background
INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | NOTÍCIAS | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert logo cognos formação

Curso
Dependências Químicas:
Intervenção e Tratamento

Contacto Cognoscontactos cognos

Curso de Formação Dependências Químicas:
Intervenção e Tratamento



Preço
140 €

Formatos disponíveis
E-Learning (4 semanas) 
ou
Presencial (40 H)

Certificação
+info


“Existem vários modelos de tratamento para utilizadores de drogas. A escolha dependerá do tipo de droga utilizada, se o paciente está em situações de risco ou prejuízo no funcionamento global e se tem suporte familiar ou social” (Andretta & Oliveira, 2005)

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 3 de outubro

2. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas.

3. OBJETIVOS
• Compreender a importância da abordagem interdisciplinar no âmbito das dependências químicas;
• Explicar a distinção entre comunidade terapêutica e grupos de mútua-ajuda;
• Identificar e explicar os objetivos específicos do tratamento psiquiátrico, no âmbito das dependências químicas;
• Compreender os benefícios da utilização da terapia cognitivo-comportamental e dos grupos de sala de espera, no âmbito das dependências químicas.

4. PLANO CURRICULAR

  • Etapas do tratamento
    • Fase inicial ou de Acolhimento
    • Tratamento
    • Fase final ou de Reinserção Social

  • Movimento das Comunidades Terapêuticas
  • Conceção do ser humano dependente químico
  • Revisão do conceito de substância psicoativa
  •  A comunidade terapêutica (CT), propriamente dita
    • A equipa e o ambiente da CT
    • A funcionalidade da CT e o programa terapêutico-educativo
    • Exemplificação de CT`s (funcionais vs disfuncionais)

  • Introdução histórica – a sua origem
  • O Modelo de Minnesota
    • Pontos Fracos do Modelo Minnesota
    • Síntese do Modelo Minnesota
  • Grupos de Mútua Ajuda – o que são? e como funcionam?

  • O tratamento psiquiátrico
  • O tratamento farmacológico

  • Teoria da aprendizagem social
  • Técnicas de entrevista motivacional
  • Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo

  • Definição e objetivos dos Grupos em Sala de Espera (GSE)
  • Intervenção em GSE

5. CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.