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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Psicomotricidade - Vertente Educacional

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Formação Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade - Vertente Educacional



Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (360 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito! Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade (...)
    Joana Matos
  • Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!
    Paulo Couto
  • Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito! Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade formadora!

    • Joana Matos
  • Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis!

    • Paulo Couto
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 5 de junho

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Ciências do Desporto, Educação Física, Motricidade Humana, Pedagogia, Psicopedagogia Curativa, Psicologia Educacional, Terapia Ocupacional, Educação Social, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades de prevenção, avaliação, e intervenção psicomotora no campo educacional. Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade educacional.

4. OBJETIVOS
Complementar o conhecimento de profissionais da área educacional, no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profilácticos.

5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Jardins-de-infância, Instituições e escolas especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Instituições de Reinserção Social, Associações Desportivas e Recreativas, Projetos Municipais de Intervenção Educacional, Centros de Atividades Multidisciplinares.

6. PLANO CURRICULAR

  • A Psicomotricidade
  • Conceções de Motricidade e Reeducação Psicomotora
  • Wallon
  • Piaget
  • Freud e Psicanálise
  • Ajuriaguerra
  • Damásio
  • Fonseca

  • Teorias do desenvolvimento
  • Desenvolvimento e sinais de alerta no desenvolvimento

  • Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Psicomotor
  • Perturbações do Desenvolvimento e Perturbações Psicomotoras

  • Desenvolvimento Humano
    • Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
  • Princípios da Aprendizagem
    • Teoria Psicanalítica
    • Teoria Maturacionista
    • Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
    • Behaviorismo ou Teoria Comportamental
    • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
    • Teoria Sociocultural
    • Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
    • A contribuição de Wallon
  • Aspetos do Desenvolvimento
    • O período pré-natal
    • O período pós-natal
    • Fatores de risco e de oportunidade
  • A Intervenção Psicomotora
    • A importância do jogo
    • Conceito de período sensível
    • O papel do Psicomotricista

  • Deficiência e tipos de deficiência
    • Deficiência Intelectual
    • Deficiência Motora
    • Deficiência Visual
    • Deficiência Auditiva
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora

  • Dificuldades de Aprendizagem
    • Dislexia
    • Disortografia
    • Disgrafia
    • Discalculia
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora para as Dificuldades de Aprendizagem

  • Perturbações de Desenvolvimento
    • Perturbações do Espectro do Autismo
    • Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção
    • Tiques
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA

  • Enquadramento da avaliação psicomotora
  • Entrevista e observação psicomotora
  • Avaliação psicomotora
  • Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
  • Avaliações complementares à avaliação psicomotora

  • Conceito de estimulação precoce
  • Áreas de desenvolvimento
    • Desenvolvimento psicomotor
    • Desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento da linguagem
    • Desenvolvimento pessoal e social
  • Promoção do desenvolvimento da criança
    • Como estimular a criança no primeiro ano de vida
    • Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida

  • Educação Psicomotora
  • Reeducação Psicomotora

  • Enquadramento da terapia psicomotora
  • Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
  • Terapia psicomotora na infância
  • Terapia psicomotora na idade adulta
  • Gerontopsicomotricidade

  • A Família
    • As práticas centradas na Família
    • A Intervenção Precoce em Portugal
    • A importância dos contextos naturais
    • A família como mediadora da aprendizagem
  • Fatores de risco e de proteção
    • Fatores de risco
    • Fatores de proteção
  • A avaliação
    • Etapas do processo de avaliação
    • Instrumentos a utilizar
  • O contacto com a família na intervenção psicomotora
  • Impacto da notícia de um diagnóstico
    • O processo de luto
    • Fontes de stress para as famílias
  • Quando o doente já é adulto

  • Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.