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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Educação Social e
Intervenção Comunitária

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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Social e Intervenção Comunitária

Preço
500 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



A educação social tem um campo privilegiado de ação numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, intervindo junto das populações ou dos indivíduos em risco social. É nesse sentido que hoje se fala em educação para a saúde, educação para a cidadania, educação ambiental, educação para a terceira idade.

Segundo a OMS (1986), a Intervenção Comunitária tem como objetivo identificar as necessidades de saúde na comunidade e as áreas prioritárias de intervenção. Esta intervenção envolverá um conhecimento dos recursos da comunidade, conhecer e caracterizar esses mesmos recursos, identificar quais temáticas alvo de atuação, numa perspetiva de educação para a saúde com intuito de capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-se para todos os estádios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e incapacitantes.

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação. Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário
    Sónia Nunes
  • Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para (...)
    Orlando Mourão
  • Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei (...)
    Elisabete Fernandes
  • Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima.
    Andreia Agostinho
  • Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação. Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário

    • Sónia Nunes
  • Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para aumentar os meus conhecimentos na importante área das Ciências Sociais. Por último, não posso deixar de manifestar a minha satisfação pela forma como eram apresentadas as matérias/módulos, bem como os manuais dos formandos e textos complementares alusivos à referida formação

    • Orlando Mourão
  • Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei rendida, apaixonada e devota desta área. As minhas expetativas foram largamente ultrapassadas, foi exímia e extraordinária.

    • Elisabete Fernandes
  • Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima.

    • Andreia Agostinho
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 8 de janeiro

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Bacharelato ou licenciatura.

3. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

4. OBJETIVOS
• Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social.
• Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária.
• Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos.
• Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.

5. PLANO CURRICULAR

  • Cidadania e risco social: conceitos e sua relação
  • Individualização, fragmentação e risco social
  • Processos de globalização e risco social

  • Teoria da exclusão
  • A exclusão num plano de fundo de desestabilização económica e social
  • A exclusão como relação social histórica e contraditória
  • Exclusão e sociedade
  • Inclusão Social

  • As principais políticas de ação social e de intervenção comunitária: Portugal VS Europa
  • O Modelo Social Europeu

  • Psicologia da Família
    • O ciclo de vida da família: fases, estádios, transições e crises
    • A família e os seus sub-sistemas: sub-sistema conjugal e parental; sub-sistema fraternal e filial; família alargada e relações inter-generacionais
    • Monoparentalidade e famílias monoparentais
    • Adoção e famílias adotivas
    • Acolhimento e famílias de acolhimento
    • Co-parentalidade e famílias reconstruídas
  • Relações Familiares
    • Importância das relações familiares
    • Vinculação e Bonding (Abandono, Negligência, Institucionalização, Separação e Perda)
    • Violência conjugal e familiar (Abuso Sexual, Maus Tratos e Filicídio)

  • A Intervenção Sócio – Comunitária com Adultos – A Família
  • A Intervenção Sócio – Comunitária com Adultos – Modelos, Desenvolvimento e Contextos

  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
    • O Desenvolvimento da Criança
    • A Importância do Jogo
    • Fases de Desenvolvimento da Criança
    • Do nascimento do primeiro filho à entrada na escola
    • A entrada para a escola
    • A importância da Organização dos Tempos Livres
    • O Adolescente e o Jovem Adulto
  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
    • Alteração da relação com os pares
    • A construção da identidade
    • O Contexto Escolar
    • Os tempos livres
    • Família com jovem adulto
    • Outros modelos familiares

  • Educação Social
    • Pedagogia Social
    • Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
    • A Pedagogia Social na Alemanha
    • Estado Providência e Educação Social
    • Marco jurídico e educação social
    • Conceito de Educação Social
    • Diferentes Perspetivas da Educação Social
    • Eixos da Educação Social
    • Conclusões
  • Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
    • Contextualização teórica da Exclusão Social
    • Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
    • As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
    • O Rendimento Social de Inserção - RSI
  • Desenvolvimento Comunitário
    • Desenvolvimento Comunitário vs Educação
    • O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
    • A escola como promotora de desenvolvimento local
    • O papel do educador
    • Desenvolvimento local
    • Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
    • Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
    • Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal

  • As origens históricas da Psicologia Comunitária 
  • Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade 
  • Definição e objetivos da psicologia comunitária 
  • Definição de comunidade 
  • Fundamentos da Psicologia Comunitária 
    • Psicologia Comunitária e Ecologia 
    • Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
  • Psicologia Comunitária e Suporte Social
    • Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
    • Psicologia Comunitária e intervenção social
    • Desenvolvimento e participação comunitária
    • Empowerment e Comunidade

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

A formação avançada pós-universitária é uma formação profissional que não atribui grau académico (Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento). Atribui sim, um Certificado de Formação Profissional Avançada Pós-Universitária, de elevada relevância no mercado de trabalho, uma vez que comprova possuir conhecimentos e práticas avançadas em determinada área, após o seu ensino universitário.

A realização deste tipo de formação não está reservada a instituições de ensino superior.

O Certificado de Formação Profissional de Formação Avançada Pós-Universitária é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O certificado emitido pode também ser considerado para efeitos de valorização da candidatura num concurso público ou privado, de acordo com o regulamento específico do concurso.

O certificado emitido é válido para a obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto, que refere:

1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, as instituições de ensino superior:

f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.

A Cognos Formação não é um estabelecimento de Ensino Superior, pelo que, naturalmente, não nos compete a emissão de certificados ou de títulos académicos reservados a estas instituições.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica