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Processo de Comunicação e
Formas Relacionais e
Pedagógicas da Criança

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Curso de Formação
Processo de Comunicação e Formas Relacionais e Pedagógicas da Criança



Preço
220 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 semanas) 
ou
Presencial (50 h)

Certificação
+info


“O processo de aquisição da linguagem pela criança é intrigante para qualquer adulto que, no convívio direto com uma criança, se apercebe da facilidade e da rapidez com que a mesma apreende e domina a língua da comunidade a que pertence.A linguagem é uma das grandes maravilhas do mundo natural. Possuir e conhecer uma língua é a quinta essência da nossa condição de humanos. Em poucos anos de vida, tornamo-nos falantes exímios da nossa língua materna. O processo é rápido, eficaz e universal e não carece de lições formais. Para que tal aconteça, apenas é necessário que a criança seja exposta a sons da fala e a situações de interação em que esses sons ocorram na convivência quotidiana com falantes. Dito de uma outra forma, que ouça falar e que falem com ela.”

Inês Sim-Sim. Aquisição da linguagem: Um olhar retrospetivo sobre o percurso do conhecimento. Em Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.).2017.. Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 3–31. Berlin: Language Science Press.

“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.”

Peter Drucker

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 3 de outubro

2. DESTINATÁRIOS
Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática.

3. OBJETIVOS
• Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças;
• Compreender a importância da comunicação com a criança;
• Identificar a aquisição, desenvolvimento e perturbações da linguagem da criança;
• Reconhecer a relevância do relacionamento interpessoal na infância;
• Conhecer a relação pedagógica e a relevância do envolvimento parental.

4. PLANO CURRICULAR

  • O Conceito de Comunicação
  • Elementos do Processo de Comunicação
  • Tipos de Comunicação: Verbal e Não Verbal
  • Estilos Comunicacionais
  • Barreiras à Comunicação
  • Comunicação da Criança na interação com o adulto, pais e grupo de pares

  • A Linguagem – Conceito e Definição
  • A Fala
  • Componentes da Linguagem
  • Desenvolvimento da Linguagem
  • Teorias Explicativas da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
  • Perturbações da Linguagem

  • Relacionamento da Criança
  • A Importância da Família no Desenvolvimento da Criança
  • O Fenómeno da “Base segura”
  • Modelos Internos de Vinculação
  • Separação e Rutura de Vinculação
  • Relações Interpessoais e de Amizade
  • Cooperação entre Crianças
  • Interações entre Rapazes, Raparigas e Grupos
  • Interações entre Idades Diferentes
  • As Interações Sociais - Características dos Contextos de Vida da Criança

  • Relação Pedagógica na Educação Infantil (Educadores/Professores)
  • Relação Pedagógica como Promotora do Sucesso Educativo
  • Educação Parental
  • Instrumentos de Avaliação de Competências Parentais
  • Programas de Intervenção
  • Estilos Parentais e Consequências


5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.