Curso de Formação Processo de Comunicação e Formas Relacionais e Pedagógicas da Criança
Possibilidade de pagamento faseado.
- 30 dias (50h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 24 de abril de 2024
“O processo de aquisição da linguagem pela criança é intrigante para qualquer adulto que, no convívio direto com uma criança, se apercebe da facilidade e da rapidez com que a mesma apreende e domina a língua da comunidade a que pertence.A linguagem é uma das grandes maravilhas do mundo natural. Possuir e conhecer uma língua é a quinta essência da nossa condição de humanos. Em poucos anos de vida, tornamo-nos falantes exímios da nossa língua materna. O processo é rápido, eficaz e universal e não carece de lições formais. Para que tal aconteça, apenas é necessário que a criança seja exposta a sons da fala e a situações de interação em que esses sons ocorram na convivência quotidiana com falantes. Dito de uma outra forma, que ouça falar e que falem com ela.”
Inês Sim-Sim. Aquisição da linguagem: Um olhar retrospetivo sobre o percurso do conhecimento. Em Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.).2017.. Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 3–31. Berlin: Language Science Press.
Informações Adicionais
Destinatários
Ver Detalhes
Objetivo Geral
Ver Detalhes
Objetivos Específicos
-
- Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças;
- Compreender a importância da comunicação com a criança;
- Identificar a aquisição, desenvolvimento e perturbações da linguagem da criança;
- Reconhecer a relevância do relacionamento interpessoal na infância;
- Conhecer a relação pedagógica e a relevância do envolvimento parental.
Certificado
Ver Detalhes
Equipa Formativa
Ver Detalhes
“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.”
Peter Drucker
Plano Curricular
- O Conceito de Comunicação
- Elementos do Processo de Comunicação
- Tipos de Comunicação: Verbal e Não Verbal
- Estilos Comunicacionais
- Barreiras à Comunicação
- Comunicação da Criança na interação com o adulto, pais e grupo de pares
- A Linguagem – Conceito e Definição
- A Fala
- Componentes da Linguagem
- Desenvolvimento da Linguagem
- Teorias Explicativas da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
- Perturbações da Linguagem
- Relacionamento da Criança
- A Importância da Família no Desenvolvimento da Criança
- O Fenómeno da “Base segura”
- Modelos Internos de Vinculação
- Separação e Rutura de Vinculação
- Relações Interpessoais e de Amizade
- Cooperação entre Crianças
- Interações entre Rapazes, Raparigas e Grupos
- Interações entre Idades Diferentes
- As Interações Sociais - Características dos Contextos de Vida da Criança
- Relação Pedagógica na Educação Infantil (Educadores/Professores)
- Relação Pedagógica como Promotora do Sucesso Educativo
- Educação Parental
- Instrumentos de Avaliação de Competências Parentais
- Programas de Intervenção
- Estilos Parentais e Consequências