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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Educação Inclusiva

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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva


4.6
(média baseada em 44 questionários de satisfação - clientes Cognos)

Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (260 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • Obrigada pela experiência, aprendizagem e oportunidade que me foi dada
    Nádia Palhinha
  • A realização desta Formação no meu percurso profissional foi muito importante, porque deu-me ferramentas essenciais para trabalhar com crianças que são portadoras de NEE. Durante a formação fui muito bem acompanhada pela professora e não ti (...)
    Patrícia Guerra
  • Formadora excecional e Exímia. Muitos Parabéns e Muitíssimo Obrigado.
    Elisabete Fernandes
  • Além da competência, destaco a disponibilidade, a simpatia e a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas.
    Cláudia Loureiro
  • Agradeço a vossa disponibilidade e toda a ajuda que me foi proporcionada, nomeadamente da formadora, que sempre foi muito prestável e esclarecedora. Foi um prazer fazer esta formação convosco: informação clara e objetiva, conteúdos muito be (...)
    Cristina Araújo
  • Fiz um dos cursos da Cognos e fui muito bem apoiada. Os materiais são claros e muito apropriados aos conteúdos. Fui muito bem esclarecida nas minhas dúvidas e as respostas às minhas solicitações foram sempre rápidas e muito positivas.
    Cristina Salvador
  • Foi com enorme prazer que fiz aqui uma Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva... Adorei... desde a competência, os formadores e o profissionalismo..... aliados à excelente relação humana com toda a estrutura da Cognos. (...)
    Ruben Reis
  • Foi um curso excelente. Obrigado à formadora e a todos os que fazem parte da equipa da COGNOS. Parabéns!
    Carlos Martins
  • Adorei esta nova aprendizagem, o profissionalismo da formadora e a sua amabilidade. Parabéns!
    Anabela Ramos
  • Obrigada pela experiência, aprendizagem e oportunidade que me foi dada

    • Nádia Palhinha
  • A realização desta Formação no meu percurso profissional foi muito importante, porque deu-me ferramentas essenciais para trabalhar com crianças que são portadoras de NEE. Durante a formação fui muito bem acompanhada pela professora e não tive qualquer tipo de problema nem nunca me senti "perdida" ao longo do curso, um vez que apesar de ser uma formação à distancia, estamos sempre acompanhados pela professora e não há tempo para acumular dúvidas. Adorei a formação e foi sem duvida um bom investimento no meu futuro profissional.

    • Patrícia Guerra
  • Formadora excecional e Exímia. Muitos Parabéns e Muitíssimo Obrigado.

    • Elisabete Fernandes
  • Além da competência, destaco a disponibilidade, a simpatia e a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas.

    • Cláudia Loureiro
  • Agradeço a vossa disponibilidade e toda a ajuda que me foi proporcionada, nomeadamente da formadora, que sempre foi muito prestável e esclarecedora. Foi um prazer fazer esta formação convosco: informação clara e objetiva, conteúdos muito bem apresentados e esclarecedores, documentação de suporte muito adequada e uma excelente orientação. Foi uma aquisição valiosíssima de competências para a melhoria da minha prestação como docente.

    • Cristina Araújo
  • Fiz um dos cursos da Cognos e fui muito bem apoiada. Os materiais são claros e muito apropriados aos conteúdos. Fui muito bem esclarecida nas minhas dúvidas e as respostas às minhas solicitações foram sempre rápidas e muito positivas.

    • Cristina Salvador
  • Foi com enorme prazer que fiz aqui uma Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva... Adorei... desde a competência, os formadores e o profissionalismo..... aliados à excelente relação humana com toda a estrutura da Cognos. A minha experiência foi fantástica, melhores coisas não poderia ter vivenciado. Surpresa bastante positiva. 

    • Ruben Reis
  • Foi um curso excelente. Obrigado à formadora e a todos os que fazem parte da equipa da COGNOS. Parabéns!

    • Carlos Martins
  • Adorei esta nova aprendizagem, o profissionalismo da formadora e a sua amabilidade. Parabéns!

    • Anabela Ramos
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de Dezembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de acção Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área de educacional ou pretendam vir a investir nesta área.

4. OBJETIVOS
Esta Formação Avançada Pós-Universitária surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.

O que mudou no âmbito das necessidades educativas especiais e educação especial?
Futuramente iremos abandonar as designações de ensino especial e necessidades educativas especiais?

  • Como será constituída a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva?
  • Como se processa a identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão?
  • Quais serão as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão?
  • Quais serão os recursos específicos e níveis de intervenção na educação inclusiva?

Nesta Formação Avançada Pós-Universitária terá a resposta a todas estas questões e a outras temáticas inseridas no âmbito da Educação Inclusiva.

A pertinência da Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais e outros intervenientes no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre a operacionalização em sala de aula dos princípios da educação inclusiva (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos), bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

A mudança rumo à inclusão implica repensar a escola em todas as suas dimensões!

5. PLANO CURRICULAR

  • Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
  • Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
  • Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho

  • Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
  • Educação inclusiva vs Educação especial
  • Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
  • Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
  • Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença

  • Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
  • Práticas pedagógicas e didáticas

  • Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
  • Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
  • Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva

  • Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem
  • Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno:
    • acomodações curriculares
    • adaptações curriculares não significativas
    • adaptações curriculares significativas
  • Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas
  • Níveis de Intervenção do Modelo Multinível
    • medidas universais
    • medidas seletivas
    • medidas adicionais
  • Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios
  • O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão

  • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
  • Medidas Universais
  • Medidas Seletivas
  • Medidas Adicionais
  • Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
  • O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
  • Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
  • Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
  • Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
  • Plano de Saúde Individual
  • Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
  • Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
  • Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
  • Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
  • Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
  • Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

  • A Declaração de Salamanca
  • Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º)
  • Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação
  • Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação

  • A comunidade interveniente
  • Família e comunidade na educação inclusiva
  • Sugestões para os Pais

  • Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

6. SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares.
- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial.
- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional). São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros.
- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.

Exemplos de UFCD que poderá ministrar:
- Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais

NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.