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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Psicomotricidade - Vertente Clínica

Contacto Cognoscontactos cognos

Formação Avançada Pós-Universitária em Psicomotricidade - Vertente Clínica

Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (360 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Muito obrigada a todos pela iniciativa de criação desta modalidade de Formação, e-learning, por tudo o que ensinaram, foi excelente para mim, para dar continuidade à minha formação e crescimento profissional e pessoal. Foi um gosto.
    Lara Rocha
  • Muito obrigada a todos pela iniciativa de criação desta modalidade de Formação, e-learning, por tudo o que ensinaram, foi excelente para mim, para dar continuidade à minha formação e crescimento profissional e pessoal. Foi um gosto.

    • Lara Rocha
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 7 de janeiro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa, Gerontologia, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.

4. OBJETIVOS
Complementar o conhecimento de profissionais na área da saúde, no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitativo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo.

5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas Multidisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.

6. PLANO CURRICULAR

  • O cérebro
  • Cérebro = telencéfalo
  • Início da estrutura cérebro
  • O encéfalo
  • O cerebelo
  • O mesencéfalo
  • Hipotálamo
  • Sistema límbico
  • Córtex cerebral
  • Neuroanatomia das áreas de brodman
  • História da psicomotricidade

  • Psicomotor e psicomotricidade
  • Desvio ou perturbações psicomotoras
  • Perturbações psicomotoras
  • Educação psicomotora – meio preventivo das perturbações
  • Reabilitação ou intervenção educacional

  • Psicomotricidade
  • Contributos para a Psicomotricidade
  • Bases Filogenéticas/Ontogénicas
  • Sistema Psicomotor Humano (SPMH) e Unidade Funcionais de Lúria

  • Investigações realizadas sobre o Cérebro
  • Sistema Nervoso
  • Gânglios da Base
  • Desenvolvimento Motor
  • Aprendizagem Motora

  • Desenvolvimento Humano
  • Princípios da Aprendizagem
  • Aspetos do Desenvolvimento
  • Intervenção Psicomotora

  • História da psicomotricidade e das deficiências
  • Concetualização: as definições
  • Objetivos da psicomotricidade nas pessoas com deficiência
  • Vertentes psicomotoras: campos de atuação
  • Intervenção em Psicomotricidade nas pessoas com deficiência
  • Avaliação em Psicomotricidade: algumas considerações sobre a avaliação em pessoas com deficiência

  • Perturbações Globais do Desenvolvimento
  • A história das Perturbações Globais do Desenvolvimento
  • Etiologia das Perturbações Globais do Desenvolvimento
  • Prevalência das Perturbações Globais do Desenvolvimento
  • Diagnóstico das Perturbações Globais do Desenvolvimento
  • Principais características das Perturbações Globais do Desenvolvimento
  • Intervenção nas Perturbações Globais do Desenvolvimento
  • Breves noções psicomotoras
  • A psicomotricidade nas Perturbações Globais do Desenvolvimento

  • População Idosa
  • Envelhecimento Normal
  • Envelhecimento Patológico
  • Qualidade de Vida
  • Alguns Princípios de Atuação Terapêutica

  • Avaliação e Diagnóstico Psicomotor
  • Avaliação
  • Diagnóstico
  • Instrumentos

  • Terapias
  • Organização do Cérebro
  • Reabilitação Psicomotora
  • Intervenção Psicomotora

  • A Psicomotricidade
  • Conceitos Importantes para a Intervenção Psicomotora em Contexto Hospitalar
  • Sintomatologias e Patologias Comuns na Intervenção Psicomotora em Contexto Hospitalar
  • Atividades na Intervenção Terapêutica

  • A Família
  • Componentes da intervenção familiar
  • Forças da família
  • Fatores de risco e de proteção
  • Avaliação
  • Programas de intervenção precoce
  • Impacto da notícia de uma doença
  • Quando o doente já é adulto…
  • Quando a família já não são os pais…

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica