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Especialização em Educação de Adultos

Especialização em Educação de Adultos


Reformulada tendo em conta a Portaria n.º 62/2022 de 31-01-2022
Preço: 500,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 4 meses (200h)
Email:
email cognos
Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 26 de junho de 2024

Segundo a Eurydice (eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice), em 2016, ano em que foram criados os Centros Qualifica, existiam 261 Centros passando para 303 em 2017. Este número decresceu em 2018 (296 Centros) e em 2019 (294 Centros), aumentando, de novo, em 2020 (310 Centros, até final de setembro). Relativamente ao número de inscrições em Centros, em 2017 contabilizaram-se cerca de 126 mil inscrições, em 2018 aproximadamente 158 mil e, em 2019, foram mais do que 191 mil, num esforço de mobilização de adultos para as soluções de qualificação disponíveis no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações. 

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

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Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico - práticos que possibilite o exercício de funções na área da Formação e Educação de Adultos.

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Objetivos Específicos


    - Realizar o enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal;

    - Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida;

    - Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos, no âmbito da educação de adultos;

    - Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

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Os Centros Qualifica, para além de proporcionarem o reconhecimento de competências prévias adquiridas pelos adultos, resultantes de aprendizagens formais, informais e não formais, asseguram ainda a orientação e o encaminhamento para outras soluções de qualificação, tais como cursos de Educação e Formação de Adultos, Formações Modulares Certificadas, Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação, etc. Todas estas modalidades concorrem para o cumprimento das metas preconizadas pelo programa Qualifica, centradas na atividade dos Centros Qualifica. São estas as estruturas responsáveis pela mobilização dos adultos e pelo seu encaminhamento para as diferentes soluções de qualificação existentes.

Plano Curricular


  • Desenvolvimento histórico da formação de adultos
  • Tendências recentes
  • Os atores – Instituições e Promotores de Educação de Adultos
  • Os Atuais Desafios – Aprendizagem ao longo da vida para todos
  • O Caso Português
  • Enquadramento Legal das Políticas e Práticas da Educação de Adultos
  • Métodos e Práticas da Educação de Adultos
  • Aprendizagem ao longo da vida
  • Educação e Formação de Adultos – atualidade do conceito
  • Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
    • A Andragogia
    • A Reflexão Crítica
    • A Aprendizagem Transformativa
    • A Responsabilidade Social
    • Conceitos transversais às propostas educativas para adultos
    • O auto-direcionamento na aprendizagem
    • A aprendizagem experiencial
    • A aprendizagem contextual
  • O formador de pessoas adultas
    • Diferentes significados para diferentes práticas
    • Função (ou funções) do formador
    • Ações, intenções e crenças dos formadores: da identificação à mudança
  • Áreas de conhecimento do formador de adultos
    • O conhecimento sobre os princípios da prática
    • O conhecimento do formador
    • O conhecimento dos formandos
    • O conhecimento do conteúdo
    • O conhecimento dos métodos
  • Perspetivas de ensino e desempenho profissional
    • Perspetiva transmissiva
    • Perspetiva de aprendizagem guiada
    • Perspetiva desenvolvimentista
    • Perspetiva nurturing
    • Perspetiva de reforma social
  • Práticas de reflexão em educação e formação de adultos
    • Do conceito às práticas de reflexão
    • Funções da reflexão no contexto da educação e formação de adultos
    • O desafio pós-moderno à reflexão
  • O formando adulto
    • Principais características
    • Diferenças entre alunos e formandos
  • Desenvolvimento Pessoal e Social do formando adulto
    • Características Cognitivas
    • Características de Personalidade
    • Características Experienciais 
  • A criação de ambientes de aprendizagem que sustentam a motivação
    • Estabelecer a Inclusão
    • Desenvolver atitudes
    • Fomentar o significado
    • Promover a competência
  • Os processos de mudança no formando
    • O desenvolvimento do adulto: conceitos e perspetivas - O self assumido   
    • Implicações nos processos educativos e formativos
  • Breve enquadramento – Educação de Adultos
    • Ensino vs Aprendizagem
    • Breve caracterização histórica
  • Metodologias de Intervenção
    • Balanço de Competências
    • Construção de portefólios
  • Cursos EFA
    • Princípios orientadores dos cursos EFA
    • Portefólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA)
    • Etapas possíveis para construção de um PRA
  • Breve enquadramento – Métodos de ensino para públicos adultos
  • A aprendizagem colaborativa
  • O método do debate
  • O método dos estudos de caso
  • A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos
  • Planificação curricular
    • Elaboração de um projeto no âmbito da Educação de Adultos, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

    Rede de Centros Qualifica - indicadores de atividade de janeiro de 2017 a dezembro de 2021

    Resultados (janeiro 2017 a setembro 2021)

    Nº total de Centros ______________________________________________310

    Nº total de inscrições__________________________________________713.374

    Nº total de Encaminhamentos________________________________  621.672

    Nº total de Encaminhamentos Outras

    modalidades de Qualificação_________________________________469.390

    Nº total de Encaminhamentos RVCC___________________________152.282

    Nº total de Certificações RVCC (totais e parciais)________________71.198

    Nº total de Certificações Outras

    modalidades de Qualificação (totais e parciais)_________________757.461


    Fonte: ANQEP e SIGO, 31 dezembro de 2021


    Rede de Centros Qualifica - indicadores de atividade de janeiro de 2017 a dezembro de 2021

    O que dizem os nossos Formandos

    Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
    na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



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