background
INÍCIO | APRESENTAÇÃO | E-LEARNING | FORMAÇÃO | FORMAÇÃO AVANÇADA | MBA's | LIVRARIA | NOTÍCIAS | CONTACTO
menu logo logo cognos formação
Logotipo dgert logo cognos formação

Curso
Técnico de Apoio
à Vítima

Contacto Cognoscontactos cognos
APC logo

Curso de Formação Técnico de Apoio à Vítima

 Certificado pela APC - Associação Portuguesa de Criminologia

O Curso de Técnico de Apoio à Vítima realizado pela Cognos cumpre o requisito da alínea b), ponto 1, do Despacho nº 6810 – A / 2010, que define os requisitos obrigatórios para a habilitação como Técnico de Apoio à Vítima, seguindo o referencial de formação definido pela CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género)
APC logo

Preço
400 €. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (8 semanas) 
ou
Presencial (90h)

Certificação
+info


"O conhecimento acerca da violência conjugal tem revelado o fenómeno na sua complexidade, confrontando as sociedades com a sua persistência ao longo de séculos e com a sua transversalidade, mantendo-se independentemente de culturas e níveis de riqueza das Nações"
(UNIFEM, 2008; UNPFA, 2008; WHO, 2005)

"A ideia da APAV germinou face à constatação de que o delinquente e a vítima eram face de uma mesma moeda, em que, no 'caras ou coroas' da vida, raramente a face da vítima ficava para cima."
(Dr. Luís de Miranda Pereira
25 de Junho de 1990)

O QUE DIZEM OS NOSSOS FORMANDOS...

  • Gostei muito de frequentar este curso na medida em que me permitiu a aquisição de todo um conjunto de conhecimentos e competências no âmbito do Apoio à Vítima.
    Helena Baptista
  • A formação como técnico de apoio á vitima muniu-me de ferramentas ao nível da documentação e ação legal, técnicas de intervenção e bibliografia cientifica direcionados ao apoio á vitima de violência doméstica, a formação tem-se torn (...)
    Nuno Soares
  • Gostei muito de frequentar este curso na medida em que me permitiu a aquisição de todo um conjunto de conhecimentos e competências no âmbito do Apoio à Vítima.

    • Helena Baptista
  • A formação como técnico de apoio á vitima muniu-me de ferramentas ao nível da documentação e ação legal, técnicas de intervenção e bibliografia cientifica direcionados ao apoio á vitima de violência doméstica, a formação tem-se tornado assim indispensável na compreensão e intervenção relativamente ao fenómeno. Atualmente não me encontro a intervir diretamente com vitimas de VD, no entanto como psicólogo encontro-me a participar em um projeto relacionado com a prevenção primária e terciária da violência contra a mulher, logo achei pertinente documentar-me e conhecer o fenómeno do ponto de um ponto de vista real por forma a conhecer todo o processo de apoio.

    • Nuno Soares
Close

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a 6 de Dezembro

2. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas das Ciências Sociais e Humanas e outros interessados de áreas relacionadas com o apoio social e intervenção comunitária ao nível da violência doméstica ou que pretendam vir a investir nesta área profissional.

3. OBJETIVO GERAL
Formação de agentes qualificados/as que atuem ou pretendam vir a atuar no domínio da Violência Doméstica e/ou da prevenção da vitimização ou revitimização desta - Técnicos de Apoio à Vítima (Art.º 2º. da lei n.º 112/2009 de 16 de Setembro).

4. OBJETIVOS
• Compreender a perspetiva histórica da violência familiar;
• Conhecer os conceitos gerais de vitimologia;
• Compreender o impacto da violência doméstica nas vítimas;
• Reconhecer e identificar possíveis situações de violência doméstica, com o objetivo de detetar precocemente situações de perigo, tornando possível a intervenção;
• Desenvolver competências de intervenção psicossocial e avaliação em projetos de apoio no domínio da violência doméstica;
• Conhecer a legislação e proteção jurídica no domínio da violência doméstica.

5. PLANO CURRICULAR

6. CERTIFICADO
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

O Certificado de Formação Profissional é válido para cumprimento das 40 horas de formação profissional contínua obrigatória para as Empresas, de acordo com o Código do Trabalho.

O Certificado de Formação Profissional poderá também ser válido para:

  1. Valorização da candidatura num concurso público ou privado, dependendo do regulamento específico do concurso.
  2. Obtenção de créditos (ECTS), numa instituição de ensino superior, nos termos do disposto no artigo 45.º Creditação, 1 alínea f) do Decreto-Lei n.º 65/2018, de 16 de agosto e, legislação vigente, transcrita seguidamente:
    “1 — Tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico ou diploma, os estabelecimentos de ensino superior: f) Podem creditar outra formação não abrangida pelas alíneas anteriores, até ao limite de um terço do total dos créditos do ciclo de estudos.”
    O valor de ECTS é analisado e creditado pelas Instituições de Ensino Superior.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.