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Curso de avaliação
e estimulação
cognitiva do idoso

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Curso de Formação
Avaliação e Estimulação Cognitiva do Idoso



Preço
230 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (2 meses)
ou
Presencial (70h)

Certificação
+info


O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Curso muito bem organizado com temáticas muito atuais e bem estruturadas. Fiquei muito bem impressionada com a Cognos, provavelmente irei frequentar novos cursos no futuro.
    Carla Patrício
  • Aproveito também, a oportunidade, para partilhar a minha satisfação relativamente à pertinência dos conteúdos do curso, bem como das actividades propostas com orientação prática, o que estimula o foco na aplicabilidade das matérias estudad (...)
    Elisa Monteiro
  • O curso foi muito enriquecedor e esclarecedor, com um conteúdo claro, adequado e extremamente pertinente, englobando informações e conteúdos centrais e específicos do tema em questão. Recomendaria, sem dúvida, a formação a colegas. Os conhe (...)
    Ana Alves
  • Conteúdos muito bem estruturados e fundamentados, com uma articulação bastante pertinente e coerente, entre teoria/estado da arte e prática. Provas de aferição/avaliação de competências muito inteligentes no que à indagação e escrutínio (...)
    Daniela Gonçalves
  • Os conteúdos e materiais de apoio são interessantes, com exemplos práticos. Importante bibliografia.
    Luisa Fonseca
  • Curso muito bem organizado com temáticas muito atuais e bem estruturadas. Fiquei muito bem impressionada com a Cognos, provavelmente irei frequentar novos cursos no futuro.

    • Carla Patrício
  • Aproveito também, a oportunidade, para partilhar a minha satisfação relativamente à pertinência dos conteúdos do curso, bem como das actividades propostas com orientação prática, o que estimula o foco na aplicabilidade das matérias estudadas. Por agora me despeço, reiterando que, tem sido muito enriquecedor, quer em termos pessoais, quer profissionais, poder realizar alguns dos cursos disponibilizados pela Cognos.

    • Elisa Monteiro
  • O curso foi muito enriquecedor e esclarecedor, com um conteúdo claro, adequado e extremamente pertinente, englobando informações e conteúdos centrais e específicos do tema em questão. Recomendaria, sem dúvida, a formação a colegas. Os conhecimentos que adquiri, sem sombra de dúvidas, enriqueceram a minha bagagem profissional, permitindo-me dar uma melhor e mais adequada resposta a este público-alvo.

    • Ana Alves
  • Conteúdos muito bem estruturados e fundamentados, com uma articulação bastante pertinente e coerente, entre teoria/estado da arte e prática. Provas de aferição/avaliação de competências muito inteligentes no que à indagação e escrutínio da aprendizagem pragmática diz respeito.

    • Daniela Gonçalves
  • Os conteúdos e materiais de apoio são interessantes, com exemplos práticos. Importante bibliografia.

    • Luisa Fonseca
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de Dezembro

2. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, enfermeiros, médicos, assistentes sociais, educadores sociais e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas que pretendam investir nesta área. Estudantes das áreas de formação referidas anteriormente.

3. OBJETIVOS
• Aquisição de conhecimentos teóricos e práticos ao nível da estimulação da memória, atenção, concentração, compreensão verbal, abstração lógica, visualização espacial e coordenação psicomotora.
• Aquisição de práticas terapêuticas que permitam melhorar a qualidade de vida dos idosos e manutenção da sua capacidade funcional, a autonomia e independência;
• Identificação e construção de atividades que permitam aos idosos exercitarem as suas funções cognitivas.


Estimulação Cognitiva do Idoso


4. PLANO CURRICULAR

  • Conceito de Envelhecimento
  • Aptidões Cognitivas
  • Domínios da Cognição
  • Perceção e atenção
  • Memória e Aprendizagem
  • Inteligência
  • Avaliação Cognitiva da pessoa idosa
  • Avaliação Funcional da pessoa idosa

  • Alterações Cognitivas associadas ao Processo de Envelhecimento
  • As relações cérebro-comportamento
  • Memória
  • Interações da memória com outras funções cognitivas
  • A memória e a linguagem
  • A memória e a atenção
  • A memória e a perceção
  • Quando a memória falha

  • A Estimulação Cognitiva/Reabilitação Cognitiva
  • A Cognição
  • A Reabilitação Cognitiva
  • Treino da Memória
  • Métodos e Técnicas de Reabilitação
  • O cérebro e as suas capacidades preferenciais
  • Exercícios de Estimulação/Reabilitação Cognitiva - Treino da Memória
  • Exercícios de Estimulação/Reabilitação Cognitiva - Linguagem

  • Estimulação Física
  • Estimulação Cognitiva
  • Estimulação Social

  • Estimulação Cognitiva para idosos com demência
  • Exercícios de Estimulação Cognitiva
  • Memória
  • Atenção
  • Agnosias
  • Apraxias
  • Linguagem
  • Funções Executivas

  • Redução de stress para cuidadores de idosos dependentes
  • Exemplos de sessões com cuidadores de idosos dependentes

5. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.