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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Social e Intervenção Comunitária

Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Social e Intervenção Comunitária


Preço: 500,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Formatos disponíveis:
  • E-Learning (4 meses)
  • ou
  • Presencial (200 h)
Email:

Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 04 de outubro de 2023

A educação social tem um campo privilegiado de ação numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, intervindo junto das populações ou dos indivíduos em risco social. É nesse sentido que hoje se fala em educação para a saúde, educação para a cidadania, educação ambiental, educação para a terceira idade.

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

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Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos teórico – práticos, que lhes possibilite exercer funções, na área da Educação Social e Intervenção Comunitária.

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Objetivos Específicos


    - Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social;

    - Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária;

    - Operacionalizar competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

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Segundo a OMS (1986), a Intervenção Comunitária tem como objetivo identificar as necessidades de saúde na comunidade e as áreas prioritárias de intervenção. Esta intervenção envolverá um conhecimento dos recursos da comunidade, conhecer e caracterizar esses mesmos recursos, identificar quais temáticas alvo de atuação, numa perspetiva de educação para a saúde com intuito de capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-se para todos os estádios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e incapacitantes.

É muito simples realizar um curso e-learning na Cognos!


Plano Curricular


  • Cidadania e risco social: conceitos e sua relação
  • Individualização, fragmentação e risco social
  • Processos de globalização e risco social
  • Teoria da exclusão
  • A exclusão num plano de fundo de desestabilização económica e social
  • A exclusão como relação social histórica e contraditória
  • Exclusão e sociedade
  • Inclusão Social
  • As principais políticas de ação social e de intervenção comunitária: Portugal VS Europa
  • O Modelo Social Europeu
  • Psicologia da Família
    • O ciclo de vida da família: fases, estádios, transições e crises
    • A família e os seus sub-sistemas: sub-sistema conjugal e parental; sub-sistema fraternal e filial; família alargada e relações inter-generacionais
    • Monoparentalidade e famílias monoparentais
    • Adoção e famílias adotivas
    • Acolhimento e famílias de acolhimento
    • Co-parentalidade e famílias reconstruídas
  • Relações Familiares
    • Importância das relações familiares
    • Vinculação e Bonding (Abandono, Negligência, Institucionalização, Separação e Perda)
    • Violência conjugal e familiar (Abuso Sexual, Maus Tratos e Filicídio)
  • A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
    • Intervenção Familiar
    • Critérios de Funcionalidade Familiar
    • Intervenção Familiar: porquê?
    • Avaliação Diagnóstica Familiar
    • Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
    • Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
  • Modelos de Intervenção Comunitária
    • Prevenção
    • Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
    • Contextos de Intervenção Comunitária
  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
    • O Desenvolvimento da Criança
    • A Importância do Jogo
    • Fases de Desenvolvimento da Criança
    • A entrada para a escola
    • A importância da organização dos tempos livres
    • O Adolescente e o Jovem Adulto
  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
    • Alteração da relação com os pares
    • A construção da identidade
    • Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência
    • Desenvolvimento Familiar
  • Educação Social
    • Pedagogia Social
    • Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
    • A Pedagogia Social na Alemanha
    • Estado Providência e Educação Social
    • Marco jurídico e educação social
    • Conceito de Educação Social
    • Diferentes Perspetivas da Educação Social
    • Eixos da Educação Social
    • Conclusões
  • Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
    • Contextualização teórica da Exclusão Social
    • Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
    • As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
    • O Rendimento Social de Inserção - RSI
  • Desenvolvimento Comunitário
    • Desenvolvimento Comunitário vs Educação
    • O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
    • A escola como promotora de desenvolvimento local
    • O papel do educador
    • Desenvolvimento local
    • Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
    • Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
    • Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal
  • As origens históricas da Psicologia Comunitária 
  • Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade 
  • Definição e objetivos da psicologia comunitária 
  • Definição de comunidade 
  • Fundamentos da Psicologia Comunitária 
    • Psicologia Comunitária e Ecologia 
    • Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
  • Psicologia Comunitária e Suporte Social
    • Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
    • Psicologia Comunitária e intervenção social
    • Desenvolvimento e participação comunitária
    • Empowerment e Comunidade

• Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Social e Intervenção Comunitária, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares da Formação Avançada Pós-Universitária.

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



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