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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Educação Inclusiva

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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva

Preço
890 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (6 meses) ou Presencial (260 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • Obrigada pela experiência, aprendizagem e oportunidade que me foi dada
    Nádia Palhinha
  • A realização desta Formação no meu percurso profissional foi muito importante, porque deu-me ferramentas essenciais para trabalhar com crianças que são portadoras de NEE. Durante a formação fui muito bem acompanhada pela professora e não ti (...)
    Patrícia Guerra
  • Formadora excecional e Exímia. Muitos Parabéns e Muitíssimo Obrigado.
    Elisabete Fernandes
  • Além da competência, destaco a disponibilidade, a simpatia e a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas.
    Cláudia Loureiro
  • Agradeço a vossa disponibilidade e toda a ajuda que me foi proporcionada, nomeadamente da formadora, que sempre foi muito prestável e esclarecedora. Foi um prazer fazer esta formação convosco: informação clara e objetiva, conteúdos muito be (...)
    Cristina Araújo
  • Fiz um dos cursos da Cognos e fui muito bem apoiada. Os materiais são claros e muito apropriados aos conteúdos. Fui muito bem esclarecida nas minhas dúvidas e as respostas às minhas solicitações foram sempre rápidas e muito positivas.
    Cristina Salvador
  • Foi um curso excelente. Obrigado à formadora e a todos os que fazem parte da equipa da COGNOS. Parabéns!
    Carlos Martins
  • Obrigada pela experiência, aprendizagem e oportunidade que me foi dada

    • Nádia Palhinha
  • A realização desta Formação no meu percurso profissional foi muito importante, porque deu-me ferramentas essenciais para trabalhar com crianças que são portadoras de NEE. Durante a formação fui muito bem acompanhada pela professora e não tive qualquer tipo de problema nem nunca me senti "perdida" ao longo do curso, um vez que apesar de ser uma formação à distancia, estamos sempre acompanhados pela professora e não há tempo para acumular dúvidas. Adorei a formação e foi sem duvida um bom investimento no meu futuro profissional.

    • Patrícia Guerra
  • Formadora excecional e Exímia. Muitos Parabéns e Muitíssimo Obrigado.

    • Elisabete Fernandes
  • Além da competência, destaco a disponibilidade, a simpatia e a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas.

    • Cláudia Loureiro
  • Agradeço a vossa disponibilidade e toda a ajuda que me foi proporcionada, nomeadamente da formadora, que sempre foi muito prestável e esclarecedora. Foi um prazer fazer esta formação convosco: informação clara e objetiva, conteúdos muito bem apresentados e esclarecedores, documentação de suporte muito adequada e uma excelente orientação. Foi uma aquisição valiosíssima de competências para a melhoria da minha prestação como docente.

    • Cristina Araújo
  • Fiz um dos cursos da Cognos e fui muito bem apoiada. Os materiais são claros e muito apropriados aos conteúdos. Fui muito bem esclarecida nas minhas dúvidas e as respostas às minhas solicitações foram sempre rápidas e muito positivas.

    • Cristina Salvador
  • Foi um curso excelente. Obrigado à formadora e a todos os que fazem parte da equipa da COGNOS. Parabéns!

    • Carlos Martins
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 4 de agosto

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de acção Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área de educacional ou pretendam vir a investir nesta área.

4. OBJETIVOS
Esta Formação Avançada Pós-Universitária surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.

O que mudou no âmbito das necessidades educativas especiais e educação especial?
Futuramente iremos abandonar as designações de ensino especial e necessidades educativas especiais?

  • Como será constituída a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva?
  • Como se processa a identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão?
  • Quais serão as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão?
  • Quais serão os recursos específicos e níveis de intervenção na educação inclusiva?

Nesta Formação Avançada Pós-Universitária terá a resposta a todas estas questões e a outras temáticas inseridas no âmbito da Educação Inclusiva.

A pertinência da Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais e outros intervenientes no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre a operacionalização em sala de aula dos princípios da educação inclusiva (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos), bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.

A mudança rumo à inclusão implica repensar a escola em todas as suas dimensões!

5. PLANO CURRICULAR

  • Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
  • Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
  • Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho

  • Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
  • Educação inclusiva vs Educação especial
  • Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
  • Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
  • Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença

  • Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
  • Práticas pedagógicas e didáticas

  • Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
  • Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
  • Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva

  • Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem
  • Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno:
    • acomodações curriculares
    • adaptações curriculares não significativas
    • adaptações curriculares significativas
  • Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas
  • Níveis de Intervenção do Modelo Multinível
    • medidas universais
    • medidas seletivas
    • medidas adicionais
  • Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios
  • O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão

  • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
  • Medidas Universais
  • Medidas Seletivas
  • Medidas Adicionais
  • Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
  • O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
  • Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
  • Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
  • Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
  • Plano de Saúde Individual
  • Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
  • Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
  • Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
  • Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
  • Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
  • Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

  • A Declaração de Salamanca
  • Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º)
  • Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação
  • Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação

  • A comunidade interveniente
  • Família e comunidade na educação inclusiva
  • Sugestões para os Pais

  • Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

6. SAÍDAS PROFISSIONAIS
- Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares.
- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial.
- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional). São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros.
- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.

Exemplos de UFCD que poderá ministrar:
- Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação
- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais

NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).

7. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

8. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

9. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica