Curso de Formação Processo de Comunicação e Formas Relacionais e Pedagógicas da Criança
Possibilidade de pagamento faseado.
- 30 dias (50h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 09 de outubro de 2024
“O processo de aquisição da linguagem pela criança é intrigante para qualquer adulto que, no convívio direto com uma criança, se apercebe da facilidade e da rapidez com que a mesma apreende e domina a língua da comunidade a que pertence.A linguagem é uma das grandes maravilhas do mundo natural. Possuir e conhecer uma língua é a quinta essência da nossa condição de humanos. Em poucos anos de vida, tornamo-nos falantes exímios da nossa língua materna. O processo é rápido, eficaz e universal e não carece de lições formais. Para que tal aconteça, apenas é necessário que a criança seja exposta a sons da fala e a situações de interação em que esses sons ocorram na convivência quotidiana com falantes. Dito de uma outra forma, que ouça falar e que falem com ela.”
Inês Sim-Sim. Aquisição da linguagem: Um olhar retrospetivo sobre o percurso do conhecimento. Em Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.).2017.. Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 3–31. Berlin: Language Science Press.
Informações Adicionais
Destinatários
Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática.
Ver Detalhes
Objetivo Geral
Ver Detalhes
Objetivos Específicos
-
- Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças;
- Compreender a importância da comunicação com a criança;
- Identificar a aquisição, desenvolvimento e perturbações da linguagem da criança;
- Reconhecer a relevância do relacionamento interpessoal na infância;
- Conhecer a relação pedagógica e a relevância do envolvimento parental.
Certificado
Ver Detalhes
Equipa Formativa
Ver Detalhes
“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.”
Peter Drucker
Plano Curricular
- O Conceito de Comunicação
- Elementos do Processo de Comunicação
- Tipos de Comunicação: Verbal e Não Verbal
- Estilos Comunicacionais
- Barreiras à Comunicação
- Comunicação da Criança na interação com o adulto, pais e grupo de pares
- A Linguagem – Conceito e Definição
- A Fala
- Componentes da Linguagem
- Desenvolvimento da Linguagem
- Teorias Explicativas da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
- Perturbações da Linguagem
- Relacionamento da Criança
- A Importância da Família no Desenvolvimento da Criança
- O Fenómeno da “Base segura”
- Modelos Internos de Vinculação
- Separação e Rutura de Vinculação
- Relações Interpessoais e de Amizade
- Cooperação entre Crianças
- Interações entre Rapazes, Raparigas e Grupos
- Interações entre Idades Diferentes
- As Interações Sociais - Características dos Contextos de Vida da Criança
- Relação Pedagógica na Educação Infantil (Educadores/Professores)
- Relação Pedagógica como Promotora do Sucesso Educativo
- Educação Parental
- Instrumentos de Avaliação de Competências Parentais
- Programas de Intervenção
- Estilos Parentais e Consequências