Política de Cookies

Ao aceitar a política de cookies da Cognos, deverá ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao seu interesse. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Procuro o curso de…
Curso de Formação Técnico de Ação Educativa

Curso de Formação Técnico de Ação Educativa


Preço: 500,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 3 meses (176h + Estágio opcional 120h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 29 de maio de 2024

Juntamente com os professores, o técnico de ação educativa é também um agente de desenvolvimento das crianças desde que desempenhe o seu papel com um conhecimento claro das responsabilidades que estão associadas às suas funções.

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: 12º ano. Titulares do grau de 12º ano de escolaridade, interessados em desenvolver competências técnicas nos cuidados com crianças em idade escolar e pré-escolar.

Ver Detalhes

Objetivo Geral


No final do curso, os formandos deverão ter adquirido e aprofundado conhecimentos e competências, que lhes permitam cuidar de crianças até aos 12 anos durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades, cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas.

Ver Detalhes

Objetivos Específicos


    - Colaborar e/ou executar a planificação das atividades pedagógicas e lúdicas nos diversos contextos em que atua, tendo em conta as necessidades educativas e a idade das crianças ao seu cuidado;

    - Cuidar de crianças em creches, jardins de infância e estabelecimentos similares;

    - Cuidar de crianças em Atividades de Tempo Livres (ATL);

    - Cuidar de crianças com necessidades específicas de educação, colaborando na programação, no desenvolvimento e no acompanhamento das suas atividades quotidianas e de tempos livres;

    - Assegurar as condições de higiene, segurança e organização do local onde as crianças se encontram, bem como, dos brinquedos e outros materiais utilizados;

    - Informar os encarregados de educação e/ou o/a Educador/a de Infância sobre eventuais problemas de saúde ou outros respeitantes às rotinas diárias da criança.


Saídas Profissionais


O/a Técnico/a de Ação Educativa é o/a profissional que, no respeito de imperativos de segurança e deontologia profissional, cuida de crianças, até aos 12 anos, durante as suas atividades, refeições e horas de repouso, vigiando e orientando comportamentos e atividades e cuidando da higiene, vestuário, alimentação e acompanhamento em passeios, excursões e visitas, e promovendo o desenvolvimento integral e harmonioso tanto de crianças com um desenvolvimento normal como de crianças com necessidades especiais de educação.

Ver Detalhes

Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Ver Detalhes

Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

Ver Detalhes

De modo a fornecer conhecimentos essenciais no âmbito da educação infantil, o curso de técnico de ação educativa da Cognos aborda temáticas como a Psicologia do Desenvolvimento Infantil dos 0 aos 12 anos, Modelos Psicológicos, Comunicação e Relação Eficaz com crianças, Nutrição Infantil, Necessidades Educativas Especiais, Expressão Dramática, Verbal, Corporal, Plástica e Musical, bem como Planeamento de Atividades Pedagógicas e de Tempo Livre.

