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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Educação Social e
Intervenção Comunitária

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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Social e Intervenção Comunitária



Preço
500 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



A educação social tem um campo privilegiado de ação numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, intervindo junto das populações ou dos indivíduos em risco social. É nesse sentido que hoje se fala em educação para a saúde, educação para a cidadania, educação ambiental, educação para a terceira idade.

Segundo a OMS (1986), a Intervenção Comunitária tem como objetivo identificar as necessidades de saúde na comunidade e as áreas prioritárias de intervenção. Esta intervenção envolverá um conhecimento dos recursos da comunidade, conhecer e caracterizar esses mesmos recursos, identificar quais temáticas alvo de atuação, numa perspetiva de educação para a saúde com intuito de capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-se para todos os estádios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e incapacitantes.

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • Os conteúdos e as UFCD encontravam-se bastante bem organizadas e com todos os materiais disponíveis e de fácil acesso. A organização dos mesmos foi bastante interessante e adequado ao sistema e-learning.
    Paula Silva
  • Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação. Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário
    Sónia Nunes
  • Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para (...)
    Orlando Mourão
  • Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei (...)
    Elisabete Fernandes
  • Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima.
    Andreia Agostinho
  • Sempre rápidos e claros nas respostas. As formadoras sempre mostraram disponibilidade e prontidão em responder às questões colocadas ao longo do curso e envio de notas. Rapidez nas avaliações. Nota 20!!
    Joana Câmara
  • Atendendo tenho vindo a fazer vários cursos com a COGNOS, deixo aqui uma palavra de gratidão pela simpatia e trabalho de excelência que fazem. Recomendo e continuarei convosco a fazer outros percursos.
    Hélia Fraga
  • Os conteúdos abordados e a forma como se encontravam organizados, ajudou na aprendizagem e na elaboração gradual dos trabalhos ou exercícios propostos.
    Paula Silva
  • A disponibilidade e a forma afável como se relacionam com os formandos, dá segurança e motivação para levar o desafio até ao fim. Os conteúdos abordados foram bastantes interessantes, essencialmente a aplicação prática nos exercícios prop (...)
    Paula Silva
  • A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora, o que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos.
    Ilda Tomé
  • A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora e que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos. Apresentou os resultados das avaliações com brevidade e foi sempre elogiando (...)
    Ilda Tomé
  • Formadores com capacidade e prontidão na resposta adequada. O formando sente-se sempre orientado e esclarecido em todos os módulos.
    Célia Francisco
  • O atendimento e a prontidão na resolução de problemas por parte da equipa da instituição foram sempre muito bons.
    Catarina Morais
  • Os conteúdos e as UFCD encontravam-se bastante bem organizadas e com todos os materiais disponíveis e de fácil acesso. A organização dos mesmos foi bastante interessante e adequado ao sistema e-learning.

    • Paula Silva
  • Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação. Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário

    • Sónia Nunes
  • Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para aumentar os meus conhecimentos na importante área das Ciências Sociais. Por último, não posso deixar de manifestar a minha satisfação pela forma como eram apresentadas as matérias/módulos, bem como os manuais dos formandos e textos complementares alusivos à referida formação

    • Orlando Mourão
  • Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei rendida, apaixonada e devota desta área. As minhas expetativas foram largamente ultrapassadas, foi exímia e extraordinária.

    • Elisabete Fernandes
  • Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima.

    • Andreia Agostinho
  • Sempre rápidos e claros nas respostas. As formadoras sempre mostraram disponibilidade e prontidão em responder às questões colocadas ao longo do curso e envio de notas. Rapidez nas avaliações. Nota 20!!

    • Joana Câmara
  • Atendendo tenho vindo a fazer vários cursos com a COGNOS, deixo aqui uma palavra de gratidão pela simpatia e trabalho de excelência que fazem. Recomendo e continuarei convosco a fazer outros percursos.

    • Hélia Fraga
  • Os conteúdos abordados e a forma como se encontravam organizados, ajudou na aprendizagem e na elaboração gradual dos trabalhos ou exercícios propostos.

    • Paula Silva
  • A disponibilidade e a forma afável como se relacionam com os formandos, dá segurança e motivação para levar o desafio até ao fim. Os conteúdos abordados foram bastantes interessantes, essencialmente a aplicação prática nos exercícios propostos.

    • Paula Silva
  • A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora, o que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos.

    • Ilda Tomé
  • A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora e que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos. Apresentou os resultados das avaliações com brevidade e foi sempre elogiando os progressos, transformando cada aprendizagem num elemento motivador para a etapa seguinte.

    • Ilda Tomé
  • Formadores com capacidade e prontidão na resposta adequada. O formando sente-se sempre orientado e esclarecido em todos os módulos.

    • Célia Francisco
  • O atendimento e a prontidão na resolução de problemas por parte da equipa da instituição foram sempre muito bons.

    • Catarina Morais
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de Dezembro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

4. OBJETIVOS
• Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social.
• Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária.
• Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos.
• Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.

5. PLANO CURRICULAR

  • Cidadania e risco social: conceitos e sua relação
  • Individualização, fragmentação e risco social
  • Processos de globalização e risco social

  • Teoria da exclusão
  • A exclusão num plano de fundo de desestabilização económica e social
  • A exclusão como relação social histórica e contraditória
  • Exclusão e sociedade
  • Inclusão Social

  • As principais políticas de ação social e de intervenção comunitária: Portugal VS Europa
  • O Modelo Social Europeu

  • Psicologia da Família
    • O ciclo de vida da família: fases, estádios, transições e crises
    • A família e os seus sub-sistemas: sub-sistema conjugal e parental; sub-sistema fraternal e filial; família alargada e relações inter-generacionais
    • Monoparentalidade e famílias monoparentais
    • Adoção e famílias adotivas
    • Acolhimento e famílias de acolhimento
    • Co-parentalidade e famílias reconstruídas
  • Relações Familiares
    • Importância das relações familiares
    • Vinculação e Bonding (Abandono, Negligência, Institucionalização, Separação e Perda)
    • Violência conjugal e familiar (Abuso Sexual, Maus Tratos e Filicídio)

  • A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
    • Intervenção Familiar
    • Critérios de Funcionalidade Familiar
    • Intervenção Familiar: porquê?
    • Avaliação Diagnóstica Familiar
    • Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
    • Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
  • Modelos de Intervenção Comunitária
    • Prevenção
    • Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
    • Contextos de Intervenção Comunitária

  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
    • O Desenvolvimento da Criança
    • A Importância do Jogo
    • Fases de Desenvolvimento da Criança
    • A entrada para a escola
    • A importância da organização dos tempos livres
    • O Adolescente e o Jovem Adulto
  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
    • Alteração da relação com os pares
    • A construção da identidade
    • Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência
    • Desenvolvimento Familiar

  • Educação Social
    • Pedagogia Social
    • Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
    • A Pedagogia Social na Alemanha
    • Estado Providência e Educação Social
    • Marco jurídico e educação social
    • Conceito de Educação Social
    • Diferentes Perspetivas da Educação Social
    • Eixos da Educação Social
    • Conclusões
  • Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
    • Contextualização teórica da Exclusão Social
    • Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
    • As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
    • O Rendimento Social de Inserção - RSI
  • Desenvolvimento Comunitário
    • Desenvolvimento Comunitário vs Educação
    • O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
    • A escola como promotora de desenvolvimento local
    • O papel do educador
    • Desenvolvimento local
    • Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
    • Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
    • Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal

  • As origens históricas da Psicologia Comunitária 
  • Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade 
  • Definição e objetivos da psicologia comunitária 
  • Definição de comunidade 
  • Fundamentos da Psicologia Comunitária 
    • Psicologia Comunitária e Ecologia 
    • Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
  • Psicologia Comunitária e Suporte Social
    • Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
    • Psicologia Comunitária e intervenção social
    • Desenvolvimento e participação comunitária
    • Empowerment e Comunidade

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.
Enquadramento

Com a frequência e aproveitamento desta formação profissional, irá obter uma formação de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

Este curso enquadra-se na formação profissional contínua, que visa a aquisição de saberes numa dada área ou função específica, pressupondo a existência de uma qualificação prévia para a sua realização, não atribuindo grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento).

Sendo uma formação profissional contínua, não está a sua realização reservada às Instituições de Ensino Superior. A Cognos Formação não é uma instituição de Ensino Superior, mas sim uma Instituição de Formação Profissional, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados de pós-graduação, formação pós-graduada, diploma de técnico superior profissional, nem a atribuição de graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

No estrito cumprimento do Decreto-Lei n.º 65/2018 de 16 de agosto e Decreto-Lei n.º 27/2021 de 16 de abril, a Cognos Formação não utiliza os termos reservados às instituições de ensino superior como «pós-graduação», «formação pós-graduada» e outros que sugiram estar em causa formação própria de ensino superior. A Cognos Formação não realiza formação pós-graduada, nem formação em consórcio, ou outras formas de cooperação com instituições de ensino superior, não estando sob a superintendência científica e pedagógica das mesmas. A Cognos Formação respeita escrupulosamente a legislação em vigor, esclarecendo devidamente os seus clientes sobre a modalidade de formação profissional que realizam.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.