Curso de Especialização em Psicomotricidade – Vertente Clínica
Possibilidade de pagamento faseado.
- 6 meses (360h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 20 de novembro de 2024
Uma equipa interdisciplinar em saúde é aquela em que há colaboração de duas ou mais especialidades e campos de conhecimentos diferentes, de forma integrada e com um mesmo objetivo, numa mesma equipa para atendimento hospitalar, em clínica ou consultório, público ou privado.
Uma equipa transdisciplinar em saúde é aquela em que o trabalho conjunto, executado por diferentes profissionais, de especialidades diversas, procura uma nova forma de conhecimento, mais integrado, para além das disciplinas já conhecidas, para contemplar a necessidade daquele atendimento.
“A transdisciplinaridade supõe a possibilidade de não haver prevalência de uma única lógica,
mas sim a integração dos saberes”
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura.
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam exercer atividades em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.
Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares junto do doente e familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.
Objetivos Específicos
- Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana ao longo da vida;
- Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes;
- Identificar as desordens e distúrbios psicomotores;
- Promover e possibilitar a autonomia para a criação de formas estimuladoras de expressão e realização do indivíduo através do corpo e da sua relação com a mente, ao longo de todo o ciclo vital;
- Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.
Saídas Profissionais
Certificado
Equipa Formativa
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.
Formadores com atividade profissional e formação superior em Reabilitação Psicomotora e cumulativamente Mestrados em diferentes áreas (Educação Especial -Intervenção Precoce, Educação Especial - domínio cognitivo e motor, Reabilitação Psicomotora), Pós-graduações em diversas áreas (Neurodesenvolvimento, Educação Especial) e frequência de Doutoramentos em Motricidade Humana.
Plano Curricular
- Psicomotricidade
- Neuropsicologia
- Bases neuropsicológicas da psicomotricidade
- Fatores psicomotores
- Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
- Relatório de Observação Psicomotora
- Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores
- Conceito de desenvolvimento psicomotor
- Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor
- Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
- Conceito de perturbações psicomotoras
- EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves
- Principais perturbações psicomotoras
- Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras
- Sistema Psicomotor Humano
- Fatores Psicomotores
- Tonicidade
- Equilíbrio
- Esquema Corporal e Noção do Corpo
- Orientação Espacial
- Orientação Temporal
- Coordenação Motora Global e Fina
- Sistema Esquelético
- Conceitos-Base
- Funções do Sistema
- Componentes do Sistema
- Principais Ossos do Esqueleto
- Alterações no Sistema Esquelético
- Sistema Muscular
- Conceitos-Base
- Classificação dos Músculos
- Componentes do Sistema
- Contração Muscular
- Alterações no Sistema Muscular
- Sistema Nervoso
- Sistema Nervoso Central
- Sistema Nervoso Periférico
- Sistema Nervoso Autónomo
- Resposta Motora Voluntária
- Unidades Funcionais de Luria
- Desenvolvimento Humano
- Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
- Princípios da Aprendizagem
- Teoria Psicanalítica
- Teoria Maturacionista
- Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
- Behaviorismo ou Teoria Comportamental
- Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
- Teoria Sociocultural
- Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
- A contribuição de Wallon
- Aspetos do Desenvolvimento
- O período pré-natal
- O desenvolvimento embrionário mês a mês
- O período pós-natal
- Desenvolvimento Cognitivo
- Desenvolvimento Motor
- Fatores de risco e de oportunidade
- A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento?
- Fatores de risco após o nascimento
- A Intervenção Psicomotora
- A importância do jogo
- Conceito de período sensível
- O papel do Psicomotricista
- Deficiência e tipos de deficiência
- Deficiência Intelectual
- Deficiência Motora
- Deficiência Visual
- Deficiência Auditiva
- Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
- Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
- Perturbações de Desenvolvimento
- Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
- Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
- Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
- Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
- Tiques o Perturbação da oposição e desafio
- Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
- Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
- População Idosa
- A população idosa em Portugal
- As Teorias do Envelhecimento
- Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico
- As alterações psicomotoras no envelhecimento
- Alterações cognitivas no envelhecimento
- Alterações sensoriais no envelhecimento
- Alterações socioemocionais no envelhecimento
- Envelhecimento Patológico
- Demência
- Doença de Alzheimer
- Doença de Parkinson
- Qualidade de Vida
- Qualidade de Vida dos idosos
- Alguns princípios de atuação terapêutica
- A avaliação em Gerontopsicomotricidade
- Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade
- As sessões de Gerontopsicomotricidade
- Enquadramento da avaliação psicomotora
- Entrevista e observação psicomotora
- Avaliação psicomotora
- Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
- Avaliações complementares à avaliação psicomotora
- Enquadramento da terapia psicomotora
- Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
- Terapia psicomotora na infância
- Terapia psicomotora na idade adulta
- Gerontopsicomotricidade
- Psicomotricidade
- Psicomotricidade Instrumental ou Funcional
- Psicomotricidade Relacional
- A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar
- Saúde Mental
- Saúde Mental Infantil e Juvenil
- As perturbações do neurodesenvolvimento
- Como é efetuado o encaminhamento de casos
- Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar
- Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
- Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
- Perturbação Disruptiva do Comportamento
- Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
- Atraso Global do Desenvolvimento
- Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa
- Perturbação Psicótica – Esquizofrenia
- Perturbação de Ansiedade
- Perturbações da Personalidade
- Perturbações Depressivas
- Atividades na intervenção terapêutica
- Relaxação e consciencialização corporal
- Atividades expressivas através das artes
- Atividades motoras
- Outras atividades lúdicas
- A Família
- As práticas centradas na Família
- A Intervenção Precoce em Portugal
- A importância dos contextos naturais
- A família como mediadora da aprendizagem
- Fatores de risco e de proteção
- Fatores de risco
- Fatores de proteção
- A avaliação
- Etapas do processo de avaliação
- Instrumentos a utilizar
- O contacto com a família na intervenção psicomotora
- Impacto da notícia de um diagnóstico
- O processo de luto
- Fontes de stress para as famílias
- Quando o doente já é adulto
- Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação
O que dizem os nossos Formandos
Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente
na aprendizagem e
na valorização
pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir
esse objetivo.
Curso de Especialização em Psicomotricidade – Vertente Clínica
Lara Rocha
"Muito obrigada a todos pela iniciativa de criação desta modalidade de Formação, e-learning, por tudo o que ensinaram, foi excelente para mim, para dar continuidade à minha formação e crescimento profissional e pessoal. Foi um gosto. "
Susana Pereira
"Conteúdos bem estruturados, organizados e articulados entre si. Materiais e documentação de apoio com bastante relevância para as aprendizagens. Excelente equipa formadora, que demonstra saber apresentar e consolidar os conteúdos a serem abordados para além da dimensão teórica. Outro ponto bastante positivo foi o sistema de avaliação adotado, que permitiu ajudar a fundamentar e a construir um saber mais sólido a partir da reflexão crítica sobre os temas aprendidos e da relação entre conceitos e matérias, incentivando ainda o formando a projetar-se no papel do Psicomotricista. Nota-se a dedicação, o esforço e o empenho por parte de todos em construir oportunidades formativas diversificadas, atuais e que oferecem alternativas e novas possibilidades a quem procura melhorar ou aprofundar conhecimentos. Parabéns a todos e obrigada por me ajudarem a chegar mais longe!"
Marcelle Marie Freitas Huet Rodrigues
"Só tenho a agradecer a receção ao curso, o acolhimento e disponibilidade em esclarecer dúvidas. Foi motivador e aprendi imenso. Acrescentou muito ao meu conhecimento e motivação nas disciplinas."
Marcelle Marie Freitas Huet Rodrigues
"Foi Muito Bom o curso. Parabéns."