    • Avaliação da Dor em Crianças
  • Intervenção em Psico-Oncologia
    • Psiconeuroimunologia
    • A Consulta Psicológica
    • Intervenção psicológica na doença oncológica
      • Psicoterapia com o doente, tendo em conta os diferentes estádios da doença oncológica
    • Intervenção Psicológica em Psico-Oncologia Pediátrica
      • Conceito de saúde/doença tendo em conta as faixas etárias e o desenvolvimento cognitivo segundo Piaget, segundo Bibace e Walsh
      • Principais intervenções com a criança com cancro
    • Intervenção com familiares de doentes oncológicos
  • Intervenção psico-oncológica em Grupos
    • Intervenção psicossocial breve de grupo na doença oncológica
    • Grupos de apoio a crianças e jovens doentes oncológicos
    • Grupos de Apoio a Familiares de Doentes Oncológicos

  • Revisão histórica dos cuidados paliativos
    • Cuidados paliativos em Portugal - Programa Nacional de Cuidados Paliativos
    • Doentes a que se destina – Cuidados Paliativos
    • Organização dos cuidados paliativos
    • Humanização e cuidados paliativos
  • Tratamento da Dor
    • Princípios gerais, fisiológicos e avaliação da dor
    • Controlo da dor por meios farmacológicos e não farmacológicos
    • Controlo da dor e qualidade de vida

  • Filosofia dos cuidados continuados e paliativos em saúde
  • Papel dos cuidadores: abordagem multidisciplinar
  • Papel dos diferentes técnicos de saúde nas equipas multidisciplinares
  • Organização e gestão de equipas: liderança, gestão de conflitos e coordenação
  • Burnout: caracterização e origens
    • Burnout: consequências no desempenho profissional das equipas multidisciplinares
    • Burnout: sinais comuns
    • Burnout: estratégias e atividades de auto-ajuda; estratégias para ultrapassar obstáculos ao bem-estar

  • Definição de bioética
    • Ética e Moral
    • Bioética
  • Tipos de teorias éticas
    • Ética do carácter – virtudes - Aristóteles
    • Individualismo liberal – direitos – Tomas Hobbes
    • Kantismo – obrigação – Immanuel Kant
    • Utilitarismo – consequências – Stuart Mill
    • Ética do cuidar – relacionamentos – Carol Gilligan
    • Comunitarismo – comunidade –Michael Sandel
    • Casuística – casos particulares – Jonsen e Toulmin
    • Principialismo – princípios e moralidade comum – Ross e Frankena
  • Teoria da Bioética Principialista
    • National Commission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research
    • Belmont Report
    • Beauchamp & Childress Principles of Biomedical Ethics
  • Os princípios da ética biomédica (Beauchamp & Childress)
    • Obrigação Prima Facie
    • Princípio da beneficência
    • Princípio da não maleficiência
    • Princípio da autonomia
    • Princípio da justiça e ou equidade
  • A bioética aplicada à oncologia
    • O que é a oncologia
    • O que é o cancro
    • O que é a psico-oncologia
    • A ética aplicada
    • Exemplo de um código de ética no âmbito da oncologia
    • Filme que problematiza questões oncológicas

  • Elaboração de um projeto no âmbito da psico-oncologia, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica