DESENVOLVIMENTO PESSOAL • Desenvolvimento pessoal FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES E CIENCIAS DA EDUCAÇÃO • Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO • Psicologia • Sociologia e outros estudos |
CIÊNCIAS EMPRESARIAIS • Gestão e administração INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS • Indústrias alimentares SAÚDE • Saúde - programas não classificados noutra área de formação SERVIÇOS SOCIAIS • Trabalho social e orientação |
Preço
230 €.
Possibilidade de pagamento faseado
Formatos disponíveis
E-Learning (4 semanas)
ou
Presencial (40h)
Certificação
+info
Segundo a autora Maria Louro (2009), nos dias de hoje torna-se imperioso alterar a definição de prestação de cuidados de saúde centrada no antigo paradigma do “tratamento da doença” para uma outra mais focalizada no “bem-estar do doente” e da sua família. O envelhecimento da população e o aumento de doenças crónicas e incuráveis exigem uma resposta estrutural ao nível de coordenação entre os diferentes níveis de cuidados.
A oferta de cuidados polarizada nas estruturas hospitalares deverá dar lugar à promoção da saúde e prevenção da doença, numa lógica de criação de valor para o utente que se traduza na melhoria da sua qualidade de vida. Os cuidados continuados constituem uma nova vertente dos sistemas de saúde e de apoio social vocacionada para dar resposta a essa lógica, aplicada a cada doente e a cada família em concreto.
1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a
2 de março
2. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento.
Outros profissionais auxiliares de saúde de equipas multidisciplinares.
3. OBJETIVOS
a) Compreender a importância da prática dos cuidados continuados, tendo em conta a promoção da autonomia e da dignidade do doente/utente;
b) Conhecer o enquadramento conceptual da rede nacional de cuidados continuados integrados;
c) Identificar as tipologias e características da rede de cuidados continuados;
d) Compreender a importância da organização dos serviços dos cuidados continuados e respetiva coordenação;
e) Compreender e aplicar os princípios chave da organização e gestão de equipas, ao nível dos cuidados continuados integrados.
4. PLANO CURRICULAR
5. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:
• Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação;
• Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
7. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica