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Formação Avançada
Pós-Universitária em
Educação Social e
Intervenção Comunitária

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Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Social e Intervenção Comunitária



Preço
500 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 meses) ou Presencial (200 h)

Certificação
+info



A educação social tem um campo privilegiado de ação numa sociedade que se quer inclusiva, solidária, intervindo junto das populações ou dos indivíduos em risco social. É nesse sentido que hoje se fala em educação para a saúde, educação para a cidadania, educação ambiental, educação para a terceira idade.

Segundo a OMS (1986), a Intervenção Comunitária tem como objetivo identificar as necessidades de saúde na comunidade e as áreas prioritárias de intervenção. Esta intervenção envolverá um conhecimento dos recursos da comunidade, conhecer e caracterizar esses mesmos recursos, identificar quais temáticas alvo de atuação, numa perspetiva de educação para a saúde com intuito de capacitar as pessoas para aprenderem durante toda a vida, preparando-se para todos os estádios do seu desenvolvimento e para lutarem contra as doenças crónicas e incapacitantes.

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS... (ver mais)

  • Os conteúdos e as UFCD encontravam-se bastante bem organizadas e com todos os materiais disponíveis e de fácil acesso. A organização dos mesmos foi bastante interessante e adequado ao sistema e-learning.
    Paula Silva
  • Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação. Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário
    Sónia Nunes
  • Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para (...)
    Orlando Mourão
  • Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei (...)
    Elisabete Fernandes
  • Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima.
    Andreia Agostinho
  • Sempre rápidos e claros nas respostas. As formadoras sempre mostraram disponibilidade e prontidão em responder às questões colocadas ao longo do curso e envio de notas. Rapidez nas avaliações. Nota 20!!
    Joana Câmara
  • Atendendo tenho vindo a fazer vários cursos com a COGNOS, deixo aqui uma palavra de gratidão pela simpatia e trabalho de excelência que fazem. Recomendo e continuarei convosco a fazer outros percursos.
    Hélia Fraga
  • Os conteúdos abordados e a forma como se encontravam organizados, ajudou na aprendizagem e na elaboração gradual dos trabalhos ou exercícios propostos.
    Paula Silva
  • A disponibilidade e a forma afável como se relacionam com os formandos, dá segurança e motivação para levar o desafio até ao fim. Os conteúdos abordados foram bastantes interessantes, essencialmente a aplicação prática nos exercícios prop (...)
    Paula Silva
  • A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora, o que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos.
    Ilda Tomé
  • A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora e que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos. Apresentou os resultados das avaliações com brevidade e foi sempre elogiando (...)
    Ilda Tomé
  • Formadores com capacidade e prontidão na resposta adequada. O formando sente-se sempre orientado e esclarecido em todos os módulos.
    Célia Francisco
  • O atendimento e a prontidão na resolução de problemas por parte da equipa da instituição foram sempre muito bons.
    Catarina Morais
  • Os conteúdos e as UFCD encontravam-se bastante bem organizadas e com todos os materiais disponíveis e de fácil acesso. A organização dos mesmos foi bastante interessante e adequado ao sistema e-learning.

    • Paula Silva
  • Venho agradecer a disponibilidade que sempre demonstrou ao longo da minha Formação. Gostaria ainda de salientar que adquiri muitas competências e uma nova perspetiva de desenvolver o meu trabalho diário

    • Sónia Nunes
  • Faço um balanço da Formação extremamente positivo e excelentemente estruturada. Conscientemente, tenho a noção de que me empenhei e esforcei visando a concretização desta formação, tutelada por excelentes formadores, a qual contribuiu para aumentar os meus conhecimentos na importante área das Ciências Sociais. Por último, não posso deixar de manifestar a minha satisfação pela forma como eram apresentadas as matérias/módulos, bem como os manuais dos formandos e textos complementares alusivos à referida formação

    • Orlando Mourão
  • Aproveito para agradecer imenso por esta extraordinária oportunidade e por parabenizar pela excelente Formação. Adorei todos os módulos, na verdade desconhecia que ignorava e desconhecia tanto desta área. Adorei. Muitíssimo obrigado.... Fiquei rendida, apaixonada e devota desta área. As minhas expetativas foram largamente ultrapassadas, foi exímia e extraordinária.

    • Elisabete Fernandes
  • Obrigada, mais uma vez, estou muito satisfeita com esta formação e já estou a pensar numa próxima.

    • Andreia Agostinho
  • Sempre rápidos e claros nas respostas. As formadoras sempre mostraram disponibilidade e prontidão em responder às questões colocadas ao longo do curso e envio de notas. Rapidez nas avaliações. Nota 20!!

    • Joana Câmara
  • Atendendo tenho vindo a fazer vários cursos com a COGNOS, deixo aqui uma palavra de gratidão pela simpatia e trabalho de excelência que fazem. Recomendo e continuarei convosco a fazer outros percursos.

    • Hélia Fraga
  • Os conteúdos abordados e a forma como se encontravam organizados, ajudou na aprendizagem e na elaboração gradual dos trabalhos ou exercícios propostos.

    • Paula Silva
  • A disponibilidade e a forma afável como se relacionam com os formandos, dá segurança e motivação para levar o desafio até ao fim. Os conteúdos abordados foram bastantes interessantes, essencialmente a aplicação prática nos exercícios propostos.

    • Paula Silva
  • A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora, o que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos.

