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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Avaliação Clínica Forense

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Formação Avançada Pós-Universitária em Avaliação Clínica Forense

 Certificada pela APC - Associação Portuguesa de Criminologia logo associação portuguesa de criminologia

Preço
530 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Considero o Curso bastante bom, dá grande enfoque para a avaliação psicológica forense e evidência muito bem todo o processo Psicólogo / Sistema de Justiça / Avaliação Forense. Valorizei como bastante positivo o Curso de Avaliação Clínic (...)
    Alexandra Mendes
  • Esta formação, sendo uma especialização em Psicologia é de extrema relevância na avaliação dos estados demenciais e em peritagens psicológicas forenses. Este curso tem informação detalhada, atual e fornece um vasto conjunto de ferramentas (...)
    Nuno Nogueira
  • Considero o Curso bastante bom, dá grande enfoque para a avaliação psicológica forense e evidência muito bem todo o processo Psicólogo / Sistema de Justiça / Avaliação Forense. Valorizei como bastante positivo o Curso de Avaliação Clínica Forense.

    • Alexandra Mendes
  • Esta formação, sendo uma especialização em Psicologia é de extrema relevância na avaliação dos estados demenciais e em peritagens psicológicas forenses. Este curso tem informação detalhada, atual e fornece um vasto conjunto de ferramentas na área forense para ser utilizado na prática profissional.

    • Nuno Nogueira
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 3 de Outubro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos e outros Profissionais de Comissões de Proteção de Menores, Centros Educativos de Apoio, Sistema de Saúde, Segurança Social e de Reabilitação, Emprego, Sistema Prisional e Tribunais, Enfermeiros.

4. OBJETIVOS
• Conhecer a Legislação Portuguesa no âmbito forense
• Identificar os domínios da avaliação
• Identificar os contextos de intervenção/áreas de atuação do psicólogo forense
• Adquirir competências de avaliação psicológica no âmbito da perícia judicial
• Reconhecer a validade e credibilidade do testemunho
• Redigir Relatórios Forenses
• Identificar propostas e programas de intervenção e prevenção

5. PLANO CURRICULAR

  • Contextualização histórica
  • Medicina Legal e Ciências Forenses
  • Organização médico-legal portuguesa
  • Intervenção médico-legal: a Vítima
  • Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF)
    • Química e Toxicologia Forense
    • Genética e Biologia Forense
    • Clínica e Patologia Forense
    • Tecnologias Forenses e Criminalística
    • Serviços ao Cidadão

Psicologia Forense

  • Perspetiva Histórica
  • Princípios éticos
  • Psicologia Clínica Vs. Psicologia Forense
  • Âmbito da Psicologia Forense atual
  • Especificidades dos diversos tipos de perícia

Psiquiatria Forense

  • Perspetiva Histórica
  • Princípios éticos
  • Intervenção da Psiquiatria frente ao Direito
  • Âmbito Psiquiatria Forense atual
  • A Psicopatologia em sede forense

  • O Perito
    • A prova
    • A perícia
  • A Perícia Médico-legal Forense
    • Competências periciais dos serviços médico-legais
    • A perícia médico-legal como meio de prova
    • Os peritos – direitos, deveres e causas de cessação de exercício do cargo
  • A perícia Psicológica Forense
    • O processo pericial
    • O relatório pericial
    • O perito em tribunal

  • O Direito e a Psicologia Forense
  • Noções de Crime, Imputabilidade, Inimputabilidade e Perigosidade
  • As inter-relações entre a Psicologia Forense e os conceitos de «Imputabilidade», «Inimputabilidade» e «Perigosidade»

  • A Psicologia Forense e o Direito
  • A avaliação psicológica em contexto forense
  • A avaliação psicológica forense: questões éticas e deontológicas
  • A perícia psicológica forense: caracterização e enquadramento legal
  • Relatórios de avaliação psicológica forenses
    • Metodologias usadas na elaboração dos relatórios forenses

  • A Avaliação Psicológica em Contexto Forense – Enquadramento
  • Avaliação Psicológica em Processo Penal
    • Instrumentos de Avaliação Psicológica de Vítimas de abuso sexual
    • Instrumentos Avaliação Psicológica da Negligência e dos Maus Tratos Físicos e Psicológicos à Criança
    • Instrumentos Avaliação Psicológica de Vítimas de Violência Doméstica
    • Instrumentos Avaliação Psicológica de Agressores Conjugais
    • Instrumentos Avaliação Psicológica de Jovens Ofensores
  • A Avaliação Psicológica em Processo Cível
    • Instrumentos na Avaliação Psicológica das Responsabilidades Parentais nos Casos de Separação e Divórcio
  • Descrição de alguns dos Instrumentos de Avaliação Clínica mais utilizados no contexto forense
  • Listagem de Instrumentos de Avaliação Clínica mais utilizados no contexto forense 

  • Definição de Relatório de Avaliação Psicológica (RAP)
  • Modelo, Estrutura e Seções do Relatório de Avaliação Psicológica
    • Identificação de seções de um RAP
    • Princípios orientadores na redação dos RAP
    • Conselhos práticos para a redação dos RAP

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.