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Especialização em Avaliação Psicológica no Âmbito da Educação Inclusiva/ NEE

Especialização em Avaliação Psicológica no Âmbito da Educação Inclusiva/ NEE


Preço: 650,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 5 meses (230h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 17 de abril de 2024

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado).

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Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Avaliação Psicológica no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, para uma correta atuação profissional do Psicólogo (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia) e, complementar a formação de outras áreas do conhecimento que intervêm no âmbito da Educação Inclusiva/NEE (Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros).

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Objetivos Específicos


    - Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação;

    - Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas;

    - Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE;

    - Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;

    - Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

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Plano Curricular


  • Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
  • Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
  • Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
  • Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
  • Educação inclusiva vs Educação especial
  • Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
  • Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
  • Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença
  • Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
  • Práticas pedagógicas e didáticas
  • Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
  • Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
  • Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
  • O que é a avaliação psicológica?
    • Entrevista com a criança: particularidades
      • Preparar o contexto
      • Receber a criança
      • Estratégias de comunicação não-verbal
      • Comunicação direta com a criança
      • Exame físico da criança
      • Recapitulando
    • Entrevista com o adolescente: particularidades
  • Administração de testes psicológicos
    • Críticas ao método dos testes
    • Vantagens do uso de testes psicológicos
    • Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE
  • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
  • Instrumentos de Avaliação Psicológica
  • As Funções executivas
    • Funções executivas – enquadramento teórico
      • Funções executivas – modelos
      • Funções executivas – anatomia
      • Principais funções cognitivas
      • Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes
      • Funções Executivas – avaliação
  • Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação
    • Perturbações Globais do Desenvolvimento
    • Dificuldades de Aprendizagem: conceito
      • Dificuldades de Aprendizagem: etiologia
      • Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação
  • Instrumentos na avaliação psicológica
    • A entrevista
    • Observação
    • Testes psicológicos
  • Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros
    • Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional
    • Instrumentos de Avaliação Educacional
    • Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional
    • Instrumentos de Avaliação de Aptidões
    • Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento
    • Instrumentos de Avaliação da Inteligência
    • Instrumentos de Avaliação da Personalidade
  • Conceito e respetiva evolução
  • Intervenção Precoce: o que é?
  • Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem
    • Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
  • Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva
  • Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família
    • Ciclo de intervenção
  • Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção
  • Evolução Histórica da CIF
  • Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF
  • Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF
  • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
  • Medidas Universais
  • Medidas Seletivas
  • Medidas Adicionais
  • Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
  • O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
  • Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
  • Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
  • Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
  • Plano de Saúde Individual
  • Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
  • Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
  • Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
  • Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
  • Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
  • Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
  • Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

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