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Formação Avançada Pós-Universitária
em Perturbações do Comportamento
Alimentar e Obesidade -
Vertente Nutricional

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Formação Avançada Pós-Universitária em Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade - Vertente Nutricional

Preço
820 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (300 h)

Certificação
+info



"Embora primariamente influenciados por factores constitucionais, são as experiências com diversos alimentos e sabores, incentivadas por aspectos de ordem afectiva e sociais, os principais factores do comportamento e hábitos alimentares. Entre as influências mais importantes das escolhas de crianças e jovens contam-se os níveis de satisfação com o corpo, o tempo despendido face à TV e a publicidade sobre alimentos.
Sobre-ingestão e excesso de peso e obesidade são algumas as consequências negativas. Compreender o comportamento alimentar e os seus determinantes é um passo importante para o desenvolvimento de estratégias de prevenção."


Viana, V., Santos, P.,Guimarães, M. (2008)

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 7 de janeiro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos na no âmbito das perturbações alimentares e/ou obesidade – vertente nutricional, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, entre outros.
Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar nesta área profissional.

4. OBJETIVOS
• Compreender a importância e funcionamento do auto-conceito, auto-imagem e auto-estima, em pacientes com perturbações do comportamento alimentar e obesidade; 
• Adquirir conhecimentos sobre as noções básicas clínicas da alimentação e nutrição;
• Adquirir conhecimentos sobre os diversos fármacos nutricionais e suplementos dietéticos existentes;
• Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional no âmbito das perturbações do comportamento alimentar e obesidade;
• Orientar, aconselhar, programar, implementar e monitorizar o suporte nutricional em meio hospitalar e ambulatório;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da Formação Avançada Pós-Universitária.

5. PLANO CURRICULAR

  • Auto-conceito
  • Auto-conceito e desenvolvimento
  • Auto-imagem
  • Auto-estima
  • Auto-estima e desenvolvimento
  • Baixa auto-estima e suas consequências na infância 
  • Auto-estima, auto-conceito e auto-imagem
  • Estratégias para melhorar a auto-estima

  • Critérios de Diagnóstico- Anorexia Nervosa
    • Diagnóstico Diferencial
    • Comorbilidades
  • Critérios de Diagnóstico- Bulimia Nervosa
    • Diagnóstico Diferencial
    • Comorbilidades
  • Critérios Diagnóstico- Perturbação de Ingestão Compulsiva
    • Diagnóstico Diferencial
    • Comorbilidades
  • Processo de Diagnóstico

  • Evolução da História Alimentar
  • Roda Alimentar e a Pirâmide dos alimentos
  • Princípios Nutricionais
  • Bases Fisiológicas e Metabólicas
  • Macronutrientes
  • Proteínas
  • Hidratos de Carbono
  • Lípidos
  • Fibras
  • Água
  • Princípios da Nutrição Clínica
  • Interpretação de Exames Laboratoriais

  • Necessidades Nutricionais no Ciclo de Vida
  • Gestação
  • Infância
  • Adolescência
  • Adulto
  • Idoso

  • Noções Básicas de Farmacologia
  • Farmacologia de nutrientes
  • Vitaminas
  • Vitaminas Lipossolúveis
  • Vitamina A e Carotenoides
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Vitamina K
  • Vitaminas Hidrossolúveis
  • Vitamina C
  • Vitamina B1 (Tiamina)
  • Vitamina B2 (Riboflavina)
  • Vitamina B6 (Piridoxina)
  • Niacina
  • Ácido fólico
  • Vitamina B12 (Cobalamina)
  • Biotina
  • Ácido Pantoténico
  • Minerais
  • Sódio, Cloro e Potássio
  • Cálcio
  • Cobre
  • Ferro
  • Fósforo
  • Iodo
  • Magnésio
  • Selénio
  • Zinco
  • Manganês
  • Crómio
  • Boro
  • Molibdénio
  • Proteínas
  • Suplementos Alimentares
  • Suplementos Ergogénicos
  • Exemplos de Suplementos Alimentares
  • Exemplos de Medicamentos constituídos por nutrientes

  • Epidemiologia e Etiologia da Obesidade
  • Fatores Genéticos
  • Fatores Ambientais
  • Hábitos Alimentares
  • Hábitos Comportamentais
  • Estilo de Vida dos Pais
  • Classificação dos Diferentes Tipos de Obesidade e Comorbilidades
  • Tipologia Morfológica e Comorbilidades
  • Mecanismos Fisiológicos da Obesidade
  • Recompensa Alimentar e Palatabilidade
  • Aspetos da Personalidade de Indivíduos com Obesidade

  • Anorexia Nervosa
  • Bulimia Nervosa
  • Obesidade
  • Distúrbios Alimentares não específicos
  • Intervenção Clinica e Preventiva
  • Doenças do Comportamento Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo I
  • Estratégias de Aconselhamento para a mudança

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica