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Formação Avançada Pós-Universitária em  Psicogerontologia

Formação Avançada Pós-Universitária em Psicogerontologia


Preço: 500,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 4 meses (200h + Estágio opcional 160h)
Email:

Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 03 de abril de 2024

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos, Assistentes Sociais, Técnicos de Reabilitação, Enfermeiros, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Sociólogos, Animadores Sócio-Culturais, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais e saúde, que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.

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Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos teórico - práticos de Psicogerontologia de forma a promover nestes, as competências necessárias para proceder à avaliação/intervenção/ reabilitação junto dos idosos e simultaneamente trabalhar com os cuidadores quer sejam informais quer sejam formais.

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Objetivos Específicos


    Compreender o envelhecimento humano numa perspetiva biopsicossocial e espiritual;

    - Identificar as perturbações psicopatológicas mais frequentes na população idosa;

    Identificar e diferenciar os vários tipos de demências;

    - Conceber o papel da prestação de cuidados na população idosa e as consequências biopsicossociais;

    - Identificar situações de maus-tratos;

    - Proporcionar formas de avaliação e intervenção psicológica no adulto e no idoso, em várias áreas: intervenção comunitária, intervenção nos prestadores de cuidados e nos profissionais de saúde;

    - Desenvolver competências que visam a promoção da autonomia, independência da pessoa idosa;

    Identificar a importância da intervenção inter e multidisciplinar na interação do idoso.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

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Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

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Plano Curricular


  • Breve concetualização histórica da Gerontologia
  • Conceito de envelhecimento
  • Envelhecimento, Velhice, Velho
  • Modificações associadas ao envelhecimento: biológicas, psicológicas e sociais
  • Relações Sociais na velhice
  • Envelhecimento demográfico
  • Alterações sociais: o trabalho e a reforma, doença, morte, viuvez e solidão
  • Abordagem de algumas teorias: Estocásticas, Uso e Desgaste, Teorias Sistémica, Teorias Metabólicas, Teorias Genéticas e Teorias Imunológicas
  • Emergência da Psicologia do Envelhecimento e o paradigma de desenvolvimento ao longo de toda a vida (life-span)
  • Teorias atuais: Seletividade Socioemocional; Dependência Aprendida
  • Alterações associadas ao processo de envelhecimento: Cognição, Perceção e Atenção, Memória e Aprendizagem, Inteligência e Personalidade
  • Envelhecimento e dependência: incapacidade, (in)dependência e autonomia
  • Espiritualidade na velhice
  • Religiosidade, Espiritualidade e a saúde física e mental
  • Noções básicas de neuropsicologia cognitiva
  • Modificações cognitivas no envelhecimento cerebral
  • Envelhecimento e plasticidade neuronal
  • Conceitos básicos de neuroanatomia e neurofisiológica: Funções cognitivas
  • Demências: conceito, perfis cognitivo e comportamental: Défice Cognitivo ligeiro, Doença de Alzheimer, Demência Fronto-temporal, Demência com Corpos de Levy
  • Abordagem da terapêutica farmacológica
  • Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar
  • Conceitos básicos
  • Perturbação de Ansiedade
  • Perturbação Cognitivas: Delirium
  • Perturbação do estado de ânimo: Depressão
  • Parte prática: Apresentação de casos clínicos e discussão multidisciplinar
  • Perda do parceiro e suas consequências
  • Manifestações afetivas
  • Manifestações comportamentais e cognitivas
  • Definição e concetualização de maus tratos
  • Tipologia dos maus tratos
  • Características da vítima e do agressor
  • Situações onde se podem detetar situações de maus tratos
  • Avaliação: Instrumentos existentes
  • Intervenção multidisciplinar
  • Ser-se cuidador
  • O processo de iniciação
  • O perfil do cuidador
  • As características das tarefas desempenhadas
  • Impacto dos cuidados na dinâmica familiar: no cuidador familiar; no recetor de cuidados; nas relações familiares
  • Apoios formais – a família, o idoso e o(s) cuidador(es) formais
  • Relação família, idosos e instituições/profissionais
  • Triângulo comunicacional
  • Relações entre família e profissionais
  • Relação cuidador(es) formais e cuidador(es) informais
  • Promover boas relações
  • Cuidados comunitários: centros de dia, centros de convívio e apoio domiciliário
  • Cuidados institucionalizados
    • Institucionalização temporária – hospitalização
    • Relação com os profissionais de saúde
    • Institucionalização permanente: lares de idosos
    • O processo de institucionalização
    • O relacionamento entre lar, idoso e família
  • Importância da equipa multidisciplinar nas instituições geriátricas
  • Psicogerontomotricidade: promover as funções executivas
  • Psicogerontologia grupal: características cognitivas e emocionais dos idosos
  • Terapia Narrativa, o Trabalho com as famílias
  • Grupos psicoeducativos para cuidadores 

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



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