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Especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária

Especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária


Preço: 500,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 4 meses (200h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 28 de fevereiro de 2024

A educação social tem um campo privilegiado de ação numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, intervindo junto das populações ou dos indivíduos em risco social. É nesse sentido que hoje se fala em educação para a saúde, educação para a cidadania, educação ambiental, educação para a terceira idade.

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

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Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária.

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Objetivos Específicos


    - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social;

    - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária;

    - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

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Segundo a OMS (1986), a Intervenção Comunitária tem como objetivo identificar as necessidades de saúde na comunidade e as áreas prioritárias de intervenção. Esta intervenção envolverá um conhecimento dos recursos da comunidade, conhecer e caracterizar esses mesmos recursos, identificar quais temáticas alvo de atuação, numa perspetiva de educação para a saúde com intuito de capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-se para todos os estádios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e incapacitantes.

Plano Curricular


  • Direitos político, civil e social
  • Fragmentação social
  • Individualização
  • Genes egoístas e empatia
  • Globalização
  • Risco social
  • Globalização solidária
  • Globalização e exclusão social
  • Tipos de exclusão social
  • Identidades e inclusão social
  • Fatores de inclusão e exclusão social
  • Lugares da exclusão social
  • GapMinder
  • O modelo Social Europeu
  • O modelo Mediterrâneo
  • Ações sociais portuguesas
  • Conceito de comunidade
  • Modelos de intervenção social
  • Projetos sociais de sucesso
  • Legitimações para intervir
  • Psicologia da Família
    • Família como Contexto de Desenvolvimento Humano – Perspetiva Ecológica
    • Família como Sistema – Perspetiva Sistémica
    • Família como Agente de Socialização
    • Caracterização das Interações Familiares
    • Vinculação
      • Vinculação na Infância
      • Vinculação na Idade Adulta
    • Conflitualidade na Família
  • Parentalidade
    • Famílias Monoparentais
    • Famílias Adotivas
    • Famílias de Acolhimento
    • Famílias Reconstruídas
  • A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
    • Intervenção Familiar
    • Critérios de Funcionalidade Familiar
    • Intervenção Familiar: porquê?
    • Avaliação Diagnóstica Familiar
    • Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
    • Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
  • Modelos de Intervenção Comunitária
    • Prevenção
    • Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
    • Contextos de Intervenção Comunitária
  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
    • O Desenvolvimento da Criança
    • A Importância do Jogo
    • Fases de Desenvolvimento da Criança
    • A entrada para a escola
    • A importância da organização dos tempos livres
    • O Adolescente e o Jovem Adulto
  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
    • Alteração da relação com os pares
    • A construção da identidade
    • Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência
    • Desenvolvimento Familiar
  • Educação Social
    • Pedagogia Social
    • Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
    • A Pedagogia Social na Alemanha
    • Estado Providência e Educação Social
    • Marco jurídico e educação social
    • Conceito de Educação Social
    • Diferentes Perspetivas da Educação Social
    • Eixos da Educação Social
    • Conclusões
  • Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
    • Contextualização teórica da Exclusão Social
    • Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
    • As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
    • O Rendimento Social de Inserção - RSI
  • Desenvolvimento Comunitário
    • Desenvolvimento Comunitário vs Educação
    • O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
    • A escola como promotora de desenvolvimento local
    • O papel do educador
    • Desenvolvimento local
    • Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
    • Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
    • Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal
  • As origens históricas da Psicologia Comunitária 
  • Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade 
  • Definição e objetivos da psicologia comunitária 
  • Definição de comunidade 
  • Fundamentos da Psicologia Comunitária 
    • Psicologia Comunitária e Ecologia 
    • Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
  • Psicologia Comunitária e Suporte Social
    • Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
    • Psicologia Comunitária e intervenção social
    • Desenvolvimento e participação comunitária
    • Empowerment e Comunidade
  • Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.

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