fundo
INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | NOTÍCIAS | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert logo cognos formação

Formação Avançada
Pós-Universitária em
Educação de Adultos

Contacto Cognoscontactos cognos

Formação Avançada Pós-Universitária em Educação de Adultos

 Reformulada tendo em conta a Portaria n.º 62/2022 de 31-01-2022.

Preço
500 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200h)

Certificação
+info




Segundo a Eurydice (eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice), em 2016, ano em que foram criados os Centros Qualifica, existiam 261 Centros passando para 303 em 2017. Este número decresceu em 2018 (296 Centros) e em 2019 (294 Centros), aumentando, de novo, em 2020 (310 Centros, até final de setembro). Relativamente ao número de inscrições em Centros, em 2017 contabilizaram-se cerca de 126 mil inscrições, em 2018 aproximadamente 158 mil e, em 2019, foram mais do que 191 mil, num esforço de mobilização de adultos para as soluções de qualificação disponíveis no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.

Estes Centros, para além de proporcionarem o reconhecimento de competências prévias adquiridas pelos adultos, resultantes de aprendizagens formais, informais e não formais, asseguram ainda a orientação e o encaminhamento para outras soluções de qualificação, tais como cursos de Educação e Formação de Adultos, Formações Modulares Certificadas, Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação, etc.

Todas estas modalidades concorrem para o cumprimento das metas preconizadas pelo programa Qualifica, centradas na atividade dos Centros Qualifica. São estas as estruturas responsáveis pela mobilização dos adultos e pelo seu encaminhamento para as diferentes soluções de qualificação existentes.

Rede de Centros Qualifica, indicadores de atividade de janeiro de 2017 a dezembro de 2021


Resultados (janeiro 2017 a setembro 2021)
Nº total de Centros 310
Nº total de inscrições 713.374
Nº total de Encaminhamentos 621.672
Nº total de Encaminhamentos Outras modalidades de Qualificação 469.390
Nº total de Encaminhamentos RVCC 152.282
Nº total de Certificações RVCC (totais e parciais) 71.198
Nº total de Certificações Outras Modalidades de Qualificação (totais e parciais) 757.461

Fonte: ANQEP e SIGO, 31 dezembro de 2021.

 

 

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Fiquei muito feliz com os resultados obtidos e certamente farei a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nesta formação. Para mim, foi muito gratificante e enriquecedora esta Formação Fez-me refletir em novas abordagens e perspetivas (...)
    Raimundo Vasconcelos
  • Aproveito para agradecer o contributo e empenho de todos, principalmente o das formadoras, para o adequado desenvolvimento desta formação. Foi um prazer imenso trabalhar convosco
    Lucinda Henriques
  • Sinceros Parabéns pela dedicação que a Direcção da Cognos empreendeu a todos os níveis ao longo do curso
    Domingos Caetano
  • Fiquei muito feliz com os resultados obtidos e certamente farei a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nesta formação. Para mim, foi muito gratificante e enriquecedora esta Formação Fez-me refletir em novas abordagens e perspetivas na Educação e Formação de Adultos. Muito obrigado por todo o acompanhamento realizado. Despeço-me, formulando os votos de muitas felicidades e sucesso pessoal e profissional. Estes votos são extensivos à Cognos e à sua excelente e maravilhosa Equipa de profissionais

    • Raimundo Vasconcelos
  • Aproveito para agradecer o contributo e empenho de todos, principalmente o das formadoras, para o adequado desenvolvimento desta formação. Foi um prazer imenso trabalhar convosco

    • Lucinda Henriques
  • Sinceros Parabéns pela dedicação que a Direcção da Cognos empreendeu a todos os níveis ao longo do curso

    • Domingos Caetano
Close

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 5 de julho

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

4. OBJETIVOS
• O enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal.
• Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida.
• Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos.
• Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC.

5. PLANO CURRICULAR

  • Desenvolvimento histórico da formação de adultos
  • Tendências recentes
  • Os atores – Instituições e Promotores de Educação de Adultos
  • Os Atuais Desafios – Aprendizagem ao longo da vida para todos
  • O Caso Português

  • Enquadramento Legal das Políticas e Práticas da Educação de Adultos
  • Métodos e Práticas da Educação de Adultos
  • Aprendizagem ao longo da vida
  • Educação e Formação de Adultos – atualidade do conceito

  • Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
    • A Andragogia
    • A Reflexão Crítica
    • A Aprendizagem Transformativa
    • A Responsabilidade Social
    • Conceitos transversais às propostas educativas para adultos
    • O auto-direcionamento na aprendizagem
    • A aprendizagem experiencial
    • A aprendizagem contextual
  • O formador de pessoas adultas
    • Diferentes significados para diferentes práticas
    • Função (ou funções) do formador
    • Ações, intenções e crenças dos formadores: da identificação à mudança
  • Áreas de conhecimento do formador de adultos
    • O conhecimento sobre os princípios da prática
    • O conhecimento do formador
    • O conhecimento dos formandos
    • O conhecimento do conteúdo
    • O conhecimento dos métodos
  • Perspetivas de ensino e desempenho profissional
    • Perspetiva transmissiva
    • Perspetiva de aprendizagem guiada
    • Perspetiva desenvolvimentista
    • Perspetiva nurturing
    • Perspetiva de reforma social
  • Práticas de reflexão em educação e formação de adultos
    • Do conceito às práticas de reflexão
    • Funções da reflexão no contexto da educação e formação de adultos
    • O desafio pós-moderno à reflexão
  • O formando adulto
    • Principais características
    • Diferenças entre alunos e formandos

  • Desenvolvimento Pessoal e Social do formando adulto
    • Características Cognitivas
    • Características de Personalidade
    • Características Experienciais 
  • A criação de ambientes de aprendizagem que sustentam a motivação
    • Estabelecer a Inclusão
    • Desenvolver atitudes
    • Fomentar o significado
    • Promover a competência
  • Os processos de mudança no formando
    • O desenvolvimento do adulto: conceitos e perspetivas - O self assumido   
    • Implicações nos processos educativos e formativos

  • A Educação e Formação de Adultos em Portugal: Centros QUALIFICA
  • O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
    • Balanço de Competências e Portefólios Reflexivos de Aprendizagens
    • A sessão de júri de certificação
  • Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
    • A avaliação de competências nos cursos EFA
    • Cursos EFA de Nível Secundário
    • Cursos EFA de Nível Básico
  • Referenciais de Competências-chave

  • Métodos de ensino para públicos adultos
    • A aprendizagem colaborativa
    • O método de debate
    • O método dos estudos de caso
    • A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos
  • Planificar em Educação e Formação de Adultos.
    • Domínios de competência requeridos no processo de qualificação
    • Modelos de planificação para educação e formação de adultos
      • O Modelo de Dean

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 27/2021, de 16 de abril, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.