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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Psicomotricidade - Vertente Educacional

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Formação Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade - Vertente Educacional

Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (360 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito! Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade (...)
    Joana Matos
  • Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!
    Paulo Couto
  • Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito! Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade formadora!

    • Joana Matos
  • Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!

    • Paulo Couto
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 7 de junho

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Ciências do Desporto, Educação Física, Motricidade Humana, Pedagogia, Psicopedagogia Curativa, Psicologia Educacional, Terapia Ocupacional, Educação Social, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades de prevenção, avaliação, e intervenção psicomotora no campo educacional. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade educacional.

4. OBJETIVOS
Complementar o conhecimento de profissionais da área educacional, no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profilácticos.

5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Jardins-de-infância, Instituições e escolas especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Instituições de Reinserção Social, Associações Desportivas e Recreativas, Projetos Municipais de Intervenção Educacional, Centros de Atividades Multidisciplinares.

6. PLANO CURRICULAR

  • Origem da Psicomotricidade
  • Definição
  • Intervenção
    • Parâmetros Psicomotores

  • Desenvolvimento da criança à luz de vários autores
  • Sinais de alerta no desenvolvimento

  • Movimento Motor
  • Desenvolvimento Psicomotor
  • Dados Interoceptivos, Propriocetivos e Exterocetivos
  • Estádios do desenvolvimento Psicomotor
  • Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor

  • Evolução do Conceito de Infância
  • Bases Neurobiológicas
  • Origens e Fundamentos da Intervenção Precoce
  • Vinculação
  • Principais contribuições de alguns autores para a psicomotricidade na infância
  • Eu social: processos de imitação e teoria da mente
  • Fatores de risco, proteção e conceito de resiliência
  • Competências sociais
  • Alguns princípios de atuação terapêutica

  • Deficiência
  • Tipos de Deficiência e Características
  • Psicomotricidade e a Intervenção Psicomotora
  • Intervenção Psicomotora nas deficiências

  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dislexia
  • Disgrafia
  • Disortografia
  • Discalculia
  • Psicomotricidade e a Intervenção Psicomotora
  • Intervenção Psicomotora nas dificuldades de aprendizagem

  • Perturbações do Desenvolvimento
  • Tipos de Perturbações do Desenvolvimento e Características
    • Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)
  • Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
  • Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
  • Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
  • Tiques
  • Perturbação da oposição e desafio
  • Psicomotricidade e a Intervenção Psicomotora (recapitular módulo VI)
  • Intervenção Psicomotora nas perturbações

  • Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
  • Avaliação
    • Importância da Avaliação
  • Diagnóstico
  • Instrumentos

  • Conceito de estimulação precoce
  • Áreas de desenvolvimento
    • Desenvolvimento psicomotor
    • Desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento da linguagem
    • Desenvolvimento pessoal e social
  • Promoção do desenvolvimento da criança
  • Como estimular a criança no primeiro ano de vida
  • Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida

  • Educação Psicomotora
  • Distúrbios Psicomotores
  • Reeducação Psicomotora
  • Áreas de Intervenção
    • Atividade Motora Adaptada
    • Intervenção Psicomotora em Meio Aquático
    • Equitação Terapêutica

  • Terapias
  • Organização do Cérebro
  • Reabilitação Psicomotora
  • Intervenção Psicomotora

  • A Família
  • Componentes da intervenção familiar
  • Forças da família
  • Fatores de risco e de proteção
  • Avaliação
  • Programas de intervenção precoce
  • Impacto da notícia de uma doença

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica