background
INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | NOTÍCIAS | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert logo cognos formação

Curso
Substâncias Psicoativas:
Classificação, Farmacologia e
Fisiopatologia

Contacto Cognoscontactos cognos

Curso de Formação Substâncias Psicoativas:
Classificação, Farmacologia e Fisiopatologia



Preço
140 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 semanas) 
ou
Presencial (40 h)

Certificação
+info


O consumo de substâncias psicoativas existe desde os primórdios da história do homem, em praticamente todas as culturas conhecidas. Curiosidade, desejo de transcendência, busca da imortalidade, do prazer, da sabedoria, são alguns dos motivos que aparecem, desde sempre, associados ao desejo por alguma droga.

Drogas ou substâncias psicoativas "... são aquelas que modificam o estado de consciência do usuário. Os efeitos podem ir desde uma estimulação suave causada por uma chávena de café ou chá até os efeitos ...produzidos por alucinogénios tais como o LSD..."
Seibel e Toscano Jr.(2001)

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 3 de outubro

2. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados na área das substâncias psicoativas e efeitos a si associados.

3. OBJETIVOS
• Classificar as substâncias psicoativas, quanto à sua origem, efeitos farmacológicos ao nível do SNC e potencial de uso nocivo e utilidade clínica;
• Classificar as substâncias psicoativas quanto ao seu status legal;
• Compreender os mecanismos de ação das substâncias psicoativas e caracterizar as principais substâncias psicoativas, quanto aos efeitos e riscos para a saúde;
• Analisar de forma reflexiva a farmacologia das substâncias psicoativas, bem como os respetivos tratamentos farmacológicos disponíveis;
• Compreender os fenómenos de tolerância e abstinência das substâncias psicoativas.

4. PLANO CURRICULAR

  • Classificação quanto à sua origem
  • Classificação quanto aos efeitos farmacológicos ao nível do SNC
  • Classificação quanto ao potencial de uso nocivo e utilidade clínica
  • Classificação quanto ao status legal das substâncias

  • Efeitos crónicos para a saúde
  • Efeitos biológicos, agudos ou a curto prazo
  • Consequências sociais

  • Análise dos Mecanismos de ação das principais substâncias psicoativas
    • O álcool
    • As anfetaminas
    • A Cocaína e Crack
    • A Nicotina
    • Opiáceos ou opióides
    • Os anabolizantes
    • Canabinóides
    • Sedativos e Hipnóticos
    • Solventes voláteis
    • Alucinogénios

  • Mecanismo de ação das substâncias psicoativas
  • Efeitos comportamentais das substâncias psicoativas
  • Tolerância e abstinência das substâncias psicoativas

5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.