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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Psicogerontologia

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Certificação ANG



Formação Avançada Pós-Universitária em Psicogerontologia


Certificada pela ANG - Associação Nacional de Gerontólogos
Certificação ANG

Preço
500 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses + 160h estágio opcional) ou
 Presencial (200 h + 160h estágio opcional)

Certificação
+info



- CURSO COM OPÇÃO DE ESTÁGIO -

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de Novembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de actuação.

4. OBJETIVOS
- Fornecer conhecimentos que possibilitem a compreensão do envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial;
- Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa; 
- Identificar e diferenciar os vários tipos de demências; 
- Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais; 
- Identificar situações de maus-tratos;
- Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde;
- Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa;
- Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso.

5. PLANO CURRICULAR

  • Breve concetualização histórica da Gerontologia
  • Conceito de envelhecimento
  • Envelhecimento, Velhice, Velho
  • Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais

  • Relações Sociais na velhice
  • Envelhecimento demográfico
  • Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão

  • Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas

  • Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span)
  • Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida
  • Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade
  • Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia

  • Espiritualidade na velhice
  • Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental

  • Noções básicas de neuropsicologia cognitiva
  • Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
  • Envelhecimento e plasticidade neuronal

  • Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
  • Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy
  • Abordagem da terapêutica farmacológica
  • Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar

  • Conceitos básicos
  • Perturbação de Ansiedade
  • Perturbação Cognitivas: Delirium
  • Perturbação do estado de ânimo: Depressão
  • Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar

  • Perda do parceiro e suas consequências
  • Manifestações afetivas
  • Manifestações comportamentais e cognitivas

  • Definição e concetualização de maus tratos
  • Tipologia dos maus tratos
  • Características da vítima e do agressor
  • Situações onde se podem detetar situações de maus tratos
  • Avaliação: Instrumentos existentes
  • Intervenção multidisciplinar

  • Ser-se cuidador
  • O processo de iniciação
  • O perfil do cuidador
  • As características das tarefas desempenhadas
  • Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares
  • Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais
  • Relação família, idosos e instituições/profissionais
  • Triângulo comunicacional
  • Relações entre família e profissionais
  • Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais
  • Promover boas relações
  • Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário
  • Cuidados institucionalizados
    • Institucionalização temporária – hospitalização
    • Relação com os profissionais de saúde
    • Institucionalização permanente: lares de idosos
    • O processo de institucionalização
    • O relacionamento entre lar, idoso e família

  • Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas
  • Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas
  • Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos
  • Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias
  • Grupos psicoeducativos para cuidadores 

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica