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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Educação Inclusiva

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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva


Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (260 h)

Certificação
+info



1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 2 de outubro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de acção Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área de educacional ou pretendam vir a investir nesta área.

4. OBJETIVOS
Esta Formação Avançada Pós-Universitária surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.

O que mudou no âmbito das necessidades educativas especiais e educação especial?
Futuramente iremos abandonar as designações de ensino especial e necessidades educativas especiais?

  • Como será constituída a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva?
  • Como se processa a identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão?
  • Quais serão as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão?
  • Quais serão os recursos específicos e níveis de intervenção na educação inclusiva?

Nesta Formação Avançada Pós-Universitária terá a resposta a todas estas questões e a outras temáticas inseridas no âmbito da Educação Inclusiva.

A pertinência da Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais e outros intervenientes no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre a operacionalização em sala de aula dos princípios da educação inclusiva (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos), bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

A mudança rumo à inclusão implica repensar a escola em todas as suas dimensões!

5. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Educação Inclusiva (Enquadramento Legal)
Módulo 2: Objetivos da Educação Inclusiva
Módulo 3: Público-alvo da Educação Inclusiva e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Módulo 4: Constituição e Competências da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva
Módulo 5: Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão
Módulo 6: Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão, Recursos Específicos e Níveis de Intervenção
Módulo 7: Pais ou Encarregados de Educação - Direitos e Deveres
Módulo 8: Participação das Famílias e Comunidade, na Educação Inclusiva
Módulo 9: Projeto

6. SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares.
- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial.
- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional). São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros.
- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.

Exemplos de UFCD que poderá ministrar:
- Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais

NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica