Curso de Especialização em Educação de Adultos
Possibilidade de pagamento faseado.
- 4 meses (200h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 09 de outubro de 2024
Segundo a Eurydice (eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice), em 2016, ano em que foram criados os Centros Qualifica, existiam 261 Centros passando para 303 em 2017. Este número decresceu em 2018 (296 Centros) e em 2019 (294 Centros), aumentando, de novo, em 2020 (310 Centros, até final de setembro). Relativamente ao número de inscrições em Centros, em 2017 contabilizaram-se cerca de 126 mil inscrições, em 2018 aproximadamente 158 mil e, em 2019, foram mais do que 191 mil, num esforço de mobilização de adultos para as soluções de qualificação disponíveis no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
Ver Detalhes
Objetivo Geral
Ver Detalhes
Objetivos Específicos
- Realizar o enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal;
- Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;
- Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos, no âmbito da educação de adultos;
- Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC.
Certificado
Ver Detalhes
Equipa Formativa
Ver Detalhes
Os Centros Qualifica, para além de proporcionarem o reconhecimento de competências prévias adquiridas pelos adultos, resultantes de aprendizagens formais, informais e não formais, asseguram ainda a orientação e o encaminhamento para outras soluções de qualificação, tais como cursos de Educação e Formação de Adultos, Formações Modulares Certificadas, Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação, etc. Todas estas modalidades concorrem para o cumprimento das metas preconizadas pelo programa Qualifica, centradas na atividade dos Centros Qualifica. São estas as estruturas responsáveis pela mobilização dos adultos e pelo seu encaminhamento para as diferentes soluções de qualificação existentes.
Plano Curricular
- Desenvolvimento histórico da formação de adultos
- Tendências recentes
- Os atores – Instituições e Promotores de Educação de Adultos
- Os Atuais Desafios – Aprendizagem ao longo da vida para todos
- O Caso Português
- Enquadramento Legal das Políticas e Práticas da Educação de Adultos
- Métodos e Práticas da Educação de Adultos
- Aprendizagem ao longo da vida
- Educação e Formação de Adultos – atualidade do conceito
- Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
- A Andragogia
- A Reflexão Crítica
- A Aprendizagem Transformativa
- A Responsabilidade Social
- Conceitos transversais às propostas educativas para adultos
- O auto-direcionamento na aprendizagem
- A aprendizagem experiencial
- A aprendizagem contextual
- O formador de pessoas adultas
- Diferentes significados para diferentes práticas
- Função (ou funções) do formador
- Ações, intenções e crenças dos formadores: da identificação à mudança
- Áreas de conhecimento do formador de adultos
- O conhecimento sobre os princípios da prática
- O conhecimento do formador
- O conhecimento dos formandos
- O conhecimento do conteúdo
- O conhecimento dos métodos
- Perspetivas de ensino e desempenho profissional
- Perspetiva transmissiva
- Perspetiva de aprendizagem guiada
- Perspetiva desenvolvimentista
- Perspetiva nurturing
- Perspetiva de reforma social
- Práticas de reflexão em educação e formação de adultos
- Do conceito às práticas de reflexão
- Funções da reflexão no contexto da educação e formação de adultos
- O desafio pós-moderno à reflexão
- O formando adulto
- Principais características
- Diferenças entre alunos e formandos
- Desenvolvimento Pessoal e Social do formando adulto
- Características Cognitivas
- Características de Personalidade
- Características Experienciais
- A criação de ambientes de aprendizagem que sustentam a motivação
- Estabelecer a Inclusão
- Desenvolver atitudes
- Fomentar o significado
- Promover a competência
- Os processos de mudança no formando
- O desenvolvimento do adulto: conceitos e perspetivas - O self assumido
- Implicações nos processos educativos e formativos
- Breve enquadramento – Educação de Adultos
- Ensino vs Aprendizagem
- Breve caracterização histórica
- Metodologias de Intervenção
- Balanço de Competências
- Construção de portefólios
- Cursos EFA
- Princípios orientadores dos cursos EFA
- Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA)
- Etapas possíveis para construção de um PRA
- Breve enquadramento – Métodos de ensino para públicos adultos
- A aprendizagem colaborativa
- O método do debate
- O método dos estudos de caso
- A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos
- Planificação curricular
- Elaboração de um projeto no âmbito da Educação de Adultos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
Rede de Centros Qualifica - indicadores de atividade de janeiro de 2017 a dezembro de 2021
Resultados (janeiro 2017 a setembro 2021)
Nº total de Centros ______________________________________________310
Nº total de inscrições__________________________________________713.374
Nº total de Encaminhamentos________________________________ 621.672
Nº total de Encaminhamentos Outras
modalidades de Qualificação_________________________________469.390
Nº total de Encaminhamentos RVCC___________________________152.282
Nº total de Certificações RVCC (totais e parciais)________________71.198
Nº total de Certificações Outras
modalidades de Qualificação (totais e parciais)_________________757.461
Fonte: ANQEP e SIGO, 31 dezembro de 2021
Rede de Centros Qualifica - indicadores de atividade de janeiro de 2017 a dezembro de 2021
O que dizem os nossos Formandos
Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente
na aprendizagem e
na valorização
pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir
esse objetivo.
Curso de Especialização em Educação de Adultos
Raimundo Vasconcelos
"Fiquei muito feliz com os resultados obtidos e certamente farei a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nesta formação. Para mim, foi muito gratificante e enriquecedora esta Formação Fez-me refletir em novas abordagens e perspetivas na Educação e Formação de Adultos. Muito obrigado por todo o acompanhamento realizado. Despeço-me, formulando os votos de muitas felicidades e sucesso pessoal e profissional. Estes votos são extensivos à Cognos e à sua excelente e maravilhosa Equipa de profissionais"
Lucinda Henriques
"Aproveito para agradecer o contributo e empenho de todos, principalmente o das formadoras, para o adequado desenvolvimento desta formação. Foi um prazer imenso trabalhar convosco"
Domingos Caetano
"Sinceros Parabéns pela dedicação que a Direcção da Cognos empreendeu a todos os níveis ao longo do curso"