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Curso
Bullying e violência escolar

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Curso de Formação
Bullying e violência escolar


4.6
(média baseada em 17 questionários de satisfação - clientes Cognos)

Preço
150 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (3 Semanas) 
ou
Presencial (25h)

Certificação
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O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • A formação foi muito útil, atualizei conhecimentos e adquiri outros bastante importantes. Curso muito esclarecedor
    Luís Paixão
  • Quero demostrar a minha satisfação pela forma muito bem organizada de todos os módulos, assim como pelas respostas céleres enviadas pelos formadores
    Gonçalo Estêvão
  • Fiz recentemente a formação "Bullying e violência escolar”, e gostei imenso do vosso serviço e seriedade
    Hugo Pinto
  • A realização desta ação de formação é fundamental na reflexão que faço enquanto docente, tendo repercussões diretas na minha intervenção, em particular no exercício das minhas funções enquanto diretora de turma, coordenadora de direto (...)
    Teresa Duarte
  • Foi para mim gratificante fazer este Vosso curso. Era uma área na qual sentia algumas lacunas para intervenção e que, com o contributo da Cognos, as consegui colmatar
    Catarina Alves
  • Gostei muito de fazer a vossa formação em Bullying e Violência Escolar, em formato e-Learning. No ano letivo de 2018/2019 pretendo fazer mais formação na COGNOS, pela mesma via (Plataforma e-Learning). Pretendo fazer mais formação na área da (...)
    Sérgio Costa
  • A formação foi muito útil, atualizei conhecimentos e adquiri outros bastante importantes. Curso muito esclarecedor

    • Luís Paixão
  • Quero demostrar a minha satisfação pela forma muito bem organizada de todos os módulos, assim como pelas respostas céleres enviadas pelos formadores

    • Gonçalo Estêvão
  • Fiz recentemente a formação "Bullying e violência escolar”, e gostei imenso do vosso serviço e seriedade

    • Hugo Pinto
  • A realização desta ação de formação é fundamental na reflexão que faço enquanto docente, tendo repercussões diretas na minha intervenção, em particular no exercício das minhas funções enquanto diretora de turma, coordenadora de diretores de turma e membro da equipa multidisciplinar do Agrupamento de Escolas. Esta permitir-me-á estar mais atenta e fazer uma diagnose precoce dos comportamentos de risco, refletir sobre o papel do professor enquanto promotor de sucesso e de uma melhor convivência escolar e ajudar na criação de mecanismos de prevenção no combate aos comportamentos antissociais

    • Teresa Duarte
  • Foi para mim gratificante fazer este Vosso curso. Era uma área na qual sentia algumas lacunas para intervenção e que, com o contributo da Cognos, as consegui colmatar

    • Catarina Alves
  • Gostei muito de fazer a vossa formação em Bullying e Violência Escolar, em formato e-Learning. No ano letivo de 2018/2019 pretendo fazer mais formação na COGNOS, pela mesma via (Plataforma e-Learning). Pretendo fazer mais formação na área das metodologias e didáticas de ensino. Contem comigo!

    • Sérgio Costa
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de Dezembro

2. DESTINATÁRIOS
Professores, Psicólogos, Animadores Sócio-Culturais, auxiliares educativos, estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.

3. OBJETIVOS
Proporcionar aos participantes conhecimentos sobre a temática do bullying, tendo em conta os diferentes contextos que podem concorrer para o seu aparecimento. Como agir, como combater e lidar com os agressores e as vítimas de Bullying.
- Fornecer informação sobre as diferentes teorias de agressividade. 
- Compreender a importância dos diferentes contextos relacionais do adolescente. 
- Identificar os sinais do bullying nas vítimas e agressores
- Contribuir para a intervenção no contexto escolar.

4. PLANO CURRICULAR

  • A Agressividade
    • Conceito de Agressividade
    • Teorias Explicativas da Agressividade
      • Teoria Catártica da Agressão
      • Teoria Etológica
      • Hipótese da Frustração-Agressão
      • Teoria da Aprendizagem Social
      • Teoria Sócio-Cognitiva de K. Dodge
    • Possíveis Fatores Explicativos da Agressividade
      • A Família
        • Práticas Parentais
        • Relacionamento Entre Irmãos
      • O Grupo de Pares 

  • Bullying
    • Definição
  • Vítimas e Agressores
    • Caracterização das Vítimas
    • Caracterização dos Agressores
  • Efeitos do Bullying para as Vítimas
  • Efeitos do Bullying para os Agressores
  • Bullying na Escola
    • Bullying e o recreio
    • Bullying e a Indisciplina
  • Cyberbullying
    • Formas de Cyberbullying
    • Tipos de Cyberbullying
    • Cyberbullying em Contexto Escolar
    • Cyberbullying: Estratégias de Defesa
    • Estudos de Investigação no Âmbito do Bullying/Cyberbullying

  • Bullying – Uma Visão Nacional e Internacional
    • Estudos Efetuados no Contexto Português
    • Contributos de um Estudo Qualitativo
      • Discurso do Grupo dos Agressores e Vítimas
      • Interpretação e Discussão dos Resultados
  • Estudos Internacionais

  • Proposta de Intervenção em Contexto Escolar
    • Escola
    • Direção da Escola (Conselho Executivo)
    • Professores em Geral
    • Diretores de Turma
    • Funcionários
    • Alunos
    • Recreios e outros Espaços da Escola
    • Família
    • Restante comunidade
  • Programa de Desenvolvimento Narrativo
  • Programa de Intervenção Para Promoção e Desenvolvimento de Competências

5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.