Plano Curricular


  • Psicologia do desenvolvimento
    • Conceito
    • Objeto
  • Etapas do desenvolvimento humano
    • Gravidez / nascimento / suas condicionantes
    • Desenvolvimento intra-uterino
    • Desenvolvimento pós-natal
    • Desenvolvimento, crescimento e maturação
    • Fases do desenvolvimento da criança
      • Fases, idades e perfis do desenvolvimento dos 0 aos 12 anos
  • Modelos psicológicos
    • Teoria psicanalítica (Freud)
    • Teoria da maturação (Gesell)
    • Teoria do ciclo vital (Erikson)
    • Teoria cognitiva (Piaget, Brunner)
    • Teoria cognitiva-social (Vygotsky)
  • Evolução histórica da educação em Portugal
  • A educação pré-escolar
  • O ensino básico
  • Funções do Técnico de Ação Educativa
  • Processo de comunicação
    • Conceito
    • Elementos do processo de comunicação
    • Feedback/Empatia
    • Barreiras à comunicação
  • Comportamentos comunicacionais
    • Atitudes ineficazes
    • Comunicação assertiva
  • Relacionamento interpessoal
    • Complexidade e riqueza da personalidade
    • Dinâmica do relacionamento humano
    • Importância das primeiras impressões no relacionamento interpessoal
    • Tensões do relacionamento humano
  • Comunicação e relação pedagógica
    • Regras como elemento estruturante da comunicação e relação pedagógica
    • Rotinas como elemento estruturante na organização espácio temporal
  • Relacionamento e educação na infância
    • Relação da criança com outras crianças
    • Relação da criança com adultos
    • Impacto das relações entre adultos na criança
  • Importância do envolvimento parental
    • Abordagem sistémica da família
    • Modelo ecológico do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner)
    • Participação da família no projeto educativo e na instituição educativa
  • Noções de alimentos, seus constituintes e funções
  • A alimentação nos primeiros dois anos de vida
  • Tipos de aleitamento
  • Cuidados na preparação, administração e esterilização dos biberons
  • Introdução da alimentação diversificada
  • A alimentação da criança dos 3 aos 5 anos
  • A roda dos alimentos e a sua importância na alimentação
  • Ementas saudáveis
  • Distúrbios alimentares - obesidade e má nutrição
  • Alimentação infantil em idade escolar
  • Hábitos alimentares na escola
  • Como alimentar uma criança que está doente
  • Conceitos básicos de noções de higiene alimentar na manipulação dos alimentos
    • Adequado acondicionamento e manuseamento dos alimentos
    • Manutenção dos alimentos à temperatura adequada
  • Prevenção de Acidentes na Infância
  • Acidentes dos 0 aos 2 anos idade: Tipo de acidentes e sua prevenção
  • A criança do Pré-escolar: Tipo de acidentes
  • A criança em idade escolar: Tipo de acidentes e sua prevenção
  • Princípios Fundamentais em Primeiros Socorros
  • Princípios Gerais do Socorrismo
  • Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM)
  • Paragem cardiorrespiratória
  • Suporte Básico de Vida
  • Algoritmo de Suporte Básico de Vida Pediátrico
  • Obstrução da Via Aérea na Idade Pediátrica
  • Situações de emergência médica infantil
  • Feridas
  • Hemorragias/Epistaxis
  • Queimaduras
  • Mordidelas e Picadas
  • Afogamento
  • Lesões Músculo-Esqueléticas: Entorses e fraturas
  • Traumatismos
  • Doenças Súbitas na Criança: Desmaio/Perda de consciência
  • Crise hipoglicémica em Criança Diabética
  • Golpe de Calor e Golpe de frio
  • Crise Asmática em Criança com Asma
  • Necessidades específicas de educação – evolução e modelos
    • Evolução histórica do conceito de necessidades específicas de educação
  • Caracterização das necessidades educativas da educação
    • Crianças com imaturidade de desenvolvimento
    • Crianças hiperativas
    • Dificuldades de aprendizagem
    • Crianças com deficiência
      • Motora
      • Mental
      • Visual
      • Auditiva
    • Crianças com doenças crónicas
    • Papel da família
    • Papel da equipa educativa
    • Deficiência e agressividade
  • Expressão plástica
    • Fundamentos da expressão plástica
    • Técnicas de expressão plástica
    • Organização dos espaços
    • Considerações finais sobre a expressão plástica
  • Expressão musical
    • Fundamentos da expressão musical
    • Atividades de canto e movimento
    • Atividades rítmicas
    • Instrumentos musicais
    • Considerações finais sobre a expressão musical
  • Expressão dramática
    • Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
    • Expressão dramática - Jogo simbólico
    • Expressão dramática - Jogo dramático / Teatro
  • Expressão corporal
  • Expressão vocal e verbal
  • Observação e conhecimento das crianças
  • Planear, agir, avaliar, comunicar e articular
  • Brincar – atividades livres
  • Atividades pedagógicas – orientadas
  • Funções do técnico de ação educativa
  • Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos
  • Elaboração e preparação de materiais necessários a atividades pedagógicas
  • Preparação dos espaços e equipamentos para as refeições, sesta e atividades pedagógicas
    • Refeições e sestas
    • Atividades pedagógicas
  • Acompanhamento de refeições
  • Participação nas sestas e na higiene
    • Sesta/ repouso
    • Higiene
  • Saúde e higiene pessoal
    • Higiene oral
    • Alterações cutâneas
    • Despiste de alterações visuais
  • Dietas alimentares
    • Alimentação nos primeiros dois anos de vida
    • Alimentação dos 3 aos 5 anos de vida
    • Alimentação no período escolar
  • Higiene, manutenção e preparação de equipamentos espaços e materiais
    • Conceitos fundamentais
  • Cuidados básicos de saúde
    • Principais doenças da infância
    • Vacinação
    • Ministrar medicamentos
    • Acompanhamento aos serviços de saúde e Informação à família dos acidentados
  • Estratégias de procura de emprego
    • Pesquisa de informação para procura de emprego
    • Medidas ativas de emprego e formação
    • Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)
    • Rede de contactos
  • Curriculum vitae
    • Funções do CV
    • Regras da elaboração do CV
    • Tipos de CV
  • Anúncios de emprego
  • Candidatura espontânea
  • Entrevista de emprego
    • Tipos de entrevista
    • Fases da entrevista
    • Aspetos a abordar

Curso de Formação Técnico de Ação Educativa

A criança é um ser em constante fase de crescimento capaz de agir, interagir, descobrir e transformar o mundo, com habilidades, limitações e potencialidades. A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento absoluto das crianças, sendo nesta etapa que descobrem novos valores, sentimentos, costumes. Nesta etapa ocorre também o desenvolvimento da sua, identidade e interação com outras pessoas.

Curso de Formação Técnico de Ação Educativa

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



Curso de Formação Técnico de Ação Educativa

Outros cursos na área de EDUCAÇÃO

anterior
próximo

Livros Recomendados