
Formação Avançada em Educação Inclusiva
Possibilidade de pagamento faseado.
- E-Learning (2 meses)
- ou
- Presencial (120 h)

-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 13 de dezembro de 2023
A mudança rumo à inclusão implica repensar a escola em todas as suas dimensões!
Informações Adicionais
Destinatários
Ver Detalhes
Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.
Este curso surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.
Ver Detalhes
Objetivos Específicos
- Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;
- Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
Certificado
Ver Detalhes
Equipa Formativa
Ver Detalhes
O que mudou no âmbito das necessidades educativas especiais e educação especial?
Futuramente iremos abandonar as designações de ensino especial e necessidades educativas especiais?
Como será constituída a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva?
Como se processa a identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão?
Nesta formação avançada terá a resposta a todas estas questões e a outras temáticas inseridas no âmbito da Educação Inclusiva.
Plano Curricular
- Análise do Decreto-Lei
nº54/2018 de 6 de julho
- Análise do Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
- Decreto-Lei nº3/2008 VS Decreto-Lei
nº54/2018 – o que mudou?
- Ideias-chave da Educação Inclusiva
- Princípios orientadores
- Necessidades Educativas Especiais (NEE) VS Educação Inclusiva
- Modelo psicoeducativo e multidisciplinar
- Conceito de Educação Especial e Educação Inclusiva
- Educação Especial VS Educação Inclusiva
- Promoção da Igualdade de Oportunidades e o Direito à Diferença
- Novas tendências na Educação
Inclusiva - modelos teóricos de enquadramento
- Princípios, Visão e Valores
- Áreas de Competência
- Práticas pedagógicas e
didáticas (Professores)
- Conceito de equipa
multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
- Constituição de equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva (elementos permanentes e variáveis)
- Competências de equipa
multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
- Medidas de gestão curricular a
desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno
- Acomodações curriculares
- Adaptações curriculares não
significativas
- Adaptações curriculares
significativas
- Acesso ao currículo e
flexibilidade curricular
- Abordagem multinível em
educação
- Desenho universal para a aprendizagem (DUA)
- Como é realizado o processo da
Identificação da necessidade de medidas?
- Declaração de Salamanca
- Participação dos pais ou
encarregados de educação – o que refere a legislação (Decreto-lei nº54/2018)?
- Participação dos pais ou encarregados de educação – direitos e deveres
- Reflexão sobre envolvimento dos
pais na escola
Outros cursos na área de EDUCAÇÃO

Curso de Formação Auxiliar de Ação Educativa
Ver Detalhes
Curso de Formação Bullying e Violência Escolar
Ver Detalhes
Curso de Formação CIF - Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde
Ver Detalhes
Curso de Formação Orientação Escolar e Profissional
Ver Detalhes
Curso de Formação Técnico de ORVC Formação de Técnicos de Orientação, Reconhecimento e Validação de Competências
Ver Detalhes
Curso de Formação Técnico de Ação Educativa
Ver Detalhes
Curso de Formação Novo Acordo Ortográfico
Ver Detalhes
Curso de Formação Centros Qualifica
Ver Detalhes
Formação Avançada Pós-Universitária em Educação de Adultos
Ver Detalhes
Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva
Ver Detalhes
Formação Avançada Pós-Universitária em Psicologia Escolar e Intervenção Socioeducativa
Ver Detalhes