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Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito!
Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade (...)
Joana Matos
Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!
Paulo Couto
Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito!
Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade formadora!
Joana Matos
Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!
3. DESTINATÁRIOS
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Ciências do Desporto, Educação Física, Motricidade Humana, Pedagogia, Psicopedagogia Curativa, Psicologia Educacional, Terapia Ocupacional, Educação Social, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades de prevenção, avaliação, e intervenção psicomotora no campo educacional. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade educacional.
4. OBJETIVOS
Complementar o conhecimento de profissionais da área educacional, no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profilácticos.
5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Jardins-de-infância, Instituições e escolas especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Instituições de Reinserção Social, Associações Desportivas e Recreativas, Projetos Municipais de Intervenção Educacional, Centros de Atividades Multidisciplinares.
6. PLANO CURRICULAR
A Psicomotricidade
Conceções de Motricidade e Reeducação Psicomotora
Wallon
Piaget
Freud e Psicanálise
Ajuriaguerra
Damásio
Fonseca
Teorias do desenvolvimento
Desenvolvimento e sinais de alerta no desenvolvimento
Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Psicomotor
Perturbações do Desenvolvimento e Perturbações Psicomotoras
Desenvolvimento Humano
Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
Princípios da Aprendizagem
Teoria Psicanalítica
Teoria Maturacionista
Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
Behaviorismo ou Teoria Comportamental
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Teoria Sociocultural
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
A contribuição de Wallon
Aspetos do Desenvolvimento
O período pré-natal
O período pós-natal
Fatores de risco e de oportunidade
A Intervenção Psicomotora
A importância do jogo
Conceito de período sensível
O papel do Psicomotricista
Deficiência e tipos de deficiência
Deficiência Intelectual
Deficiência Motora
Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
Dificuldades de Aprendizagem
Dislexia
Disortografia
Disgrafia
Discalculia
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora para as Dificuldades de Aprendizagem
Perturbações de Desenvolvimento
Perturbações do Espectro do Autismo
Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção
Tiques
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
Enquadramento da avaliação psicomotora
Entrevista e observação psicomotora
Avaliação psicomotora
Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
Avaliações complementares à avaliação psicomotora
Conceito de estimulação precoce
Áreas de desenvolvimento
Desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento pessoal e social
Promoção do desenvolvimento da criança
Como estimular a criança no primeiro ano de vida
Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida
Educação Psicomotora
Reeducação Psicomotora
Enquadramento da terapia psicomotora
Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
Terapia psicomotora na infância
Terapia psicomotora na idade adulta
Gerontopsicomotricidade
A Família
As práticas centradas na Família
A Intervenção Precoce em Portugal
A importância dos contextos naturais
A família como mediadora da aprendizagem
Fatores de risco e de proteção
Fatores de risco
Fatores de proteção
A avaliação
Etapas do processo de avaliação
Instrumentos a utilizar
O contacto com a família na intervenção psicomotora
Impacto da notícia de um diagnóstico
O processo de luto
Fontes de stress para as famílias
Quando o doente já é adulto
Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.
7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.