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Formação Avançada
Pós-Universitária em Avaliação
Psicológica no Âmbito da
Educação Inclusiva/NEE

Contacto Cognoscontactos cognos

Formação Avançada Pós-Universitária em Avaliação Psicológica no Âmbito da Educação Inclusiva/NEE

Preço
650 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (230 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • A formação foi muito útil uma vez que estava a iniciar a minha carreia na área escolar.
    Verónica Raulino
  • A formação foi muito útil uma vez que estava a iniciar a minha carreia na área escolar.

    • Verónica Raulino
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de julho

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado).

4. OBJETIVOS
1. Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação;
2. Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas;
3. Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE;
4. Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;
5. Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes.

banner da Formação Avançada Pós-Universitária

5. PLANO CURRICULAR

  • Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
  • Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
  • Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho

  • Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
  • Educação inclusiva vs Educação especial
  • Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
  • Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
  • Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença

  • Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
  • Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
  • Práticas pedagógicas e didáticas

  • Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
  • Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
  • Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva

  • O que é a avaliação psicológica?
    • Entrevista com a criança: particularidades
      • Preparar o contexto
      • Receber a criança
      • Estratégias de comunicação não-verbal
      • Comunicação direta com a criança
      • Exame físico da criança
      • Recapitulando
    • Entrevista com o adolescente: particularidades
  • Administração de testes psicológicos
    • Críticas ao método dos testes
    • Vantagens do uso de testes psicológicos
    • Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE
  • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
  • Instrumentos de Avaliação Psicológica

As Funções executivas

  • Funções executivas – enquadramento teórico
    • Funções executivas – modelos
    • Funções executivas – anatomia
    • Principais funções cognitivas
    • Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes
    • Funções Executivas – avaliação

Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação

  • Perturbações Globais do Desenvolvimento
  • Dificuldades de Aprendizagem: conceito
    • Dificuldades de Aprendizagem: etiologia
    • Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação

  • Instrumentos na avaliação psicológica
    • A entrevista
    • Observação
    • Testes psicológicos
  • Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros
    • Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional
    • Instrumentos de Avaliação Educacional
    • Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional
    • Instrumentos de Avaliação de Aptidões
    • Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento
    • Instrumentos de Avaliação da Inteligência
    • Instrumentos de Avaliação da Personalidade

  • Conceito e respetiva evolução
  • Intervenção Precoce: o que é?
  • Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem
    • Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
  • Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva
  • Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família
    • Ciclo de intervenção
  • Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção

  • Evolução Histórica da CIF
  • Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF
  • Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF

  • Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
  • Medidas Universais
  • Medidas Seletivas
  • Medidas Adicionais
  • Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
  • O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
  • Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
  • Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
  • Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
  • Plano de Saúde Individual
  • Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
  • Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
  • Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
  • Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
  • Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
  • Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica