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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Neuropsicologia Clínica

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Formação Avançada Pós-Universitária em Neuropsicologia Clínica

Preço
650 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (5 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



"A neuropsicologia é uma área da psicologia em interface com muitas áreas, nomeadamente as neurociências, a neurologia, a psicologia clínica ou a psiquiatria, permitindo responder às necessidades colocadas pela sociedade em vários domínios, nomeadamente pessoas com disfunção cerebral em qualquer fase da vida, e necessidades daí decorrentes de avaliação e reabilitação."

Mader, J. (2005). Avaliação neuropsicológica: aspetos históricos e situação atual. Psicologia: Ciência e Profissão, 16(3).

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Agradeço desde já todo o apoio e disponibilidade da parte dos Formadores durante o percurso da Formação. Terei o centro de formação Cognos como uma referência a ter em conta no futuro para uma possível nova formação
    Maria Ferreira
  • Foi muito importante para mim como profissional. Considero a Formação muito completa e enriquecedora. Foram de extrema importância e valor todos os manuais e documentos de apoio facultados para o estudo e aprendizagem
    Patrícia Andrade
  • Foi uma boa experiência com a Cognos e que tudo decorreu de acordo com as expectativas iniciais Saliento um balanço bastante positivo e um enorme profissionalismo por parte da formadora. Quero agradecer a permanente disponibilidade da Formadora p (...)
    Susana Fragoso
  • Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
    Ana Amaral
  • Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
    Ana Amaral
  • Agradeço desde já todo o apoio e disponibilidade da parte dos Formadores durante o percurso da Formação. Terei o centro de formação Cognos como uma referência a ter em conta no futuro para uma possível nova formação

    • Maria Ferreira
  • Foi muito importante para mim como profissional. Considero a Formação muito completa e enriquecedora. Foram de extrema importância e valor todos os manuais e documentos de apoio facultados para o estudo e aprendizagem

    • Patrícia Andrade
  • Foi uma boa experiência com a Cognos e que tudo decorreu de acordo com as expectativas iniciais Saliento um balanço bastante positivo e um enorme profissionalismo por parte da formadora. Quero agradecer a permanente disponibilidade da Formadora para atender a todas as minhas dúvidas/solicitações. Bem sei que faz parte das suas funções enquanto formadora, ainda assim sabemos que o brio profissional está muito aquém do simples cumprimento de deveres. Muito obrigada! À Formadora e à Cognos

    • Susana Fragoso
  • Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.

    • Ana Amaral
  • Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.

    • Ana Amaral
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 8 de janeiro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, enfermeiros, médicos e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, neurociências, biologia e ciências do comportamento.

4. OBJETIVOS
-Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Neuropsicologia Clínica Infantil e do Adulto, bem como as temáticas respeitantes às restantes Neurociências que com ela interagem.
-Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento em conhecimentos, recursos e técnicas da Neuropsicologia que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.
-Reconhecer os principais quadros neuropsicológicos resultantes de perturbações das Funções Nervosas Superiores. 
-Aprofundar conhecimentos sobre a relação entre cérebro e comportamento.
-Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de avaliação e intervenção/reabilitação neuropsicológicas.

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5. PLANO CURRICULAR

  • As neurociências
  • Neuropsicologia
  • Síntese dos principais marcos históricos da neuropsicologia
  • Definição e Objetivos da Neuropsicologia
  • Ramos da Neuropsicologia
  • Novos Rumos da Neuropsicologia
  • Neuropsicologia Clínica- prática e serviços
  • Contribuição dos Avanços Tecnológicos na Neuropsicologia
  • Fatores que contribuíram para o crescimento da Neuropsicologia

  • Neuroanatomia e Neurofisiologia
  • O Sistema Nervoso
  • Sistema nervoso central
  • O Encéfalo
  • Metencéfalo ou Encéfalo Posterior
  • Cerebelo e Analisando as suas funções
  • Metencéfalo ou Encéfalo Posterior
  • Protencéfalo ou Encéfalo Anterior
  • Hipotálamo
  • Atividade do Hipotálamo
  • Protencéfalo ou Encéfalo Anterior
  • Sistema Límbico
  • O cérebro
  • A Espinal Medula
  • O Tronco Encefálico
  • O Bulbo
  • A Ponte
  • O Mesencéfalo
  • Meninges
  • As lesões ao nível do SNC
  • Sistema Nervoso Periférico
  • Sistema Nervoso Autónomo

  • Fundamentos Teóricos
  • Bases Concetuais dos Modelos da Neuropsicologia Cognitiva
  • O Papel da Neuroimagiologia Funcional em Neuropsicologia Cognitiva
  • A Neuropsicologia da Memória
  • O Modelo Multisistema da Memória (Tulving, 1985)
  • A Memória a Curto Prazo
  • Os Modelos de Memória Auditiva?Verbal a Curto Prazo
  • Considerações Neuroanatómicas
  • A Memória a Longo Prazo
  • A Dimensão Explícita?Implícita
  • Os Sistemas de Memória Explícita a Longo Prazo
  • Considerações Neuroanatómicas
  • As Teorias da Consolidação do Traço Mnésico
  • Perturbações da Memória Anterógrada e Retrógrada
  • Os Sistemas de Memória Implícita
  • A Memória Prospetiva
  • As Amnésias Psicogénicas
  • Afasias
  • Epidemiologia das Afasias
  • História da Afasiologia
  • Processamento da Linguagem
  • A Contribuição dos Modelos Cognitivos para o Estudo da Anomia
  • As Perturbações não Afásicas da Linguagem
  • A Disartria
  • A Apraxia da Linguagem
  • Perturbações da Linguagem Escrita
  • As Dislexias
  • As Agrafias
  • Perturbações do Cálculo
  • Perturbações do Tratamento dos Números
  • Perturbações Sensoriais e Motoras
  • Vias Visuais Centrais
  • A Agnosia
  • Teorias Sobre a Agnosia Visual
  • Representação do Espaço
  • Motricidade
  • Organização da Motricidade
  • Patologias do Movimento
  • As Apraxias
  • Neuropsicologia das Funções Executivas
  • Lobos Frontais
  • Rotina e Novidade
  • Sintomas Cognitivos
  • Comportamento Social e Personalidade
  • Teorias Sobre as Funções Executivas
  • Modelo de Norman e Shallice (1986)
  • Teoria de Rolls (1990?2000)
  • Hipótese dos Marcadores Somáticos de Damásio
  • Atenção e Consciência
  • Modelos Teóricos
  • Perturbações da Atenção e Lesões Cerebrais
  • Estudo da Consciência
  • Consciência de Si
  • Emoções
  • Natureza das Emoções
  • Modelos Teóricos
  • Lesões Cerebrais e Emoções
  • Perturbações Emocionais

  • Objetivos Pedagógicos
  • Neuropsicologia do Desenvolvimento
  • Aspetos Preliminares
  • Perspetiva Maturacional
  • Desenvolvimento Pré-Natal
  • Características da Mielinização
  • Lateralidade e Plasticidade Neuronal
  • Lateralização
  • Plasticidade
  • Fatores Ambientais e Culturais no Desenvolvimento Neuropsicológico
  • Emoção
  • Cultura
  • Nível socioeconómico
  • A Avaliação Neuropsicológica na Infância: Desafios e Perspetivas
  • Diagnóstico
  • Prognóstico
  • Reabilitação
  • Por uma Visão Unificadora
  • Memória Operacional e Estratégias de Memória na Infância
  • Memória Operacional
  • Desenvolvimento da Memória Operacional
  • Desenvolvimento da Alça Fonológica
  • Desenvolvimento do Esboço Visuo-Espacial
  • Desenvolvimento da Memória Operacional Complexa
  • Memória Operacional e Desenvolvimento Cognitivo
  • Estratégias de Memória
  • Fatores que Influenciam o uso de Estratégias de Memória
  • Desenvolvimento das Estratégias de Memória
  • Estudos Neuropsicológicos
  • Avaliação Neuropsicológica Infantil
  • O Intelecto
  • Avaliação Neuropsicológica Infantil
  • Reabilitação Cognitiva Pediátrica
  • História da Reabilitação Cognitiva
  • Programas de Reabilitação Cognitiva
  • Modelo do Neuro-desenvolvimento
  • Abordagens de Reabilitação Cognitiva
  • Modelos Integrados de Avaliação e Intervenção
  • Rehabit
  • Fenómeno Observável
  • DNRR
  • Estratégias de Reabilitação Cognitiva

  • Noções básicas da Neuropsicologia do Envelhecimento
  • Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
  • Envelhecimento e Plasticidade Neuronal
  • Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiologia: Funções cognitivas
  • Aspetos neuroanatómicos
  • Aspetos neurofisiológicos
  • Demência: conceito, perfil cognitivo e comportamentais: Défice Cognitivo Ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Frontotemporal, Demência com Corpos de Levy
  • Demência
  • Perfil Cognitivo e comportamental
  • Défice Cognitivo ligeiro
  • Doença de Alzheimer
  • Demência FrontoTemporal
  • Quadro clínico
  • Diagnóstico
  • Demência com Corpos de Levy
  • Quadro clínico
  • Diagnóstico
  • Abordagem da terapêutica farmacológica
  • Verificação de conhecimentos
  • Proposta de Correção

  • O Exame Neuropsicológico
  • Os Testes
  • Objetivos e Exigências da Avaliação Neuropsicológica
  • As Etapas da Avaliação Neuropsicológica
  • Avaliação Neuropsicológica Geral
  • Avaliação da Eficiência Cognitiva Atual e a sua Avaliação Pré-Mórbida
  • Atenção
  • Exame Neuropsicológico da Memória
  • A Memória Anterógrada
  • A Memória Episódica do Passado: Os Acontecimentos
  • A Memória Autobiográfica
  • A Memória dos Acontecimentos Públicos
  • A Memória Semântica do Passado: Os Factos
  • A Memória Semântica: Conhecimentos Gerais
  • A Semântica Pessoal
  • A Memória Implícita
  • Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Oral
  • Linguagem Espontânea
  • Eficiência Linguística
  • Afasias
  • Disartria
  • Apraxia da Linguagem
  • Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Escrita
  • Alexia Pura
  • Dislexia de Leitura Letra a Letra
  • Dislexias Centrais
  • Dislexia de Superfície
  • Agrafias 
  • Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Cálculo
  • Avaliação Neuropsicológica das Perturbações Sensoriais e Motoras
  • Agnosias Visuais
  • Agnosias Apercetivas
  • Agnosias Associativas
  • Prosopagnosia
  • Acromatopsia
  • Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoespaciais
  • Desorientação Visual
  • Análise do Espaço
  • Desorientação Topográfica
  • Negligência Unilateral
  • Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoconstrutivas
  • Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Gesto Voluntário
  • Gestos Voluntários Apropriados
  • Ataxia Cinestésica
  • Apraxia Bucofacial
  • Apraxia dos Gestos e de Utilização de Objetos
  • Apraxia Calosa

  • Um Modelo de Reabilitação
  • Expressões Usadas na Reabilitação
  • Ocupações
  • Sistemática da Reabilitação
  • Encaminhamento
  • Avaliação
  • Identificação e Negociação dos Objectivos
  • Seleção de Abordagens e Métodos de Intervenção
  • Abordagem Remediativa - treino cognitivo
  • Abordagem Adaptativa ou Compensatória
  • Abordagem Mista
  • Estabelecimento de um Cronograma
  • Estabelecimento de um Plano de Ação
  • Implementação das Intervenções de Reabilitação
  • Avaliação dos Resultados
  • Encaminhamento

  • Grupos de Fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)
  • Organização Funcional do SNC
  • Transmissão Neuronal
  • Mecanismos de Ação de Fármacos no SNC
  • Principais Transmissores Centrais
  • Psicofármaco e Psicofarmacologia
  • Doenças Mentais, segundo com a OMS
  • Princípios Gerais da clínica do dia-a-dia
  • Principais psicofármacos, nomeadamente as suas indicações, normas de utilização, efeitos secundários, contra-indicações, interações, sintomas de hiperdosagem
  • Tratamento

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica