DESENVOLVIMENTO PESSOAL • Desenvolvimento pessoal FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES E CIENCIAS DA EDUCAÇÃO • Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO • Psicologia • Sociologia e outros estudos |
CIÊNCIAS EMPRESARIAIS • Gestão e administração INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS • Indústrias alimentares SAÚDE • Saúde - programas não classificados noutra área de formação SERVIÇOS SOCIAIS • Trabalho social e orientação |
Preço
140 €
Formatos disponíveis
E-Learning (4 semanas)
ou
Presencial (40 H)
Certificação
+info
“Existem vários modelos de tratamento para utilizadores de drogas. A escolha dependerá do tipo de droga utilizada, se o paciente está em situações de risco ou prejuízo no funcionamento global e se tem suporte familiar ou social” (Andretta & Oliveira, 2005)
1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a
2 de fevereiro
2. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno das dependências químicas.
3. OBJETIVOS
• Compreender a importância da abordagem interdisciplinar no âmbito das dependências químicas;
• Explicar a distinção entre comunidade terapêutica e grupos de mútua-ajuda;
• Identificar e explicar os objetivos específicos do tratamento psiquiátrico, no âmbito das dependências químicas;
• Compreender os benefícios da utilização da terapia cognitivo-comportamental e dos grupos de sala de espera, no âmbito das dependências químicas.
4. PLANO CURRICULAR
5. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:
• Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação;
• Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.
7. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica