Curso de Especialização em Psicogerontologia
Possibilidade de pagamento faseado.
- 4 meses (200h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 11 de dezembro de 2024
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
- Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual;
- Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa;
- Identificar e diferenciar os vários tipos de demências;
- Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais;
- Identificar situações de maus-tratos;
- Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde;
- Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa;
- Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso.
Certificado
Equipa Formativa
Plano Curricular
- Breve concetualização histórica da Gerontologia
- Conceito de envelhecimento
- Envelhecimento, Velhice, Velho
- Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais
- Relações Sociais na velhice
- Envelhecimento demográfico
- Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão
- Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas
- Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span)
- Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida
- Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade
- Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia
- Espiritualidade na velhice
- Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental
- Noções básicas de neuropsicologia cognitiva
- Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
- Envelhecimento e plasticidade neuronal
- Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
- Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy
- Abordagem da terapêutica farmacológica
- Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar
- Conceitos básicos
- Perturbação de Ansiedade
- Perturbação Cognitivas: Delirium
- Perturbação do estado de ânimo: Depressão
- Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar
- Perda do parceiro e suas consequências
- Manifestações afetivas
- Manifestações comportamentais e cognitivas
- Definição e concetualização de maus tratos
- Tipologia dos maus tratos
- Características da vítima e do agressor
- Situações onde se podem detetar situações de maus tratos
- Avaliação: Instrumentos existentes
- Intervenção multidisciplinar
- Ser-se cuidador
- O processo de iniciação
- O perfil do cuidador
- As características das tarefas desempenhadas
- Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares
- Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais
- Relação família, idosos e instituições/profissionais
- Triângulo comunicacional
- Relações entre família e profissionais
- Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais
- Promover boas relações
- Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário
- Cuidados institucionalizados
- Institucionalização temporária – hospitalização
- Relação com os profissionais de saúde
- Institucionalização permanente: lares de idosos
- O processo de institucionalização
- O relacionamento entre lar, idoso e família
- Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas
- Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas
- Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos
- Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias
- Grupos psicoeducativos para cuidadores
O que dizem os nossos Formandos
Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente
na aprendizagem e
na valorização
pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir
esse objetivo.
Curso de Especialização em Psicogerontologia
Tiago Amado
"Desde já agradeço a disponibilidade dos formadores do curso, bem como a postura e cordialidade dos funcionários da Cognos com que contactei.Foi uma boa experiência, e que possivelmente alguns membros da minha família também seguirão na realização de Formações Avançadas Pós-Universitárias"
Ana Magalhães
"Excelente disponibilidade e atendimento, grande capacidade de ajuda e de resolução de problemas"
Associação Basto Vida - Instituição de acolhimento
"A estagiária demonstrou uma atitude de constante empenho, assim como revelou ter uma conjunto qde conhecimentos teóricos que lhe permititram responder de forma positiva e com profissionalismo aos desafios propostos no estágio"
Esmeralda Pereira
"Senti, inicialmente, algum receio por realizar o curso em e-learning, receio que, rapidamente, se revelou-se completamente infundado. O curso pareceu-me muito bem estruturado, a plataforma é bem clara e o acompanhamento por parte da Cognos ajudou-me a atingir todos os meus objetivos em relação à realização do curso. Este curso foi, para mim, sem dúvida uma mais valia no acesso e aquisição do conhecimento. Gostei imenso e recomendarei a Cognos futuramente! "
Ana Pierre
"Gostei imenso desta Formação. Adquiri conhecimentos muito valiosos. Obrigada por tudo. Assim que tenha disponibilidade vou pensar em tirar outra formação."
Fernanda Ferreira
"Foi muito bom, gostei de todo o conteúdo da Formação, todo o material de estudo disponibilizado é muito bom. Bem haja a todos, pela vossa disponibilidade."
Márcio Souza
"Excelente qualidade dos conteúdos, com diversas propostas de leitura de artigos selecionados e método de avaliação contínuo, de acordo com a disponibilidade e desenvolvimento do estudante. Promove a autonomia do aluno no processo de aprendizagem sem perder a qualidade e o profissionalismo desejados. "
Beatriz Vasconcelos Laranjeira Lima
"Gostei muito dos temas abordados, achei bastante pertinente. "
Marcio Felix de Souza
"Conteúdos claros, materiais de apoio qualificados e formadora muito competente. A instituição está de parabéns pela iniciativa, de forma a disponibilizar um curso sem perder a qualidade. Muito satisfeito. "
Rosana Bezerra Ferreira de Souza Corte Real
"Parabenizo o atendimento. Simpatia, prontidão e segurança na comunicação. Obrigada."