Menu ALCOOLISMO: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
ALCOOLISMO: ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
Preço
140 €
. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis
E-Learning (4 semanas) ou Semi-Presencial (40 h)

Certificação
+info


"O alcoolismo, não constitui uma entidade nosológica definida, mas a totalidade dos problemas motivados pelo álcool no indivíduo, estendem-se a vários planos, causando perturbações orgânicas e psíquicas, perturbações da vida familiar, profissional e social, com as suas repercussões económicas, legais e morais."
(Fundação Cascais, 1999)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o alcoolismo como a terceira causa de morbidade e mortalidade do mundo.

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a

2. DESTINATÁRIOS
Profissionais das áreas de Saúde, Psicologia, Serviço Social, Educação Social, Estudantes Finalistas e outros interessados de áreas relacionadas com o fenómeno do alcoolismo.

3. OBJECTIVOS
Desenvolver competências relativas ao tratamento dos problemas de uso e abuso de álcool;
Reconhecer a importância dos profissionais que trabalham na área do alcoolismo;
Diferenciar a actuação técnica perante os diferentes perfis de pacientes/utentes com problemas de uso e abuso de álcool;
Desenvolver conhecimentos ao nível de estratégias, técnicas motivacionais e de intervenção breve junto dos pacientes/utentes com problemas de uso e abuso de álcool.

4. PLANO CURRICULAR
Módulo 1: Intervenção no abuso e dependência de álcool.
Módulo 2: Intervenção na família e nos filhos de alcoólicos.
Módulo 3: Motivação para a mudança do comportamento aditivo.

5. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:

  • Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação;
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

7. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica