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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Psicomotricidade - Vertente Clínica

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Formação Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade - Vertente Clínica



Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (360 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Muito obrigada a todos pela iniciativa de criação desta modalidade de Formação, e-learning, por tudo o que ensinaram, foi excelente para mim, para dar continuidade à minha formação e crescimento profissional e pessoal. Foi um gosto.
    Lara Rocha
  • Conteúdos bem estruturados, organizados e articulados entre si. Materiais e documentação de apoio com bastante relevância para as aprendizagens. Excelente equipa formadora, que demonstra saber apresentar e consolidar os conteúdos a serem abord (...)
    Susana Pereira
  • Só tenho a agradecer a receção ao curso, o acolhimento e disponibilidade em esclarecer dúvidas. Foi motivador e aprendi imenso. Acrescentou muito ao meu conhecimento e motivação nas disciplinas.
    Marcelle Rodrigues
  • Foi Muito Bom o curso. Parabéns.
    Marcelle Rodrigues
  • Muito obrigada a todos pela iniciativa de criação desta modalidade de Formação, e-learning, por tudo o que ensinaram, foi excelente para mim, para dar continuidade à minha formação e crescimento profissional e pessoal. Foi um gosto.

    • Lara Rocha
  • Conteúdos bem estruturados, organizados e articulados entre si. Materiais e documentação de apoio com bastante relevância para as aprendizagens. Excelente equipa formadora, que demonstra saber apresentar e consolidar os conteúdos a serem abordados para além da dimensão teórica. Outro ponto bastante positivo foi o sistema de avaliação adotado, que permitiu ajudar a fundamentar e a construir um saber mais sólido a partir da reflexão crítica sobre os temas aprendidos e da relação entre conceitos e matérias, incentivando ainda o formando a projetar-se no papel do Psicomotricista. Nota-se a dedicação, o esforço e o empenho por parte de todos em construir oportunidades formativas diversificadas, atuais e que oferecem alternativas e novas possibilidades a quem procura melhorar ou aprofundar conhecimentos. Parabéns a todos e obrigada por me ajudarem a chegar mais longe!

    • Susana Pereira
  • Só tenho a agradecer a receção ao curso, o acolhimento e disponibilidade em esclarecer dúvidas. Foi motivador e aprendi imenso. Acrescentou muito ao meu conhecimento e motivação nas disciplinas.

    • Marcelle Rodrigues
  • Foi Muito Bom o curso. Parabéns.

    • Marcelle Rodrigues
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 5 de Dezembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa, Gerontologia, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.

4. OBJETIVOS
Complementar o conhecimento de profissionais na área da saúde, no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitativo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo de vida do indivíduo.

5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas Multidisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.

6. PLANO CURRICULAR

  • Psicomotricidade
  • Neuropsicologia
  • Bases neuropsicológicas da psicomotricidade
  • Fatores psicomotores
  • Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
  • Relatório de Observação Psicomotora
  • Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores

  • Conceito de desenvolvimento psicomotor
  • Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor
  • Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
  • Conceito de perturbações psicomotoras
  • EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves
  • Principais perturbações psicomotoras
  • Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras

  • Sistema Psicomotor Humano
  • Fatores Psicomotores
    • Tonicidade
    • Equilíbrio
    • Esquema Corporal e Noção do Corpo
    • Orientação Espacial
    • Orientação Temporal
    • Coordenação Motora Global e Fina
  • Sistema Esquelético
    • Conceitos-Base
    • Funções do Sistema
    • Componentes do Sistema
    • Principais Ossos do Esqueleto
    • Alterações no Sistema Esquelético
  • Sistema Muscular
    • Conceitos-Base
    • Classificação dos Músculos
    • Componentes do Sistema
    • Contração Muscular
    • Alterações no Sistema Muscular

  • Sistema Nervoso
  • Sistema Nervoso Central
  • Sistema Nervoso Periférico
  • Sistema Nervoso Autónomo
  • Resposta Motora Voluntária
  • Unidades Funcionais de Luria

  • Desenvolvimento Humano
    • Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
  • Princípios da Aprendizagem
    • Teoria Psicanalítica
    • Teoria Maturacionista
    • Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
    • Behaviorismo ou Teoria Comportamental
    • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
    • Teoria Sociocultural
    • Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
    • A contribuição de Wallon
  • Aspetos do Desenvolvimento
    • O período pré-natal
      • O desenvolvimento embrionário mês a mês
    • O período pós-natal
      • Desenvolvimento Cognitivo
      • Desenvolvimento Motor
    • Fatores de risco e de oportunidade
      • A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento?
      • Fatores de risco após o nascimento
  • A Intervenção Psicomotora
    • A importância do jogo
    • Conceito de período sensível
    • O papel do Psicomotricista

  • Deficiência e tipos de deficiência
    • Deficiência Intelectual
    • Deficiência Motora
    • Deficiência Visual
    • Deficiência Auditiva
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora

  • Perturbações de Desenvolvimento
    • Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
    • Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
    • Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
    • Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
    • Tiques o Perturbação da oposição e desafio
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA

  • População Idosa
    • A população idosa em Portugal
    • As Teorias do Envelhecimento
  • Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico
    • As alterações psicomotoras no envelhecimento
    • Alterações cognitivas no envelhecimento
    • Alterações sensoriais no envelhecimento
    • Alterações socioemocionais no envelhecimento
  • Envelhecimento Patológico
    • Demência
    • Doença de Alzheimer
    • Doença de Parkinson
  • Qualidade de Vida
    • Qualidade de Vida dos idosos
  • Alguns princípios de atuação terapêutica
    • A avaliação em Gerontopsicomotricidade
    • Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade
    • As sessões de Gerontopsicomotricidade

  • Enquadramento da avaliação psicomotora
  • Entrevista e observação psicomotora
  • Avaliação psicomotora
  • Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
  • Avaliações complementares à avaliação psicomotora

  • Enquadramento da terapia psicomotora
  • Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
  • Terapia psicomotora na infância
  • Terapia psicomotora na idade adulta
  • Gerontopsicomotricidade

  • Psicomotricidade
    • Psicomotricidade Instrumental ou Funcional
    • Psicomotricidade Relacional
  • A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar
    • Saúde Mental
    • Saúde Mental Infantil e Juvenil
    • As perturbações do neurodesenvolvimento
    • Como é efetuado o encaminhamento de casos
  • Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar
    • Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
    • Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
    • Perturbação Disruptiva do Comportamento
    • Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
    • Atraso Global do Desenvolvimento
    • Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa
    • Perturbação Psicótica – Esquizofrenia
    • Perturbação de Ansiedade
    • Perturbações da Personalidade
    • Perturbações Depressivas
  • Atividades na intervenção terapêutica
    • Relaxação e consciencialização corporal
    • Atividades expressivas através das artes
    • Atividades motoras
    • Outras atividades lúdicas

  • A Família
    • As práticas centradas na Família
    • A Intervenção Precoce em Portugal
    • A importância dos contextos naturais
    • A família como mediadora da aprendizagem
  • Fatores de risco e de proteção
    • Fatores de risco
    • Fatores de proteção
  • A avaliação
    • Etapas do processo de avaliação
    • Instrumentos a utilizar
  • O contacto com a família na intervenção psicomotora
  • Impacto da notícia de um diagnóstico
    • O processo de luto
    • Fontes de stress para as famílias
  • Quando o doente já é adulto

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.