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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Avaliação e Intervenção
Psicológica em
Crianças e Adolescentes

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Formação Avançada Pós-Universitária em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes



Preço
610 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Gostei muito e foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. Gostaria também de referir a simpatia e profissionalismo das formadoras que se mostraram sempre dispostas a ajudar no que fosse necessário. A qualidade da informação e referências (...)
    Joana Fonseca
  • Gostei muito e foi uma excelente oportunidade de aprendizagem. Gostaria também de referir a simpatia e profissionalismo das formadoras que se mostraram sempre dispostas a ajudar no que fosse necessário. A qualidade da informação e referências constantes nos manuais de apoio também servirão para suportes futuros. Mantenho por isso a minha opinião de apreço em relação à COGNOS - desde há seis anos atrás. Muito vos agradeço a todos!

    • Joana Fonseca
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 4 de Outubro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros.
Esta Formação Avançada Pós-Universitária complementa também a formação de profissionais que intervêm com crianças e adolescentes, fornecendo-lhes uma ferramenta teórica e clínica que os torne profissionais mais completos para o desempenho de intervenções em equipas multidisciplinares. Não permite a realização de avaliações e intervenções psicológicas, caso o detentor da formação avançada pós-universitária não seja Psicólogo de formação de base (Licenciatura pré-bolonha e/ou Mestrado em Psicologia), inscrito na Ordem dos Psicólogos.

4. OBJETIVOS
1) Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança
2) Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas
3) Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5
4) Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens
5) Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção
6) Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem.

5. PLANO CURRICULAR

  • O que é a avaliação psicológica
  • Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência
  • Críticas ao método dos testes
  • Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
  • Antecedentes históricos
  • Os testes como método de avaliação psicológica

  • Instrumentos na avaliação psicológica
  • A entrevista
  • Observação
  • Testes psicológicos

  • Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica
  • Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
  • Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática

  • Modelos de Incapacidade
    • Modelo Médico
    • Modelo Sociomédico
    • Modelo Biopsicossocial
    • Abordagens de Classificação
  • Classificação da Funcionalidade
    • CIF - Características globais
    • CIF – Rede concetual
    • CIF - Fundamentação
    • CIF – Estrutura e componentes
    • CIF – Codificação
    • CIF – Contextos de aplicação
    • CIF - Análise Crítica

  • Classificação e etiologia das psicopatologias
  • Avaliação e Diagnóstico
    • O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes
    • Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes
    • Integração da informação e formulação do diagnóstico
  • Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes
    • Perturbações da primeira infância
    • Perturbações de Eliminação
    • Perturbações de Alimentação
  • Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
    • Transtorno da Ansiedade de Separação
    • Transtorno de Ansiedade Generalizada
    • Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social
    • Depressão Infantil
    • Transtorno distímico
  • Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
    • Perturbação Oposicional Desafiante (ODD)
    • Perturbação de Conduta (CD)
    • Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA) 
  • Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes
    • Anorexia
    • Bulimia
    • Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP) 
  • Perturbações globais do desenvolvimento
    • Síndrome de Rett 
    • Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância
    • Perturbação de Asperger

  • Objetivos da psicoterapia infantil 
  • O psicoterapeuta infantil – perfil
  • Obstáculos e dificuldades no exercício profissional
  • A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança
  • A ludoterapia
    • A ludoterapia aplicada a diversos contextos
    • Sala de ludoterapia
    • Técnicas de ludoterapia

  • Adolescência e desenvolvimento
  • Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
  • Desenvolvimento cognitivo na adolescência
  • Desenvolvimento da personalidade na adolescência 
    • Auto-conceito e auto-estima
    • Identidade e desenvolvimento
    • Contributos de Erikson e Marcia
  • Desenvolvimento social na adolescência
    • Contextos de socialização
    • Família e estilos parentais
    • Papel do grupo de pares
    • Influência da cultura
  • Desenvolvimento psicossexual na adolescência
  • Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.