Política de Cookies

Ao aceitar a política de cookies da Cognos, deverá ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao seu interesse. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Procuro o curso de…
Especialização em Psicomotricidade – Vertente Clínica

Especialização em Psicomotricidade – Vertente Clínica


Preço: 890,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 6 meses (360h)
Email:
email cognos
Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 26 de junho de 2024

Uma equipa interdisciplinar em saúde é aquela em que há colaboração de duas ou mais especialidades e campos de conhecimentos diferentes, de forma integrada e com um mesmo objetivo, numa mesma equipa para atendimento hospitalar, em clínica ou consultório, público ou privado.

Uma equipa transdisciplinar em saúde é aquela em que o trabalho conjunto, executado por diferentes profissionais, de especialidades diversas, procura uma nova forma de conhecimento, mais integrado, para além das disciplinas já conhecidas, para contemplar a necessidade daquele atendimento.

“A transdisciplinaridade supõe a possibilidade de não haver prevalência de uma única lógica,

mas sim a integração dos saberes”

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura.

Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Psicologia Clínica, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam exercer atividades em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares no âmbito da prevenção, avaliação, intervenção e reabilitação psicomotora. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.


Ver Detalhes

Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão ter atualizado, enriquecido e aprofundado os conhecimentos teóricos e práticos capazes de ampliar a sua compreensão e capacidade de intervenção em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares junto do doente e familiares, que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.


Ver Detalhes

Objetivos Específicos


    - Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana ao longo da vida;

    - Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes;

    - Identificar as desordens e distúrbios psicomotores;

    - Promover e possibilitar a autonomia para a criação de formas estimuladoras de expressão e realização do indivíduo através do corpo e da sua relação com a mente, ao longo de todo o ciclo vital;

    - Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do indivíduo;

    - Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.


Saídas Profissionais


Centros de Dia, Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Hospitais Gerais e Psiquiátricos, Instituições de Reinserção Social, Clínicas com respostas Multidisciplinares, Interdisciplinares e Transdisciplinares, Residências Geriátricas, Centros de Reabilitação.

Ver Detalhes

Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Ver Detalhes

Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

Formadores com atividade profissional e formação superior em Reabilitação Psicomotora e cumulativamente Mestrados em diferentes áreas (Educação Especial -Intervenção Precoce, Educação Especial - domínio cognitivo e motor, Reabilitação Psicomotora), Pós-graduações em diversas áreas (Neurodesenvolvimento, Educação Especial) e frequência de Doutoramentos em Motricidade Humana.


Ver Detalhes

Plano Curricular


  • Psicomotricidade
  • Neuropsicologia
  • Bases neuropsicológicas da psicomotricidade
  • Fatores psicomotores
  • Bateria Psicomotora de Vítor da Fonseca
  • Relatório de Observação Psicomotora
  • Significação psiconeurológica dos fatores psicomotores
  • Conceito de desenvolvimento psicomotor
  • Modelos teóricos do desenvolvimento psicomotor
  • Desenvolvimento psicomotor da criança, do adolescente, do adulto e do idoso
  • Conceito de perturbações psicomotoras
  • EPSiD – Avaliação Psicomotora dos Sinais Leves
  • Principais perturbações psicomotoras
  • Estudos de caso das principais perturbações psicomotoras
  • Sistema Psicomotor Humano
  • Fatores Psicomotores
    • Tonicidade
    • Equilíbrio
    • Esquema Corporal e Noção do Corpo
    • Orientação Espacial
    • Orientação Temporal
    • Coordenação Motora Global e Fina
  • Sistema Esquelético
    • Conceitos-Base
    • Funções do Sistema
    • Componentes do Sistema
    • Principais Ossos do Esqueleto
    • Alterações no Sistema Esquelético
  • Sistema Muscular
    • Conceitos-Base
    • Classificação dos Músculos
    • Componentes do Sistema
    • Contração Muscular
    • Alterações no Sistema Muscular
  • Sistema Nervoso
  • Sistema Nervoso Central
  • Sistema Nervoso Periférico
  • Sistema Nervoso Autónomo
  • Resposta Motora Voluntária
  • Unidades Funcionais de Luria
  • Desenvolvimento Humano
    • Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
  • Princípios da Aprendizagem
    • Teoria Psicanalítica
    • Teoria Maturacionista
    • Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
    • Behaviorismo ou Teoria Comportamental
    • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
    • Teoria Sociocultural
    • Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
    • A contribuição de Wallon
  • Aspetos do Desenvolvimento
    • O período pré-natal
      • O desenvolvimento embrionário mês a mês
    • O período pós-natal
      • Desenvolvimento Cognitivo
      • Desenvolvimento Motor
    • Fatores de risco e de oportunidade
      • A que tipo de influências poderá estar sujeito um feto em desenvolvimento?
      • Fatores de risco após o nascimento
  • A Intervenção Psicomotora
    • A importância do jogo
    • Conceito de período sensível
    • O papel do Psicomotricista
  • Deficiência e tipos de deficiência
    • Deficiência Intelectual
    • Deficiência Motora
    • Deficiência Visual
    • Deficiência Auditiva
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
  • Perturbações de Desenvolvimento
    • Perturbações do Espectro do Autismo (PEA)
    • Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA)
    • Défice na atenção, no controlo motor e na perceção (DAMP)
    • Perturbação do desenvolvimento da coordenação motora (PDCM)
    • Tiques o Perturbação da oposição e desafio
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
  • População Idosa
    • A população idosa em Portugal
    • As Teorias do Envelhecimento
  • Envelhecimento Normal vs Envelhecimento Patológico
    • As alterações psicomotoras no envelhecimento
    • Alterações cognitivas no envelhecimento
    • Alterações sensoriais no envelhecimento
    • Alterações socioemocionais no envelhecimento
  • Envelhecimento Patológico
    • Demência
    • Doença de Alzheimer
    • Doença de Parkinson
  • Qualidade de Vida
    • Qualidade de Vida dos idosos
  • Alguns princípios de atuação terapêutica
    • A avaliação em Gerontopsicomotricidade
    • Materiais a utilizar em Gerontopsicomotricidade
    • As sessões de Gerontopsicomotricidade
  • Enquadramento da avaliação psicomotora
  • Entrevista e observação psicomotora
  • Avaliação psicomotora
  • Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
  • Avaliações complementares à avaliação psicomotora
  • Enquadramento da terapia psicomotora
  • Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
  • Terapia psicomotora na infância
  • Terapia psicomotora na idade adulta
  • Gerontopsicomotricidade
  • Psicomotricidade
    • Psicomotricidade Instrumental ou Funcional
    • Psicomotricidade Relacional
  • A intervenção Psicomotora em contexto hospitalar
    • Saúde Mental
    • Saúde Mental Infantil e Juvenil
    • As perturbações do neurodesenvolvimento
    • Como é efetuado o encaminhamento de casos
  • Sintomatologias e Patologias comuns na intervenção psicomotora em contexto hospitalar
    • Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
    • Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA)
    • Perturbação Disruptiva do Comportamento
    • Perturbação do Desenvolvimento Intelectual
    • Atraso Global do Desenvolvimento
    • Perturbações da alimentação – Anorexia Nervosa
    • Perturbação Psicótica – Esquizofrenia
    • Perturbação de Ansiedade
    • Perturbações da Personalidade
    • Perturbações Depressivas
  • Atividades na intervenção terapêutica
    • Relaxação e consciencialização corporal
    • Atividades expressivas através das artes
    • Atividades motoras
    • Outras atividades lúdicas
  • A Família
    • As práticas centradas na Família
    • A Intervenção Precoce em Portugal
    • A importância dos contextos naturais
    • A família como mediadora da aprendizagem
  • Fatores de risco e de proteção
    • Fatores de risco
    • Fatores de proteção
  • A avaliação
    • Etapas do processo de avaliação
    • Instrumentos a utilizar
  • O contacto com a família na intervenção psicomotora
  • Impacto da notícia de um diagnóstico
    • O processo de luto
    • Fontes de stress para as famílias
  • Quando o doente já é adulto
  • Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



Especialização em Psicomotricidade – Vertente Clínica

Outros cursos na área de SAÚDE

anterior
próximo

Livros Recomendados