background
INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | NOTÍCIAS | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert logo cognos formação

Curso
Sistema Médico-Legal
em Portugal

Contacto Cognoscontactos cognos
APC logo

Curso de Formação
Sistema Médico-Legal em Portugal

 Certificado pela APC - Associação Portuguesa de Criminologia APC logo

Preço
100 €

Formatos disponíveis
E-Learning (1 mês) 
ou
Presencial (20 h)

Certificação
+info


A realização de perícias médico-legais e forenses é assegurada pelo sistema de justiça mediante a intervenção de um conjunto de serviços – os Serviços Médico-Legais, administrativamente organizados no âmbito do Ministério da Justiça e institucionalmente enquadrados num instituto público designado Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. (INMLCF).

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Um curso que, sem dúvida, contribui para um melhor conhecimento no ramo da Medicina Legal.
    Filipe Oliveira
  • Um curso que, sem dúvida, contribui para um melhor conhecimento no ramo da Medicina Legal.

    • Filipe Oliveira
Close

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de junho

2. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, Criminólogos, Profissionais de Comissões de Protecção de Menores, Agentes da PSP e GNR, Profissionais de Carreira Judiciária e outros potenciais interessados que pretendem adquirir conhecimentos nesta área de formação.

3. OBJETIVO GERAL
Pretende-se que no final da formação, os formandos sejam capazes de compreender a estrutura e modelo de organização do Sistema Médico-Legal Português, bem como refletir sobre os seus objetivos e áreas de abrangência.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 
a) Compreender os conceitos de Medicina Legal e de Ciências Forenses;
b) Definir os pressupostos do alcance da intervenção médico-legal em Portugal;
c) Especificar o âmbito de intervenção do INMLCF, I.P.;
d) Identificar a legislação que regula o Sistema Médico-Legal português.

5. PLANO CURRICULAR

  • Contextualização histórica
  • Medicina Legal e Ciências Forenses

  • Organização médico-legal Portuguesa
  • Intervenção médico-legal: A Vítima

  • Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF)
    • Química e Toxicologia Forense
    • Genética e Biologia Forense
    • Clínica e Patologia Forense
    • Tecnologias Forenses e Criminalística
    • Serviços ao Cidadão
  • Legislação

6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.