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Pós-graduação em Psicologia
Escolar e Intervenção
Socioeducativa

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Pós-Graduação em Psicologia Escolar e Intervenção Socioeducativa


Preço
670 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (300 h)

Certificação
+info



A complexidade do sistema educativo e formativo e das suas articulações com o mundo do trabalho e, os custos individuais e sociais de decisões de carreira menos adequadas, são razões suficientes para justificar a importância da Psicologia Escolar e da Intervenção Socioeducativa, na ajuda prestada aos jovens e adultos, na sua tomada de decisão, perante a exploração do sistema educativo e formativo, bem como na prevenção de comportamentos de cariz desviante.

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de agosto

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos e profissionais da área de educação de jovens e adultos, como psicopedagogos, educadores sociais, professores, coordenadores e diretores, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento, complementar à sua formação académica de base.

A realização da Pós-graduação não permite o desempenho das funções de psicólogo escolar, sem o pré-requisito de detenção de Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia.

4. OBJETIVOS
• Adquirir competências ao nível das técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, que poderão ser implementadas com alunos que manifestem dificuldades de aprendizagem;
• Adquirir conhecimentos sobre os testes e ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizados no processo de orientação vocacional, de jovens e adultos, segundo o atual sistema educativo e formativo;
• Compreender os fenómenos de bullying e violência escolar, bem como algumas estratégias eficazes para reduzir os mesmos;
• Desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF em diferentes áreas, tais como avaliação psicopedagógica e elaboração de programas educativos;
• Adquirir competências de elaboração de planos que permitam a a aquisição de competências de estudo e respetiva rentabilização do estudo, por parte dos alunos;
• Adquirir competências de estruturação e implementação de programas de ação educacional e escolar;
• Analisar e compreender de forma aprofundada os fenómenos da delinquência juvenil, bem como a sua prevenção;
• Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção no âmbito da psicologia escolar e da intervenção sócio-educativa;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da pós-graduação.

5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Para Psicólogos com Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia:
  • • Psicólogo escolar
  • • Reinserção Social
  • • Elaboração de programas educativos
  • • Orientação vocacional
  • • Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil
  • • Integração em equipas dos Centros Qualifica

Para outras áreas de formação superior:

  • • Reinserção Social
  • • Elaboração de programas educativos
  • • Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil
  • • Integração em equipas dos Centros Qualifica

6. PLANO CURRICULAR
Módulo 1 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR 
Módulo 2 - ORIENTAÇÃO VOCACIONAL JOVENS E ADULTOS
Módulo 3 - BULLYING
Módulo 4 - CIF (CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE)
Módulo 5 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM 
Módulo 6 - TREINO DE COMPETÊNCIAS DE ESTUDO
Módulo 7 - PROGRAMAS DE AÇÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR
Módulo 8 - DELINQUÊNCIA JUVENIL
Módulo 9 - PREVENÇÃO DO CRIME E DA DELINQUÊNCIA
Módulo 10 - PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO

7. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:

Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objetivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e metodologia de avaliação;

Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Formação Profissional de Pós-Graduação é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Tratado de Bolonha. Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, retificado pela Declaração de Retificação n.º 81/2009, de 27 de outubro, e Decreto Lei n.º 115/2013, de 7 de agosto, com republicação, tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS de acordo com o regulamento de creditação de formação, vigente em cada instituição de ensino superior.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica