A Cognos armazena cookies no seu equipamento. Estes cookies são utilizados para melhorar a sua experiência de navegação e fornecer-lhe serviços mais personalizados. Saiba mais sobre os cookies que utilizamos.
"A neuropsicologia é uma área da psicologia em interface com muitas áreas, nomeadamente as neurociências, a neurologia, a psicologia clínica ou a psiquiatria, permitindo responder às necessidades colocadas pela sociedade em vários domínios, nomeadamente pessoas com disfunção cerebral em qualquer fase da vida, e necessidades daí decorrentes de avaliação e reabilitação."
Mader, J. (2005). Avaliação neuropsicológica: aspetos históricos e situação atual.
Psicologia: Ciência e Profissão, 16(3).
Gostei muito da formação, as Formadoras, quando solicitadas, prontamente me atenderam e suas orientações foram de grande valia.
Aproveito para parabenizar a Instituição pelo programa e toda organização nele envolvida.
Obrigada a todos.
Maria Figueiredo
Gostei demais de tudo. Conteúdo, didática e clareza, estavam ótimos.
Maria Kuhn
Agradeço desde já todo o apoio e disponibilidade da parte dos Formadores durante o percurso da Formação.
Terei o centro de formação Cognos como uma referência a ter em conta no futuro para uma possível nova formação
Maria Ferreira
Foi muito importante para mim como profissional. Considero a Formação muito completa e enriquecedora. Foram de extrema importância e valor todos os manuais e documentos de apoio facultados para o estudo e aprendizagem
Patrícia Andrade
Foi uma boa experiência com a Cognos e que tudo decorreu de acordo com as expectativas iniciais
Saliento um balanço bastante positivo e um enorme profissionalismo por parte da formadora. Quero agradecer a permanente disponibilidade da Formadora p (...)
Susana Fragoso
Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
Ana Amaral
Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
Ana Amaral
Curso com tema de muita importância, boa apresentação e conteúdo. De forma geral foi uma boa experiência.
Ana Van
O curso foi excelente e pretendo fazer outros relacionados com a minha área.
Fabiano Rodrigues
Formação de elevada exigência e qualidade.
Fábio Santos
Gostei muito da formação, as Formadoras, quando solicitadas, prontamente me atenderam e suas orientações foram de grande valia.
Aproveito para parabenizar a Instituição pelo programa e toda organização nele envolvida.
Obrigada a todos.
Maria Figueiredo
Gostei demais de tudo. Conteúdo, didática e clareza, estavam ótimos.
Maria Kuhn
Agradeço desde já todo o apoio e disponibilidade da parte dos Formadores durante o percurso da Formação.
Terei o centro de formação Cognos como uma referência a ter em conta no futuro para uma possível nova formação
Maria Ferreira
Foi muito importante para mim como profissional. Considero a Formação muito completa e enriquecedora. Foram de extrema importância e valor todos os manuais e documentos de apoio facultados para o estudo e aprendizagem
Patrícia Andrade
Foi uma boa experiência com a Cognos e que tudo decorreu de acordo com as expectativas iniciais
Saliento um balanço bastante positivo e um enorme profissionalismo por parte da formadora. Quero agradecer a permanente disponibilidade da Formadora para atender a todas as minhas dúvidas/solicitações. Bem sei que faz parte das suas funções enquanto formadora, ainda assim sabemos que o brio profissional está muito aquém do simples cumprimento de deveres.
Muito obrigada! À Formadora e à Cognos
Susana Fragoso
Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
Ana Amaral
Esta Formação foi enriquecedora e importante, permitindo-me consolidar e aprofundar conhecimentos na área da neuropsicologia.
Ana Amaral
Curso com tema de muita importância, boa apresentação e conteúdo. De forma geral foi uma boa experiência.
Ana Van
O curso foi excelente e pretendo fazer outros relacionados com a minha área.
3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, enfermeiros, médicos e terapeutas (fisioterapeutas, terapeutas da fala e terapeutas ocupacionais), gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, neurociências, biologia e ciências do comportamento.
4. OBJETIVOS
-Abordar de modo aprofundado, as principais questões inerentes à Neuropsicologia Clínica Infantil e do Adulto, bem como as temáticas respeitantes às restantes Neurociências que com ela interagem.
-Proporcionar aos participantes condições de atualização, enriquecimento e aprofundamento em conhecimentos, recursos e técnicas da Neuropsicologia que viabilizem a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.
-Reconhecer os principais quadros neuropsicológicos resultantes de perturbações das Funções Nervosas Superiores.
-Aprofundar conhecimentos sobre a relação entre cérebro e comportamento.
-Compreender e demonstrar conhecimento de metodologias de avaliação e intervenção/reabilitação neuropsicológicas.
5. PLANO CURRICULAR
As neurociências e o seu desenvolvimento
A neuropsicologia: síntese dos principais marcos históricos
Definição e objetivos da neuropsicologia
Neuropsicologia clínica- passado, presente e futuro
Organização celular do Sistema Nervoso
Os neurónios
As células gliais
Proteção do Sistema Nervoso
Crânio
Líquido cefalorraquidiano
Meninges
Barreia hematoencefálica
Vascularização cerebral
Sistema nervoso central
Medula espinal
Cerebelo
Diencéfalo
Mesencéfalo
Telencéfalo
Sistema límbico
Sistema Nervoso Periférico
As lesões ao nível do SNC
A neuropsicologia cognitiva
Reconhecimento de objetos
A atenção
A memória
A linguagem
A memória
O funcionamento executivo
Cognição e emoção
Neurodesenvolvimento
Modelos de desenvolvimento em neuropsicologia infantil e seus transtornos
Perfis neuropsicológicos em crianças e adolescentes
Avaliação neuropsicológica em crianças e adolescentes
Intervenção neuropsicológica em crianças e adolescentes
Reabilitação neuropsicológica da criança e do adolescente
Noções básicas da Neuropsicologia do Envelhecimento
Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
Envelhecimento e Plasticidade Neuronal
Demência(s)
Défice cognitivo ligeiro
Doença de Alzheimer
Demência Frontotemporal
Demência com Corpos de Levy e Demência da Doença de Parkinson
O Exame Neuropsicológico
Os Testes
Objetivos e Exigências da Avaliação Neuropsicológica
As Etapas da Avaliação Neuropsicológica
Avaliação Neuropsicológica Geral
Avaliação da Eficiência Cognitiva Atual e a sua Avaliação Pré-Mórbida
Atenção
Exame Neuropsicológico da Memória
A Memória Anterógrada
A Memória Episódica do Passado: Os Acontecimentos
A Memória Autobiográfica
A Memória dos Acontecimentos Públicos
A Memória Semântica do Passado: Os Factos
A Memória Semântica: Conhecimentos Gerais
A Semântica Pessoal
A Memória Implícita
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Oral
Linguagem Espontânea
Eficiência Linguística
Afasias
Disartria
Apraxia da Linguagem
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações da Linguagem Escrita
Alexia Pura
Dislexia de Leitura Letra a Letra
Dislexias Centrais
Dislexia de Superfície
Agrafias
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Cálculo
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações Sensoriais e Motoras
Agnosias Visuais
Agnosias Apercetivas
Agnosias Associativas
Prosopagnosia
Acromatopsia
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoespaciais
Desorientação Visual
Análise do Espaço
Desorientação Topográfica
Negligência Unilateral
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações das Capacidades Visuoconstrutivas
Avaliação Neuropsicológica das Perturbações do Gesto Voluntário
Gestos Voluntários Apropriados
Ataxia Cinestésica
Apraxia Bucofacial
Apraxia dos Gestos e de Utilização de Objetos
Apraxia Calosa
Um Modelo de Reabilitação
Expressões Usadas na Reabilitação
Ocupações
Sistemática da Reabilitação
Encaminhamento
Avaliação
Identificação e Negociação dos Objetivos
Seleção de Abordagens e Métodos de Intervenção
Abordagem Remediativa - treino cognitivo
Abordagem Adaptativa ou Compensatória
Abordagem Mista
Estabelecimento de um Cronograma
Estabelecimento de um Plano de Ação
Implementação das Intervenções de Reabilitação
Avaliação dos Resultados
Encaminhamento
Grupos de Fármacos que atuam sobre o Sistema Nervoso Central (SNC)
Organização Funcional do SNC
Transmissão Neuronal
Mecanismos de Ação de Fármacos no SNC
Principais Transmissores Centrais
Psicofármaco e Psicofarmacologia
Doenças Mentais, segundo com a OMS
Princípios Gerais da clínica do dia-a-dia
Principais psicofármacos, nomeadamente as suas indicações, normas de utilização, efeitos secundários, contra-indicações, interações, sintomas de hiperdosagem
Tratamento
• Elaboração de um projeto no âmbito da Neuropsicologia Clínica, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.
6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.