
ARQUEOLOGIA
Preço
670 €. Possibilidade de pagamento faseado
Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (300 h)
Certificação
+info
A complexidade do sistema educativo e formativo e das suas articulações com o mundo do trabalho e, os custos individuais e sociais de decisões de carreira menos adequadas, são razões suficientes para justificar a importância da Psicologia Escolar e da Intervenção Socioeducativa, na ajuda prestada aos jovens e adultos, na sua tomada de decisão, perante a exploração do sistema educativo e formativo, bem como na prevenção de comportamentos de cariz desviante.
O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)
A Formação de psicologia escolar e intervenção socioeducativa teve impacto a nível pessoal e profissional. Uma vez que a minha área base de formação é psicologia clínica e saúde, fazia todo o sentido enriquecer a minha formação numa área direcionada para a vertente escolar e educativa, sendo que esse aspecto poderia ajudar em oportunidades de emprego futuras. Com esta formação adquiri vários conhecimentos e aprendizagens úteis. Aprendi, essencialmente, a planear e a implementar programas de orientação vocacional, prevenção de bullying/violência escolar, dislexia, entre outras matérias pertinentes para o contexto escolar.
Foi sem margem de dúvida uma formação que em muito contribuiu para o meu enriquecimento pessoal e profissional. Gostaria também de realçar a excelente qualidade dos formadores, bem como o método e-learning, disponíveis e facilitadores de uma aprendizagem ao ritmo das nossas disponibilidades. Frequentar a Formação em Psicologia Escolar e Intervenção Socioeducativa foi uma mais-valia em termos académicos, parabéns a Cognos.
A obtenção desta Formação foi de extrema importância, uma vez, que já tentava há algum tempo ingressar num Agrupamento de Escolas para desempenhar funções de psicóloga escolar, mas na verdade faltava no meu currículo evidências formativas no âmbito da intervenção escolar e daí a decisão da Formação em contexto escolar. No ano seguinte concorri e atualmente estou colocada em dois Agrupamentos.
A formação em questão permitiu-me desenvolver competências específicas na área da psicologia da educação que têm extrema importância na minha profissão. Para além de trabalhar competências específicas da área, foram-me disponibilizados materiais técnicos para o tipo de intervenção que realizo, existindo ainda a possibilidade de, a todo o momento, contactar com os formadores para tirar dúvidas.
Esta formação foi importante no meu percurso profissional, pois ajudou-me a adquirir conhecimentos na área da psicologia escolar e caso seja necessário mostrou como se pode intervir para resolver problemas na área educacional, problemas esses que andam de "mãos dadas" com a vivência e a personalidade dos discentes.
Esta Formação foi muito positiva ao nível da minha formação enquanto docente, uma vez que me sensibilizou para questões importantíssimas no âmbito da educação de crianças e jovens, tendo desenvolvido as minhas competências a vários níveis.
Agradeço às excelentes formadoras, por me proporcionarem tanto conhecimento com clareza e facilidade de entendimento. Todas as questões foram eficazes para desenvolver um maior interesse pela Psicologia. Os conteúdos são muito bem selecionados, foram abordados de forma ampla e qualitativa e corresponderam às minhas expectativas, proporcionando maior conhecimento em áreas de muito interesse da minha parte. Toda a aprendizagem adquirida, ao longo do curso, foi de suma importância para um desenvolvimento mais qualificado no âmbito profissional e particular, no que diz respeito aos meus conceitos psicológicos. Agradeço a toda equipa Cognos e parabenizo cada membro que, com a sua contribuição, foi fundamental para a conclusão de mais um objetivo traçado em minha trajetória. Considero que tive uma aprendizagem muito enriquecedora. Muito obrigada!
Formadora com uma dimensão profissional e humana exemplar.
Recomendo a instituição Cognos, pela exemplar oferta educativa e formativa que apresenta, bem como os seus recursos materiais e humanos.
1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de março
2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.
3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos e profissionais da área de educação de jovens e adultos, como psicopedagogos, educadores sociais, professores, coordenadores e diretores, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento, complementar à sua formação académica de base.
A realização da Formação Avançada Pós-Universitária não permite o desempenho das funções de psicólogo escolar, sem o pré-requisito de detenção de Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia.
4. OBJETIVOS
• Adquirir competências ao nível das técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, que poderão ser implementadas com alunos que manifestem dificuldades de aprendizagem;
• Adquirir conhecimentos sobre os testes e ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizados no processo de orientação vocacional, de jovens e adultos, segundo o atual sistema educativo e formativo;
• Compreender os fenómenos de bullying e violência escolar, bem como algumas estratégias eficazes para reduzir os mesmos;
• Desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF em diferentes áreas, tais como avaliação psicopedagógica e elaboração de programas educativos;
• Adquirir competências de elaboração de planos que permitam a a aquisição de competências de estudo e respetiva rentabilização do estudo, por parte dos alunos;
• Adquirir competências de estruturação e implementação de programas de ação educacional e escolar;
• Analisar e compreender de forma aprofundada os fenómenos da delinquência juvenil, bem como a sua prevenção;
• Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção no âmbito da psicologia escolar e da intervenção sócio-educativa;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da Formação Avançada Pós-Universitária.
- • Psicólogo escolar
- • Reinserção Social
- • Elaboração de programas educativos
- • Orientação vocacional
- • Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil
- • Integração em equipas dos Centros Qualifica
Para outras áreas de formação superior:
- • Reinserção Social
- • Elaboração de programas educativos
- • Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil
- • Integração em equipas dos Centros Qualifica
6. PLANO CURRICULAR
• Elaboração de um projeto no âmbito da Psicologia Escolar, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.
7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.