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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Psicomotricidade - Vertente Educacional

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Formação Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade - Vertente Educacional



Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (360 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito! Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade (...)
    Joana Matos
  • Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!
    Paulo Couto
  • Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito! Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade formadora!

    • Joana Matos
  • Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!

    • Paulo Couto
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 3 de Outubro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Ciências do Desporto, Educação Física, Motricidade Humana, Pedagogia, Psicopedagogia Curativa, Psicologia Educacional, Terapia Ocupacional, Educação Social, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades de prevenção, avaliação, e intervenção psicomotora no campo educacional. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade educacional.

4. OBJETIVOS
Complementar o conhecimento de profissionais da área educacional, no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profilácticos.

5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Jardins-de-infância, Instituições e escolas especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Instituições de Reinserção Social, Associações Desportivas e Recreativas, Projetos Municipais de Intervenção Educacional, Centros de Atividades Multidisciplinares.

6. PLANO CURRICULAR

  • Origem da Psicomotricidade
  • Definição
  • Intervenção
    • Parâmetros Psicomotores

  • Desenvolvimento da criança à luz de vários autores
  • Sinais de alerta no desenvolvimento

  • Movimento Motor
  • Desenvolvimento Psicomotor
  • Dados Interoceptivos, Propriocetivos e Exterocetivos
  • Estádios do desenvolvimento Psicomotor
  • Atraso Global do Desenvolvimento Psicomotor

  • Evolução do Conceito de Infância
  • Bases Neurobiológicas
  • Origens e Fundamentos da Intervenção Precoce
  • Vinculação
  • Principais contribuições de alguns autores para a psicomotricidade na infância
  • Eu social: processos de imitação e teoria da mente
  • Fatores de risco, proteção e conceito de resiliência
  • Competências sociais
  • Alguns princípios de atuação terapêutica

  • Deficiência
  • Tipos de Deficiência e Características
  • Psicomotricidade e a Intervenção Psicomotora
  • Intervenção Psicomotora nas deficiências

  • Dificuldades de Aprendizagem
  • Dislexia
  • Disgrafia
  • Disortografia
  • Discalculia
  • Psicomotricidade e a Intervenção Psicomotora
  • Intervenção Psicomotora nas dificuldades de aprendizagem

  • Perturbações do Desenvolvimento
  • Tipos de Perturbações do Desenvolvimento e Características
    • Perturbações do Espetro do Autismo (PEA)
  • Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
  • Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
  • Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
  • Tiques
  • Perturbação da oposição e desafio
  • Psicomotricidade e a Intervenção Psicomotora (recapitular módulo VI)
  • Intervenção Psicomotora nas perturbações

  • Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
  • Avaliação
    • Importância da Avaliação
  • Diagnóstico
  • Instrumentos

  • Conceito de estimulação precoce
  • Áreas de desenvolvimento
    • Desenvolvimento psicomotor
    • Desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento da linguagem
    • Desenvolvimento pessoal e social
  • Promoção do desenvolvimento da criança
  • Como estimular a criança no primeiro ano de vida
  • Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida

  • Educação Psicomotora
  • Distúrbios Psicomotores
  • Reeducação Psicomotora
  • Áreas de Intervenção
    • Atividade Motora Adaptada
    • Intervenção Psicomotora em Meio Aquático
    • Equitação Terapêutica

  • Terapias
  • Organização do Cérebro
  • Reabilitação Psicomotora
  • Intervenção Psicomotora

  • A Família
  • Componentes da intervenção familiar
  • Forças da família
  • Fatores de risco e de proteção
  • Avaliação
  • Programas de intervenção precoce
  • Impacto da notícia de uma doença

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.