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Formação Avançada
Pós-Universitária em Psicologia
Escolar e Intervenção
Socioeducativa

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Formação Avançada Pós-Universitária em Psicologia Escolar e Intervenção Socioeducativa

Preço
670 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (300 h)

Certificação
+info



A complexidade do sistema educativo e formativo e das suas articulações com o mundo do trabalho e, os custos individuais e sociais de decisões de carreira menos adequadas, são razões suficientes para justificar a importância da Psicologia Escolar e da Intervenção Socioeducativa, na ajuda prestada aos jovens e adultos, na sua tomada de decisão, perante a exploração do sistema educativo e formativo, bem como na prevenção de comportamentos de cariz desviante.

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • A Formação de psicologia escolar e intervenção socioeducativa teve impacto a nível pessoal e profissional. Uma vez que a minha área base de formação é psicologia clínica e saúde, fazia todo o sentido enriquecer a minha formação numa á (...)
    Adriana Bernardo
  • Foi sem margem de dúvida uma formação que em muito contribuiu para o meu enriquecimento pessoal e profissional. Gostaria também de realçar a excelente qualidade dos formadores, bem como o método e-learning, disponíveis e facilitadores de uma (...)
    Luis Meireles
  • A obtenção desta Formação foi de extrema importância, uma vez, que já tentava há algum tempo ingressar num Agrupamento de Escolas para desempenhar funções de psicóloga escolar, mas na verdade faltava no meu currículo evidências formativa (...)
    Paula Santos
  • A formação em questão permitiu-me desenvolver competências específicas na área da psicologia da educação que têm extrema importância na minha profissão. Para além de trabalhar competências específicas da área, foram-me disponibilizado (...)
    Cristina Fernandes
  • Esta formação foi importante no meu percurso profissional, pois ajudou-me a adquirir conhecimentos na área da psicologia escolar e caso seja necessário mostrou como se pode intervir para resolver problemas na área educacional, problemas esses q (...)
    Carla Oliveira
  • Esta Formação foi muito positiva ao nível da minha formação enquanto docente, uma vez que me sensibilizou para questões importantíssimas no âmbito da educação de crianças e jovens, tendo desenvolvido as minhas competências a vários nív (...)
    Conceição Moura
  • A Formação de psicologia escolar e intervenção socioeducativa teve impacto a nível pessoal e profissional. Uma vez que a minha área base de formação é psicologia clínica e saúde, fazia todo o sentido enriquecer a minha formação numa área direcionada para a vertente escolar e educativa, sendo que esse aspecto poderia ajudar em oportunidades de emprego futuras. Com esta formação adquiri vários conhecimentos e aprendizagens úteis. Aprendi, essencialmente, a planear e a implementar programas de orientação vocacional, prevenção de bullying/violência escolar, dislexia, entre outras matérias pertinentes para o contexto escolar.

    • Adriana Bernardo
  • Foi sem margem de dúvida uma formação que em muito contribuiu para o meu enriquecimento pessoal e profissional. Gostaria também de realçar a excelente qualidade dos formadores, bem como o método e-learning, disponíveis e facilitadores de uma aprendizagem ao ritmo das nossas disponibilidades. Frequentar a Formação em Psicologia Escolar e Intervenção Socioeducativa foi uma mais-valia em termos académicos, parabéns a Cognos.

    • Luis Meireles
  • A obtenção desta Formação foi de extrema importância, uma vez, que já tentava há algum tempo ingressar num Agrupamento de Escolas para desempenhar funções de psicóloga escolar, mas na verdade faltava no meu currículo evidências formativas no âmbito da intervenção escolar e daí a decisão da Formação em contexto escolar. No ano seguinte concorri e atualmente estou colocada em dois Agrupamentos.

    • Paula Santos
  • A formação em questão permitiu-me desenvolver competências específicas na área da psicologia da educação que têm extrema importância na minha profissão. Para além de trabalhar competências específicas da área, foram-me disponibilizados materiais técnicos para o tipo de intervenção que realizo, existindo ainda a possibilidade de, a todo o momento, contactar com os formadores para tirar dúvidas.

    • Cristina Fernandes
  • Esta formação foi importante no meu percurso profissional, pois ajudou-me a adquirir conhecimentos na área da psicologia escolar e caso seja necessário mostrou como se pode intervir para resolver problemas na área educacional, problemas esses que andam de "mãos dadas" com a vivência e a personalidade dos discentes.

    • Carla Oliveira
  • Esta Formação foi muito positiva ao nível da minha formação enquanto docente, uma vez que me sensibilizou para questões importantíssimas no âmbito da educação de crianças e jovens, tendo desenvolvido as minhas competências a vários níveis.

    • Conceição Moura
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 7 de janeiro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos e profissionais da área de educação de jovens e adultos, como psicopedagogos, educadores sociais, professores, coordenadores e diretores, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área do conhecimento, complementar à sua formação académica de base.

A realização da Formação Avançada Pós-Universitária não permite o desempenho das funções de psicólogo escolar, sem o pré-requisito de detenção de Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia.

4. OBJETIVOS
• Adquirir competências ao nível das técnicas de avaliação e estratégias de intervenção, que poderão ser implementadas com alunos que manifestem dificuldades de aprendizagem;
• Adquirir conhecimentos sobre os testes e ferramentas pedagógicas que poderão ser utilizados no processo de orientação vocacional, de jovens e adultos, segundo o atual sistema educativo e formativo;
• Compreender os fenómenos de bullying e violência escolar, bem como algumas estratégias eficazes para reduzir os mesmos;
• Desenvolver competências para a compreensão e utilização da CIF em diferentes áreas, tais como avaliação psicopedagógica e elaboração de programas educativos;
• Adquirir competências de elaboração de planos que permitam a a aquisição de competências de estudo e respetiva rentabilização do estudo, por parte dos alunos;
• Adquirir competências de estruturação e implementação de programas de ação educacional e escolar;
• Analisar e compreender de forma aprofundada os fenómenos da delinquência juvenil, bem como a sua prevenção;
• Compreender as implicações éticas inerentes à intervenção no âmbito da psicologia escolar e da intervenção sócio-educativa;
• Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área da Formação Avançada Pós-Universitária.

5. SAÍDAS PROFISSIONAIS
Para Psicólogos com Licenciatura (Pré-Bolonha) ou Mestrado (Pós-Bolonha) em Psicologia:
  • • Psicólogo escolar
  • • Reinserção Social
  • • Elaboração de programas educativos
  • • Orientação vocacional
  • • Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil
  • • Integração em equipas dos Centros Qualifica

Para outras áreas de formação superior:

  • • Reinserção Social
  • • Elaboração de programas educativos
  • • Criação de estratégias de prevenção de problemas escolares como o bullying e a delinquência juvenil
  • • Integração em equipas dos Centros Qualifica

6. PLANO CURRICULAR

  • A Psicologia da Educação Escolar
  • Abordagem Concetual
  • Perspetiva Histórica e Delimitação Concetual
  • Origem Concetual
  • A problemática da Identidade e o Estatuto Epistemológico
  • Alvos de Intervenção da Psicologia da Educação Escolar
  • Consulta Vocacional em Contexto Escolar
  • Locais, Espaços de Intervenção
  • Domínios de Intervenção
  • Intervenção do Psicólogo da Educação Escolar
  • Tipos de Intervenção
  • Os Objetivos da Intervenção do Psicólogo
  • Avaliação na Psicologia da Educação Escolar
  • Os objetivos da Avaliação Psicológica
  • Competências do psicólogo da Educação Escolar
  • Funções do psicólogo da Educação Escolar
  • Tarefas do Psicólogo Escolar
  • Intervenção no Contexto Escolar

