Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho – Prevenção e Formação

O dia 28 de abril é comemorado em todo o mundo como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e tem como objetivo homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.

A primeira cerimónia teve lugar em 1996, em Nova Iorque, na Organização das Nações Unidas, onde foi construído um memorial para recordar aqueles que perderam a vida em acidentes de trabalho ou que contraíram doenças relacionadas com a sua atividade profissional.

Reconhecimento Internacional e Compromisso com a Prevenção

Em 2001, esta comemoração foi reconhecida e apoiada pela Organização Internacional do Trabalho e, atualmente, é celebrada oficialmente em inúmeros países como uma parte integrante da estratégia para a segurança e saúde no trabalho, promovendo a criação de uma cultura global de segurança.

Portugal e o Compromisso Nacional com a Segurança no Trabalho

Portugal foi o quarto país europeu a consagrar o dia 28 de abril como Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho. Foi no âmbito da Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001, de 27 de junho, que esta efeméride foi instituída no país, com o objetivo de sensibilizar todos os atores do mundo do trabalho para a redução dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais.

A Importância de Ambientes de Trabalho Seguros e Saudáveis

Aproveitemos, então, este dia para refletir sobre a importância de proteger a saúde e bem-estar de todos os que trabalham. Um ambiente de trabalho seguro e saudável não é apenas uma obrigação legal, mas também um direito humano fundamental.

  Setor da Construção: Uma Área Crítica em Segurança -  Em 2024, foram levados a cabo pela ACT41 inquéritos de acidentes de trabalho no setor da construção, figurando-se como a secção CAE com maior incidência. A Segurança e Saúde no setor da construção continua a ser, para os técnicos de segurança no trabalho, uma preocupação dada a alta taxa de sinistralidade e de acidentes mortais ou com incapacitação permanente que têm vindo ao longo de décadas a condicionar desfavoravelmente a vida de milhares de trabalhadores e, consequentemente das suas famílias, muitas delas dependentes apenas dessa fonte de remuneração.

  Doenças Profissionais e Saúde Mental no Trabalho -  As doenças profissionais, são responsáveis por, aproximadamente, 2,4 milhões de mortes a nível mundial, 200 000 das quais na Europa. Foquemos a nossa atenção na saúde mental no trabalho. O stress, a ansiedade e a depressão constituem o segundo problema de saúde relacionado com o trabalho que mais afeta os trabalhadores europeus. Falar dos aspetos da saúde mental e, referir os desafios no local de trabalho ainda está associado, infelizmente, ao medo do estigma.

O dia 28 de abril é um dia de reflexão, nomeadamente acerca das medidas de minimização que podem ser implementadas na promoção de ambientes de trabalho mais saudáveis e seguros, e relativamente às quais todos temos um papel a desempenhar.

Neste sentido, a formação profissional é uma ferramenta única, pois oferece oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de competências essenciais para que os trabalhadores consigam subir a escada do sucesso profissional e contribuir para o crescimento económico e social do país.

Riscos Elétricos: Conhecimento que Salva Vidas

Vejamos, como exemplo, os riscos elétricos. O mundo atual é caracterizado pela utilização generalizada e crescente da energia elétrica. Mas se a eletricidade torna possível as coisas boas a que nos habituámos e que temos como garantidas, também exige cuidados na sua utilização: uma atuação incorreta pode causar grandes danos, lesões irrecuperáveis ou mesmo a morte.

O Curso de Formação Riscos Elétricos é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores que lidam com eletricidade, seja direta ou indiretamente. Ela capacita os profissionais a identificar perigos, implementar medidas de prevenção e agir corretamente em situações de emergência, minimizando o risco de acidentes, muitas vezes graves ou mesmo mortais.

A Cognos disponibiliza o Curso de Formação Riscos Elétricos destinado a todos os profissionais que executam trabalhos na proximidade de tensão e todos aqueles que têm intervenção direta ou indireta na instalação e/ou manutenção de trabalhos elétricos, assim como responsáveis de segurança e de equipas técnicas, instaladores elétricos, eletricistas, engenheiros e técnicos de segurança. Neste curso são abordadas temáticas relacionadas com os acidentes com eletricidade no trabalho, causas, consequências e medidas preventivas.

Refletir para Avançar: Segurança e Dignidade no Trabalho

Trabalhar em segurança deverá ser encarada como rotina, para, desta forma, podermos olhar para o futuro do trabalho com tranquilidade e aproveitarmos o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho para refletir no caminho que temos percorrido no sentido da prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais e garantir, assim, a todos os trabalhadores, a segurança e saúde que têm direito.

Para que todos possamos viver o trabalho com dignidade, aproveitemos o dia 28 de abril para refletir.

Formadora Eng.ª Marta Pinto