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Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito!
Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade (...)
Joana Matos
Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!
Paulo Couto
Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito!
Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade formadora!
Joana Matos
Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!
3. DESTINATÁRIOS
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Ciências do Desporto, Educação Física, Motricidade Humana, Pedagogia, Psicopedagogia Curativa, Psicologia Educacional, Terapia Ocupacional, Educação Social, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades de prevenção, avaliação, e intervenção psicomotora no campo educacional. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade educacional.
4. OBJETIVOS
Complementar o conhecimento de profissionais da área educacional, no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profilácticos.
5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Jardins-de-infância, Instituições e escolas especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Instituições de Reinserção Social, Associações Desportivas e Recreativas, Projetos Municipais de Intervenção Educacional, Centros de Atividades Multidisciplinares.
6. PLANO CURRICULAR
A Psicomotricidade
Conceções de Motricidade e Reeducação Psicomotora
Wallon
Piaget
Freud e Psicanálise
Ajuriaguerra
Damásio
Fonseca
Teorias do desenvolvimento
Desenvolvimento e sinais de alerta no desenvolvimento
Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Psicomotor
Perturbações do Desenvolvimento e Perturbações Psicomotoras
Desenvolvimento Humano
Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
Princípios da Aprendizagem
Teoria Psicanalítica
Teoria Maturacionista
Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
Behaviorismo ou Teoria Comportamental
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Teoria Sociocultural
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
A contribuição de Wallon
Aspetos do Desenvolvimento
O período pré-natal
O período pós-natal
Fatores de risco e de oportunidade
A Intervenção Psicomotora
A importância do jogo
Conceito de período sensível
O papel do Psicomotricista
Deficiência e tipos de deficiência
Deficiência Intelectual
Deficiência Motora
Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
Dificuldades de Aprendizagem
Dislexia
Disortografia
Disgrafia
Discalculia
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora para as Dificuldades de Aprendizagem
Perturbações de Desenvolvimento
Perturbações do Espectro do Autismo
Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção
Tiques
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
Enquadramento da avaliação psicomotora
Entrevista e observação psicomotora
Avaliação psicomotora
Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
Avaliações complementares à avaliação psicomotora
Conceito de estimulação precoce
Áreas de desenvolvimento
Desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento cognitivo
Desenvolvimento da linguagem
Desenvolvimento pessoal e social
Promoção do desenvolvimento da criança
Como estimular a criança no primeiro ano de vida
Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida
Educação Psicomotora
Distúrbios Psicomotores
Reeducação Psicomotora
Áreas de Intervenção
Atividade Motora Adaptada
Intervenção Psicomotora em Meio Aquático
Equitação Terapêutica
Terapias
Organização do Cérebro
Reabilitação Psicomotora
Intervenção Psicomotora
A Família
As práticas centradas na Família
A Intervenção Precoce em Portugal
A importância dos contextos naturais
A família como mediadora da aprendizagem
Fatores de risco e de proteção
Fatores de risco
Fatores de proteção
A avaliação
Etapas do processo de avaliação
Instrumentos a utilizar
O contacto com a família na intervenção psicomotora
Impacto da notícia de um diagnóstico
O processo de luto
Fontes de stress para as famílias
Quando o doente já é adulto
7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.