Menu NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA ONCOLÓGICA
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA ONCOLÓGICA
Preço
130 €
. Possibilidade de pagamento faseado

Formatos disponíveis


O Cancro tem um comprovado impacto negativo no estado nutricional do doente oncológico, desta forma a nutrição revela-se um factor central em oncologia, tendo influência no desenvolvimento da doença, na sintomatologia inerente ao tumor e tratamento(s), na resposta à(s) terapêutica(s) e na recuperação após o tratamento, tendo portanto um forte impacto na Qualidade de Vida e prognóstico da doença.

A intervenção nutricional adequada e individualizada, melhora a sintomatologia, reduz a morbilidade e mortalidade, apresentando um prognóstico final mais favorável.
Gustavo de Carvalho, et al (2011)

1. CALENDARIZAÇÃO
Em formação e-learning: início imediato
ou
Em formação presencial: início a

2. DESTINATÁRIOS
Profissionais da área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição e Dietoterapia Oncológica, para intervenção em meio hospitalar, clínico, ambulatório, geriátrico, entre outros.

Outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

3. OBJECTIVOS
Compreender o conceito de cancro;
Reconhecer o risco nutricional, para que sejam instituídas medidas de intervenção nutricional mais precocemente;
Assegurar intervenções nutricionais ao tipo de doença com níveis adequados de todos os nutrientes;
Promover um bom estado nutricional.

4. PLANO CURRICULAR

TEMA 1: Alterações Metabólicas da Célula Cancerígena

TEMA 2: Avaliação Nutricional, Aconselhamento Nutricional e Suplementação
TEMA 3: Protocolos de Intervenção Nutricional

5. CERTIFICADO
No final da formação os formandos aprovados receberão 2 Certificados:

  • Certificado emitido pela Cognos, que descreve detalhadamente os objectivos gerais, área de formação, conhecimentos e competências adquiridas, plano curricular, avaliação obtida e, metodologia de avaliação;
  • Certificado de Formação Profissional emitido através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

O Certificado de Formação Profissional é emitido sempre que os formandos atinjam uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores. A emissão é realizada através da plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa) coordenado pelo GEPE-Ministério da Educação e Ciência, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

6. EQUIPA FORMATIVA
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP-Instituto de Emprego e Formação Profissional e com vasta experiência na área.

7. COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Dra. Susana Machado
Psicóloga Clínica