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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Educação de Adultos

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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação de Adultos

Reformulada tendo em conta o novo Programa Qualifica

Preço
500 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200h)

Certificação
+info




2017: Ano da Educação de Adultos
logo programa qualifica

Tornar 2017 o Ano da Educação de Adultos é o mote da campanha que se encontra em marcha com o objetivo de celebrar o impacto e os benefícios da educação e formação de adultos.


300 Centros Qualifica até 2017
é uma meta do XXI Governo

ATÉ 2020, PRETENDE-SE O CUMPRIMENTO DAS SEGUINTES METAS:

• Garantir que 50% da população ativa conclui o ensino secundário;
• Alcançar uma taxa de participação de adultos em atividades de aprendizagem ao longo da vida de 15%, alargada para 25% em 2025;
• Contribuir para que tenhamos 40% de diplomados do ensino superior, na faixa etária dos 30- 34 anos;
• Alargar da rede de Centros Qualifica (garantindo 300 até final de 2017).

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de Novembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, Sociólogos, Professores, Mediadores, Formadores, Coordenadores de formação, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação de adultos ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

4. OBJETIVOS
• O enquadramento da Educação e Formação de adultos nas novas políticas europeias de aprendizagem ao longo da vida e a situação atual em Portugal.
• Analisar os diferentes contextos de aprendizagem ao longo da vida.
• Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos.
• Desenvolver competências de intervenção e avaliação em processos de cursos EFA e processos de RVCC.

5. PLANO CURRICULAR

  • Desenvolvimento histórico da formação de adultos
  • Tendências recentes
  • Os atores – Instituições e Promotores de Educação de Adultos
  • Os Atuais Desafios – Aprendizagem ao longo da vida para todos
  • O Caso Português

  • Enquadramento Legal das Políticas e Práticas da Educação de Adultos
  • Métodos e Práticas da Educação de Adultos
  • Aprendizagem ao longo da vida
  • Educação e Formação de Adultos – atualidade do conceito

  • Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
    • A Andragogia
    • A Reflexão Crítica
    • A Aprendizagem Transformativa
    • A Responsabilidade Social
    • Conceitos transversais às propostas educativas para adultos
    • O auto-direcionamento na aprendizagem
    • A aprendizagem experiencial
    • A aprendizagem contextual
  • O formador de pessoas adultas
    • Diferentes significados para diferentes práticas
    • Função (ou funções) do formador
    • Ações, intenções e crenças dos formadores: da identificação à mudança
  • Áreas de conhecimento do formador de adultos
    • O conhecimento sobre os princípios da prática
    • O conhecimento do formador
    • O conhecimento dos formandos
    • O conhecimento do conteúdo
    • O conhecimento dos métodos
  • Perspetivas de ensino e desempenho profissional
    • Perspetiva transmissiva
    • Perspetiva de aprendizagem guiada
    • Perspetiva desenvolvimentista
    • Perspetiva nurturing
    • Perspetiva de reforma social
  • Práticas de reflexão em educação e formação de adultos
    • Do conceito às práticas de reflexão
    • Funções da reflexão no contexto da educação e formação de adultos
    • O desafio pós-moderno à reflexão
  • O formando adulto
    • Principais características
    • Diferenças entre alunos e formandos

  • Desenvolvimento Pessoal e Social do formando adulto
    • Características Cognitivas
    • Características de Personalidade
    • Características Experienciais 
  • A criação de ambientes de aprendizagem que sustentam a motivação
    • Estabelecer a Inclusão
    • Desenvolver atitudes
    • Fomentar o significado
    • Promover a competência
  • Os processos de mudança no formando
    • O desenvolvimento do adulto: conceitos e perspetivas - O self assumido   
    • Implicações nos processos educativos e formativos

  • A Educação e Formação de Adultos em Portugal: Centros QUALIFICA
  • O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC)
    • Balanço de Competências e Portefólios Reflexivos de Aprendizagens
    • A sessão de júri de certificação
  • Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
    • A avaliação de competências nos cursos EFA
    • Cursos EFA de Nível Secundário
    • Cursos EFA de Nível Básico
  • Referenciais de Competências-chave

  • Métodos de ensino para públicos adultos
    • A aprendizagem colaborativa
    • O método de debate
    • O método dos estudos de caso
    • A avaliação nos modelos educativos para públicos adultos
  • Planificar em Educação e Formação de Adultos.
    • Domínios de competência requeridos no processo de qualificação
    • Modelos de planificação para educação e formação de adultos
      • O Modelo de Dean

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica