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A educação social tem um campo privilegiado de ação numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, intervindo junto das populações ou dos indivíduos em risco social. É nesse sentido que hoje se fala em educação para a saúde, educação para a cidadania, educação ambiental, educação para a terceira idade.
Segundo a OMS (1986), a Intervenção Comunitária tem como objetivo identificar as necessidades de saúde na comunidade e as áreas prioritárias de intervenção. Esta intervenção envolverá um conhecimento dos recursos da comunidade, conhecer e caracterizar esses mesmos recursos, identificar quais temáticas alvo de atuação, numa perspetiva de educação para a saúde com intuito de capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-se para todos os estádios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e incapacitantes.
Os conteúdos e as UFCD encontravam-se bastante bem organizadas e com todos os materiais disponíveis e de fácil acesso. A organização dos mesmos foi bastante interessante e adequado ao sistema e-learning.
Paula Silva
Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação.
Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário
Sónia Nunes
Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para (...)
Orlando Mourão
Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei (...)
Elisabete Fernandes
Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima.
Andreia Agostinho
Sempre rápidos e claros nas respostas. As formadoras sempre mostraram disponibilidade e prontidão em responder às questões colocadas ao longo do curso e envio de notas. Rapidez nas avaliações. Nota 20!!
Joana Câmara
Atendendo tenho vindo a fazer vários cursos com a COGNOS, deixo aqui uma palavra de gratidão pela simpatia e trabalho de excelência que fazem. Recomendo e continuarei convosco a fazer outros percursos.
Hélia Fraga
Os conteúdos abordados e a forma como se encontravam organizados, ajudou na aprendizagem e na elaboração gradual dos trabalhos ou exercícios propostos.
Paula Silva
A disponibilidade e a forma afável como se relacionam com os formandos, dá segurança e motivação para levar o desafio até ao fim. Os conteúdos abordados foram bastantes interessantes, essencialmente a aplicação prática nos exercícios prop (...)
Paula Silva
A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora, o que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos.
Ilda Tomé
A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora e que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos. Apresentou os resultados das avaliações com brevidade e foi sempre elogiando (...)
Ilda Tomé
Formadores com capacidade e prontidão na resposta adequada. O formando sente-se sempre orientado e esclarecido em todos os módulos.
Célia Francisco
O atendimento e a prontidão na resolução de problemas por parte da equipa da instituição foram sempre muito bons.
Catarina Morais
Os conteúdos e as UFCD encontravam-se bastante bem organizadas e com todos os materiais disponíveis e de fácil acesso. A organização dos mesmos foi bastante interessante e adequado ao sistema e-learning.
Paula Silva
Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação.
Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário
Sónia Nunes
Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para aumentar os meus conhecimentos na importante área das Ciências Sociais. Por último, não posso deixar de manifestar a minha satisfação pela forma como eram apresentadas as matérias/módulos, bem como os manuais dos formandos e textos complementares alusivos à referida formação
Orlando Mourão
Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei rendida, apaixonada e devota desta área. As minhas expetativas foram largamente ultrapassadas, foi exímia e extraordinária.
Elisabete Fernandes
Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima.
Andreia Agostinho
Sempre rápidos e claros nas respostas. As formadoras sempre mostraram disponibilidade e prontidão em responder às questões colocadas ao longo do curso e envio de notas. Rapidez nas avaliações. Nota 20!!
Joana Câmara
Atendendo tenho vindo a fazer vários cursos com a COGNOS, deixo aqui uma palavra de gratidão pela simpatia e trabalho de excelência que fazem. Recomendo e continuarei convosco a fazer outros percursos.
Hélia Fraga
Os conteúdos abordados e a forma como se encontravam organizados, ajudou na aprendizagem e na elaboração gradual dos trabalhos ou exercícios propostos.
Paula Silva
A disponibilidade e a forma afável como se relacionam com os formandos, dá segurança e motivação para levar o desafio até ao fim. Os conteúdos abordados foram bastantes interessantes, essencialmente a aplicação prática nos exercícios propostos.
Paula Silva
A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora, o que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos.
Ilda Tomé
A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora e que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos. Apresentou os resultados das avaliações com brevidade e foi sempre elogiando os progressos, transformando cada aprendizagem num elemento motivador para a etapa seguinte.
Ilda Tomé
Formadores com capacidade e prontidão na resposta adequada. O formando sente-se sempre orientado e esclarecido em todos os módulos.
Célia Francisco
O atendimento e a prontidão na resolução de problemas por parte da equipa da instituição foram sempre muito bons.
3. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.
4. OBJETIVOS
• Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social.
• Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária.
• Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos.
• Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.
5. PLANO CURRICULAR
Cidadania e risco social: conceitos e sua relação
Individualização, fragmentação e risco social
Processos de globalização e risco social
Teoria da exclusão
A exclusão num plano de fundo de desestabilização económica e social
A exclusão como relação social histórica e contraditória
Exclusão e sociedade
Inclusão Social
As principais políticas de ação social e de intervenção comunitária: Portugal VS Europa
O Modelo Social Europeu
Psicologia da Família
O ciclo de vida da família: fases, estádios, transições e crises
A família e os seus sub-sistemas: sub-sistema conjugal e parental; sub-sistema fraternal e filial; família alargada e relações inter-generacionais
Monoparentalidade e famílias monoparentais
Adoção e famílias adotivas
Acolhimento e famílias de acolhimento
Co-parentalidade e famílias reconstruídas
Relações Familiares
Importância das relações familiares
Vinculação e Bonding (Abandono, Negligência, Institucionalização, Separação e Perda)
Violência conjugal e familiar (Abuso Sexual, Maus Tratos e Filicídio)
A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
Intervenção Familiar
Critérios de Funcionalidade Familiar
Intervenção Familiar: porquê?
Avaliação Diagnóstica Familiar
Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
Modelos de Intervenção Comunitária
Prevenção
Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
Contextos de Intervenção Comunitária
Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
O Desenvolvimento da Criança
A Importância do Jogo
Fases de Desenvolvimento da Criança
A entrada para a escola
A importância da organização dos tempos livres
O Adolescente e o Jovem Adulto
Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
Alteração da relação com os pares
A construção da identidade
Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência
Desenvolvimento Familiar
Educação Social
Pedagogia Social
Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
A Pedagogia Social na Alemanha
Estado Providência e Educação Social
Marco jurídico e educação social
Conceito de Educação Social
Diferentes Perspetivas da Educação Social
Eixos da Educação Social
Conclusões
Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
Contextualização teórica da Exclusão Social
Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
O Rendimento Social de Inserção - RSI
Desenvolvimento Comunitário
Desenvolvimento Comunitário vs Educação
O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
A escola como promotora de desenvolvimento local
O papel do educador
Desenvolvimento local
Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal
As origens históricas da Psicologia Comunitária
Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade
Definição e objetivos da psicologia comunitária
Definição de comunidade
Fundamentos da Psicologia Comunitária
Psicologia Comunitária e Ecologia
Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
Psicologia Comunitária e Suporte Social
Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
Psicologia Comunitária e intervenção social
Desenvolvimento e participação comunitária
Empowerment e Comunidade
6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.