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Formação Avançada
Pós-Universitária em Avaliação
Psicológica no Âmbito da
Educação Inclusiva/NEE

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Formação Avançada Pós-Universitária em Avaliação Psicológica no Âmbito da Educação Inclusiva/NEE



Preço
650 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (230 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • A formação foi muito útil uma vez que estava a iniciar a minha carreia na área escolar.
    Verónica Raulino
  • A formação foi muito útil uma vez que estava a iniciar a minha carreia na área escolar.

    • Verónica Raulino
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de março

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado).

4. OBJETIVOS
1. Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação;
2. Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas;
3. Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE;
4. Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;
5. Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes.

banner da Formação Avançada Pós-Universitária

5. PLANO CURRICULAR

  • Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
  • Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
  • Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho

  • Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
  • Educação inclusiva vs Educação especial
  • Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
  • Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
  • Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença

  • Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
  • Práticas pedagógicas e didáticas

  • Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
  • Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
  • Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva

  • O que é a avaliação psicológica?
    • Entrevista com a criança: particularidades
      • Preparar o contexto
      • Receber a criança
      • Estratégias de comunicação não-verbal
      • Comunicação direta com a criança
      • Exame físico da criança
      • Recapitulando
    • Entrevista com o adolescente: particularidades
  • Administração de testes psicológicos
    • Críticas ao método dos testes
    • Vantagens do uso de testes psicológicos
    • Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE
  • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
  • Instrumentos de Avaliação Psicológica

  • As Funções executivas
    • Funções executivas – enquadramento teórico
      • Funções executivas – modelos
      • Funções executivas – anatomia
      • Principais funções cognitivas
      • Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes
      • Funções Executivas – avaliação
  • Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação
    • Perturbações Globais do Desenvolvimento
    • Dificuldades de Aprendizagem: conceito
      • Dificuldades de Aprendizagem: etiologia
      • Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação

  • Instrumentos na avaliação psicológica
    • A entrevista
    • Observação
    • Testes psicológicos
  • Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros
    • Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional
    • Instrumentos de Avaliação Educacional
    • Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional
    • Instrumentos de Avaliação de Aptidões
    • Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento
    • Instrumentos de Avaliação da Inteligência
    • Instrumentos de Avaliação da Personalidade

  • Conceito e respetiva evolução
  • Intervenção Precoce: o que é?
  • Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem
    • Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
  • Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva
  • Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família
    • Ciclo de intervenção
  • Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção

  • Evolução Histórica da CIF
  • Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF
  • Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF

  • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
  • Medidas Universais
  • Medidas Seletivas
  • Medidas Adicionais
  • Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
  • O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
  • Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
  • Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
  • Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
  • Plano de Saúde Individual
  • Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
  • Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
  • Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
  • Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
  • Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
  • Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.