    • Ilda Tomé
  • A formadora esteve sempre disponível para esclarecimentos, facultou informação bastante esclarecedora e que proporcionou a facilidade de aquisição dos conhecimentos. Apresentou os resultados das avaliações com brevidade e foi sempre elogiando os progressos, transformando cada aprendizagem num elemento motivador para a etapa seguinte.

    • Ilda Tomé
  • Formadores com capacidade e prontidão na resposta adequada. O formando sente-se sempre orientado e esclarecido em todos os módulos.

    • Célia Francisco
  • O atendimento e a prontidão na resolução de problemas por parte da equipa da instituição foram sempre muito bons.

    • Catarina Morais
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1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 7 de março

2. HABILITAÇÕES MÍNIMAS
Licenciatura, Bacharelato, Pós-Graduação, Especialização, MBA, Mestrado ou Doutoramento.

3. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas das Ciências da Educação, Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Educação Social, Psicopedagogia, Ensino, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com a educação social e intervenção comunitária ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

4. OBJETIVOS
• Enquadrar a situação atual em Portugal, ao nível da intervenção comunitária e educação social.
• Analisar os diferentes contextos de intervenção comunitária.
• Desenvolver e operacionalizar competências e estimular capacidades para futuros desempenhos.
• Desenvolver competências de intervenção e avaliação em projetos de assistência social.

5. PLANO CURRICULAR

  • Cidadania e risco social: conceitos e sua relação
  • Individualização, fragmentação e risco social
  • Processos de globalização e risco social

  • Teoria da exclusão
  • A exclusão num plano de fundo de desestabilização económica e social
  • A exclusão como relação social histórica e contraditória
  • Exclusão e sociedade
  • Inclusão Social

  • As principais políticas de ação social e de intervenção comunitária: Portugal VS Europa
  • O Modelo Social Europeu

  • Psicologia da Família
    • O ciclo de vida da família: fases, estádios, transições e crises
    • A família e os seus sub-sistemas: sub-sistema conjugal e parental; sub-sistema fraternal e filial; família alargada e relações inter-generacionais
    • Monoparentalidade e famílias monoparentais
    • Adoção e famílias adotivas
    • Acolhimento e famílias de acolhimento
    • Co-parentalidade e famílias reconstruídas
  • Relações Familiares
    • Importância das relações familiares
    • Vinculação e Bonding (Abandono, Negligência, Institucionalização, Separação e Perda)
    • Violência conjugal e familiar (Abuso Sexual, Maus Tratos e Filicídio)

  • A Intervenção Sociocomunitária com Adultos - A Família
    • Intervenção Familiar
    • Critérios de Funcionalidade Familiar
    • Intervenção Familiar: porquê?
    • Avaliação Diagnóstica Familiar
    • Modelo Sistémico na Intervenção Familiar
    • Modelo Cognitivo-Comportamental de Intervenção Familiar
  • Modelos de Intervenção Comunitária
    • Prevenção
    • Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Comunitária
    • Contextos de Intervenção Comunitária

  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – A Criança, o Adolescente e a Família
    • O Desenvolvimento da Criança
    • A Importância do Jogo
    • Fases de Desenvolvimento da Criança
    • A entrada para a escola
    • A importância da organização dos tempos livres
    • O Adolescente e o Jovem Adulto
  • Intervenção Sócio – Educativa e Comunitária com Crianças e Jovens – Família e Adolescência – alteração da relação com os progenitores
    • Alteração da relação com os pares
    • A construção da identidade
    • Fatores de Risco e Fatores Protetores no Desenvolvimento Social e Pessoal na Adolescência
    • Desenvolvimento Familiar

  • Educação Social
    • Pedagogia Social
    • Origens e Desenvolvimento da pedagogia/educação social
    • A Pedagogia Social na Alemanha
    • Estado Providência e Educação Social
    • Marco jurídico e educação social
    • Conceito de Educação Social
    • Diferentes Perspetivas da Educação Social
    • Eixos da Educação Social
    • Conclusões
  • Reinserção Social – o exemplo de Reinserção Social de Toxicodependentes
    • Contextualização teórica da Exclusão Social
    • Da Toxicodependência e exclusão à reinserção social – o processo de “transição ao trabalho”
    • As políticas sociais ativas e facilitadoras para a “transição ao trabalho”
    • O Rendimento Social de Inserção - RSI
  • Desenvolvimento Comunitário
    • Desenvolvimento Comunitário vs Educação
    • O Desenvolvimento Comunitário e/ou local
    • A escola como promotora de desenvolvimento local
    • O papel do educador
    • Desenvolvimento local
    • Que modelos de desenvolvimento local para a escola?
    • Oportunidade de Desenvolvimento Comunitário em Portugal
    • Bases para a estruturação de uma política de desenvolvimento comunitário em Portugal

  • As origens históricas da Psicologia Comunitária 
  • Definição de Psicologia Comunitária e Comunidade 
  • Definição e objetivos da psicologia comunitária 
  • Definição de comunidade 
  • Fundamentos da Psicologia Comunitária 
    • Psicologia Comunitária e Ecologia 
    • Psicologia Comunitária e Teoria da Crise
  • Psicologia Comunitária e Suporte Social
    • Psicologia Comunitárias: as áreas de intervenção
    • Psicologia Comunitária e intervenção social
    • Desenvolvimento e participação comunitária
    • Empowerment e Comunidade

6. FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-UNIVERSITÁRIA - CERTIFICADO

Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.