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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Avaliação e Intervenção
Psicológica em
Crianças e Adolescentes

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Formação Avançada Pós-Universitária em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes



Preço
610 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Gostei muito e foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. Gostaria também de referir a simpatia e profissionalismo das formadoras que se mostraram sempre dispostas a ajudar no que fosse necessário. A qualidade da informação e referências (...)
    Joana Fonseca
  • Gostei muito e foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. Gostaria também de referir a simpatia e profissionalismo das formadoras que se mostraram sempre dispostas a ajudar no que fosse necessário. A qualidade da informação e referências constantes nos manuais de apoio também servirão para suportes futuros. Mantenho por isso a minha opinião de apreço em relação à COGNOS - desde há seis anos atrás. Muito vos agradeço a todos!

    • Joana Fonseca
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de junho

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros.
Esta Formação Avançada Pós-Universitária complementa também a formação de profissionais que intervêm com crianças e adolescentes, fornecendo-lhes uma ferramenta teórica e clínica que os torne profissionais mais completos para o desempenho de intervenções em equipas multidisciplinares. Não permite a realização de avaliações e intervenções psicológicas, caso o detentor da formação avançada pós-universitária não seja Psicólogo de formação de base (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia), inscrito na Ordem dos Psicólogos.

4. OBJETIVOS
1) Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança
2) Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas
3) Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5
4) Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens
5) Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção
6) Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem.

5. PLANO CURRICULAR

  • O que é a avaliação psicológica
  • Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência
  • Críticas ao método dos testes
  • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
  • Antecedentes históricos
  • Os testes como método de avaliação psicológica

  • Instrumentos na avaliação psicológica
  • A entrevista
  • Observação
  • Testes psicológicos

  • Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica
  • Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
  • Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática

  • Modelos de Incapacidade
    • Modelo Médico
    • Modelo Sociomédico
    • Modelo Biopsicossocial
    • Abordagens de Classificação
  • Classificação da Funcionalidade
    • CIF - Características globais
    • CIF – Rede concetual
    • CIF - Fundamentação
    • CIF – Estrutura e componentes
    • CIF – Codificação
    • CIF – Contextos de aplicação
    • CIF - Análise Crítica

  • Classificação e etiologia das psicopatologias
  • Avaliação e Diagnóstico
    • O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes
    • Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes
    • Integração da informação e formulação do diagnóstico
  • Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes
    • Perturbações da primeira infância
    • Perturbações de Eliminação
    • Perturbações de Alimentação
  • Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
    • Transtorno da Ansiedade de Separação
    • Transtorno de Ansiedade Generalizada
    • Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social
    • Depressão Infantil
    • Transtorno distímico
  • Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
    • Perturbação Oposicional Desafiante (ODD)
    • Perturbação de Conduta (CD)
    • Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) 
  • Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes
    • Anorexia
    • Bulimia
    • Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP) 
  • Perturbações globais do desenvolvimento
    • Síndrome de Rett 
    • Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância
    • Perturbação de Asperger

  • Objetivos da psicoterapia infantil 
  • O psicoterapeuta infantil – perfil
  • Obstáculos e dificuldades no exercício profissional
  • A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança
  • A ludoterapia
    • A ludoterapia aplicada a diversos contextos
    • Sala de ludoterapia
    • Técnicas de ludoterapia

  • Adolescência e desenvolvimento
  • Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
  • Desenvolvimento cognitivo na adolescência
  • Desenvolvimento da personalidade na adolescência 
    • Auto-conceito e auto-estima
    • Identidade e desenvolvimento
    • Contributos de Erikson e Marcia
  • Desenvolvimento social na adolescência
    • Contextos de socialização
    • Família e estilos parentais
    • Papel do grupo de pares
    • Influência da cultura
  • Desenvolvimento psicossexual na adolescência
  • Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual

• Elaboração de um projeto no âmbito da Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.