  • Os Modelos Teóricos em Orientação Vocacional
  • História da Orientação Vocacional
  • Alguns Indicadores sobre a Situação da Orientação Vocacional em Portugal
  • Definição e Características do Processo de Orientação Vocacional
  • Definição de Orientação Vocacional
  • O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Básico
  • Intervenção do SPO em OV no Âmbito dos CEF
  • O SPO e a Orientação Vocacional no 3º Ciclo
  • O SPO e a Orientação Vocacional no Ensino Secundário
  • Papel dos diversos Agentes Educativos (Psicólogos e Professores) em contexto Escolar na Orientação Escolar e Profissional
  • Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em Meio Escolar no âmbito da orientação ao longo da vida, considerando os diferentes ciclos, níveis e modalidades de educação e ensino (Pré?escolar, 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário, e profissional)?
  • Qual o Papel da Psicologia e Orientação em Meio Escolar na Promoção do Sucesso Educativo?
  • Qual a intervenção da Psicologia e Orientação em meio escolar na aprendizagem ao longo da vida?
  • Como pode a Psicologia e Orientação em meio escolar intervir na resposta à diversidade?
  • A Psicologia e Orientação em Meio Escolar: Um Recurso da Escola
  • Exemplo de um Programa de Orientação Escolar e Profissional para o 9º ano de escolaridade 

  • A agressividade
  • O bullying
  • Dos estudos às linhas para a intervenção
  • Debate e criação de plano de intervenção

  • Evolução histórica da CIF
  • Estrutura, organização e funcionamento da CIF
  • Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF

  • Aprendizagem e Dificuldades de Aprendizagem
  • Perspetiva Histórica no Estudo das Dificuldades de Aprendizagem
  • Os antecedentes históricos no estudo das DA
  • A psicologia das Dificuldades de Aprendizagem como área científica
  • Definição e Classificação das Dificuldades de Aprendizagem
  • Os problemas à volta da definição de DA
  • A classificação das DA
  • Etiologia das Dificuldades de Aprendizagem
  • Os principais fatores etiológicos das DA
  • A relevância etiológica para o diagnóstico e a intervenção nas DA
  • Diagnóstico Psicopedagógico e Dificuldades de Aprendizagem
  • As várias perspetivas diagnósticas
  • Um modelo de avaliação psicopedagógica das DA
  • Adaptações Curriculares e Dificuldades de Aprendizagem
  • A importância das adaptações curriculares nas DA
  • Intervenção Educativa nas Dificuldades de Aprendizagem
  • A intervenção nas dificuldades de aprendizagem específicas

  • Desenvolvimento e aprendizagem na criança
  • Programas de desenvolvimento de competências de estudo
  • Desenvolvimento de competências pessoais e sociais
  • Métodos de estudo
  • Programas de promoção cognitiva

  • Promoção de competências pessoais e sociais
  • Métodos de estudo
  • Estimulação cognitiva
  • Gestão emocional
  • Educação sexual
  • Prevenção de comportamentos de risco (bullying, consumo de substâncias psicoativas...)
  • Educação parental

  • O Jovem Delinquente e o Homem Criminógeno
  • Comportamento Desviante, Delinquência e Criminalidade
  • Enquadramento Legal e Institucional dos Menores em Perigo
  • A Psicologia Forense na Prevenção da Delinquência Juvenil
  • Avaliação dos Fatores de Risco Associados aos Comportamentos Desviantes
  • O Bullying, a Vitimação e o Risco de Ser Delinquente

  • Crime, Sociedade e Segurança Interna
  • Prevenção dos Comportamentos de Risco e da Vitimação
  • Avaliação e Prevenção da Violência Doméstica
  • Despiste do Mau Trato e Abuso Sexual de Menores
  • Estratégias de Prevenção para Casos de Bullying
  • Intervenção para Agressores e Delinquentes

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica