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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Intervenção Psicológica em
Crianças e Adolescentes

Contacto Cognoscontactos cognos

Formação Avançada Pós-Universitária em Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes


Preço
610 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 4 de Dezembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros.
Esta Formação Avançada Pós-Universitária complementa também a formação de profissionais que intervêm com crianças e adolescentes, fornecendo-lhes uma ferramenta teórica e clínica que os torne profissionais mais completos para o desempenho de intervenções em equipas multidisciplinares. Não permite a realização de avaliações e intervenções psicológicas, caso o detentor da formação avançada pós-universitária não seja Psicólogo de formação de base (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia), inscrito na Ordem dos Psicólogos.

4. OBJETIVOS
1) Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança
2) Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas
3) Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5
4) Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens
5) Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção
6) Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem.

5. PLANO CURRICULAR

  • O que é a avaliação psicológica
  • Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência
  • Críticas ao método dos testes
  • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
  • Antecedentes históricos
  • Os testes como método de avaliação psicológica

  • Instrumentos na avaliação psicológica
  • A entrevista
  • Observação
  • Testes psicológicos

  • Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica
  • Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
  • Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática

  • Modelos de Incapacidade
    • Modelo Médico
    • Modelo Sociomédico
    • Modelo Biopsicossocial
    • Abordagens de Classificação
  • Classificação da Funcionalidade
    • CIF - Características globais
    • CIF – Rede concetual
    • CIF - Fundamentação
    • CIF – Estrutura e componentes
    • CIF – Codificação
    • CIF – Contextos de aplicação
    • CIF - Análise Crítica

  • Classificação e etiologia das psicopatologias
  • Avaliação e Diagnóstico
    • O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes
    • Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes
    • Integração da informação e formulação do diagnóstico
  • Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes
    • Perturbações da primeira infância
    • Perturbações de Eliminação
    • Perturbações de Alimentação
  • Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
    • Transtorno da Ansiedade de Separação
    • Transtorno de Ansiedade Generalizada
    • Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social
    • Depressão Infantil
    • Transtorno distímico
  • Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
    • Perturbação Oposicional Desafiante (ODD)
    • Perturbação de Conduta (CD)
    • Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) 
  • Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes
    • Anorexia
    • Bulimia
    • Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP) 
  • Perturbações globais do desenvolvimento
    • Síndrome de Rett 
    • Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância
    • Perturbação de Asperger

  • Objetivos da psicoterapia infantil 
  • O psicoterapeuta infantil – perfil
  • Obstáculos e dificuldades no exercício profissional
  • A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança
  • A ludoterapia
    • A ludoterapia aplicada a diversos contextos
    • Sala de ludoterapia
    • Técnicas de ludoterapia

  • Adolescência e desenvolvimento
  • Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
  • Desenvolvimento cognitivo na adolescência
  • Desenvolvimento da personalidade na adolescência 
    • Auto-conceito e auto-estima
    • Identidade e desenvolvimento
    • Contributos de Erikson e Marcia
  • Desenvolvimento social na adolescência
    • Contextos de socialização
    • Família e estilos parentais
    • Papel do grupo de pares
    • Influência da cultura
  • Desenvolvimento psicossexual na adolescência
  • Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica