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Especialização em Educação Inclusiva

Especialização em Educação Inclusiva


Preço: 890,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 6 meses (260h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 17 de abril de 2024

A mudança rumo à inclusão implica repensar a escola em todas as suas dimensões!

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Ação Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área educacional ou pretendam vir a investir nesta área.

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Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.

Esta Especialização surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.


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Objetivos Específicos


    - Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;

    - Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão;

    - Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção;

    - Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.


Saídas Profissionais


- Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares;

- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial;

- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional);São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros;

- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.

Exemplos de UFCD que poderá ministrar:

- Crianças com Necessidades Específicas de Educação;

- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;

- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;

- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação;

- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais.

NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).


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Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

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O que mudou no âmbito das necessidades educativas especiais e educação especial?

Futuramente iremos abandonar as designações de ensino especial e necessidades educativas especiais?

Como será constituída a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva?

Como se processa a identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão?

Nesta Especialização terá a resposta a todas estas questões e a outras temáticas inseridas no âmbito da Educação Inclusiva.

Plano Curricular


  • Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
  • Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
  • Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
  • Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
  • Educação inclusiva vs Educação especial
  • Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
  • Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
  • Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença
  • Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
  • Práticas pedagógicas e didáticas
  • Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
  • Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
  • Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
  • Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem
  • Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno:
    • acomodações curriculares
    • adaptações curriculares não significativas
    • adaptações curriculares significativas
  • Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas
  • Níveis de Intervenção do Modelo Multinível
    • medidas universais
    • medidas seletivas
    • medidas adicionais
  • Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios
  • O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão
  • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
  • Medidas Universais
  • Medidas Seletivas
  • Medidas Adicionais
  • Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
  • O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
  • Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
  • Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
  • Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
  • Plano de Saúde Individual
  • Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
  • Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
  • Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
  • Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
  • Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
  • Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
  • A Declaração de Salamanca
  • Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º)
  • Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação
  • Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação
  • A comunidade interveniente
  • Família e comunidade na educação inclusiva
  • Sugestões para os Pais
  • Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

Especialização em Educação Inclusiva

A pertinência da Especialização em Educação Inclusiva é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais e outros intervenientes no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre a operacionalização em sala de aula dos princípios da educação inclusiva (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos), bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

Especialização em Educação Inclusiva

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



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