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DESENVOLVIMENTO PESSOAL
• Desenvolvimento pessoal
FORMAÇÃO DE PROFESSORES/FORMADORES E CIENCIAS DA EDUCAÇÃO
• Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas
CIÊNCIAS SOCIAIS E DO COMPORTAMENTO
• Psicologia
• Sociologia e outros estudos
CIÊNCIAS EMPRESARIAIS
• Gestão e administração
INDÚSTRIAS TRANSFORMADORAS
• Indústrias alimentares
SAÚDE
• Saúde - programas não classificados noutra área de formação
SERVIÇOS SOCIAIS
• Trabalho social e orientação
Formação Avançada Pós-Universitária em
Neuropsicologia Clínica
"A neuropsicologia é uma área da psicologia em interface com muitas áreas, nomeadamente as neurociências, a neurologia, a psicologia clínica ou a psiquiatria, permitindo responder às necessidades colocadas pela sociedade em vários domínios, nomeadamente pessoas com disfunção cerebral em qualquer fase da vida, e necessidades daí decorrentes de avaliação e reabilitação."
Mader, J. (2005). Avaliação neuropsicológica: aspetos históricos e situação atual.
Psicologia: Ciência e Profissão, 16(3).
O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...
Agradeço desde já todo o apoio e disponibilidade da parte dos Formadores durante o percurso da Formação.
Terei o centro de formação Cognos como uma referência a ter em conta no futuro para uma possível nova formação
Maria Ferreira
Foi muito importante para mim como profissional. Considero a Formação muito completa e enriquecedora. Foram de extrema importância e valor todos os manuais e documentos de apoio facultados para o estudo e aprendizagem
Patrícia Andrade
Foi uma boa experiência com a Cognos e que tudo decorreu de acordo com as expectativas iniciais
Saliento um balanço bastante positivo e um enorme profissionalismo por parte da formadora. Quero agradecer a permanente disponibilidade da Formadora p (...)
Susana Fragoso
Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
Ana Amaral
Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
Ana Amaral
Agradeço desde já todo o apoio e disponibilidade da parte dos Formadores durante o percurso da Formação.
Terei o centro de formação Cognos como uma referência a ter em conta no futuro para uma possível nova formação
Maria Ferreira
Foi muito importante para mim como profissional. Considero a Formação muito completa e enriquecedora. Foram de extrema importância e valor todos os manuais e documentos de apoio facultados para o estudo e aprendizagem
Patrícia Andrade
Foi uma boa experiência com a Cognos e que tudo decorreu de acordo com as expectativas iniciais
Saliento um balanço bastante positivo e um enorme profissionalismo por parte da formadora. Quero agradecer a permanente disponibilidade da Formadora para atender a todas as minhas dúvidas/solicitações. Bem sei que faz parte das suas funções enquanto formadora, ainda assim sabemos que o brio profissional está muito aquém do simples cumprimento de deveres.
Muito obrigada! À Formadora e à Cognos
Susana Fragoso
Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
Ana Amaral
Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, enfermeiros, médicos e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, neurociências, biologia e ciências do comportamento.
4. OBJETIVOS
-Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Neuropsicologia Clínica Infantil e do Adulto, bem como as temáticas respeitantes às restantes Neurociências que com ela interagem.
-Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento em conhecimentos, recursos e técnicas da Neuropsicologia que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.
-Reconhecer os principais quadros neuropsicológicos resultantes de perturbações das Funções Nervosas Superiores.
-Aprofundar conhecimentos sobre a relação entre cérebro e comportamento.
-Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de avaliação e intervenção/reabilitação neuropsicológicas.
5. PLANO CURRICULAR
As neurociências
Neuropsicologia
Síntese dos principais marcos históricos da neuropsicologia
Definição e Objetivos da Neuropsicologia
Ramos da Neuropsicologia
Novos Rumos da Neuropsicologia
Neuropsicologia Clínica- prática e serviços
Contribuição dos Avanços Tecnológicos na Neuropsicologia
Fatores que contribuíram para o crescimento da Neuropsicologia
Neuroanatomia e Neurofisiologia
O Sistema Nervoso
Sistema nervoso central
O Encéfalo
Metencéfalo ou Encéfalo Posterior
Cerebelo e Analisando as suas funções
Metencéfalo ou Encéfalo Posterior
Protencéfalo ou Encéfalo Anterior
Hipotálamo
Atividade do Hipotálamo
Protencéfalo ou Encéfalo Anterior
Sistema Límbico
O cérebro
A Espinal Medula
O Tronco Encefálico
O Bulbo
A Ponte
O Mesencéfalo
Meninges
As lesões ao nível do SNC
Sistema Nervoso Periférico
Sistema Nervoso Autónomo
Fundamentos Teóricos
Bases Concetuais dos Modelos da Neuropsicologia Cognitiva
O Papel da Neuroimagiologia Funcional em Neuropsicologia Cognitiva
A Neuropsicologia da Memória
O Modelo Multisistema da Memória (Tulving, 1985)
A Memória a Curto Prazo
Os Modelos de Memória Auditiva?Verbal a Curto Prazo
Considerações Neuroanatómicas
A Memória a Longo Prazo
A Dimensão Explícita?Implícita
Os Sistemas de Memória Explícita a Longo Prazo
Considerações Neuroanatómicas
As Teorias da Consolidação do Traço Mnésico
Perturbações da Memória Anterógrada e Retrógrada
Os Sistemas de Memória Implícita
A Memória Prospetiva
As Amnésias Psicogénicas
Afasias
Epidemiologia das Afasias
História da Afasiologia
Processamento da Linguagem
A Contribuição dos Modelos Cognitivos para o Estudo da Anomia
As Perturbações não Afásicas da Linguagem
A Disartria
A Apraxia da Linguagem
Perturbações da Linguagem Escrita
As Dislexias
As Agrafias
Perturbações do Cálculo
Perturbações do Tratamento dos Números
Perturbações Sensoriais e Motoras
Vias Visuais Centrais
A Agnosia
Teorias Sobre a Agnosia Visual
Representação do Espaço
Motricidade
Organização da Motricidade
Patologias do Movimento
As Apraxias
Neuropsicologia das Funções Executivas
Lobos Frontais
Rotina e Novidade
Sintomas Cognitivos
Comportamento Social e Personalidade
Teorias Sobre as Funções Executivas
Modelo de Norman e Shallice (1986)
Teoria de Rolls (1990?2000)
Hipótese dos Marcadores Somáticos de Damásio
Atenção e Consciência
Modelos Teóricos
Perturbações da Atenção e Lesões Cerebrais
Estudo da Consciência
Consciência de Si
Emoções
Natureza das Emoções
Modelos Teóricos
Lesões Cerebrais e Emoções
Perturbações Emocionais
Objetivos Pedagógicos
Neuropsicologia do Desenvolvimento
Aspetos Preliminares
Perspetiva Maturacional
Desenvolvimento Pré-Natal
Características da Mielinização
Lateralidade e Plasticidade Neuronal
Lateralização
Plasticidade
Fatores Ambientais e Culturais no Desenvolvimento Neuropsicológico
Emoção
Cultura
Nível socioeconómico
A Avaliação Neuropsicológica na Infância: Desafios e Perspetivas
Diagnóstico
Prognóstico
Reabilitação
Por uma Visão Unificadora
Memória Operacional e Estratégias de Memória na Infância
Memória Operacional
Desenvolvimento da Memória Operacional
Desenvolvimento da Alça Fonológica
Desenvolvimento do Esboço Visuo-Espacial
Desenvolvimento da Memória Operacional Complexa
Memória Operacional e Desenvolvimento Cognitivo
Estratégias de Memória
Fatores que Influenciam o uso de Estratégias de Memória
Desenvolvimento das Estratégias de Memória
Estudos Neuropsicológicos
Avaliação Neuropsicológica Infantil
O Intelecto
Avaliação Neuropsicológica Infantil
Reabilitação Cognitiva Pediátrica
História da Reabilitação Cognitiva
Programas de Reabilitação Cognitiva
Modelo do Neuro-desenvolvimento
Abordagens de Reabilitação Cognitiva
Modelos Integrados de Avaliação e Intervenção
Rehabit
Fenómeno Observável
DNRR
Estratégias de Reabilitação Cognitiva
Noções básicas da Neuropsicologia do Envelhecimento
Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
Envelhecimento e Plasticidade Neuronal
Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiologia: Funções cognitivas
Aspetos neuroanatómicos
Aspetos neurofisiológicos
Demência: conceito, perfil cognitivo e comportamentais: Défice Cognitivo Ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Frontotemporal, Demência com Corpos de Levy
Demência
Perfil Cognitivo e comportamental
Défice Cognitivo ligeiro
Doença de Alzheimer
Demência FrontoTemporal
Quadro clínico
Diagnóstico
Demência com Corpos de Levy
Quadro clínico
Diagnóstico
Abordagem da terapêutica farmacológica
Verificação de conhecimentos
Proposta de Correção
O Exame Neuropsicológico
Os Testes
Objetivos e Exigências da Avaliação Neuropsicológica
As Etapas da Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica Geral
Avaliação da Eficiência Cognitiva Atual e a sua Avaliação Pré-Mórbida
Atenção
Exame Neuropsicológico da Memória
A Memória Anterógrada
A Memória Episódica do Passado: Os Acontecimentos
A Memória Autobiográfica
A Memória dos Acontecimentos Públicos
A Memória Semântica do Passado: Os Factos
A Memória Semântica: Conhecimentos Gerais
A Semântica Pessoal
A Memória Implícita
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Oral
Linguagem Espontânea
Eficiência Linguística
Afasias
Disartria
Apraxia da Linguagem
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Escrita
Alexia Pura
Dislexia de Leitura Letra a Letra
Dislexias Centrais
Dislexia de Superfície
Agrafias
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Cálculo
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações Sensoriais e Motoras
Agnosias Visuais
Agnosias Apercetivas
Agnosias Associativas
Prosopagnosia
Acromatopsia
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoespaciais
Desorientação Visual
Análise do Espaço
Desorientação Topográfica
Negligência Unilateral
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoconstrutivas
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Gesto Voluntário
Gestos Voluntários Apropriados
Ataxia Cinestésica
Apraxia Bucofacial
Apraxia dos Gestos e de Utilização de Objetos
Apraxia Calosa
Um Modelo de Reabilitação
Expressões Usadas na Reabilitação
Ocupações
Sistemática da Reabilitação
Encaminhamento
Avaliação
Identificação e Negociação dos Objectivos
Seleção de Abordagens e Métodos de Intervenção
Abordagem Remediativa - treino cognitivo
Abordagem Adaptativa ou Compensatória
Abordagem Mista
Estabelecimento de um Cronograma
Estabelecimento de um Plano de Ação
Implementação das Intervenções de Reabilitação
Avaliação dos Resultados
Encaminhamento
Grupos de Fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)
Organização Funcional do SNC
Transmissão Neuronal
Mecanismos de Ação de Fármacos no SNC
Principais Transmissores Centrais
Psicofármaco e Psicofarmacologia
Doenças Mentais, segundo com a OMS
Princípios Gerais da clínica do dia-a-dia
Principais psicofármacos, nomeadamente as suas indicações, normas de utilização, efeitos secundários, contra-indicações, interações, sintomas de hiperdosagem
Tratamento
6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO
A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.
A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.
O Certificado de Formação Profissional de FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.
O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.
O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:
1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:
f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.
A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.
7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.