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Muito obrigada a todos pela iniciativa de criação desta modalidade de Formação, e-learning, por tudo o que ensinaram, foi excelente para mim, para dar continuidade à minha formação e crescimento profissional e pessoal. Foi um gosto.
Lara Rocha
Conteúdos bem estruturados, organizados e articulados entre si. Materiais e documentação de apoio com bastante relevância para as aprendizagens.
Excelente equipa formadora, que demonstra saber apresentar e consolidar os conteúdos a serem abord (...)
Susana Pereira
Só tenho a agradecer a receção ao curso, o acolhimento e disponibilidade em esclarecer dúvidas. Foi motivador e aprendi imenso. Acrescentou muito ao meu conhecimento e motivação nas disciplinas.
Marcelle Rodrigues
Foi Muito Bom o curso. Parabéns.
Marcelle Rodrigues
Muito obrigada a todos pela iniciativa de criação desta modalidade de Formação, e-learning, por tudo o que ensinaram, foi excelente para mim, para dar continuidade à minha formação e crescimento profissional e pessoal. Foi um gosto.
Lara Rocha
Conteúdos bem estruturados, organizados e articulados entre si. Materiais e documentação de apoio com bastante relevância para as aprendizagens.
Excelente equipa formadora, que demonstra saber apresentar e consolidar os conteúdos a serem abordados para além da dimensão teórica. Outro ponto bastante positivo foi o sistema de avaliação adotado, que permitiu ajudar a fundamentar e a construir um saber mais sólido a partir da reflexão crítica sobre os temas aprendidos e da relação entre conceitos e matérias, incentivando ainda o formando a projetar-se no papel do Psicomotricista.
Nota-se a dedicação, o esforço e o empenho por parte de todos em construir oportunidades formativas diversificadas, atuais e que oferecem alternativas e novas possibilidades a quem procura melhorar ou aprofundar conhecimentos. Parabéns a todos e obrigada por me ajudarem a chegar mais longe!
Susana Pereira
Só tenho a agradecer a receção ao curso, o acolhimento e disponibilidade em esclarecer dúvidas. Foi motivador e aprendi imenso. Acrescentou muito ao meu conhecimento e motivação nas disciplinas.
3. DESTINATÁRIOS
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa, Gerontologia, Educação Especial e Reabilitação, que pretendam exercer atividades no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.
4. OBJETIVOS
Complementar o conhecimento de profissionais na área da saúde, no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitativo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo de vida do indivíduo.
5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas Multidisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.
6. PLANO CURRICULAR
Psicomotricidade
Neuropsicologia
Bases neuropsicológicas da psicomotricidade
Fatores psicomotores
Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
Relatório de Observação Psicomotora
Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores
Conceito de desenvolvimento psicomotor
Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor
Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
Conceito de perturbações psicomotoras
EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves
Principais perturbações psicomotoras
Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras
Sistema Psicomotor Humano
Fatores Psicomotores
Tonicidade
Equilíbrio
Esquema Corporal e Noção do Corpo
Orientação Espacial
Orientação Temporal
Coordenação Motora Global e Fina
Sistema Esquelético
Conceitos-Base
Funções do Sistema
Componentes do Sistema
Principais Ossos do Esqueleto
Alterações no Sistema Esquelético
Sistema Muscular
Conceitos-Base
Classificação dos Músculos
Componentes do Sistema
Contração Muscular
Alterações no Sistema Muscular
Sistema Nervoso
Sistema Nervoso Central
Sistema Nervoso Periférico
Sistema Nervoso Autónomo
Resposta Motora Voluntária
Unidades Funcionais de Luria
Desenvolvimento Humano
Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
Princípios da Aprendizagem
Teoria Psicanalítica
Teoria Maturacionista
Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
Behaviorismo ou Teoria Comportamental
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Teoria Sociocultural
Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
A contribuição de Wallon
Aspetos do Desenvolvimento
O período pré-natal
O desenvolvimento embrionário mês a mês
O período pós-natal
Desenvolvimento Cognitivo
Desenvolvimento Motor
Fatores de risco e de oportunidade
A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento?
Fatores de risco após o nascimento
A Intervenção Psicomotora
A importância do jogo
Conceito de período sensível
O papel do Psicomotricista
Deficiência e tipos de deficiência
Deficiência Intelectual
Deficiência Motora
Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
Perturbações de Desenvolvimento
Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
Tiques o Perturbação da oposição e desafio
Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
População Idosa
A população idosa em Portugal
As Teorias do Envelhecimento
Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico
As alterações psicomotoras no envelhecimento
Alterações cognitivas no envelhecimento
Alterações sensoriais no envelhecimento
Alterações socioemocionais no envelhecimento
Envelhecimento Patológico
Demência
Doença de Alzheimer
Doença de Parkinson
Qualidade de Vida
Qualidade de Vida dos idosos
Alguns princípios de atuação terapêutica
A avaliação em Gerontopsicomotricidade
Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade
As sessões de Gerontopsicomotricidade
Enquadramento da avaliação psicomotora
Entrevista e observação psicomotora
Avaliação psicomotora
Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
Avaliações complementares à avaliação psicomotora
Enquadramento da terapia psicomotora
Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
Terapia psicomotora na infância
Terapia psicomotora na idade adulta
Gerontopsicomotricidade
Psicomotricidade
Psicomotricidade Instrumental ou Funcional
Psicomotricidade Relacional
A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar
Saúde Mental
Saúde Mental Infantil e Juvenil
As perturbações do neurodesenvolvimento
Como é efetuado o encaminhamento de casos
Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar
Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
Perturbação Disruptiva do Comportamento
Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
Atraso Global do Desenvolvimento
Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa
Perturbação Psicótica – Esquizofrenia
Perturbação de Ansiedade
Perturbações da Personalidade
Perturbações Depressivas
Atividades na intervenção terapêutica
Relaxação e consciencialização corporal
Atividades expressivas através das artes
Atividades motoras
Outras atividades lúdicas
A Família
As práticas centradas na Família
A Intervenção Precoce em Portugal
A importância dos contextos naturais
A família como mediadora da aprendizagem
Fatores de risco e de proteção
Fatores de risco
Fatores de proteção
A avaliação
Etapas do processo de avaliação
Instrumentos a utilizar
O contacto com a família na intervenção psicomotora
Impacto da notícia de um diagnóstico
O processo de luto
Fontes de stress para as famílias
Quando o doente já é adulto
Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.
7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.