Curso de Especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária
Possibilidade de pagamento faseado.
- 4 meses (200h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 11 de dezembro de 2024
A educação social tem um campo privilegiado de ação numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, intervindo junto das populações ou dos indivíduos em risco social. É nesse sentido que hoje se fala em educação para a saúde, educação para a cidadania, educação ambiental, educação para a terceira idade.
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
- Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social;
- Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária;
- Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.
Certificado
Equipa Formativa
Segundo a OMS (1986), a Intervenção Comunitária tem como objetivo identificar as necessidades de saúde na comunidade e as áreas prioritárias de intervenção. Esta intervenção envolverá um conhecimento dos recursos da comunidade, conhecer e caracterizar esses mesmos recursos, identificar quais temáticas alvo de atuação, numa perspetiva de educação para a saúde com intuito de capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-se para todos os estádios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e incapacitantes.
Plano Curricular
- Direitos político, civil e social
- Fragmentação social
- Individualização
- Genes egoístas e empatia
- Globalização
- Risco social
- Globalização solidária
- Globalização e exclusão social
- Tipos de exclusão social
- Identidades e inclusão social
- Fatores de inclusão e exclusão social
- Lugares da exclusão social
- GapMinder
- O modelo Social Europeu
- O modelo Mediterrâneo
- Ações sociais portuguesas
- Conceito de comunidade
- Modelos de intervenção social
- Projetos sociais de sucesso
- Legitimações para intervir
- Psicologia da Família
- Família como Contexto de Desenvolvimento Humano – Perspetiva Ecológica
- Família como Sistema – Perspetiva Sistémica
- Família como Agente de Socialização
- Caracterização das Interações Familiares
- Vinculação
- Vinculação na Infância
- Vinculação na Idade Adulta
- Conflitualidade na Família
- Parentalidade
- Famílias Monoparentais
- Famílias Adotivas
- Famílias de Acolhimento
- Famílias Reconstruídas
- A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
- Intervenção Familiar
- Critérios de Funcionalidade Familiar
- Intervenção Familiar: porquê?
- Avaliação Diagnóstica Familiar
- Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
- Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
- Modelos de Intervenção Comunitária
- Prevenção
- Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
- Contextos de Intervenção Comunitária
- Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
- O Desenvolvimento da Criança
- A Importância do Jogo
- Fases de Desenvolvimento da Criança
- A entrada para a escola
- A importância da organização dos tempos livres
- O Adolescente e o Jovem Adulto
- Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
- Alteração da relação com os pares
- A construção da identidade
- Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência
- Desenvolvimento Familiar
- Educação Social
- Pedagogia Social
- Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
- A Pedagogia Social na Alemanha
- Estado Providência e Educação Social
- Marco jurídico e educação social
- Conceito de Educação Social
- Diferentes Perspetivas da Educação Social
- Eixos da Educação Social
- Conclusões
- Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
- Contextualização teórica da Exclusão Social
- Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
- As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
- O Rendimento Social de Inserção - RSI
- Desenvolvimento Comunitário
- Desenvolvimento Comunitário vs Educação
- O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
- A escola como promotora de desenvolvimento local
- O papel do educador
- Desenvolvimento local
- Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
- Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
- Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal
- As origens históricas da Psicologia Comunitária
- Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade
- Definição e objetivos da psicologia comunitária
- Definição de comunidade
- Fundamentos da Psicologia Comunitária
- Psicologia Comunitária e Ecologia
- Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
- Psicologia Comunitária e Suporte Social
- Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
- Psicologia Comunitária e intervenção social
- Desenvolvimento e participação comunitária
- Empowerment e Comunidade
- Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
O que dizem os nossos Formandos
Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente
na aprendizagem e
na valorização
pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir
esse objetivo.
Curso de Especialização em Educação Social e Intervenção Comunitária
Paula Alexandra Lopes da Silva
"Os conteúdos e as UFCD encontravam-se bastante bem organizadas e com todos os materiais disponíveis e de fácil acesso. A organização dos mesmos foi bastante interessante e adequado ao sistema e-learning."
Sónia Nunes
"Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação. Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário"
Orlando Mourão
"Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para aumentar os meus conhecimentos na importante área das Ciências Sociais. Por último, não posso deixar de manifestar a minha satisfação pela forma como eram apresentadas as matérias/módulos, bem como os manuais dos formandos e textos complementares alusivos à referida formação"
Elisabete Fernandes
"Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei rendida, apaixonada e devota desta área. As minhas expetativas foram largamente ultrapassadas, foi exímia e extraordinária."
Andreia Agostinho
"Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima."
Joana Câmara
"Sempre rápidos e claros nas respostas. As formadoras sempre mostraram disponibilidade e prontidão em responder às questões colocadas ao longo do curso e envio de notas. Rapidez nas avaliações. Nota 20!!"
Hélia Fraga
"Atendendo tenho vindo a fazer vários cursos com a COGNOS, deixo aqui uma palavra de gratidão pela simpatia e trabalho de excelência que fazem. Recomendo e continuarei convosco a fazer outros percursos. "
Paula Alexandra Lopes da Silva
"Os conteúdos abordados e a forma como se encontravam organizados, ajudou na aprendizagem e na elaboração gradual dos trabalhos ou exercícios propostos."
Paula Alexandra Lopes da Silva
"A disponibilidade e a forma afável como se relacionam com os formandos, dá segurança e motivação para levar o desafio até ao fim. Os conteúdos abordados foram bastantes interessantes, essencialmente a aplicação prática nos exercícios propostos."
Ilda Elisabete Gomes Manso Tomé
"A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora, o que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos."
Ilda Elisabete Gomes Manso Tomé
"A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora e que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos. Apresentou os resultados das avaliações com brevidade e foi sempre elogiando os progressos, transformando cada aprendizagem num elemento motivador para a etapa seguinte. "
Célia Maria Santos Francisco
"Formadores com capacidade e prontidão na resposta adequada. O formando sente-se sempre orientado e esclarecido em todos os módulos."
Catarina Martins Gonçalves Dias Morais
"O atendimento e a prontidão na resolução de problemas por parte da equipa da instituição foram sempre muito bons."