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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Perturbações do Comportamento
Alimentar e Obesidade
- Vertente Psíquica

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Formação Avançada Pós-Universitária em Perturbações do Comportamento Alimentar e Obesidade - Vertente Psíquica

Preço
820 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (300 h)

Certificação
+info



"Embora primariamente influenciados por fatores constitucionais, são as experiências com diversos alimentos e sabores, incentivadas por aspetos de ordem afetiva e sociais, os principais fatores do comportamento e hábitos alimentares. Entre as influências mais importantes das escolhas de crianças e jovens contam-se os níveis de satisfação com o corpo, o tempo despendido face à TV e a publicidade sobre alimentos. Sobre-ingestão e excesso de peso e obesidade são algumas as consequências negativas. Compreender o comportamento alimentar e os seus determinantes é um passo importante para o desenvolvimento de estratégias de prevenção."

Viana, V., Santos, P.,Guimarães, M. (2008)

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 1 de novembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Profissionais da área da saúde, em especial psicólogos, enfermeiros, médicos, nutricionistas, dietistas, terapeutas e outros envolvidos no cuidado ao paciente com perturbações alimentares e/ou obesidade e seus familiares.

Outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento, que pretendam vir a atuar nesta área profissional.

4. OBJETIVOS
• Adquirir conhecimentos sobre as bases neurológicas e psicofisiológicas da alimentação;
• Compreender a importância e funcionamento do auto-conceito, auto-imagem e auto-estima, em pacientes com perturbações do comportamento alimentar e obesidade;
• Conhecer e aplicar estratégias de comunicação para potenciar a relação terapêutica;
• Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção psiquiátrica e psicológica no âmbito das perturbações do comportamento alimentar e obesidade;
• Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de intervenção nutricional no âmbito das perturbações do comportamento alimentar e obesidade;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da Formação Avançada Pós-Universitária.

5. PLANO CURRICULAR

  • Auto-conceito
  • Auto-conceito e desenvolvimento
  • Auto-imagem
  • Auto-estima
  • Auto-estima e desenvolvimento
  • Baixa auto-estima e suas consequências na infância
  • Auto-estima, auto-conceito e auto-imagem
  • Estratégias para melhorar a auto-estima

  • Critérios de Diagnóstico- Anorexia Nervosa
  • Diagnóstico Diferencial
  • Comorbilidades
  • Critérios de Diagnóstico- Bulimia Nervosa
  • Diagnóstico Diferencial
  • Comorbilidades
  • Critérios Diagnóstico- Perturbação de Ingestão Compulsiva
  • Diagnóstico Diferencial
  • Comorbilidades
  • Processo de Diagnóstico

  • Influência Parental/ Desenvolvimental
  • Padrões Alimentares Parentais
  • Estilo Parental
  • Perfil Psicológico dos Transtornos Alimentares
  • Etiologia Psicológica

  • Organização anatómica e funcional do Sistema Nervoso
  • Noções Neurofisiológicas Básicas do Sistema Digestivo
  • Regulação Gastrointestinal do Consumo Alimentar
  • Sinais de saciedade gástrica
  • Saciedade intestinal
  • Saciedade do intestino superior: CCK
  • Saciedade intestinal inferior: “glucagon-like peptide-1” (GLP1) 89
  • Saciedade intestinal inferior: oxintomodulina
  • Saciedade intestinal inferior: PYY
  • Saciação por péptidos específicos de gordura: enterostatina e apolipoproteína A-IV
  • Péptidos de saciação pancreática: PP e amilina
  • A grelina: uma hormona orexigénica
  • Mecanismos que regulam a libertação de péptido estimulado por nutrientes a partir de células enteroendócrinas
  • Determinantes da Ingestão de Alimentos relacionados com a Refeição - Curto Prazo
  • Regulação da Ingestão de Alimentos e Balanço Energético - Longo Prazo
  • Interações entre sinais de adiposidade de longo prazo e sinais saciedade de curto prazo
  • Recompensa Alimentar e palatabilidade
  • Outros Fatores que Influenciam a Ingestão de Alimentos

  • Epidemiologia e Etiologia da Obesidade
  • Fatores Genéticos
  • Fatores Ambientais
  • Hábitos Alimentares
  • Hábitos Comportamentais
  • Estilo de Vida dos Pais
  • Classificação dos Diferentes Tipos de Obesidade e Comorbilidades
  • Tipologia Morfológica e Comorbilidades
  • Mecanismos Fisiológicos da Obesidade
  • Recompensa Alimentar e Palatabilidade
  • Aspetos da Personalidade de Indivíduos com Obesidade

  • Quadros Teóricos de Intervenção
  • Intervenção na Anorexia Nervosa
  • Intervenção na Bulimia Nervosa
  • Intervenção na Ingestão Alimentar Compulsiva
  • Terapia Cognitivo-Comportamental
  • Estrutura Global do Processo Terapêutico
  • Estratégias Cognitivo-Comportamentais
  • Terapia Familiar
  • Modelos Teóricos
  • Estrutura Global do Processo Terapêutico

  • Anorexia Nervosa
  • Bulimia Nervosa
  • Obesidade
  • Distúrbios Alimentares não específicos
  • Intervenção Clínica e Preventiva
  • Doenças do Comportamento Alimentar e Diabetes Mellitus Tipo I
  • Estratégias de Aconselhamento para a mudança

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021, de 16 de abril, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica