Menu SISTEMA MÉDICO-LEGAL EM PORTUGAL
SISTEMA MÉDICO-LEGAL EM PORTUGAL
Preço
100 €
.
Formatos disponíveis
E-Learning (2 semanas) ou Presencial (20 h)

Certificação

+info



A realização de perícias médico-legais e forenses é assegurada pelo sistema de justiça mediante a intervenção de um conjunto de serviços – os Serviços Médico-Legais, administrativamente organizados no âmbito do Ministério da Justiça e institucionalmente enquadrados num instituto público designado Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. (INMLCF).

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a

2. DESTINATÁRIOS
Psicólogos, Ciminólogos, Profissionais de Comissões de Protecção de Menores, Agentes da PSP e GNR, Profissionais de Carreira Judiciária e outros potenciais interessados que pretendem adquirir conhecimentos nesta área de formação.

3. OBJECTIVO GERAL
Pretende-se que no final da formação, os formandos sejam capazes de compreender a estrutura e modelo de organização do Sistema Médico-Legal Português, bem como refletir sobre os seus objetivos e áreas de abrangência.

4. OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
a) Compreender os conceitos de Medicina Legal e de Ciências Forenses;
b) Definir os pressupostos do alcance da intervenção médico-legal em Portugal;
c) Especificar o âmbito de intervenção do INMLCF, I.P.;
d) Identificar a legislação que regula o Sistema Médico-Legal português.

5. PLANO CURRICULAR
MÓDULO 1: MEDICINA LEGAL E CIÊNCIAS FORENSES: CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA (4 HORAS)

MÓDULO 2: ORGANIZAÇÃO E INTERVENÇÃO MÉDICO LEGAL PORTUGUESA (8 HORAS)

MÓDULO 3: INSTITUTO NACIONAL DE MEDICINA LEGAL E CIÊNCIAS FORENSES (8 HORAS)

6. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:

  • Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação;
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

7. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

8. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica